Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

Thamires 27/01/2013

Num ato impulsivo, descobri uma história incrível
Nunca tinha prestado atenção a esse livro, o considerava modinha por todos estarem lendo, mas num dia eu fiquei curiosa e assisti o filme! Paguei a língua, porque eu tinha adorado. No outro dia, já tinha comprado o livro! É melhor do que eu pensava, e o Jacob é simplesmente um dos meus queridinhos. Minha nossa, como ele encanta! Fiquei muito triste pelo Camel e o Walter, e as vezes em que o August fazia aquelas coisas com a Rosie era uma tortura! É um livro rápido e maravilhoso!
Aline 13/03/2013minha estante
Gostei da sua resenha, porem não tive a mesma opnião sobre o livro.

Thaila.Ranny 24/08/2023

Iniciando o livro achei que não iria me prender. Um senhor em um asilo sozinho lembrando de como foi sua vida, logo pensei: ou vai ser sem graça ou deprimente, e de fato depois daquele acidente não é mesmo?! Mas no decorrer das páginas a história conseguiu me envolver, abordando trabalho escravo, exploração animal. Acho que todos que leram esse livro defende a atitude de Rosie a elefanta. Maaas, Jacob passa o livro inteiro baseado em sua paixão por Marlena, e tudo que ganhamos foram metade de uma página pra resumir como foi o relacionamento deles de 60 anos de casados,
foi sacanagem em? Mas Jacob não podia ter um final diferente do que teve, voltar para sua ?casa? que era o circo.
O livro é velho mas é muito bom, recomendo
Batista 01/09/2023minha estante
Ual ! Que resumo de qualidade !
Parabéns!

Luana 21/10/2023

Romance bem bonito, leve, envolvente. Livro curto, fácil de concluir. Apresenta de forma interessante, e real, detalhes tristes da vida circense e dos tratos com os animais.
Vitoria 21/10/2023minha estante
Amei ler esse livro!

Be Alonso 22/08/2018

Incrível!
Que bom que eu peguei pra reler esse livro.
É perfeito. Com um toque de realismo surreal. Me emocionei demais com relatos do Jacob já idoso, assim como de suas lembranças. Lindo livro! E o final apesar de triste, é lindo!
Rafaela 12/10/2018minha estante
Não acho o final triste, achei incrível na verdade. Chorei pelo livro ser tão bom.

Hadassa.Santana 30/01/2024

Água para elefantes
Não dava nada pra esse livro kkkk
Vi resenhas que me desanimaram, mas tava nas minhas metas e decidi dar uma chance...valeu a pena!
A história é emocionante, os personagens me cativaram, tanto os principais, como os secundários.
O livro aborta diversos temas interessantes como maus tratos de animais, violência doméstica, a vida circense por trás dos bastidores e a como a vida passa rápido...
O personagem principal tem 90 ou 93 anos, e conta sua história e como a vida é inesperadamente surpreendente.
Enfim, recomendo!
Hadassa.Santana 30/01/2024minha estante
Aborda*

Maiara W 18/02/2020

Esperava mais
Bom passatempo, porém achei que a estória foi rasa. Você fica esperando que algo aconteça de forma intensa e emocionante, mas...deixa a desejar. A ideia é boa,mas realmente esperava mais.
Sandrics 18/02/2020minha estante
Já eu amei tudo nessa história

Milena; 05/03/2010

O livro é tão encantador, tão profundo. Realmente incrível, nos apresentando a um mundo novo e irreverente.
Mas não dá pra não falar de como a autora nos faz refletir sobre a velhice. O Jacob idoso é engraçado e humano, impossível não adorá-lo. Assim como é impossível não torcer pelo Jacob jovem.
Conforme chega o fim, não dá vontade de largar o livro por nada no mundo. E o desfecho é o melhor possível.
No começo não tinha muita expectativa quanto à estória, realmente acreditava que seria maçante, mas já nas primeiras páginas pude perceber meu engano. Esse livro vale a pena. E como.

girino 14/01/2009

Água para elefantes
Foi essa minha leitura da semana: Água para elefantes, de Sara Gruen.

