Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

@lecobastos 19/01/2011

Água para Elefantes
O livro da canadense Sara Gruen é uma deliciosa viagem pelas lembranças de um homem que guarda um segredo e tem a consciência pesada por isso.

Jacob Jankowski vive em uma casa de repouso. Tem 90 ou 93 anos. Uma coisa ou outra, como ele mesmo diz. Sua convivência com a idade avançada corre normal, até que um circo começa a ser montado na frente do asilo. Fato que lhe traz a memória histórias que mudaram sua vida.

A história é intercalada por capítulos passados dentro do asilo, técnica antes utiliza nos livros À Espera de Um Milagre de Stephen King ou Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks. Na realidade estes trechos mostram um Jacob mais real que o jovem das lembranças e logo o leitor se torna um amigo íntimo dele e de sua enfermeira favorita, Rosemary.

Durante a Grande Depressão o jovem Jacob é um universitário de Medicina Veterinária prestes a prestar os exames finais para poder trabalhar, mas, infelizmente seus pais morrem em um acidente de carro. A casa é tomada pelo banco e seu estado psicológico fica abalado. A única coisa que consegue fazer é fugir e entrar no primeiro vagão de trem aberto que vê.

Quando se dá conta torna-se o protegido de Camel e passa a trabalhar para o temido Tio Al, dono do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Jacob começa a dividir um vagão com o anão Walter e com sua cadela e passa a trabalhar com August, diretor do setor eqüestre do circo. August é uma pessoa de temperamento explosivo e é casado com a bela Marlena.

Marlena, responsável por uma atração com cavalos, torna-se a paixão de Jacob, algo que o consome diariamente.

Como pano de fundo temos a vida no circo, a decadência da década de 30, a falência dos demais espetáculos, a disputa pelas atrações que ficaram pelo caminho, o medo de ser jogado do trem durante a noite caso Tio Al deseje ou a diferença entre artistas e trabalhadores.

Jacob passa a ser o veterinário do espetáculo e começa a dividir seus sentimentos entre Marlena e Rosie. Rosie é uma elefanta que só tem postura de burra, mas que no fundo é a salvação do circo.

O clima torna-se pesado depois de um ataque de fúria de August contra Jacob e Marlena que vê uma situação que na realidade não existe. O fim do livro é satisfatório tanto para quem acompanhou o jovem e o idoso Jacob durante a quebra do seu silêncio sobre o passado.

A escrita leve e agradável de Sara, assim como a pesquisa pesada realizada para trazer esse livro à tona tornam tudo muito mais real e palpável do que esperado.

O livro virou filme com Reese Witherspoon e Robert Pattinson. Como o slogan do filme eu te convido a ler o livro e ver que a vida é o mais fantástico espetáculo na terra.

Douglas P Da Silva 29/11/2015minha estante
Eu adorei esse livro!!

Paty 18/11/2013

Melodrama de novela paraguaia.
Aline 03/12/2013minha estante
kkkkkkkkkkk
Tambem achei!!!
Personagens sem personalidade.

AmantesDeLivros 20/11/2012

Resenha do Blog Amantes de Livros
O livro “Água para Elefantes”, da autora Sara Gruen, da editora Arqueiro, com 272 páginas.
Jacob Jankowski, um rapaz de 23 anos, perdeu os pais em um acidente de carro, e por conta disso, perdeu também a sua casa e não pôde finalizar os exames finais da faculdade de veterinária.
Desolado, Jacob vê que não tem nada a fazer em sua cidade, então caminha sem rumo, seguindo os trilhos de trem.
Quando um trem aparece, ele salta para dentro de um vagão aberto.
”Eu não sei se peguei o trem ou se o trem me pegou”.
Aquele era o transporte do Circo dos Irmãos Benzini, o maior espetáculo da terra.
Então Jacob se apaixona por aquele mundo mágico do circo.

O blog: amantesdelivros.tumblr.com
A página do Facebook: http://www.facebook.com/amantesdelivrostumblrcom
Aline 14/10/2013minha estante
Não gostei do livro, acho que é o jeito da autora escrever. O personagens sem emoção.

