O leitor do trem das 6h27 Jean-Paul Didierlaurent

Resenhas - O leitor do trem das 6h27

Stela Marçal 12/09/2021

O leitor do trem das 6h27
Li este livro por indicação do ator brasileiro Antônio Fagundes.
Até os 40% do livro não estava animada com a leitura, eis que derrepende, tudo muda...
Entendo que não seja um livro para qualquer pessoa ler, acredito que várias pessoas abandonariam antes dos 40%.
Mas vale muito a pena, quando o livro acaba, você gostaria que ele tivesse mais uns 40%! ???

MarianaCota 21/06/2021

Eu pensei que leria esse livro super rápido, menos de 200 páginas, mas eu enrolei, comecei a ler outro que não me prendeu também, aí nessas idas e vindas custei pra ler. É bem legalzinho, talvez eu teria aproveitado mais se não tivesse com ressaca literária

Leo - Blog Livreiro. 08/02/2022

Um livro para se ler na rua.
A obra se passa em Paris, e mostra o cotidiano de Guylain Vignolles, um operário de uma empresa de reciclagem de livros. A sua principal função é moer os livros, que são levado até lá, por uma máquina descrita como "monstro devorador". E entre um serviço e outro, ele guarda algumas páginas para ler no dia seguinte no metrô em voz alta na ida ao trabalho no horário de sempre, as 6h27.

De início eu me conectei logo ao personagem, e em alguns momentos entendi suas insatisfações e angústias. Às suas relações praticamente são todas construídas em torno das leituras no trem e no seu emprego de "destruidor de livros" que lhe causa tanto desgosto.

Esse é aquele tipo de livro perfeito para se ler fora de casa, no transporte público. Boa parte dele eu li em salas de espera, o que me levou a viver vários momentos de Guylain no metrô. Isto é, o autor consegue transmitir perfeitamente as transcrições que o personagem lê para o leitor

Além disso, a obra ainda aborda temas como caridade aos idosos, e a alegria que isso pode gerar nessas pessoas. Fala da solidão e da quebra de expectativas, e também da vida invisível que muitas pessoas podem ter, mas que acabam sendo melhoradas por pequenas atitudes gentis no dia-a-dia.

Embora todos esse pontos, as únicas ressalvas é que o livro poderia ter explorado mais o seu final e ter aprofundado mais algumas relações. O que pode ser consequência da intenção do autor em fazer um texto breve para justamente acompanhar as pessoas em suas idas e vindas diárias. Mesmo assim, recomendo.

Fátima Lopes 31/03/2022

O autor relata o cotidiano de moradores de Paris em uma história original, terna e engraçada. O personagem principal tem uma relação peculiar com os livros, é "carrasco" e salvador ao mesmo tempo.

Ana Lima 15/09/2016

O leitor do trem das 6h27 é Guylain Vignolles. Solteiro, vive sozinho e tem cerca de 30 anos, todas as manhãs lê fragmentos de diversas obrar em voz alta no trem que o conduz ao trabalho, numa usina destinada a destruir livros encalhados nas estantes e transformá-los em páginas para novos livros.

Parece contraditório que um leitor assíduo trabalhe num local como esse - e é. Mas é justamente de lá que Guylain retira seu estoque de pequenos trechos de livros que serão lidos no trem. A maioria desses fragmentos é retirada justamente do que resta dos livros na chamada Coisa: a máquina responsável por destruir os livros e a qual o personagem opera.

Um dia, numa de suas viagens de trem, Guylain encontra um pendrive no banco em que costuma sentar. Ao chegar em casa e vasculhar os arquivos presentes no dispositivo, ele acaba encontrando diversos documentos que, juntos, formavam uma história escrita aparentemente por uma mulher responsável pelos banheiros de um grande shopping. O que ele não sabia é que esses escritos mudariam muito na sua vida e em sua forma de enxergar o mundo ao seu redor.

O livro é bem curtinho e tem ritmo de conto. Acredito que o ponto principal e que mais me cativou nessa leitura foi a construção dos personagens. O autor não poupa esforços (e nem características) para criar personagens únicos e peculiares! São o tipo de pessoa que não esbarramos por aí em qualquer lugar.

Por exemplo, o porteiro da usina é um senhor fascinado por versos alexandrinos. Além de lê-los a todo momento, muitas vezes ainda os encorporava em seu vocabulário, e os diálogos com o personagens se tornam verdadeiras obras de arte a medida em que são descritos.

Há também um ex-funcionário da usina, que perdeu suas duas pernas ao ser engolido pela Coisa. Esse poderia ser o fim de sua vida... Isso se não encontrasse uma motivação ainda maior para seus dias: perseguir todos os exemplares dos livros originados a partir do papel que era esmagado pela Coisa no momento em que ela o engoliu e que, consequentemente, também continha o resto das suas pernas.

É bizarro, sim. Mas a motivação e o orgulho do personagem ao reencontrar cada livro perdido deixam de lado essa parte macabra.