Eu sempre compro livro pela capa. Sei que o velho ditado diz pra não julgar um livro pela capa, mas eu julgo. Poxa, não dá pra ler todos, tenho de ter um critério. O mais eficiente que encontrei foi esse: Escolho pela capa. Raramente erro. Não é a capa mais bonita, ou “estilosa”. É a capa que mais parece com o estilo de livros que gosto.

A capa desse não era particularmente bonita… Mas tinha um “je ne sait quoi” de antigo, de art-deco com cara de novo. Acho que é esses tratamentos de “pátina” que fazem no photoshop… Sei que vi e pensei: essa é a capa de um livro que eu gostaria de ler. E comprei.

E como eu disse, raramente erro. O livro é excelente. A história se passa em duas épocas, intercalando a vida real de um idoso em um asilo de velhos e suas lembranças de um tempo de juventude sofrida no circo, na época da recessão e da lei seca. Enquanto um velho rabugento briga com as enfermeiras, um jovem apaixonado recém fugido da faculdade de veterinária luta por seu amor e pra proteger sua elefanta num ambiente hostil e competitivo de um circo semi-falido. O final é inesperado, apesar de ter sido descrito no prólogo do livro. E o outro final, o do velho, é ainda mais inesperado, apesar de “romântico” e piegas…

Nada profundo, pra quem gosta de filosofia ou coisas do gênero. É um livro pra quem gosta de ler e se divertir. Pra quem gosta de estórias realistas, com suas nuances de alegria e sofrimento. Pra quem gosta de circo e elefantes, ou pra quem gosta de velhos rabugentos e asilos. Se eu escrevi a resenha, é porque recomendo, claro…

Evy 03/03/2011

Espetacular!
Água para elefantes se inicia com os relatos de Jacob Jankowski, um senhor que vive numa casa de repouso desde que sua esposa faleceu. Cercados de senhoras simpáticas e alguns fantasmas do passado, Jacob convive com um segredo que carrega por 70 anos. Ninguém nunca soube sobre os anos em que trabalhou no circo, em sua juventude e o que presenciou. Com a chegada de um circo na cidade, Jacob começa a relembrar o seu passado e sua fascinante história.

Ele tinha apenas 23 anos e era um estudante de veterinária quando seus pais morrem num acidente de carro. Só então ele descobre que os pais deviam a hipoteca da casa e ele fica sem dinheiro e sem ter para onde ir. Desesperado e sem direção, Jacob deixa a faculdade faltando apenas os exames finais para prestar e pula em um trem em movimento que é nada mais, nada menos que o trem do famoso circo Irmãos Benzini, o "Maior Espetáculo da Terra".

Quando é encontrado no trem, só não o jogam novamente para fora pois descobrem seu dom com animais e o admitem. É então que o show começa. Jacob sofre demais nas mãos do empresário tirano do circo, Tio Al e também de August o chefe do setor dos animais que ora é extremamente encantador e ora insuportável, e cuja esposa lindíssima faz o coração de Jacob bater descompassado. Marlena, no entanto, não é a única por quem Jacob se apaixona sob as lonas do circo. Rosie, uma elefanta aparentemente estúpida, também rouba seu coração. E não só o dele. Eu também me apaixonei por Rosie e sua sutil inteligência e comovente relacionamento com Jacob.

Concordo plenamente com o que se diz na quarta-capa do livro que Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. A narrativa de Sara Gruen é explêndida e fiquei emocionada em diversos momentos dessa história tão impressionante e encantadora.

Leitura super recomendada!

