Sherlock Holmes - Volume 1

Sherlock Holmes - Volume 1 Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock holmes

Raddatz! 17/03/2023

Sherlock Holmes e Wattson em suas primeiras aventuras
As histórias do Sherlock são sempre muito boas, por mais que possam acabar sendo previsíveis e enjoativas se você ler muito em sequência, depois de uma pausa elas voltam, acho que um dos principais pontos positivos é o jeito que são contadas, por meio da escrita do Wattson, que faz a gente se sentir ali, lendo e participando.

Poderia falar bastante sobre como é interessante ver as deduções do Sherlock e sobre como é interessante seu temperamento, jeitos e sua relação com o Wattson que são coisas que enriquecem e muito a série, mas acho que é algo que lendo no próprio livro e vendo isso se formar é mais válido do que ler expressar em uma resenha.

Wallacy 10/02/2023

Elementar, meu caro Watson
Esse primeiro livro foi uma experiência bem agradável. As primeiras histórias, além de serem as melhores do livro, servem também para nos situar e apresentar esses personagens que já conhecemos, de tantas formas diferentes.

A dinâmica da escrita é bem tranquila e após as primeiras histórias maiores o livro nos apresenta vários casos de Holmes em contos mais curtos. Essa pegada, lembra muito de uma série televisiva de capítulos independentes, o que torna o livro bem casual e mais como um passatempo mesmo.

Lendo o livro, percebi muito do Sherlock Holmes dos filmes do Robert Downey Jr, com trejeitos e ambientação.

Por fim, para quem gosta do personagem e do estilo de histórias que ele está incluído de crimes, com soluções por dedução através de observação, vale bastante a pena. Ainda bem que tenho os outros volumes e posso continuar a acompanhar as aventuras de elementares de Holmes e Watson.

Walkyria 19/11/2022

Sherlock Holmes
Depois de meses finalizo a leitura do primeiro volume de Sherlock Holmes. Os romances eu gostei bastante( Um estudo em vermelho e O sinal dos quatros), mas alguns contos não me agradaram muito os seus desfechos.
De modo geral é um livro muito bom e não é atoa que é um clássico da literatura.

Acaui 09/12/2021

Não imaginei que seria tão bom.
Decidi ler a série pois a algum tempo havia lido "O Cão dos Baskerville" e me senti obrigada a ler a saga completa. Por mais que tenha gostado do livro que citei, minhas expectativas não eram muito altas por conta de eu não ler muitos livros desse gênero.
Mas, me surpreendi. A história é muito envolvente, faz você se sentir um assistente do Sherlock Holmes que o está ajudando em seus casos, (bom, pelo menos foi o que senti), além de Sherlock e Watson formarem uma dupla incrível, os dois investigando os crimes juntos e formando uma bela amizade também é lindo demais.

Mari 21/03/2021

Adorei conhecer Sherlock Holmes e Doutor Watson.
Eu adorei muito! Como esse volume apresenta dois romances e muitos contos, eu pude gostar mais de alguns do que outros.

Adoro o Watson falando que ele se sente burro perto do Holmes, já que ele não enxerga todos os detalhes da mesma forma que Holmes.

Adorei o relacionamento do Watson-Sherlock. Mesmo o cara se casando, ele fica "Mary, preciso ver meu amigo!". Certeza que a Mary pensa o "namorado do meu marido".

Não sei daonde as pessoas tiraram que o Sherlock é apaixonado pela Irene Adler! Sério!?!? A mulher está casada com outro homem e o Sherlock tem admiração por ela, ele não a ama!

Amei MUITO! Estou ansiosa para o Volume 2 - não sei quando vou ver, mas espero que seja ainda esse ano!

Surrender_Nih 04/04/2022

O Intelecto Admirável de Sherlock Holmes
Acredito que todo mundo já ouviu falar, pelo menos uma vez, sobre Sherlock Holmes. Bom, minha referência é um pouco vergonhosa, logo que uma fanfic do spirit (com um personagem johnlock shipper) me fez querer assistir a série, que por sua vez me fez querer ler os livros. Portanto, aqui estou eu :)

Confesso que, meu maior obstáculo nessa leitura foi a escrita mais formal. Não chegou a ser algo difícil de ler, apesar apesar de algumas palavras me levarem ao Google pela procura de seus significados. O lance mesmo é que foi um pouco cansativo no começo, até me acostumar e pegar o ritmo.

