O Fio da Navalha

Resenhas - O Fio da Navalha

1 | 2 | 3 | 4

Daycir 30/12/2011

PERFEITO....
Lí esse livro aos 18 anos....leitura firme, dura e ao mesmo tempo que mexe com tantas emoções....recentemente comprei-o (pois nas minhas andanças o havia perdido) e o reli.
Que saudades!
Narra-se a história de um jovem que passa por uma tragédia na guerra e volta totalmente diferente e indiferente às coisas mais básicas da vida.
O livro retrata uma época delicada, é cheio de aventuras, e quem começar não vai querer parar de se perguntar: será que nosso jovem personagem está errado??? Será que a vida não é mesmo muito mais do que status, dinheiro, um emprego fixo e bem remunerado?????????
Será que não seria perfeito passar meses e até anos bebericando café num bar em Paris e lendo seus melhores livros em busca da verdade da vida....?
Leia.
Mesmo que não aprove o que Larry fez, leia.

Tina 25/01/2010

Li o livro e vi o filme. Um livro que trata das escolhas de vida. O autor é um dos personagens. Os diálogos são maravilhosos. Super bem escrito. Amei.

Marcos 23/09/2010

Misto de relato autobiográfico com biografia de um sujeito em busca do sentido da vida, a obra tem um estilo diferente dos livros convencionais. Maugham conta a sua trajetória e a de seus amigos, especialmente Larry, o que buscam na vida e como conseguiram.

Através de Elliot, conhecemos um pouco a vida da aristocracia do início do século XX, o que desejavam, como passaram pela grande depressão de 29 e como seguiram (ou não) adiante. Isabel e Gray seguem passos semelhantes aos deste personagem, com a diferença de que Elliot era o típico aspirante a nobre inglês, enquanto o casal corria atrás do sonho americano.

Larry, ao contrário, buscou uma vida de desprendimento e evolução espiritual. Um contraste, que provocou uma série de repercussões na vida dos demais personagens, motivo pelo qual pode ser entendido como o personagem principal.

Sophie esteve perto de seguir este caminho, mas já bastante enfraquecida pelas tentações do mundo material, não teve forças para persistir.

É interessante conhecer a perspectiva de Larry, razão pela qual o autor diz ter se sentido motivado a escrever o livro, mas não chega a ser algo surpreendente. A ideia foi bastante abordada na literatura, como nos livros de Herman Hesse. Esperava um pouco mais, mas não é um mau livro.

joaopaulo.gurgeldemedeiros 01/03/2015

Transcendental!
Uma obra-prima indiscutível! Linguagem simples e absolutamente tocante! Os propósitos de vida de vários personagens sendo apresentados de forma tão sublime... Em essência, apresenta as consequências da busca da verdade: quando este é o objetivo e conseguimos reconhecer isto em nossa vida, nada mais atrapalha o nosso caminho e a nossa empresa! Livro altamente engrandecedor e recomendável! Top 5 em meu 'hall da fama pessoal'! Merecerá uma postagem no meu humilde blog...

Pseudokane3 07/09/2010

O que eu fiz com minha própria leitura?!
Acabo de descobrir que a versão deste livro que eu acabo de ler é uma edição reduzida do mesmo, em que a trama foi simplificada visando à disseminação do idioma pátrio do autor... Conclusão: preciso encontrar uma versão integral deste romance para constatar se minhas frustrações em relação à trama estão contidas no original, escritas pelo estilo melancólico do autor ou se fazem parte apenas da deformada edição que apareceu diante de mim...

Do jeito que li, incomodei-me com os julgamentos complacentes que o narrador faz sobre os personagens que o rodeiam, achei que a trama ficou datada. Mas não posso me aventurar a julgar que nem ele o faz... Vou reler... Estou no aguardo.

Acima de todo e qualquer problema, atesto que W. Somerset Maugham está entre os autores que mais me apaixonarão daqui por diante...

