Cidade dos Ossos

Cidade dos Ossos Cassandra Clare

Resenhas - Cidade dos Ossos

Márcia 02/02/2011

Ponto para os Fallen Angels

Cidade dos Ossos é uma explosão de tudo aquilo que os livros do gênero de romance sobrenatural tentam ser.

Chega a ser difícil manter um tom comedido para apenas discorrer coerentemente sobre o livro e não deixar os dedos nervosos escrevem “Perfeito! Perfeito! Perfeito”, apenas de essa ser a melhor forma de definir o primeiro volume de “Os Intrumentos Mortais”.

Apesar das mais de 400 páginas, o primeiro volume apenas apresenta os personagens envolvidos na trama, os seres secredos do submundo e, ao que parece, lança o estopim que serve de pano de fundo para as aventuras que virão. Cassandra é aquele tipo de autora que sempre tem um Ás na manga. Várias tramas entrelaçadas, vários pergonagens secundários interessantes e potencialmente aprovetáveis. Se um mistério é desvendado – para não enrolar muito, claro –, outro é imediatamente lançado.

Cidade dos Ossos é o 3º livro com o tema “anjos caídos” que leio – apesar de que o conceito criado pela autora sobre essas criaturas seja bem diferente e eles são sejam exatemente o foco dese primeiro volume - e pulou para o primeiro lugar no pódio. Cassanda Clare faz em 460 páginas tudo o que a Becca Fitzpatrick (Hush Hush) faz em 264. O mesmo ritmo alucinante de Hush Hush é encontrado em Cidade dos Ossos com a diferença de que no segundo o prazer dura mais.

Diferente de Nora, a Clary não parece ter sido metodicamente construída. A personagem chega a ser comum demais. Talvz seja por isso mesmo que ela é tão convincente. Uma menina comum, com uma vida comum, com um amigo comum que de repente tem o mundo virado de pernas para o ar. Essa é a premissa de todos esses livros juvenis atuais.
Mas com a Clary é diferente. Não há espaço para lenga-lenga e chorôrô. A pequena ruiva arregaça as mangas e faz o que tem que ser feito. A personagem é perfeita na simplicidade.

A personalidade de Clary contrasta de longe com a de Jace. O caçador de sombras bonitão e carrancudo que se revela o charme em pessoa. Jace entra naquela listinha de ouro que meninas de todas as idades indubitavelmente fazem: a dos personagens masculinos favoritos. Jace cai direto ente Patch (Hush Hush) e Jesse (A Mediadora).

Jace não é nenhum cavalheiro (como o Edward), nem tão bad boy (quanto Patch), apesar de fofo e convencido, ele tem aquele charme que acompanha cada movimento. E diferente de Crepúsculo, não é a Bella que nos fornece esses traços, é a autora que pouco a pouco vai contruindo a imagem de Jace para as leitoras, através de diálogos excitantes e situações imprevisíveis.

Jace é perfeito, e ele sabe disso.

O brilhantismo da autora não para nos personagens. Todo um mundo secreto às sombras do mundo real é orquestrado por seu talento. Criaturas como lobisomens e vampiros são inimigos na noite da cidade e frequentam os mesmos clubes e festas; bruxos, fadas e criaturas inomináveis. De início eu estranhei um pouco tais conceitos lançados sem grandes explicações pela autora, mas é assim que a Clare escreve, ela lança as situações e o leitor simplesmente acompanha.

Tive muita sorte com minhas leituras de início de ano e Cidade dos Ossos vem no topo da lista.

O livro me fez lembrar por que gosto e continuo lendo esse novo gênero de romances juvenis. Cidade dos Ossos causa um frenesi desembestado durante a leitura; as sensações são fortes e incontáveis. Simpatia pelos personagens, raiva, lágrimas e, no fim, a autora ainda consegue nos fazer duvidar de tudo que ela nos faz ter certeza durante o livro inteiro. Para completar, o final deixa aquela explosão de gritos na cabeça “NÃÃÃÃO”.

Ponto também para a editora Record – uma das minhas prediletas, aliás – por manter a capa original, o título com uma tradução aceitável e a qualidade da revisão, acabamento, enfim. O livro é “PERFEITO!” em todos os quesitos.

Vini 18/12/2021

?????
Início de saga surpreendente, a história se desenrola e nem percebemos que o livro acaba, tudo parece a ponta de um gigantesco Iceberg.