Renata CCS 29/01/2013

Senhoooooras e Senhooooores, bem-vindos ao maior espetáculo da Terra!
ÁGUA PARA ELEFANTES é um livro apresentado através de lembranças de um senhor de mais de 90 anos, Jabob Jankowski, que vive em uma casa de repouso e raramente é visitado pelos filhos. Jacob não quer depender de ninguém: ele sai sozinho, às escondidas da casa onde mora, para assistir ao show no circo que está se apresentando nas proximidades. Ele não chega a tempo de ver ao espetáculo, mas tem a oportunidade de narrar a sua história para o dono do show. Em 1930, durante a Grande Depressão nos EUA, Jacob era um estudante de veterinária que perde os pais e sua casa às vésperas de suas provas finais do curso. Acaba não terminando a faculdade, sai da cidade completamente sem rumo e acaba pulando para dentro de um trem em movimento: é o trem do Circo Irmãos Benzini. Jacob, apesar de ser um desconhecido sem dinheiro ou alguma habilidade circense, seu status de ter cursado uma universidade renomada o faz virar o veterinário oficial. Ele se apaixona por Marlena, a estrela do circo e domadora de cavalos, casada com August, um homem instável, de temperamento explosivo, dono e administrador do circo. O livro nos apresenta a realidade dos circos (principalmente naquela época): sem floreios, sem magia, cheio de pessoas sem raízes e com diversos animais que sofrem maus tratos constantes e são mal alimentados (às vezes, até usam comida estragada). Eu me apaixonei pela elefanta Rose, ela é adorável e muito inteligente. Ela sofre agressões injustas por August, que não sabe lidar com ela. Em ÁGUA PARA ELEFANTES as histórias de cada um dos personagens foram ricamente construídas, os sentimentos são reais e tocantes, e mesmo em momentos que não nos parecem tão convidativos, o livro é marcante.
Aline 08/05/2013minha estante
Muito chato, gosto que os personagens tenha personalidades interessantes não encontrei nenhum nesse livro.

Eli 01/05/2011

Quem é o verdadeiro protagonista?
"Água para elefantes" é o primeiro livro que leio para um Clube de Leitura. Sim, acabei me engajando em um, que era um sonho antigo. De certa maneira, foi um livro que li "por obrigação" (não no aspecto negativo, por eu já iria lê-lo mesmo, só o coloquei na frente da minha lista). Para mim, não foi difícil me familiarizar com os anseios da velhice do personagem Jacob. Acho até que são sentimentos e sensações bem femininos. Não que o personagem seja efeminado, não é isso. Mas não me deixo de perguntar se o fato de ser uma mulher a responsável pela obra, não esteja relacionado.
Bem, não posso entregar muito porque as discussões mais acaloradas, deixarei para o dia do clube, mas acho que o mérito de Sara Gruen está em nos colocar em um dilema que deverá (ou pelo menos deveria) ser de todos nós: como nos comportar na velhice. A maior parte do livro são as memórias de juventude de Jacob. Ele lembra de seus sofrimentos e de suas alegrias, e de como foi parar onde parou. Mas ao voltar ao momento presente, suas reclamações estão ligadas a aspectos que não podem ser mudados(sua idade). Claro que existem muitos outros aspectos que poderiam e podem ser levantados aqui, mas deixo no ar a pergunta que talvez tenha me causado a maior reflexão para este livro: quem é o verdadeiro protagonista desta obra? Jacob e suas memórias de juventude, ou a velhice, que leva Jacob a repensar a vida que teve e a que tem? Ainda não obtive resposta para isso.
Lizzy 12/08/2011minha estante
Adorei esse livro! Bjs

Alan Ventura 10/03/2011

O título desse livro deveria ser "Lágrimas para Elefantes",ele tem uma história tão linda que em alguns momentos dá vontade de chorar.
Aline 20/10/2013minha estante
Ao contrario de vc Alan, achei um livro sem emoção, com personagens pobres.

Psychobooks 17/06/2011

Resenha Tripla
Desde sua primeira edição o livro me chamou muito atenção, não consigo me lembrar porque ainda não tinha comprado esse livro e fiquei muito feliz ao recebê-lo para análise. Geralmente não gosto de capas de livros inspiradas em seus filmes, mas essa ficou muito bonita, retrata os personagens principais da trama.

