O Fio da Navalha

O Fio da Navalha W. Somerset Maugham

Resenhas - O Fio da Navalha

1 | 2 | 3 | 4

Pavozzo 20/04/2020

O que você quer da vida?
Uma narrativa instigante sobre como as vidas de seis pessoas tomam rumos diferentes de acordo - não com as fortuidades do mundo, mas com as escolhas e propósitos de cada uma.

O que lhe é mais importante? Segurança? Amor? Um trabalho digno que pague bem? Felicidade?

Narrado em primeira pessoa e com uma linguagem irônica (chegando a ser engraçada - ri algumas vezes), o livro é um convite para repensar a vida. Algumas partes - descrições das personagens e de seus respectivos passados - são por vezes enfadonhas, mas não tiram o brilho da obra.

Raquel.Furchinetti 13/02/2024

Amei! Pena que acabou!
Acima de tudo amei a escrita do Somerset Maugham. Nunca tinha lido nada dele antes. O autor detalha personagens, circusntâncias e cenários muito bem, mas sem florear. Os capítulos são curtos e vão puxando um ao outro que você nem percebe. A estória da busca principal, que é a de Larry quanto a espiritualidade e o sentido da vida também é muito legal em contraponto com seus amigos que vivem uma vida de luxo e glamour. Aliás, como vi alguém aqui ,comentar, o livro é uma série de buscas diferentes e a forma como as pessoas vão intergindo com visões de mundo diferentes. Eu simplesmente amei. Deu até uma dorzinha no coração de não mais acompanhar os personagens porque acabamos nos afeiçoando a todos eles.

Silvana (@delivroemlivro) 19/03/2018

Uma navalha tem dois lados
O ponto mais interessante desse livro é que o autor se faz de personagem e com uma fina ironia e disfarçando o total domínio da narrativa vai apresentando suas criaturas como se fossem amigos, conhecidos seus.

Me parece que a intenção do autor aqui era confrontar culturas, estilos de vida e apresentar suas vantagens, desvantagens, suas incongruências e, especialmente, similaridades. Há uma gama de situações em que são demonstrados rituais com as frivolidades das classes altas, em outras acompanhamos o individualismo exacerbado (e travestido de desapego) de um ser de espírito elevado.

As máscaras que usamos, os rituais a que precisamos nos submeter na vida em sociedade para fazermos parte dela: nas festas, nas exposições de arte e também nos mosteiros, nos lugares sagrados. Sutilmente o autor vai demonstrando que na vida nada tem apenas uma faceta e que entre os valores da cultura ocidental e os da cultura oriental, por mais diferentes que sejam, há um ponto de contato de suma relevância e que unifica tudo: o ser humano.

"É difícil a gente compreender bem as criaturas e não creio que possamos conhecer ninguém a fundo (...)."
Disotelo 05/10/2019minha estante
Bela síntese.

Monise 13/03/2017

Edição do ebook com erros, mas um bom livro.
Personagens interessantes, com seu lado bom e mau, retrato de época com autor exprimindo suas opiniões sobre os personagens (algumas, se retiradas dos anos 1940, machistas).
Não há no enredo um ponto de êxtase ou virada. Isso me deixou um tanto entediada. Alguns problemas de enredo no final do livro e algumas personagens desnecessárias. Discussões teológicas interessantes.
O problema maior do livro, no entanto, está na edição. Diagramação por vezes inexistente, mudança de fonte sem explicação. Revisão parca, com frases com palavras faltando e sem sentido.

Lia 31/07/2022

Leia
Peguei esse livro despretensiosamente porque nunca tinha ouvido falar do autor (uma pena) mas achei o título interessante. Amei! A escrita é muito boa e me fez conhecer a fundo os personagens, suas dúvidas, inquietações e desejos.

Tina 25/01/2010

Li o livro e vi o filme. Um livro que trata das escolhas de vida. O autor é um dos personagens. Os diálogos são maravilhosos. Super bem escrito. Amei.

Franco 09/01/2017

História dinâmica e envolvente
Às vezes a gente pega esses livros mais antigos e se surpreende: não esperávamos algo tão dinâmico assim para algo escrito lá em 1900-e-guaraná-com-rolha.

E O Fio Da Navalha é definitivamente um livro dinâmico.

Ele se passa numa ampla faixa de anos, e essa transição temporal é muito bacana para dar a noção de desenvolvimento e destino dos personagens. Os personagens, por sua vez, são num número razoavelmente grande considerando a forma delicada com que o autor os explora, analisa e os faz progredir conforme as páginas progridem. E estes personagens transitam por diferentes lugares, de países a cafés parisienses, dando um ritmo quase road movie.

Quanto à trama em si, curiosamente ela não existe plenamente. A única coisa que existe são os personagens e tudo gira em torno deles. Mais especificamente, em torno do Larry, um sujeito que tinha tudo para fazer girar aquela apaixonante roda dos EUA da década de 1920, uma roda de bom emprego, prosperidade, jantares disputados e bom casamento... tinha tudo, mas se recusou a participar disso e saiu em busca de um sentido maior para a vida.