Conhecer a saga de instrumentos mortais e a escrita da Cassandra Clare (Cassie pros mais íntimos) fez eu me sentir como a Clary aprendendo a enxergar o mundo de uma forma diferente, mas não quer dizer que o mundo mudou e sim você.
Amandita28 18/12/2021minha estante
Aaah fico tão feliz que você tenha gostado!! Eu amo esse universo, acho incrível e a escrita da Cassie evoluiu muito ao longo dos anos, os livros atuais estão sensacionais ??

Vini 18/12/2021minha estante
Fazia anos que eu não me sentia assim com uma leitura, foi tão prazeroso, se vc diz que a escrita dela ainda evoluiu com o tempo, nossa, vou pirar!! Kkkkkk

Amandita28 18/12/2021minha estante
Siiim!! Instrumentos mortais foi a primeira série que ela escreveu, e se você já se encantou, vai se apaixonar ainda mais quando ler as outras. Ela consegue escrever de forma tão envolvente que a gente se apega muito aos personagens. E outra coisa que eu amo na Cassie é a consideração que ela tem pelos seus fãs. Ela liberou e ainda libera vários contos extras sobre todas as séries. No site Idris Brasil você encontra todos traduzidos. Atualmente ela está escrevo o extra Os Segredos da mansão Blackthorn, toda segunda tem publicação nova, e vai até agosto de 2022 ??

Rafa P. 15/02/2013

Estupefata é a palavra que melhor define meu sentimento com relação a essa série.
A estória é incrível. O mundo que Cassandra cria é tão real e detalhista, que transporta o leitor diretamente para essa fantasia.Sua narrativa é simples e calma, mesclada com cenas de ações muito bem realizadas, assim como a construçao de toda a trama.
Os personagens são bem interessantes, Clary e Jace, que a princípio são meio chatinhos, no decorrer da trama evoluem gigantescamente, amadurecendo a cada dificuldade posta, e olha que não são poucos.
O final é sensacional, embora eu não fiquei surpresa, pq eu já estava desconfiada com o rumo da trama, isso deve-se a anos de leitura, filmes e séries, hahaah . Parece que nada mais me supreende.
A diversão é garantida, a mitologia da série é bem desenvolvida, apresentando uma infinidade de elementos e personagens para ser explorada. Indico com muita alegria e encantamento esta série, com toda certeza vou continuar acompanhando e espero que os demais livros superem as minhas espectativas assim como este.
Bruno 29/07/2013minha estante
Bela resenha Rafa. Ouvi bons comentários sobre este livro de terceiros. Agora fiquei mais instigado. Beijo.

Rafa P. 08/08/2013minha estante
Oi Bruno, eu ouvi vários comentários negativos sobre este livro, referindo-se principalmente ao ritmo da história, que muito acharam lento, talvez por ser meu primeiro livro de fantasia, pois confesso que tinha um certo preconceitos com esse estilo de narrativa, eu não achei nada disso, adorei cada momento. É uma série que vale a pena, ainda mais se vc gosta deste universo. O terceiro livro da série , Cidade de Vidro é o melhor de todos. Vc precisa muito ler. :)

Geissy 09/01/2014minha estante
É tão bom ver a diversidade de gostos nee, mesmo porque se o mundo fosse formada de uma opnião só ia ser uma monotomia lamentável...
Eu mesmo não gostei mto dessa série. Mas parabéns Rafa sua resenha ficou muito boa :)

dicas_books 02/07/2021

Irmãos, ok...
Primeiramente digo o livro é bom, uma escrita divertida porém detalhista e um pouco lenta. A história começou a me prender a partir da páginas 380?... por aí, a história um pouco lenta mas com bastante coisa acontecendo. A história não perde o rumo em nenhum momento e espero que os próximos livros sejam ainda melhores!
Segundamente um pouco nojento algumas partes (n tem hot). Achei alguns personagens meio mau desenvolvidos, só dá para entender quem eles realmente são no fim do livro.
Concluindo, tenho mais uma opinião, sobre uma coisa bem nojenta ELES SE BEIJARAM E SÃO IRMÃOS???!!!!!!
Duda 02/07/2021minha estante
Vc vai entender,só leia os outros

dicas_books 03/07/2021minha estante
Sobre o fato de eu vou entender: eu sei que vou, e obrigada pelo comentário. Mas fiquei realmente curiosa agr os outros livros são melhores?

Duda 03/07/2021minha estante
Eu amo essa saga de paixão tlg,amo todos os livros,o primeiro pra mim é ótimo,ent são todos igualmente bons na minha opinião

Joao.Santos 04/07/2020

Péssimo
Que decepção estava esperando muito desse livro. O começo é até legal, mas a partir de uma certa página nada acontece e só volta a ficar interessante no final. E mesmo no final ainda fica bem ruim. Muitos plots aleatórios e sem sentido nenhum para a história
Paty.Cardoso 04/07/2020minha estante
Pés, estou chegando quase no fim desse livro e não to conseguindo terminar, também estou tendo as mesmas impressões suas. Ouvi tanta gente falar maravilhas desse livro mas...