Quanto aos romances, tenho uma relação engraçada com eles. Eu gostei muito da história do "vilão" do primeiro romance, intitulado "Um Estudo em Vermelho", envolvendo os mórmons dos EUA e uma comunidade rígida. Entretanto, achei os métodos de investigação mais simples (mas que não decepcionam, Conan Doyle não decepciona né!), o que faz certo sentido se levar em conta que foi o primeiro romance de Sherlock Holmes. Já o segundo romance, intitulado "O Sinal dos Quatro", tem os métodos de resolução do caso muito bons! Mas achei a história do antagonista chata.

Um detalhe também foi a aparição da Mary Morstan no segundo romance. Jurei que ela aparecia mais tarde (já que minha referencia é a série), mas achei ela tão sem sal no livro, pareceu mais um tapa buraco de enredo pro Watson. Tipo, eles mal se conheciam e já tava na fase do "eu te amo", que povo precoce!

Quanto aos contos, foram a parte mais divertida do livro. Pelo menos uns 4 contos eu já tinha sacado o que tava ocorrendo e quem era o vilão, mas mesmo assim gostei muito de ler. Meus contos favoritos foram: A Liga dos Ruivos, Os Cinco Caroços de Laranja, O Homem do Lábio Torcido, O Polegar do Engenheiro e As Faias Roxas.

Um elemento que achei interessante tanto em um conto (os cinco caroços de laranja) quanto no romance Um Estudo em Vermelho foi a veia histórica, citando organizações marcantes e demonstrando mais delas. Achei que deixou ainda mais interessante o contexto em que se passava o mistério.

E, dando um enfoque no meu conto favorito, achei As Faias Roxas simplesmente genial e angustiante. A história é ótima e o mistério intrigante, apesar de ser fácil de acertar e o final ser bem simples. Foi, de longe, o melhor conto para mim e encerrou o livro com mestria.

Pretendo ler o segundo livro do box ainda esse ano, mas não agora senão vou devorar os livros de uma vez. Não vejo a hora de ver figuras ilustres, como Mycroft Homes e o grande Moriarty.

Lêh 07/05/2021

É incrível como Sherlock é observador, e com suas observações nota coisas que muitas vezes nos passa despercebida. Ele é um pouco esnobe, mas também é inteligente pra caramba!!! Os primeiros contos fiquei ? com suas conclusões dos casos. As aventuras de Sherlock, algumas foram até engraçadas, outras impressionantes. Terminei um livro uma pessoa mais observadora, tentando ser a própria Sherlock na vida kkkkkkk
Recomendo muito a leitura desse livro, é muito prazeroso!!

Aninha 27/03/2021

Ansiosa para o próximo livro, para ser surpreendida com a inteligência do maior detetive imortalizado na literatura
Mon 27/03/2021minha estante
morro de vontade de ler os quatro volumes, mas morro de medo de ser uma leitura muito maçante. :(

Aninha 27/03/2021minha estante
Olha, eu acho que vai acabar ficando meio maçante pois são 4 livros de 500/600 páginas, mas como são histórias curtas é possível contornar isso

ray 24/12/2023

O detetive
Li Sherlock por pura influência do meu namorado, que insistia que ele era melhor do que o Poirot (Agatha Christie). acho que o Sherlock é sim, um personagem mais legal, porém continuo achando os dramas da Agatha mais elaborados e segue sendo meus favoritos, porém também gostei muito das histórias de arthur.

Mika.Chan 31/12/2021

Sherlock Holmes é sensacional
Terminei o primeiro livro da coletânea.
O livro Verde tem três livros do autor e os três são sensacionais.
A construção de cada caso é muito boa e sempre fica aquele gostinho de quero mais, a gente começa a ler e devora cada conto, cada história em um piscar de olhos.
Holmes e Watson são uma dupla incrível.
Não vejo a hora de começar os próximos livros e eu amei demais.
Para quem gosta de mistério uma comédia leve e um pouco de drama fique à vontade em ler as aventuras de Sherlock Holmes vale muito a pena.
psraissafreire 31/12/2021minha estante
Eu sou completamente apaixonada por essa história, amg ???