WPC>
Simone 20/09/2012minha estante
Vim em busca de uma explicação. Notei que meu livro tem umas 100 páginas a menos. Que pena! Quero relê-lo. Senti que faltou algo. Só agora compreendo. Seja lá o que tenha sido retidrado da narrativa, fez falta.

Paulo 23/03/2012

Racionalidade
Um livro marcante.

Yussif 16/05/2012

Ele procura sua verdade interior e a harmonia espiritual. Quastiona a vida e seus valores. Levar uma vida burguesa, bem sucedida e bem comportada, cada vez mais dependente do status que o dinheiro compra - ou abandonar as necessidades criadas pela sociedade de consumo? Resignar-se à segurança de um casamento ou entregar-se à vertigem de uma paixão? Em busca da salvação, o jovem Larry, depois de lutar na Primeira Guerra Mundial, recusa bons empregos, abandona a noiva, os amigos, e parte em viagem para a Europa, o Oriente e outras regiões desconhecidas.

JOJo 28/12/2010

No fio
Muito bom ..conheci o autor com o livro e adorei a historia é forte e prende a atenção todo o tempo ,enquanto você não termina não para de ler
. Larry vai em busca do alto conhecimento e abandona tudo aquilo que após a guerra deixou de fazer sentido pra sua vida. Bárbaro!!

Gláucia 03/12/2013

O Fio da Navalha - W.Somerset Maugham
Esse autor sempre me foi altamente recomendado por meu pai, que leu muitos de seus contos (no original) quando cursava a cadeira de Inglês no curso de Letras.
Meu segundo livro do autor após O Pecado de Liza, esse livro me deixou agradavelmente surpresa por não saber de que se tratava a história. Num determinado ponto a narrativa toma um rumo inusitado por conta da busca pessoal por iluminação de Larry Darrel, um dos mais interessantes personagens da literatura. Quase intangível, parte em busca de suas respostas. Se encontrou? Creio que sim. Liberdade talvez represente o final dessa busca.
O autor toma parte da história como "ele mesmo". Estilo narrativo limpo e sem firulas notei algumas incongruências que atribuo à tradução, Nada que interfira com a beleza do livro. Não consigo imaginar um inglês naquela época dizendo que "levou um prosinha" com alguém.

site: https://www.youtube.com/watch?v=NMqeyucMY4o

EURAC 11/06/2015

Em Um Relacionamento Aberto Com: O FIO DA NAVALHA
O interessante foi que aos poucos entre mim e o Sr W. Somerset Maugham foi se estabelecendo uma relação de confidência. Sua vontade de falar somou-se a minha disposição em ouvir, o que raramente acontece em um encontro despretencioso destes. Geralmente esta relação unidirecional logo me enfada, mas com Maugham foi diferente. Parecia que ele ensaiava algo ao me dizer o que dizia.

site: www.eurac.com.br
Lair 05/07/2015minha estante
Para além da questão da busca da espiritualidade, esse livro me chama a atenção pelo tema "voltar da guerra". Quais outros livros teriam essa mesma temática?

Disotelo 05/10/2019

Desaponta um pouco mas é bom.
O ponto positivo desse livro é a escrita em si, muito objetiva e fluída. Os personagens são bem construídos, mas de tanto desenvolver os personagens o enredo perde a sua força em alguns momentos, chega um ponto da trama onde eu já não me sentia tão atraído a continuar, o entusiasmo que eu tinha no começo do livro foi se perdendo com o passar do tempo.

Sandra :-) 11/10/2016

Eterna busca
As inquietações de Larry, personagem central, em busca de si mesmo não foram suficientes para me conquistar em cheio (sorte é que a narrativa é enriquecida com vários outros personagens).

Entretanto, o que é escandalosamente muito, mas muito bom mesmo é o autor. Não fosse o espetacular talento dele para contar a história, o resultado não seria o mesmo. Como é bom ler alguém que sabe escrever de verdade :))) Ele sim, merece nota máxima!

1 | 2 | 3 | 4