Amei a experiência de ter lido esse livro, e me imaginei trabalhando num local destinado a destruir aqueles que hoje são considerados meus melhores amigos - os livros. Acredito que toda pessoa apaixonada pela leitura precisa conhecer esse livro e seus personagens peculiares. O livro é curtinho, tem uma arte gráfica maravilhosa e além de tudo vem numa versão pocket exclusiva, pra você carregar por aí e, quem sabe, não se tornar o leitor do transporte público da sua cidade!

site: www.poesiadestilada.com

Yara Fers 19/04/2020

O livro retrata a vida de um operário de uma usina em toda sua crueza e coloca essa realidade em contraste com diversos elementos sensíveis e poéticos da vida dele. Uma obra tocante e lindíssima.

Richardy 17/07/2020

Poético e limpo
Um livro simples, mas que fala do amor à leitura e de encontrar o seu amor mesmo que parecça difícil.

Elaine Miranda 21/07/2020

Que livro fofo!
Esse livro é uma grande surpresa para mim. No início, um sentimento um pouco confuso. Tem uma narrativa doída de um operário e por vezes eu me sentia triste em imaginar quantos "Guylans" existem por aí, vivendo uma vida sem propósito. Até que a leitura nos conduz a uma nova fase. E aí, tudo muda! Lindo, lindo. ??

Bmtts 06/11/2021

Comecei sem entender nada...
Continuei sem entender nada até o final, quer dizer mais ou menos.
Eu entendi o enredo. Acho que no fim, eu só não gostei e não me acrescentou em nada.

Hannah Green 07/04/2024

A história é tão bonita que não sei por onde começar.
Vou começar pela parte mais óbvia, tendo em vista o arco principal da história: a diagramação do livro. Ele é curto, como um L&PM, e isso contribuiu para a vibe de história comfort/cozy. Mas não se engane com o tamanho, ao longo das 175 páginas, ele consegue contar diversas pequenas narrativas, que se entremeiam, formando um vínculo que passa de personagem a outro, até que estejam todos bem amarrados.
Vamos começar por Yvon e seus alexandrismos, confesso que não sou muito da rima, não sei se saberia conviver com ele, o que evidencia a paciência de Guylain. As delacôte sisters são especialmente queridas, diferente de Kowalski, que passei o livro inteiro desejando que ele rolasse das escadas que ele tanto balançava, direto naquela máquina. O velho Giuseppe é um amigo que todo mundo deveria ter pelo menos um no seu círculo, ter procurado Julie tão avidamente foi uma coisa que só alguém "sem canela nas pernas, e sim nas prateleiras", poderia fazer e entender. Vignolles e os seus 1299 pares de pernas conseguiram me fazer quase estragar o livro de tanto que chorei por cima das páginas, um pouco emocionada, aim, sou, mas se você não for, quando ler, vai ficar. Guylain deveria receber a medalha de ouro pela "melhor amizade de todos os tempos". Por fim, Julie e seus tialogismos, especialmente o número 5: "urinar não é brincar", sua forma de enxergar o mundo sem sua forma mais pura, é hilariamente verdadeira, até as partes dos "barulhos de atividade", fazem parte de uma narração encantadoramente normal, e é aí que está a beleza da coisa.
O fim não poderia ser melhor. Não há fim melhor do que o começo de uma nova história, uma história redonda de 14.718 cerâmicas.

Luiza3351 19/06/2020

Alívio literário
Como admiradora de livros de suspense e terror, "o leitor das 6h27" trouxe um alívio entre as minhas leituras. Em várias partes divertido, algumas vezes agonizante, com um final que te deixa feliz, é um livro super gostoso de ler e que pode ser um pontapé para quem quer começar a literatura francesa.

Nathalia 05/08/2020

O leitor do trem das 6h27
Este livro eu li por indicação do ator Antônio Fagundes enquanto estava ouvindo um podcast onde o mesmo o recomendava. Posso dizer que o personagem principal me encantou, pois além do amor pela literatura ele ajuda o próximo. Muito bom ler sobre o poder que a leitura tem de transformar as pessoas. Esta também é minha crença. Livro fluido, curtinho e encantador. Recomendo a leitura.

baracho.rodrigo 06/01/2022

14.718
Comecei o livro sem saber onde ia chegar, e a leitura é acompanhada sempre de um sorriso no rosto. Que livro lindo, história sobre livros e sobre a rotina, sobre sonhos e amor. AMEI muito, com certeza 5 estrelas ?

CLEUSA 21/01/2022

Muito bom este livro.
Este, sem dúvida, vai para meus Favoritos. Por ser o primeiro romance do autor, acredito que tenha se saído deveras bem, Bem estruturado, bons personagens, bom ritmo. Como leitora que sou, me identifiquei ao horror do protagonista à "Coisa". Em nossa história recente, nos deparamos com muitos "personagens" nos moldes do companheiro de trabalho e no chefe de Guylain Vignolles. A solidão, a rotina, a monotonia cotidiana estão lindamente descritos nesta obra. Porém, o autor consegue imprimir um pouco de esperança em cada página para além da vida sombria tanto de Guylain quanto aos passageiros do trem. Gostei do final... um pouco de romance nunca fez mal a ninguém.