Joao.Santos 04/07/2020minha estante
Tem real uma parte que não vai pra frente de jeito nenhum. Mas não abandona não que eu acho que nós outros livros deve ficar bom

Paty.Cardoso 04/07/2020minha estante
Sim, espero que sim, porque são muitos livros

koopunzel 28/05/2021

Surpreendidah
Eu só ouvia falar mal desse primeiro livro então as minhas expectativas estavam pra baixo do chão. E eu já tinha assistido a série, então fiz comparações a torto e a direito.
O ritmo do livro é muito bom, apesar dos capítulos grandes, eu li super rápido e eu achei a escrita da Cassandra SUPER imersiva. Falam que a escrita dela melhora muito, então vem aí.
Fiquei surpresa com as mudanças, principalmente físicas dos personagens. As de enredo eu já imaginava.
Eu gostei do Jace e da Clary no livro! Acho que, por eu achar eles insuportáveis na série, eles ficaram melhores na minha visão.
Tenho ressalvas como, as coisas acontecem ainda mais rápido e sem nexo do que na série e os personagens secundários tem pouquíssima relevância.
Enquanto na série a gente tem todo um enredo pra eles, aqui eles são invisíveis. Até o Simon que todo mundo fala super bem nos livros eu achei meio apagado aqui.
Menção Honrosa pra representatividade ignorada da Clary: ela tem a autoestima SUPER baixa por ser magrela e ela compara o corpo dela com o da mãe e o da Izzy o tempo todo. Muita gente acha ela fresca "Ai ela é padrão, que frescura" sendo que tem uma cena até muito "problemática" em que ela deixa de comer por conta do corpo dela. Não deixem isso passar por favor.
Enfim, gostei muito e estou empolgada pros próximos volumes, vamos ver se melhora ou piora KKKKKKK
laurafinottiiii 28/05/2021minha estante
A representatividade da Clary é super importante para muitas pessoas que passam pela mesma situação. E mesmo assim, todo mundo finge que não existe

Ellen 29/05/2021minha estante
Que bom que gostou?, o Simon vai ter mais destaque em cidade das cinzas

lele 14/06/2021minha estante
Nossaaa, simmm!! Ela fica muito se comparando com a mãe e tem o fato dela ser ruiva coisa que lá nos USA isso é considerado "feio"

Aninha 27/12/2021

Não sei nem o que dizer sobre esse livro.
Achei a história interessante mas nada original em alguns aspectos e realmente espero conhecer mais sobre os caçadores de sombras no próximo livro pois fiquei com muitas dúvidas sobre eles.
Achei a escrita da autora nada impressionante e os personagens um pouco chatos, principalmente a protagonista kkk.
Mesmo não achando o livro grande coisa, estou ansiosa para ler o próximo.
Lala 27/12/2021minha estante
Aii tô doida pra ler

Aninha 27/12/2021minha estante
Eu diria pra vc ler e tirar suas próprias conclusões, pq até agora eu ainda tô meio em dúvida sobre o que achei KKKKKK

Lala 27/12/2021minha estante
Eu comecei uma vez, mas não consegui ir mto pra frente com a leitura KKKKKKKKKKKKKKK

Le.Alves 07/11/2021

"Infelizmente, Dama dos Refugiados, meu único verdadeiro amor permanece sendo eu mesmo."
Acertei a maioria dos plot twist e acredito que a escrita da Cassandra ainda tem muito a evoluir, mas a história me prendeu o suficiente para continuar a série.
Eric 07/11/2021minha estante
Experimente tmb As peças infernais. É uma evolução gritante ??

Le.Alves 07/11/2021minha estante
Com certeza, já está na lista ?