Esses personagens vão, então, compondo o eixo da narrativa, e aí os acontecimentos são meio que secundários, quase acessórios de que se servem os personagens para mostrar quem são, como pensam, o que temem e o que desejam. Não espere, portanto, grandes clímax.

O narrador da história é o próprio autor do livro, o que confere um ar de história verídica. Ao mesmo tempo, sua narrativa em primeira pessoa dá aquele toque de familiaridade muitas vezes quebrando a rígida barreira que separa autor do leitor (por exemplo, quando se dirige diretamente ao leitor ou faz comentários explicando porque escreveu isso assim ou assado, nessa ou naquela ordem).

Notável também, e isso parece inevitável na literatura inglesa, é a grande importância das questões de classe - ou status social, simplesmente. Apesar de não ser propriamente a coisa mais importante do romance, é uma tensão que está em toda página e serve de gatilho para conhecermos muito dos personagens apresentados.

É, pois, um bom livro e conta uma história envolvente. De algum modo, o livro conversa com uma vontade que todos nós (uns mais, uns menos) temos, que é essa busca por um sentido além do dinheiro ao final do mês e do orgulho de ter esse emprego ou aquela reputação. De forma sutil e sem ser piegas, introduz alguns elementos interessantes do orientalismo espiritual, hoje já bem vulgarizado e presente no mundo todo.

A única falha do livro, me parece, foi o final. Parece ter faltado algo, como que acabando abruptamente. Além dessa sequidão, foi um final que não combinou com a sutileza das páginas anteriores: todo o panorama traçado indiretamente pelos personagens é resumido e apresentado quase de bandeja.

MrkFloripa 13/04/2021

Impactante
Reli depois de 30 anos e continua uma referência, diálogos bem elaborados e discussões profundas. Introspectivo e reflexivo não é um livro "moderno" mas um clássico de leitura obrigatória

Luciano Bernardo 18/02/2010

Ótimo livro
Me surpreendeu muito esse livro. Parece uma história boba e despretensiosa, mas que fisga o leitor logo no inicio.

Vários personagens que encaram a vida de maneiras diferentes.

Cada personagem "conta" a sua maneira.

Larry é encarado com o personagem principal, mas os outros possuem o mesmo valor.

Vale a pena!

joaopaulo.gurgeldemedeiros 01/03/2015

Transcendental!
Uma obra-prima indiscutível! Linguagem simples e absolutamente tocante! Os propósitos de vida de vários personagens sendo apresentados de forma tão sublime... Em essência, apresenta as consequências da busca da verdade: quando este é o objetivo e conseguimos reconhecer isto em nossa vida, nada mais atrapalha o nosso caminho e a nossa empresa! Livro altamente engrandecedor e recomendável! Top 5 em meu 'hall da fama pessoal'! Merecerá uma postagem no meu humilde blog...

Josi 29/11/2009

O fio da Navalha
Sinopse: Dotado de profunda força interior, Larry Darnell acredita que a verdadeira felicidade está na essência das coisas. Assim renuncia ao longo de sua existência a todas as oportunidades de adquirir posição social, prestígio e riqueza, e decide correr o mundo à procura da sabedoria e da purificação da alma.
Essa incansável busca - fio condutor de um enredo que leva Larry a conviver com personagens multifacetadas e influenciar o destino de muitas vidas - é narrada com sutileza e emoção por Somerset Maugham, um dos maiores ficcionistas da literatura de todos os tempos.

Opinião:O livro é rico em detalhes da época. Conta a decadencia da aristocracia Parisiense. A burguesia ganhando terreno.
[Acho que Paulo Coelho,leu este livro. hummmm. rsrsrs]

paulla.costa.779 20/06/2021

A história de um jovem americano Que rompe com a sua vida confortável. Para buscar uma experiência espiritual. Em que se fala do grande conflito Ocidente- Oriente. Tudo isso em meio a primeira guerra mundial.

Andrea 14/04/2011

Simples e Maravilhoso
Essa foi uma das resenhas mais difíceis de começar, pois durante os trinta dias que passei lendo este livro, me senti vivendo junto dos personagens. O próprio autor é um personagem nesta história, narrando e interagindo, pois conforme ele indica no primeiro capítulo, este romance é baseado em fatos reais.

“O Fio da Navalha” conta a história de Larry Darnell, que figura como personagem central, mas graças a ele conhecemos Elliot, Isabel, Gray, Suzanne e Sophie. Citando fatos como a primeira guerra e a grande crise financeira de 1929, o livro narra as escolhas e os objetivos de cada pessoa, onde sentimentos como amor, inveja e tristeza movimentam caminhos.

Resenha completa em http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2011/04/o-fio-da-navalha.html

1 | 2 | 3 | 4