Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

Helder 17/05/2011

Faltou elefante para a agua.
Há muito tempo queria ler este livro, pois o nome e a capa me atraiam muito. Até agora não tinha tido a chance, mas agora com a reedição por causa do filme consegui colocá-lo na minha fila.
Confesso que me frustrei um pouco. Na verdade eu acho que esperava mais da estória, porém o final é tão alto astral que torna o livro especial.
Conta a estória de Jacob, um velho de 90 e poucos anos que vive num asilo. Sua vida segue na rotina tediosa até o dia que ao lado do asilo monta-se um circo, e todos os idosos do asilo passam a se organizar para ver o espetáculo. Este acontecimento traz a Jacob, lembranças remotas que ele já tinha esquecido. Principalmente as lembranças sobre um crime antigo, que aparentemente ainda continua insolúvel até hoje.
Jacob era um estudante de veterinária que vê seu mundo despedaçar-se quando seus pais morrem exatamente na época da depressão pós crash da bolsa de Nova York.
Sem rumo ele embarca num trem e somente depois descobre que este trem pertence a um circo.
E assim começa sua nova vida. O estudante universitário passa a ser de trabalhador braçal a veterinário e vai adquirindo seu espaço no grupo, até se envolver com August, o domador de animais e Marlena, sua bela mulher que faz um numero com cavalos.
O livro nos mostra a realidade da vida do circo. A constante falta de parada, as divisões “sociais” entre artistas e operários, a ganância de seu dono, a exploração do bizarro.
E assim conhecemos também Rosie, a elefanta, que aparentemente é burra, mas que na verdade esconde um pequeno segredo.
Falando assim, segredo da Elefanta, um crime não solucionado, parece até que o livro é de suspense, mas é exatamente este o problema. A autora tentou criar diversos climas, mas parece que nenhum chega lá. Assim, Agua para Elefantes não é um livro de suspense, pois logo o segredo de Rosie se revela e o crime é banal e sem grandes conseqüências. Mas tb não é um romance romantico clássico, pois falta bastante de sal para o romance de Marlena e Jakob. Também não é um livro de aventura, pois é tudo muito linear na estória de Jakob. E o pior de tudo é que a participação de Rosie é muito pequena. Ou seja, parece que falta Elefante para a agua.
Mas qdo estava me perguntando : É só isso? A autora trouxe um final ensolarado, que este sim me pegou de surpresa, pois eu achava que com 90 ou 93 anos não tinha mais nada a se fazer ou nenhuma supresa para Jacob, mas ai a autora me mostrou o tamanho de meu preconceito.
Leia para ter sua opinião. Não vá com muitas expectativas, mas deixe-se envolver pela estória de Jacob.
DIRCE 24/05/2011minha estante
Oi Helder!
Gostei da sua resenha e, talvez, ela tenha me revelado a causa do meu desafeto em relação a esse livro: ele não se enquadra em nenhum gênero literário. Quem sabe seja esse motivo que me levou a associar e comparar a história de Sara Gruen com a história armazenada em memória de infância acerca do mundo circense.

Jacky Rossetti 21/07/2011minha estante
Oi, Helder!
Me identifiquei com sua resenha, mas, ao contrário de você, nem o final me surpreendeu e fez gostar do livro. Como você disse, não se enquadra em nenhum gênero literário. Achei absolutamente sem sal e, pior: mal escrito. Fez-se uso de uma linguagem chula, repleta de palavrões, numa história que vende-se como romance dramático, mas não é nada disso. Me decepcionou.

Silvia 28/02/2012

Água para Elefantes/Sara Gruen
Jacob é um senhor de 93 anos que vive em uma casa de repouso, ele tem um segredo que guardou durante 70 anos, mas agora com a idade avançada percebe que com o tempo o passado torna-se irrelevante; ou seja acaba se tornando apenas boas memórias. Seu Jacob nos presenteia com uma história impressionante de si mesmo; um jovem que após perder os pais, se vê perdido e resolve embarcar num trem, sem saber que se tratava de um circo. Neste circo ele é contratado como veterinário, conhece August e sua bela e jovem esposa Marlena,onde se apaixona perdidamente. E fica impressionado e porque não apaixonado também por Rosie, uma elefanta que só vem abrilhantar as páginas desse lindo romance.
Fiquei encantada, os personagens são fortes e apaixonantes; com toda certeza irei ler o próximo livro de Sara Gruen: A casa dos macacos.
Ana 20/04/2012minha estante
Nossa! você escreve muito bem. Também gostei muito desse livro e do filme.