Nunca tinha ouvido falar do livro o.O. O que me chamou a atenção foi a capa mesmo, nem tinha lido a sinopse e não sabia do que se tratava quando resolvi comprar. Agi pelo impulso e por uma superpromoção no Wallmart \o/ #soudessas.

Bom, nunca fui uma aficionada por romances, mas confesso que a história desse livro me chamou bastante atenção. Ok, também fiquei com um pouco de medo de ler, porque sou do tipo defensora de animais e, circos com animais nunca foram meus favoritos.

A narrativa é feita em primeira pessoa sob o ponto de vista de Jacob, alternando o presente, onde ele tem 90 ou 93 anos e o passado, quando ainda era um jovem de 23 anos. A vida de Jacob mudou da noite para o dia, estudante do último ano de veterinária, a poucos dias de prestar os exames finais para se formar, ele recebe a visita do reitor durante a aula com uma péssima notícia, seus pais sofreram um acidente de carro e faleceram. Arrasado, Jacob vai fazer o reconhecimento dos corpos e passa pelo doloroso processo de conversar com o advogado da família para ver o que herdou. Para sua grande surpresa, seu pai hipotecou a casa e o banco vai tomá-la e não há nada que ele possa fazer. Desorientado, pula em um trem em movimento sem saber que sua vida mudaria para sempre.

É um livro levado pelo acaso. As ações do protagonista ditam todas as consequências em sua vida. Jacob é muito impulsivo e não costuma medir seus atos, chegando a ser imprudente em alguns momentos. Adorei a narrativa indo do idoso ao jovem. As memórias do velho Jacob são deliciosas, e seu mau-humor é CONTAGIANTE! Ele me fez rir e chorar durante toda a narrativa.

O livro é alternado no passado e presente de Jacob, o protagonista e narrador da história.
As mudanças de tempo entre o livro são supersutis, parecendo algumas vezes apenas divagações de um senhor senil.
A rotina no circo se mostra dura, divertida, revoltante, apaixonante e, mesmo aos 93 anos, as memórias de uma vida distante e sem volta, ainda são muito vivas, para surpresa do velhinho.

Sara dosa com sabedoria as emoções ao decorrer das páginas: romance, humor, sarcasmo, medo, compaixão, pesar, tristeza, alegria. Os momentos do presente de Jacob são bastante divertidos, sua teimosia e indignação diante da comida oferecida, faz parecer um jovem preso à um corpo que não responde mais como deveria. Adorei a sutiliza dos nomes da Rosie, a elefanta mais apaixonante do mundo e Rosemary, a enfermeira amável do asilo que hoje Jacob mora.

Com certeza Rosemary, a enfermeira e Rosie, a elefanta, são dois personagens secundários que dão todo o toque de compaixão à narrativa. Duas Rosies apoiando Jacob em momento diferentes de sua vida.

Mesmo sem família, Jacob descobre uma família e verdadeiros amigos vivendo no circo e, agora vivendo num asilo ele percebe como está sozinho. Há apenas a lembrança de Rosie e a simpática enfermeira Rosemary que parece surgir especialmente para amenizar seus dias sempre tão rabugentos.
Nas partes da juventude de Jacob, por diversas vezes prendi o fôlego, tamanha a crueldade de Tio Al e August. Ambos personagens foram muito bem construídos, consquistando logo de cara todo o ódio que um leitor possa ter em seu coraçãozinho. ahahaha
Sei que Rosie é de certa forma a principal do livro, mas impossível não se encantar com o macaco Bobo. É muita demonstração de afeto. #amordefine

Diante de tantos personagens bem construídos, é impossível não amar Marlena e torcer por seu romance perigoso com Jacob, não se comover com a história de vida de Camel, mesmo com a 'rabugice' de Kinko, ou melhor Walter, você irá adorá-lo. Assim como odiará August e achará que Tio Al é a pessoa mais imoral do mundo. Já estou avisando, esse livro transborda emoção do começo ao fim. Não posso deixar de mencionar Earl, chefe dos seguranças que é daqueles homens que por trás de uma montanha de músculos, tem o coração terno.