Cristina 07/11/2021minha estante
Linda

Caroline.Vieira 29/12/2020minha estante
Acho que a idade e experiência do leitor conta muito na hora de começar uma saga que já tem alguns anos de lançamento, eu mesmo travei em uns 40% da saga Feios e nunca mais voltei. Vale a pena continuar, realmente se iniciou como fanfic de Harry Potter, mas escrita melhora bastante conforme a saga cresce. Tem uns spin-off bem mais divertidos e menos teen como a saga as peças infernais.
Se for continuar prepare o bolso, pq a saga não termina nunca kkkkkk

clara 29/12/2020minha estante
vou continuar pq comprei o box de tmi, mas esse primeiro foi sofrido viu kkkkkkk

Caroline.Vieira 30/12/2020minha estante
Eu li em 2013 e na época lembro de ter gostado, mas achado a clary extremamente irritante kkkkk mas os livro seguintes são melhores.

agnorosa 13/11/2020

Mundo legal, personagens nem tanto
Eu gostei do mundo criado pela Cassandra, é bem rico e tudo mais. Só que muito me incomodou os personagens, são chatos, discutem a toa, parecem sempre estar numa disputa de quem é mais chato. Acho que o único que ainda consegui gostar um pouco foi o Simon. Várias outras coisas me incomodaram também, mas só vou fazer uma resenha detalhada lá no meu insta: @bookbus1
gonsioroskig 16/11/2020minha estante
Não li os livros ainda, mas quando assisti a série da Netflix tive a mesma relação com os personagens, principalmente o Jace e a Clary.

gonsioroskig 16/11/2020minha estante
Não li os livros ainda, mas lembro de que quando assisti a série da Netflix tive a mesma relação com os personagens, principalmente Jace e Clary.

agnorosa 16/11/2020minha estante
Sim, principalmente os dois.

Thalita382 11/01/2022

??
Então tem muitas coisas que eu considero no mínimo estranho durante toda a trama, detalhes que não vou citar. Porém não é ruim, é um universo incrível para amantes de fantasia, eu amei, mas confesso que apesar dos eventos finais que foram até bons, não fiquei com aquele desejo de devorar o próximo ?
Gabriely.Andrade 11/01/2022minha estante
Continua.. não vai se arrepender!! Uma das minhas sagas preferidas da vida!

Thalita382 11/01/2022minha estante
Ahhhhh incentivo!!! Super necessário pq eu ja comprei TODOS os milhares de livros dessa coleção, mega frustada por estar meio assim cm ela

Gabriely.Andrade 11/01/2022minha estante
Eu sou apaixonada de verdade, já li duas vezes todas as sagas! As peças infernais é a minha preferida, mas amo todas! Depois me fala o que achou ?

ste 02/01/2014

O que você faria se descobrisse que toda sua vida é uma mentira? Que você foi enfeitiçada para esquecer uma (grande) parte das suas lembranças? E o pior: se soubesse que foi sua mãe quem quis isso?
Cidade dos Ossos conta a estória de Clary, uma menina que teve que lidar com isso e após o desaparecimento da mãe entrou num mundo sem volta cheio de criaturas sobrenaturais, semi-humanos, etc.
O livro de Cassandra surpreendeu 90% das pessoas que o leram. O tema foi muito bem escolhido, muito bem trabalhado e, principalmente, muito bem escrito. Ultimamente tenho lido muitos livros desse mesmo tema (fantasia, seres sobrenaturais, etc), mas todos contavam mais ou menos a mesma estória, sempre um triângulo amoroso, uma menina que precisava ser protegida e blablabla... ESQUEÇA ISSO!
Essa saga tem tudo para estourar e virar ainda mais a nova febre dos adolescentes!
Livro mais do que recomendado.
Patrícia 02/01/2014minha estante
Oi Sté, legal sua resenha. Bem sucinta e deixa claro porque este livro é diferente dos outros com mesmo tema. Deu vontade de ler o livro.

Dayana116 08/01/2014minha estante
Gosto da Série os Instrumentos Mortais e adorei Cidade dos Ossos. É bem divertido e cheio de sobressaltos. O que me incomoda um pouco é o "drama" envolvendo a filiação da Clare mas entendo que é justamente esse "drama" que serve de motor para a continuação da serie.

Luciana 19/01/2014minha estante
A Cassandra Clare me conquistou nesse livro, o filme nem tanto, se bem que depois que ele chegou na netflix, já assisti umas 3x...rs...Como o terceiro, Cidade de Vidro dá um certo "final" à história, pq inicialmente seria uma trilogia, eu li só até li e estou esperando o último Cidade do Fogo Celestial ser lançado, para ler os 3 últimos de uma vez só. São ótimos e viciantes!!!

Jazz 20/04/2021minha estante
Com certeza leia a continuação!

Debsantos 20/04/2021minha estante
Com certeza leia a continuação//rt

Addie 20/04/2021minha estante
Eu parei de ler depois de Cidade de Vidro. O casal principal é a maior perturbação ? (desculpa gente).

Bia.Ribeiro 31/05/2021minha estante
Eu tive impressão que o Jace estava enfeitiçado nessa cena final ,de qualquer forma,se estava ou não ,a cena ficou meio incompleta pra mim.