Aline 15/12/2013minha estante
Não senti encanto nos personagens desse livro, culpa total da autora.

Bárbara Bivar 04/10/2015

Justificativa da Avaliacao
Os grandes momentos do livro só acontecem nos últimos 5 capítulos e isso me incomodou bastante! Haha o final é lindo, e eu gostei do livro como um todo, mas dei 3 estrelas porque achei o começo meio arrastado...
Silvana 04/10/2015minha estante
Até hoje não consegui terminar de ler. Parei mais ou menos na metade... Achei super chato

Bárbara Bivar 10/10/2015minha estante
Achei maçante Sil! Os últimos 5 capítulos é onde as coisas acontecem sabe? Antes disso a autora fica contextualizando muito... Acho que é pra gente se sentir dentro do circo mesmo, sabe? hehe

RenanUeda 28/07/2012

Resenha do livro: Água para elefantes
“Água para elefantes” (Water for Elephants) é um romance que tem como autora a canadense Sara Gruen, o livro publicado pela Editora Arqueiro.

Resenha:

Água para elefantes conta a história de Jacob Jankowski, que aos “90 ou 93 anos" mora em uma casa de repouso (asilo)que vive cercado por enfermeiras e idosas agradáveis. Esse senhor, guarda um segredo. Certo dia ao olhar pela janela, Jacob vê que um circo chega à cidade.... os fantasmas de seu passado voltam a assombra-lo, ele nunca havia falado a ninguém sobre período em que trabalhou em um circo, Através de suas lembranças voltamos ao seu passado........
... Aos 23 anos, Jacob tem uma terrível perda, seus pais morrem em um acidente de carro. Órfão e sem dinheiro abandona a faculdade de medicina veterinária. Sem ter para onde ir, o jovem salta dentro de um trem em movimento, a qual pertence ao circo Irmãos Benzini “O Maior Espetáculo da Terra”. Como Jacob tem um pouco de experiência com animais é logo contratado pelo empresário do circo, Tio Al, e pelo chefe do setor de animais, August. Jacob passa por grandes sofrimentos/ humilhações, pois Tio Al é muito autoritário e estúpido, e August possui duplo ânimo. O circo sobrevive pelas suas próprias leis, na trama fica evidente os maus tratos a animais, bem como a exploração da força de trabalho. É neste contexto que Jacob se apaixona primeiramente por Marlena (esposa de August), a estrela do número de cavalos, e depois por Rosie, a elefanta que atende apenas aos seus comandos.
Sara Gruen procura mostrar de maneira clara e objetiva as mazelas presentes por debaixo das lonas de um circo, para os espectadores (adultos e crianças) o mundo do circo é um lugar lúdico e maravilhoso, mas na verdade esconde as mais complexas histórias de vida daqueles que são os responsáveis em manter o encanto do picadeiro. A autora ressalta o trabalho exaustaste na montagem e manutenção das tendas, desigualdades escancaradas entre artistas, chefes e trabalhadores, além de levantar questões sobre maus tratos a animais circenses.
Aline 08/01/2014minha estante
Para mim um livro intediante!!

RenanUeda 30/01/2014minha estante
Também achei meio entediante Aline, por isso mereceu só 3 estrelas!!!

GiselleC 18/05/2012

Surpreendente.
Água para Elefantes era um livro que não me chamava muita atenção, talvez porque não sou a maior fã de circos do mundo. Uma conhecida vegetariana, que ama animais e tudo o mais dizia que a história era linda, então fui e comprei o livro. Mas ele passou meses esperando na estante, porque não adiantava, eu não tinha aquela vontade de lê-lo.

Depois de enrolar quase um ano e ver vários trechinhos dele na internet, resolvi me render. E preciso dizer que me surpreendi demais. Ao contrário do que eu pensava, a história é completamente envolvente e nem um pouco chatinha ou parada. Tem uma dinâmica muito boa, repleta de brigas, provas de amizade e claro, paixões.

É impossível ler Água para Elefantes e não se apaixonar pela elefanta Rosie, pelo protagonista Jacob e até mesmo pelo anãozinho, Kinko/Walter. A linguagem é bem moderna e portanto, a leitura e o entendimento se tornam ainda mais fáceis. Além de tudo isso, Sara Gruen ainda consegue nos despertar para a forma que tratamos os idosos, sejam eles bisavós, avós ou até mesmo os pais, esquecendo que cuidaram tão bém de nós.