Vou falar um pouco de August, o antagonista da trama. Foi um dos personagens mais bem-construídos que já tive o prazer de me deparar em um livro. Ele é vil, arrogante, violento, dissimulado e deliciosamente MAL. Não mede consequências para atingir seus objetivos, e essa é uma característica imprescindível em um antagonista. Já Tio Al, o dono do circo é apenas uma marionete. Um homem mal que só pensa no dinheiro e no poder, um mestre da politicagem e do mau-caratismo.

Adorei a consciência dos personagens principais frente aos animais e a importância de seu bem-estar. Circo com animal, não é legal. Ponto. Gostei também de como os animais passam de personagens secundários a protagonista num piscar de olhos. Mas confesso que NÃO GOSTEI do prólogo ser tão repleto de spoilers... Meu conselho é que você pule o prólogo e chegue ao final do livro pronto para as surpresas. Não se preocupe, nada ficará perdido, o capítulo se repete no final.

Aproveitando o gancho da Alba, acho que o prólogo mesmo tendo nos 'preparado' para o que estava por vir, não se comparou com a reação que tive ao chegar no clímax da história. Pelo menos eu, mesmo com a 'preparação' da leitura inicial, reagi de forma inexplicável, tamanha era a emoção, a agonia e outros tantos turbilhões de emoções.
Mas pensando em outros leitores, esse prólogo deveria ser tirado ou modificado. Nem todo mundo gosta de spoiler logo na primeira página do livro. ;)

Acesse:
Aline 26/03/2013minha estante
Gostei da resenha, ate consegui enxergar algumas coisas que deixei passar no livro por não gostar da forma que a autora escreve.

sil 30/05/2011

O motivo pq comprei esse livro, foi pq me interessei pela historia qdo ele foi lançado como filme, mas como eu não gosto do ator escolhido, corri para uma livraria para comprar o livro.
Pois bem, acho que foi a melhor coisa que fiz, o livro é muito bom, rico em detalhes e tem uma historia envolvente, emocionante...
Apesar de ser uma historia em sua maior parte triste, o final é muito bom e surpreende... (pelo menos eu achei...)Gostei demais, não me arrependo e com certeza não assistirei o filme, pq com certeza não chegara aos pes do livro....
Aline 13/12/2013minha estante
Não gostei do livro, a autora não me fascinou com os personagens, nem com a historia.

Kah Cruz 17/10/2011

Eu esperava mais...
Estava mega afim de ler esse livro, principalmente pela expectativa de ver o filme depois, mas acabei me decepcionando.
Tá certo, tem várias partes da história que emocionam de verdade, mas não conseguiu me comover.
Li até o final, esperando um desfecho emocionante talvez, mas achei muito fraco. Um final bonito, mas sem emoção.
Jonathan 04/09/2015minha estante
o ator é péssimo

Aline 07/02/2014minha estante
Não gostei do livro, os personagens não me fascinaram.