Bia.Ribeiro 31/05/2021minha estante
E vc acha que eles são irmãos mesmo ?

Queiroz 31/05/2021minha estante
parecia q ele tava enfeitiçado msm... Acho q não sao irmãos nao, valetim mente que o pessoal nem sente

Vinicius383 17/10/2021

É legal, mas poderia ser melhor
Bem, esse livro me deixou um pouco confuso quanto à minha aprovação ao seu conteúdo ou não, achei muitas situações muito fora de contexto e fiquei com aquele sentimento de que muitas coisas foram simplesmente "introduzidas pelo bem da continuidade da história" e não por algo que naturalmente aconteceria na história. Também não consegui ter afeto algum pelas personagens, são todos de uma personalidade que pode mudar a cada situação ou que tomam atitudes que, se você prestar atenção, não tomariam pelo o que foi descrito no começo. Tudo bem que na história eles são jovens e tomam atitudes precipitadas, mas não achei que ficou algo muito natural. Gostei da expansão que foi feita e da expectativa que foi colocada em um próximo volume. Espero que ele seja bem melhor e que explique muitas situações que ficaram meio confusas.
Valéria Alessandra 17/10/2021minha estante
Esse foi o 1° livro da autora, tem muitas falhas, é o mais fraquinho dela, mas a escrita dela vai evoluindo muito. Quando a gente chega em Rainha do ar e da escuridão nem acredita que é a mesma autora. Do 3° em diante é só sucesso! Tudo no universo que ela criou tem explicação, as vezes a explicação está em outra série dela, por isso é importante ler na ordem de lançamento (que alterna séries), pra entender e fugir de spoiler.
"A melhor ordem para ler Cassandra Clare (ordem de escrita/lançamento), aproveita melhor as relações entre séries e não pega spoiler:
Os Instrumentos mortais 1: Cidade dos Ossos ? L.2010 (A.2007, agosto)
Os Instrumentos mortais 2: Cidade das Cinzas ? L.2011 (A.2007, setembro)
Os Instrumentos mortais 3: Cidade de Vidro ? L.2011 (A.2007, setembro)
As Peças Infernais 1: Anjo Mecânico ? L.2012 (A.1878)
Os Instrumentos mortais 4: Cidade dos Anjos Caídos ? L.2012 (A.2007, outubro)
As Peças Infernais 2: Príncipe Mecânico ? L.2013 (A.1878)
Os Instrumentos mortais 5: Cidade das Almas Perdidas ? L.2013 (A.2007, novembro)
As Peças Infernais 3: Princesa Mecânica ? L.2013 (A.1878)
-O Códex dos Caçadores de sombras (extra) ? L.2014
-Os Instrumentos mortais 6: Cidade do Fogo Celestial ? L.2014 (A.2007, dezembro)
As crônicas de Bane (contos) L.2014 (A. 1791 a 2007)
Os Artifícios das Trevas 1: Dama da meia?noite ? L.2016 (A.2012)
Uma História de Notáveis Caçadores de Sombras e Seres do Submundo (extra) ? L.2016
Os contos da Academia dos Caçadores de Sombras (contos) ? L.2016 (A.2008 a 2010)
Os Artifícios das Trevas 2: Senhor das Sombras ? L.2017 (A2012)
Os Artifícios das Trevas 3: Rainha do Ar e da Escuridão ? L.2019 (A.2012)
Fantasmas do Mercado das Sombras (contos) ? L.2019
As Maldições Ancestrais 1: Os Pergaminhos Vermelhos da Magia ? L.2019 (A.2007, set. / out.)

As Últimas Horas 1: Corrente de Ouro ? L.2020 (A.1903)

As Maldições Ancestrais 2: O livro branco Perdido - L.2021 (A.2007 ou 2008)

As Últimas Horas 2: Corrente de Ferro L.2021

*Uma História de Notáveis Caçadores de Sombras e Seres do Submundo não traz nada de novo para o enredo futuro, mas mostra spoliers de livros anteriores, então tem que ser lido na posição em que está ou após, antes disso: Não!*

L = Lançado em
A = Acontece em"

Vinicius383 17/10/2021minha estante
Hey, obrigado pelo seu comentário!! vou tentar ler nessa ordem que você colocou e agira estou ansioso em ver como a Clare vai se desenvolvendo como autora. Obrigado!! sz

Valéria Alessandra 17/10/2021minha estante
Espero que você goste! Eu fico encantada de ver a evolução dela! Boa leitura!