Se você não tiver assistido ao filme, continue assim. Resolvi assisti-lo após ler o livro e passei raiva, já que infelizmente a trama ficou superficial e massante. E recomendo a todos que leiam esse romance absolutamente surpreendente que entrou para a lista dos meus favoritos.
Telma 25/06/2012minha estante
amei sua resenha!
Para ler livros com animais envolvidos, preciso pegar um balde e um lençol, ao invés de lencinhos de papel...

GiselleC 28/06/2012minha estante
Nem me fale, filmes e livros de animais são os mais emocionantes. Neste livro cheguei a fechar os olhos para não "ver" cenas descritas.

Rose 27/08/2011

Este é um livro que eu estava ansiosa para ler, tirando o título que não me agradou muito e continua não me agradando, a história não me decepcionou. Conhecemos a vida de Jacob, um estudante de veterinária de 23 anos que fica órfã e de uma hora para outra, além de ficar sem os pais, também se vê sem dinheiro e sem ter para onde ir. Desesperado, ou melhor perdido sem saber o que fazer, ele cai no mundo e acaba parando em um circo, onde por 3 meses se envolve em várias aventuras que conhecemos através de Jacob só que com 93 anos. Com suas lembranças tão vivas, viajamos ao seu passado e descobrimos seus amores, seus medos e sua força, todos tão presentes que ainda hoje, mesmo sozinho em uma casa de repouso ele se permite viver novamente...
Yassue 19/11/2012minha estante
Eu quero muito ler este livro!

Nadja 15/01/2014minha estante
Adorei o filme!

Marcos 28/03/2012

Água para elefantes traz a história do triângulo amoroso de Jacob, Malena e Rosie. Jacob é um estudante de veterinária que prestes a fazer seus exames finais para sua formatura é noticiado que seus pais morreram num trágico acidente de carro e resolve sair de casa sem rumo. Ao se deparar com um trem em movimento, se joga sem saber que se trata do Circo Irmãos Benzini, o maior espetáculo da Terra. Lá ele começa a trabalhar como ajudante de tratador de animais mas, logo que sua formação é descoberta, acaba assumindo o posto de veterinário. Também no circo descobre Malena, a treinadora e dançarina do número de cavalos que logo o encanta. Porém, Malena é casada com August, chefe do departamento de animais e forte influenciador das decisões do dono do circo. Em meio a tudo isso, Jacob acaba se apaixonando por Rosie, uma elefanta recém adquirida, que logo acaba se tornando sua fiel companheira.

Quer continuar a ler a resenha? Acesse: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2012/03/resenha-agua-para-elefantes-de-sara.html
Jose Adriano 01/04/2012minha estante
o livro é muito bom,pois há muita nostalgia do mundo circense dos anos 30, com um toque romântico e personagens interessantes,mas o filme feito da obra e muito ruim pois na minha opinião foi uma adaptação muito pobre.

Marcos 01/04/2012minha estante
Oi José! Eu gostei da adaptação sim. Achei muito bem feita, com os cenários e os figurinos muito caprichados.

Fique à vontade pra discordar, acho sempre válido ouvir todas as opiniões!

Larissa Coelho 02/11/2016

Água para Elefantes
Depois de vivenciar uma experiência singular quando jovem, Jacob Jankowski, um senhor rabugento, passa o resto de seus dias em uma casa de repouso. Quando o circo chega à cidade, ele revive as memórias de um tempo que nunca foi capaz de esquecer.
Aos 23 anos, faltando pouco para concluir a faculdade de veterinária, Jacob recebe a notícia da morte de seus pais. Abalado, ele decide dar o último suspiro de sua antiga vida e embarca furtivamente no trem do Esquadrão Voador do Circo Irmãos Bezini, o Maior Espetáculo da Terra.
Após ser oficialmente contratado, Jacob se aproxima de August, o chefe arrogante e sua esposa Marlena. Mas as coisas saem dos trilhos quando sua afeição pela esposa do chefe toma proporções cada vez maiores e tende a piorar quando a nova atração, Rosie, a elefanta, teima em participar do show.
Água para Elefantes não se trata apenas de um romance, ele expõe o segredo por trás do truque do mágico e mostra a realidade bruta e violenta do circo, o que os homens e animais sofrem por não terem escolha.
Talvez pela grande expectativa ao ler, esperasse mais do que foi. Até a metade do livro não temos nada que prende o leitor, tendo somente o desenrolar da história para que nos familiarizássemos com os personagens.
O romance não foi aprofundado como esperado, estava quase para uma paixão platônica. O mesmo acontece com a elefanta, que assim como no circo, deveria ser a maior atração em Água para Elefantes, mas Sara Gruen não soube explorar sua incrível história.
O livro não se desenvolve como prometido, mas mesmo com os pontos negativos, a leitura foi prazerosa e conseguiu arrancar algumas lágrimas.

site: transparenciasdalua.tumblr.com/ape
Arwen. 02/11/2016minha estante
Uau.. Parece muito bom, sempre quis ler ele.