Jane JC 09/10/2011

Tá ruim,mas tá bom...
[HÁ SPOILERS AQUI!] Água para elefantes tinha tudo para ser um livro incrível: um enredo ambientado em um lugar bem diferente do que estamos acostumados-o mundo do circo-,personagens interessantes,incluindo-se aí a elefanta Rosie,drama pessoal do personagem principal.
Entretanto,o livro revela-se um tiro n'água. A começar pela capa,substituída por essa coisa cafona Hollywoodiana,mas isso é perdoável,afinal,business is business. O problema maior é ver que a história é mal desenvolvida,se arrasta,e fatores que poderiam render grandes dramas acabam sendo mal explorados.
O fato de ser ambientado em um circo,mas mostrando seu lado obscuro-a tirania,a hierarquia preconceituosa,a crueldade-não chega a ser novo para quem leu um livro simplesinho chamado A cor do azul (Jane Tutikian),e a narrativa feita pelo mesmo personagem ora idoso,ora jovem,não é novidade para quem leu Leite derramado,de Chico Buarque. Mas isso poderia ser relevado se víssemos na história um conflito interior mais acentuado em Jacob Jankovsky, ou se Marlena demonstrasse um maior embate entre os sentimentos por ele e por August.Mal se explora a relação de Jacob com a Rosie.Bárbara,uma prostituta no meio de um circo,poderia ter mais destaque.
O erotismo na cena em que Jacob e Marlena transam está quase técnico.Não demonstra a emoção dele ao tocar sua amada,nem a dela,em conhecer outro homem, em de certa forma trair o marido,e mesmo o fato de ela se mostrar mais experiente acaba sendo retratado de forma apagada.E pelo amor de deus, "me deixe entrar em você" é grosseiro e machista!
E de modo geral,Jacob é um personagem mal estruturado.No começo do livro ele fala da paixão por uma colega,de seu desejo,e quando é "atacado" por Bárbara simplesmente nega fogo?Que homem jovem e bêbado faria isso,e pior,ficaria com vergonha em vez de ir buscar uma chance de provar sua virilidade?Perdoem-me a falta de romantismo,mas isso é in-ve-ros-sí-mil.
A autora ainda lança mão de um recurso extremamente clichê-a gravidez acidental-para criar um drama que acaba nem se concretizando.O final do livro é bobo e não oferece nada de surpreendente.
Enfim,Água para elefantes é uma boa ideia mal realizada.Uma pena.Não chega a ser ruim, mas perdeu-se uma boa chance de se escrever um excelente livro.
Sharon 17/10/2011minha estante
Exatamente, Jane, achei o romance entre Jacob e Marlena um saco! Mas acho que as partes do asilo e o clima da época estão bem representados e acabaram salvando um pouco o livro.

@ARaphaDoEqualize 22/05/2011

[Resenha] Água Para Elefantes
RESENHA ESCRITA PARA O BLOG http://equalizedaleitura.blogspot.com/

E olha eu aqui novamente. Haha, não é que eu voltei? E adivinhem só, agora, vim falar sobre o meu ator predileto em todo mundo e artista que eu mais admiro e idolatro. Bom, não necessariamente dele, mas sim do livro que originou o seu próximo filme. Eu sei que vocês sabem de quem eu estou falando, ele mesmo – Robert Thomas Pattinson. Tudo bem, eu juro para vocês que tentarei me controlar e não me desviar da história, mas, por favor, perdoem se isso acontecer. Ser Robcecada está no meu DNA, logo, não há possibilidades de controle.

Alguém aí já tinha ouvido falar neste livro da autora Sarah Gruen? Se a resposta for não, não fiquem grilados por que eu também só ouvi falar depois que o Rob foi escalado como protagonista do filme. E como boa fã – perseguidora – que sou, procurei saber tudo a respeito. Confesso, confesso, eu apenas li o livro por que queria conhecer mais sobre a história antes do filme, por causa do Rob. Não há outra razão. E embora não seja exatamente uma história que me interessaria, não me arrependi de ler não.

O livro se passa na época da depressão e é contado pelo personagem principal Jacob Jancowsky em seus 93 anos. Ele se encontra em um asilo nessa idade, e preso em um círculo ocioso e monótono que acaba se tornando a casa de repouso, se pega recordando de sua juventude e de como aos 23 anos, tendo a vida virada de cabeça para baixo, termina em meio ao circo Os Irmãos Benzini – O Maior Espetáculo da Terra.

Jacob estudava seu último ano de veterinária na Universidade de Cornell e durante um de seus exames finais, é surpreendido com a notícia de que seus pais, e única família, morreram em um terrível acidente de carro. Isso em si, já é ruim o suficiente e um Jacob apático ainda recebe a informação adicional que seu pai apenas lhe deixara dívidas por ter se empenhado em cuidar de animais gratuitamente – sendo um veterinário da mesma forma – e que tivera de hipotecar a casa para custear a sua faculdade.