Wanderlei 27/08/2009

Respeitável público... hoje , para amantes e simpatizantes de circo, suas histórias e lendas, temos o prazer de apresentar “Água para Elefantes” um livro adorável com uma a belíssima história de amor, perseverança, coragem, paixão e Rosie, a elefanta que só entendia polonês... Apesar do nome estranho e poético, é uma história que começa por causa desta frase. Além de trazer o mundo do circo nos trilhos para nossas vidas, com um rico conteúdo histórico, Água para elefantes emociona não só por pelo romance humano do par, mas sim pelo amor aos animais. Gostei também de como é retratado o contraste dos dois Jacob, com muito detalhe cada passo da sua vida e como Jacob muda com os anos e ao mesmo tempo não muda tanto assim , pois teremos um Jacob Inseguro e rabugento, apaixonado e melancólico, esperançoso e amargurado, inexperiente e divertido, respectivamente.E assim nos faz pensar no respeito que temos pelos idosos.Uma bela história que, ainda bem, tem um final que espanta a tristeza de qualquer um.Um livro que já esta nos meus tops. Sara Gruen está de parabéns.

“A idade é um ladrão terrível. Justamente quando se começa a entender melhor a vida, a idade nocauteia suas pernas e arqueia suas costas. Ela traz dores, lhe confunde a cabeça...”

"Embora haja ocasiões em que eu daria tudo para tê-la de volta, foi bom ela ter ido primeiro. Perdê-la foi como ter sido partido ao meio. Naquele momento tudo acabou para mim, e eu não gostaria que ela passasse por isso.Ser sobrevivente é uma droga.”

itsbruna 11/05/2024

Crescer me assusta..
Como pode sermos tanto um dia e no outro não sermos nada? Refleti muito com a história do Jacob, fiquei fascinada com esse mundo do circo mesmo com toda a crueldade envolvida.. As partes do presente do Jacob foram uma porrada na cara por que geralmente é assim que a velhice torna a gente: não vamos mais ser um pedaço da vida de alguém e sim uma obrigação.

iluj 21/01/2012

Uma leve e doce historia, e porque não com alguns momentos divertidos...
Aos 93 anos de idade Jacob Jankowski, que agora vive numa casa de repouso, e tem suas lembranças despertadas com a chegada do circo na cidade.
Quando tinha 23 anos de idade Jacob perdeu seus pais e tudo que tinha, seu destino o levou ao Circo Dos Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra, e lá encontrou os dois amores de sua vida, Marlena, a estrela e mulher do violento chefe de animais e Rose, a doce e divertida elefanta que deveria ser a salvação do circo, mas aparentava ser estupida .

O livro não aborda somente o romance entre Jacob e Marlena, mas o universo do circo numa época em que o pais vivia numa depressão economica. A autora também aborda a questão dos maus tratos dos animais, num mundo onde um "Grande espetáculo" , tinha um preço muito alto.

Água para elefantes é um livro encantado, com personagens envolventes, e não há como não se apaixonar pela Rose, uma elefanta "atrapalhada" e que lhe garante boas risadas ( até eu queria uma pra mim) rsrsrsrs
Atraves das lembranças de Jacob, você viaja num mundo surpreendente e que muitos vezes não é belo, mas esta é a vida.

resenha postada no blog:

Lari Fig 25/04/2011

Gostei muuuito do livro, principalmente por ser uma história bem diferente, que fala um pouco sobre envelhecimento e o mundo do circo.
Jacob Jankowski é um senhor de 90 anos ou 93 vai saber, que agora está em uma casa de repouso, enfrentando velhos gagás e enfermeiras mandonas. Mas no meio disso eis que surge na cidade (perto da casa de repouso) um circo, e isso faz com que Jacob nos conte tudo sobre o seu tempo no circo e como e por que ele foi parar lá.
Perfeitamente escrito, Sara Gruen, consegue nos transportar ao mundo embaixo da lona dos Irmãos Benzini, o melhor espetáculo da Terra.

Lilian Casimiro 07/09/2010

É um daqueles livros que você lê bem devagar temendo chegar ao final, na verdade, você se envolve tanto com a história que você não quer que ela termine. O livro é narrado por Jacob, que ora está na sua mocidade, ora está em um asilo. Para quem já teve ou tem alguém em um asilo, não tem como não se emocionar com as situações que ele conta, porque são exatamente o que acontece por lá. Quando narra a sua juventude, nós faz viajar e conhecer um incrível mundo dos circos.
Eu adorei!!!