Larissa Coelho 02/11/2016minha estante
É um livro bom, mas se estiver lendo pelo romance ou pela elefanta, não acho que seja uma boa pedida. Como disse, a autora criou um universo incrível, mas mão soube aproveitar muito bem. Mas se estiver ciente dos pontos negativos e quiser ler, é bem bonitinho!

Ju 24/03/2013

Péssimo!
Nunca abandonei um livro mas não tem nada que eu abomine mais que maus tratos e matança de animais e até a parte que consegui ler, o livro consiste apenas nisso!
Aline Stechitti 14/04/2013minha estante
Ah não brinca? :O
Eu queria ler esse livro, mas eu não tenho mta resistência a esse tipo de coisa.

Ju 15/04/2013minha estante
Pois é Aline, infelizmente o abandonei por isso.

Aline 18/10/2013minha estante
Eu detestei, a autora não passou nenhum emoção para mim, e os personagens muitos vazios.

Sarah 05/12/2014minha estante
Sim!!!! N entendo pq os outros amaram '-'

Dani 01/04/2011

Resenha - Água para Elefantes
Nunca fui a um circo. Pra dizer a verdade, tal espetáculo nunca chamou muita a minha intenção nos meus tempos de criança, embora se alguém me desse ingresso para assistir uma das apresentações do Cirque du Soleil ou para o Beto Carrero, eu aceitaria com muito gosto!
Então, o que me levou a me interessar pelo livro “Água para Elefantes”?

Três coisas:

- A promessa de um bom filme baseada numa boa história: As notícias, fotos e trailers me tiraram o fôlego! Tudo aparenta ser muito bem feito e dirigido com seriedade. Me conquistou!

- Reese Witherspoon: Eu a amo desde “O mundo da lua”. Participou da minha adolescência com “Segundas Intenções”, mas me ganhou de fato com os dois filmes da minha vida: “Doce Lar” e “Johnny e June”. Talentosa e carismática, certeza de que vai arrasar em mais um grande papel na sua consagrada carreira.

- Robert Pattinson: não. Eu não sou team Edward e tão pouco li os livros da Saga. O que eu sei sobre o universo “crepusquiliano” é graças às informações passadas pela minha amiga para que eu não me perdesse enquanto assistia ao filme (dormi em “Crepúsculo”, boiei em “Eclipse” e me senti uma pedófila toda vez que o Taylor Lautner aparecia em “Lua Nova”).

Escrevendo sobre o livro, logo no primeiro capítulo você meio que deduz e diz: "Ah! Já sei como terminará a história...", mas não se enganem. Vale à pena continuar lendo.

De imediato somos apresentados a Jacob Jankowski, e sua vida é retratada em duas fases bem distintas na história. Eu sinceramente não sei de qual dos dois eu gostava mais!

Diverti-me bastante com algumas passagens e seu temperamento por vezes explosivo e infantil. Emocionei-me com algumas citações – devidamente grifadas – e cheguei a ficar com o coração apertado mediante a algumas situações no qual ele é obrigado a passar.

Temos também a bela Marlena e seus cavalos e claro, a elefanta boba Rosie. Que, aliás, de boba, não tem nada. Uma série de personagens secundários participa de forma ativa na história, cada qual com o seu valor. Alguns são adoráveis e compassivos. A cada capítulo que lia eu só pensava: "Puxa! Como Jacob teve sorte de encontrar fulano, conhecer beltrano...". Já outros...

A autora mergulhou fundo nas pesquisas para retratar sobre este universo raramente explorado no mundo literário. Não tem como não se surpreender ao ler as "Notas da Autora" e ver a base que lhe inspirou a escrever esta história. Fatos dos quais eu realmente desconhecia e que ao ter ciência fiquei impressionada.

E também há as melhores partes – em minha opinião, claro - que são as que descrevem as apresentações circenses e que me levaram a visualizar cada uma das cenas, tamanha riqueza de detalhes. Desde as vestes dos personagens, as danças, os palhaços, os cavalos e a própria elefanta e seu número.