É ou não uma verdadeira piada do destino com a vida de uma pessoa? Em poucas horas, tudo o que ele tinha despencara diante de seus olhos para no segundo seguinte, ele se ver completamente sem nada: sem família, sem dinheiro, sem emprego, sem casa. Na mesma noite do fatídico dia, sem ter mais opções ou alguma opção no geral, ele saiu perambulando pelas ruas escuras e sombrias – leve toque dramático grátis. Eis que, assim por obra do destino, ele se vê diante a uma linha de trem. E eis que mais ainda, não é que um trem vinha ao longe como se a solução caída do céu? Claro que pessoas em circunstâncias casuais e com o psicológico o mais perto de sadio nunca pensaria na opção: “Que vontade de pular num trem!” Mas não estávamos falando de uma pessoa assim. O que ele teria a perder afinal? Foi o instinto que lhe impulsionou; ele não estava pensando, e muito menos tinha consciência de que essa decisão mudaria sua vida para sempre. A recepção dos três primeiros homens que ele encontrou no trem foi um tanto assustadora, mas ele acabou se saindo bem. Sendo levado mais tarde a encontro dos “chefões” responsáveis pelo espetáculo, - já tendo se recuperado do susto de ter pulado em um trem de circo – ele clama por emprego. Claro que naquela época, um trabalho já não era fácil, e a única razão de ele ter o conseguido foi devido a seu quase diploma de veterinária na faculdade, que era conceituada. Eles estavam urgentemente precisando de alguém para cuidar dos animais, e estranhamente, caíra alguém de pára-quedas em seu território.

Jacob vai passar por experiências únicas e inesquecíveis, descobrindo que o mundo do circo é muito mais mágico do que se poderia imaginar. A descrição de cada detalhe é incrível, e é como se a imagem passasse por sua mente com clareza. Nem tudo são flores, no entanto. August o treinador de animais, fica responsável por mostrar como funcionam as coisas ali a Jacob, e logo cria “afeição” pelo veterinário.

E enquanto isso, Jacob cria afeição pela mulher dele, Marlena. É verdade, esse homem gosta de desafiar o perigo, não é? Seu colega Walter, logo o informa que o lance com a mulher do chefe era outro: não falar com ela, não olhar para ela. O que era particularmente difícil já que a dita cuja era uma mulher atraente e que chamava atenção.

Jacob ficara encantado pelo lindo número que ela fazia com seus cavalos no show, e fatos do cotidiano fazem com que eles se aproximem cada vez mais sem perceber. Isto não passa despercebido pelos olhos atentos de August, que mais tarde acaba sendo revelado como tendo um tipo perigoso de esquizofrenia.

Ocasionalmente, a chegada da elefanta Rosie, inicialmente maltratada por August, dá uma nova cara ao espetáculo. Jacob se apega absurdamente a elefanta e algumas cenas entre ele, Rosie e Marlena são lindas de se ler, e provavelmente serão lindas de se ver. A história é cheia de altos e baixos, reviravoltas e surpresas! E no meio disso tudo, ainda há no livro trechos da atualidade – acontecimentos com o Jacob de 93 anos no asilo.

Eu sei o que devem estar pensando “Trechos sobre a vida um velho?Argh. ” Mas acreditem em mim, é realmente bom. Particularmente, adoooro estes trechos. O Jacob idoso é simplesmente hilário. E o final foi uma das minhas partes prediletas. O livro é mágico para quem tem uma imaginação fértil, por que consegue visualizar os números do circo perfeitamente. Ele tem esse pseudo romance proibido ameaçado por alguém realmente intimidador em volta as mudanças que acontecem na vida do personagem: Perdas, surpresas e a descoberta de um bonito sentimento.

Bom, minha dica está dada! Pode ser chato na opinião de alguns, e acredito realmente que eu ler o livro pensando no rostinho do Rob deve ter contribuído para o meu julgamento, maaaas... Vale a pena conferir ainda sim! Eu, ao menos, não perdi o meu precioso e escasso tempo.

Agora, sobre o filme... Em minha opinião, foi o melhor filme que o Rob já fez até hoje – dentre os que eu vi que foram: Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fênix, Little Ashes, The Summer House. Eu ainda tenho alguns para assistir, e levando em conta que eu não estou considerando o filme inteiro no caso de Harry Potter, apenas o papel do Rob.

Sei que algumas fãs de Twilight vão querer minha cabeça em uma bandeja. Mas eu, como boa fã da Saga também e principalmente Team Edward até o fim, tenho de admitir que... O personagem em si, não ouso comparar ao vampiro, mas o filme no geral é melhor sim do que a Saga. Ao menos até agora.

Levo em consideração para tal julgamento a história. O filme Água para Elefantes é envolto pela magia, que até só tínhamos imaginado, do circo naquela época. O treinamento com os animais fora surpreendente, assim como o trabalho dos atores com os mesmos. É cheio de romance, drama, e para minha surpresa, suspense.

