O Fio da Navalha

Resenhas - O Fio da Navalha

1 | 2 | 3 | 4

Jonas 24/04/2018

Sobre o Livro.
Um livro magnífico como todos que leio do Sr. Maughan, Conta uma história fantástica sobre pessoas com visões de mundo diametralmente opostas e que mesmo assim alcançam todos seus objetivos no final do livro, como o próprio autor menciona. Contato em primeira pessoa, nos deixa mais íntimos dos personagens, com uma linguagem agradável.
Vale a pena ser lido!

Paulo 23/03/2012

Racionalidade
Um livro marcante.

Fadinha 10/08/2020

O fio da navalha
Após retornar da guerra, Larry percebe que o mundo que deixou não é o mesmo mundo em que está. Com questionamentos religiosos e uma profunda reflexão sobre a vida, ele vai em busca de um sentido para tal. Isso acaba esbarrando na vida de sua noiva que da um jeito de ter conforto e segurança sem a presença de Larry.

Te convido a me seguir no instagram literário @handsandbooks - com resenha de livros e filmes rs

Yussif 16/05/2012

Ele procura sua verdade interior e a harmonia espiritual. Quastiona a vida e seus valores. Levar uma vida burguesa, bem sucedida e bem comportada, cada vez mais dependente do status que o dinheiro compra - ou abandonar as necessidades criadas pela sociedade de consumo? Resignar-se à segurança de um casamento ou entregar-se à vertigem de uma paixão? Em busca da salvação, o jovem Larry, depois de lutar na Primeira Guerra Mundial, recusa bons empregos, abandona a noiva, os amigos, e parte em viagem para a Europa, o Oriente e outras regiões desconhecidas.

Lígia 14/11/2013

Em busca de algo inefável...
Um livro que marcou minha adolescência. O "fio" da navalha é a busca da felicidade e todos os personagens, cada um à sua maneira, correm atrás dela como loucos... Mas só um deles a alcança, porque é alguém que, passando pelos maiores apuros e atrocidades, sabe onde encontrá-la.

Larry buscará a iluminação, a felicidade, a fé, etc. ao seu modo. Os demais, a 'fina flor da sociedade', irão se perdendo ao longo do caminho, mas todos, em contato com Larry, terão o seu quinhão de "sabedoria".

Foi um livro forte e marcante. Gostei de alguns trechos mais, de outros menos. Talvez o final pudesse ser mais atrativo, mas ainda assim valeu: O homem W. Somerset Maugham, é genial como escritor.

site: romanzine.blogspot.com.br

Disotelo 05/10/2019

Desaponta um pouco mas é bom.
O ponto positivo desse livro é a escrita em si, muito objetiva e fluída. Os personagens são bem construídos, mas de tanto desenvolver os personagens o enredo perde a sua força em alguns momentos, chega um ponto da trama onde eu já não me sentia tão atraído a continuar, o entusiasmo que eu tinha no começo do livro foi se perdendo com o passar do tempo.

marcelo.batista.1428 18/05/2019

O autor escreve em primeira pessoa e se põe como uma das personagens. A narrativa é direta e cativa. Na minha leitura, o livro apresenta três personagens principais que tem ligação no fio condutor da trama, mas que são apresentadas ou destacadas cada um a seu tempo, e com isso, o autor consegue dar pistas de fatos históricos e do funcionamento da sociedade e seus costumes (especificamente das classes abastadas).
Há um capítulo, em que o próprio autor considera dispensável, em que narrativa perde um pouco de força (apesar disso não me pareceu enfadonho). Mas no geral, desfrutei de uma leitura gostosa e, de quebra, aprendi um pouco sobre o contexto histórico mundial.

1 | 2 | 3 | 4