Conteúdo maravilhoso, personagens imensamente humanos, leitura fácil... Eu recomendo e espero que todos possam apreciar esta boa leitura sobre o maior espetáculo da Terra.

Para ler a resenha completa, não deixe de acessar o: http://artbooks.blogspot.com/2011/04/resenha-agua-para-elefantes-sara-gruen.html
Mariana Melo 28/05/2011minha estante
AMEI sua resenha, Dani! Quero aindaaa mais ler esse título, agora!

beijinhos, querida!

Aline 06/03/2014minha estante
Não gostei do livro, não achei os personagens interessantes.

Jess 12/07/2011

Filme X Livro
O filme que entrou em cartaz no dia 29 de Abril, dirigido por Francis Lawrence, que também dirigiu o Eu Sou A Lenda, é baseado no livro de mesmo título da autora Sara Gruen, o qual já ganhou diversos de prêmios como o BookBrowse, de 2007, na categoria de livro mais popular e a escolha número um do Book Sense em junho de 2006, além de nos EUA e até mesmo aqui no Brasil ter ficado diversas vezes na primeira colocação de Best Sellers.

A história é sobre o Jacob Jankowskim interpretado por Robert Pattinson, que aos 23 anos teve que enfrentar a morte dos pais no final do seu curso de veterinária, além de descobrir não ter direito a nada do que ele pensava ser dos pais. Ele não aguenta estar sem teto e sem ninguém por perto e abandona a faculdade nos exames finais.

Em sua fuga alucinada de tudo aquilo que estava acontecendo em sua vida ele encontra o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra, no qual ele é admitido como cuidador dos animais.

Durante o decorrer da história Jacob se apaixona por Marlena (Reese Witherspoon), a estrela do número de cavalos e esposa de August (Christoph Waltz), e depois por Rosie, uma elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

Como na maior parte das adaptações cinematográficas, o livro possuí muitas coisas a mais e outras são modificadas no filme para atrair mais a atenção do público, o que pode deixar um pouco desgostosos os fãs do livro.

Uma coisa legal de destacar é que tanto o filme como o livro não fazem tradução do polonês que aparece em algumas frases e nos sentimos deslocados por não saber o que é falado.

Um personagem principal é completamente eliminado no filme como se ele não existisse e outro, o August, assume todas as cenas em que ele deveria aparecer e até mesmo falas. Muitas coisas não são explicadas, levando a dar uma impressão completamente diferente do livro sobre os personagens e as situações.

A escolha dos atores foi boa apesar de, aparentemente, o Pattinson nunca abandonar o seu personagem de maior sucesso da série Crepúsculo ou então seja algum estilo próprio de interpretação. Ele sempre está com a boca mexendo como se tentasse falar alguma coisa e sempre fosse impedido por outra.

Em compensação a magia de viver em um circo, remete o telespectador aos sonhos de infância e a fotografia do filme é uma coisa de tirar o fôlego com toda sua beleza. As cenas foram rodadas em diversos lugares: Los Angeles, Piru, Fillmore, na California; Chattanooga, Tennessee; Kensington e Chickamauga na Georgia. Todos esses lugares foram escolhidos muito bem para demonstrar a magia de viagens de trens e montagens de acampamento do espetáculo.

A trilha sonora do filme, produzida por James Newton Howard, é quase imperceptível em alguns momentos a não ser quando a banda espetáculo toca. A função dela durante a maior parte do filme é apenas dar mais emoção e dar ritmo as cenas, o que foi feito de modo impecável e emociona quem assiste. Já as partes com músicas que foram colocadas para dar destaque o produtor deu preferencia por músicas da época e pelo blues e nesse caso elas também complementam a trama e mostra com suas letras os sentimentos dos personagens que não são ditos, mas isso não fica perceptível para algumas pessoas por todas as músicas são em inglês.

Diferente do livro, a produção cinematográfica de Água para Elefantes não é um daqueles filmes que marca e é lembrado pelo resto da vida, devido aos diversos cortes que a história teve. Mas é um romance interessante e merece ser assistido.

Já o livro é uma história que prende até mesmo as pessoas que não gostam de romance, é uma história feita para todos os gostos nos emocionando e não deixando que desgrudemos os olhos das páginas.

www.frozenlivros.blogspot.com
Aline 12/12/2013minha estante
Este livro não me prendeu nenhum pouco. Achei a forma da autora escrever muito vazia, principalmente os personagens.