Sim. Aquelas músicas de efeito dignas de filmes de terror quando o assassino está prestes a saltar sobre a mocinha marcam grandes cenas do filme. A crueldade das pessoas é algo que toca quem, assim como eu, for manteiga derretida. Mas o principal fato de eu indicar o filme é a sensação de encantamento que você tem ao assistir às cenas de espetáculo na tela do cinema. Um sentimento incomparável. Você literalmente não consegue desgrudar os olhos com medo de perder um segundo da magia.

Agora, sem muito mais spoilers... Sobre a performance dos atores principais: tendo passado um pouco do dia da estréia do filme, que foi quando vi, já pude ler algumas críticas a respeito. Não comentarei sobre elas, além do fato de que grande parte apontou para a ausência de química entre Robert e Reese. Eu não sei se eu vi os filmes com os olhos de mãe, talvez, mas em minha opinião, a relação deles foi descrita assim como no livro.

Nada de paixão ardente ou olhares 43. O amor deles surgiu do sentimento comum pelos animais e pelo senso crítico quanto aos maus tratos que eles sofriam no circo. Eles sempre foram discretos, por que não havia a menor necessidade – ou possibilidade – de eles ficarem mostrando ao mundo algo que eles não deviam sentir no momento. Para mim, este quesito foi seguido fielmente do livro e ficou muito satisfatório.

Robert fez um trabalho maravilhoso, explorando o personagem do Jacob de maneira evidente e dando um tom mais interessante ao homem, que poderia ser considerado meio apagadinho no livro. Reese deu ainda mais graça à Marlena, e as cenas de seus números no circo foram interpretadas com graciosidade e elegância. Ela ainda deu um toque mais sensual à mulher, algo que não havia no livro.

Christoph, interpretando August, foi uma ótima surpresa para mim que até então, pelo que me lembre, não tinha assistido seu trabalho. Se possível, ele conseguiu interpretar o personagem pior do que ele já é, e ainda demonstrou perfeitamente as mudanças de humor constantes causadas pela esquizofrenia em diversos momentos do longa.

Agora, para quem está curioso para saber se a Tai, a elefanta, caiu tão bem para o papel da Rosie como dizem, só digo uma coisa: Ela é ainda melhor. Se você já leu as críticas, e não gostou, se não gostou mais de nada, veja apenas por ela. Ela encanta você simplesmente por estar presente. Esperta, Tai foi treinada para brilhar. E acreditem, ela fez muito mais do que isso!

Sem mais, espero que tenham apreciado a dica. Basta agora verem com seus próprios olhos e formarem suas próprias opiniões.

Resenha Escrita Por Gabi G.
Thais 02/06/2011minha estante
Também amo o Rob e assisti o filme por causa dele, rs Mas ameeei tanto! Achei o filme lindo! E olha que nem gosto de circo, haha

Agora com certeza vou ler o livro.

Adorei sua crítica

Paula Lima 14/12/2012

"A Vida é o Maio Espetáculo da Terra"
Só uma coisa a dizer : Não esquecerei de Jacob Jankowski

=)
Aline 30/01/2014minha estante
Não gostei desse livro, personagens sem emoção.

Su | @erlebnissebooks 08/08/2012

Água para Elefantes - Sara Gruen.
Jacob Jankowski vive em uma casa de repouse desde que perdeu sua esposa, a 70 anos, ele guardou um segredo,m nunca disse a ninguém que no passado trabalha-rá no circo.
Quando tinha 23 anos, Jacob fazia faculdade de veterinária, mas sua vida mudou, quando seu pais morreram em um acidente de carro, ele ficou órfã, e sem lugar pra ficar,l então encontra o circo dos Irmãos Benzini. No qual fora contratado para cuidar dos animais, ele sofre-rá na mas do Tio Al, o empresário do circo.
Ele acaba se aproximando de Marlena, a mulher de August, na qual faz um número com os cavalos, e também se aproxima de Rosie, uma elefanta de aparência estúpida, na qual ela deveria ser a salação do circo.
Aline 13/10/2013minha estante
Li e não gostei do livro!