Mika.Chan 31/12/2021minha estante
Eu tbm viu.... Vale a pena demais ler e reler?

Ka 03/11/2020

Memorável
No primeiro volume é apresentado o inicio da amizade entre Sherlock Holmes e John Watson. Conhecemos nosso detetive ao mesmo tempo que Watson, que analisa suas características e habilidades impressionantes. Ao longo livro são narradas diferentes histórias de mistérios e crimes solucionados graças as grandes deduções de Holmes.
O autor, Sir Arthur Conan Doyle, impressionou e ainda impressiona leitores até hoje com suas histórias ricas em detalhes e de tirar o fôlego até o final. Por mais que pudéssemos imaginar a solução dos casos, há sempre algum elemento que nos passa despercebido e que surpreende.
Os personagens são memoráveis e pensados em cada detalhe. Fiquei curiosa para ler estes livros por conta das adaptações e adorei. A versão literária é mais completa e, apesar de ficção, nos transporta para a época retratada.
Ansiosa para ler os próximos

Marcela115 16/04/2020

Sherlock Holmes, sem dúvida alguma, o melhor detetive de todos os tempos.

Lorena.Oliveira 27/03/2020

Um romance com aventura
Apesar de já ter ouvido falar bastante do incrível detetive que não perdia um caso, que farejava pistas a quilômetros de distância nunca avia tido um contato direto com a história.  Uma experiência incrível, como vocês já devem saber não sou uma leitora muito ativa do gênero policial ou até mesmo de clássicos, mas posso me acostumar com a ideia de ler Sherlock Holmes sempre que possível. Como citado acima já tinha visto trechos de filmes e os comentários de várias pessoas sobre os livros e series, o que despertou o meu interesse além de muitos comentários positivos foram os livros que são lindos (não julgue um livro pela capa jamais), como já estava em um projeto pessoal de tentar tipos diferentes de leitura decidir aproveitar e embarcar.

No livro um estudo em vermelho é onde nossa jornada começa, nossos dois protagonistas principais se conhecem na grande e poluída Londres. Um excêntrico estudante de química e um médico que servil durante anos no exército, mas que foi ferido em batalha. Em pesar que nossa aventura começa por causa de um simples apartamento. Nosso ilustríssimo Watson é o elo de ligação entre nós e as aventuras, com tamanha eficiência ele nos narra as enrascadas que se metem atrás de malfeitores.

Nosso detetive para minha grande surpresa era um consultor particular sem qualquer patente policial, mesmo sem esse ?reconhecimento? ele se destacava perto dos demais. Fiquei imaginando se realmente na época o trabalho policial era tão desleixado como nós é mostrado no livro, policiais tão arrogantes e cheios de si que deduziam o caso pelo elo mais favorável.

O romance um estudo em vermelho nos conta do primeiro caso de assassinato que Sherlock e Watson resolvem em conjunto. Na movimentada Londres ocorre uma misteriosa morte de um senhor muito rico, seu corpo foi encontrado em um bairro bem afastado do centro da cidade, com a chegada da força policial o caso fica ainda mais suspeito já que o corpo não mostra sinal de agressão ou luta. Logo de cara nós é dito que o homem morreu de envenenamento, e é aí que entra nossa incrível dupla, com apenas alguns dias Sherlock consegue descobrir quem é o assassino.

Olhando por um lado parece meio surreal a capacidade de dedução que nos é mostrada, como ele segue uma linha tênue bem clara dos acontecimentos.

Sinceramente fiquei muito feliz de poder ter essa experiência tão incrível, ao todo a leitura foi bem limpa, sem nada maçante ou chato, não é uma leitura que corre rápido, mas também não e uma leitura que fica se arrastando ele flui bem normal com um tempo até bom. Uma coisa que me atrasou bastante foi o fato de ter três histórias no primeiro livro dá a sensação de que o livro é muito longo.

Bom minhas considerações foram essas espero que vocês tenham gostado, caso tenham mais livros policiais podem me indicar, como disse estou ansiosa para testar novos mundos.

Maria.Paula 13/07/2020

Incrível

Malu.Moreno 16/07/2022

Eu sempre amei Sherlock, e esse livro não me decepcionou em nada.
A cada nova aventura, mais vontade dava de ler.
Ansiosa para ler os próximos volumes. ?