Jess 12/12/2013minha estante
É, Aline. Questão de gosto mesmo. Esse dela eu adorei, mesmo não sendo fã de romances. Agora, por exemplo, Crepúsculo é um livro que não dá para mim, fazer o quê.

João 09/07/2013

Jacob Jankowski tem 93 anos,vive numa casa de repouso
e nunca fala do seu passado.Até que um circo chega a cidade,despertando as recordações de sua juventude.
Quando li a sinopse do livro não achei interessante!
O fato de um senhor de 93 anos contar uma historia não
chamou minha atenção..e esse foi meu erro.
Deixei um livro maravilhoso guardado na estante por mais de um ano.
Não tem como não se apaixonar por Rosie!Não tem como não torcer por Jacob e Marlena.Não tem como não sentir um carinho imenso pelo Jacob de 93 anos que nos conta suas recordações.
Se a gente fechar os olhos da até pra enxergar Rosie movimentando sua tromba.
Como diz na sinopse do livro:

"Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador,construido com tamanha riqueza de detalhes que é
quase possivel respirar sua atmosfera."

Realmente o livro é fantastico.Me prendeu do começo
ao fim.Apesar de gostar de elefantes eu nunca havia mergulhado
tão profundamente na vida desses animais tão inteligentes.
Uma lição que tiro desse livro:

Quando um idoso quiser contar uma historia ouça com
atenção!Ele pode nos levar ha um mundo fantastico
com suas lembranças.Foi assim com Jacob!Eu demorei tanto
a querer ouvir sua historia e perdi durante muito
tempo uma viagem fantastica!
Uma historia linda e comovente!
Pra se ler e guardar com carinho no coração!
Uma verdadeira lição quanto a maneira de tratar nossos idosos.Ha partes do livro que eu parava e ficava imaginando como pessoas reais
nas condições de Jacob devem se sentir.
Um livro excelente!
Sueli 23/07/2013minha estante
Puxa vida... Eu achei que não iria gostar, e dei o meu livro. Acho que depois de ler a sua resenha terei que comprar um novo exemplar!
Abraços!

João 27/07/2013minha estante
Ah acho que voce vai ter que comprar outro mesmo hein Sueli!Leitura excelente!

Linny 14/03/2012

Admirável
Uma única palavra para definir esta história: Admirável.
Nas primeiras páginas já me apaixonei por Jacob, primeiro por amar os animais, ter um coração puro, generoso, estar sempre disposto a ajudar o próximo e segundo por ser extremamente fofo, principalmente com sua idade avançada de 93 anos.
Jacob é um típico garoto inocente, desconhece a maldade e as dificuldades da vida. Sua vida sofre uma trasformação rapidamente ao perder seus pais em um acidente. Sozinho e desesperado, larga a universidade e pula em um trem, é surpreendido ao descobrir que não se trata de um trem normal, é de um circo.
Imediatamente ele é transportado para um mundo incrivelmente novo, onde cada descoberta nem sempre é algo bom e nem o que aparenta ser.
Amei todos os personagens animais, mas principalmente a elefanta Rosie, Bobo o Macaquinho travesso, muito amoroso e também os cavalos e uma cadela chamada Queenie.
Marlena se mostrou muito forte, determinada e apaixonada.
Pelo August senti repulsa, em nenhum momento senti pena dele,nem mesmo depois de saber o motivo do qual ele agia de forma tão violenta.
O Tio Al então...não tenho nem palavras para descrever o tipo de pessoa que ele é, acho que a palavra mais certa seria sem coração, alma e intragável.
Teve outros personagens que admirei ao decorrer da história como Walter, Camel, Earl e a enfermeira Rosemary que cuida de Jacob na casa de repouso.
O livro não teve nenhum ponto negativo. É uma história gostosa, bonita e triste ao mesmo tempo. Tive diversos sentimentos enquanto o lia desde extrema alegria e fascinação à tristeza, pena e raiva. A autora soube como deixar o leitor envolvido em cada segundo da vida de Jacob.
Ao acabar a última página cheguei ficar uns minutos sem ação, só refletindo... E maravilhada pelo o que tinha lido.
Nota 10.
Indico para todos!
Silvia 15/11/2012minha estante
Amei este livro!

Alan Ventura 10/03/2011

O título desse livro deveria ser "Lágrimas para Elefantes",ele tem uma história tão linda que em alguns momentos dá vontade de chorar.
Aline 20/10/2013minha estante
Ao contrario de vc Alan, achei um livro sem emoção, com personagens pobres.