Sherlock Holmes - Volume 1

Sherlock Holmes - Volume 1 Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock holmes

_lendoemsaturno 24/09/2023

Sherlock Holmes
Trecho retirado do livro: [.." Meu amigo era um músico entusiasta, e não só tocava muito bem, como ainda era compositor de grande mérito. Passou a tarde inteira na poltrona mergulhado na mais perfeita felicidade, movendo com delicadeza os longos dedos finos no compasso da música, enquanto seu rosto sorridente e seus olhos lânguidos e sonhadores eram totalmente diferentes dos de Holmes, o cão de caça; Holmes, o implacável, de mente aguçada, perseguidor de criminosos. Em sua personalidade singular, essa dualidade de natureza se manifestava alternadamente, e sua extrema precisão e astúcia representavam, como sempre pensei, a reação contra o estado poético e contemplativo que por vezes predominava.." ] Pág.285

Três palavras pra definir esse livro UAU, que livro fantástico e gostoso de ler, eu tava com receio de ler ele e não gostar ou não suprir minhas expectativas, eu tava querendo ler Sherlock Holmes há um tempinho já e finalmente tomei coragem e comprei o box, daí fiquei enrolando mais um tempo pra ler pq tava morrendo de medo do livro ser ruim, feliz por estar enganada e o livro ser INCRÍVEL e com raiva por ter demorando tanto pra ler hehe.

O livro é narrado pelo Watson, fiquei encantada com o jeitinho que ele falava das aventuras do Sherlock, o jeitinho que ele falava tão detalhadamente dos jeitos e trejeitos do Sherlock, mesmo sem ter terminado de ler, esse livro já entrava na minha listinha de livros que me fez esquecer que estava lendo, o tempo todo eu sentia que tava ali em frente a lareira na Baker Street ouvindo o Watson contar os casos do Sherlock, a leitura fluiu de uma forma tão divertida e inteligente, pra mim era sempre um prazer acompanhar os casos, lendo esse livro entendi o pq das pessoas acharem que o Sherlock Holmes existiu na vida real.

E falando nele, que personagem maravilhoso e bem construído o Sherlock é, ele é inteligente de uma maneira fascinante, divertido e tem um senso de humor que aparecia nos momentos certos da história, já o Watson é totalmente contrário dele, sendo totalmente amável e doce, o contraste dos dois dava uma combinação perfeita, uma grande dupla eu diria, Conan Doyle acertou demais quando escreveu essa obra prima, recomendo demais a leitura e espero que se dêem a oportunidade de conhecer esse personagem magnífico que é Sherlock Holmes.

[A resenha também estará disponível no meu IG: @_lendoemsaturno.]
Thay262 08/10/2023minha estante
Não tenho palavras pra sua resenha. Você me deixou com vontade de ler tudo de novo! Perfeita!!

Jr. 05/04/2022

Elementar
Sherlock como sempre despensa apresentação, e essas histórias trazem o melhor dele. Tudo sobre sua ciência dedutiva e conhecimentos gerais que ninguém mais conhece. E nada melhor do que Watson seu fiel escudeiro e único e melhor amigo para contar suas memórias.
Um estudo em vermelho e O sinal dos quatro são os primeiros romances de Holmes já publicados e mostram tudo o que esperar dos dois. Os contos restantes trazem um misto de tudo, e mostram menos crimes e mais da capacidade única de Holmes de enxergar além do óbvio.

Isadora 04/11/2020

"Meu nome é Sherlock Holmes. A minha profissão é saber o que os outros não sabem."
Esse foi meu primeiro contato com Sherlock Holmes, nunca tinha lido, nem visto nada a respeito. Só estava a par do que é conhecimento de todos: ele é o maior investigador de todos os tempos. E como eu sou fã de histórias de detetives, não podia deixar de conhecer.

Na narrativa, passamos a conhecer esse personagem ilustre e todos os seus feitos através do que é contado pelo dr. John Watson. Eles se tornam amigos e passam a morar juntos, a partir daí Watson o companha em todas as aventuras. Já de início percebemos como o dr. tem tamanha admiração por Holmes: "Ele era, na minha opinião, a máquina mais perfeita de raciocínio e observação que o mundo já viu (...)"

Realmente Sherlock Holmes pode ser definido assim. Toda a sua inteligência e aptidão para resolução de casos é pautada na observação e consequente dedução. Ele faz isso minuciosamente, de forma que nenhum detalhe passe despercebido, como passa para as pessoas comuns. Aqui está uma peculiaridade nesse romance policial: a narrativa não te dá as pistas ao longo do que é contado para você mesmo tirar suas próprias conclusões; o foco é a metodologia de Holmes.

Destaque para o primeiro romance "Um estudo em Vermelho", a forma como o crime é desvendado é realmente muito boa. Esse livro possui uma série de contos, que na minha opinião são bons, mas nada de excepcional, já que a maioria deles nem se trata de crimes (assassinatos). Acaba ficando um pouco maçante. Mesmo assim, gostei desses: "Escândalo na Boêmia", "A liga dos ruivos", "A banda pintada" e "As faias roxas".
Andy 04/11/2020minha estante
Saudades Sherlock, o box desses livros é perfeito demais. ??

Isadora 04/11/2020minha estante
Realmente Andy, destaque para essa edição maravilhosa da Harper Collins!!

Carmine.Antes 04/11/2020minha estante
Foi meu 1º do Sherlock tbm

Isadora 04/11/2020minha estante
Você gostou Mine? Já estou ansiosa pra ler os outros

Carmine.Antes 06/11/2020minha estante
Gostei sim

Arthur Peixoto 31/08/2023

Clássico atemporal...
Volume Um da coleção onde reúne as 60 obras de Arthur Conan Doyle, sobre um dos mais famosos detetives da ficção: Sherlock Holmes. Os romances e contos estão organizados por ordem cronológica de suas publicações. Mesmo que nem todas as histórias sejam excelentes, a leitura é viciante e empolgante, algo que poucos autores conseguem nos proporcionar. Seguem avaliações das histórias deste volume:

Romance: Um estudo em vermelho - 5

O nobre solteiro - 2
A coroa de berilos - 3
As faias roxas - 3

Lara.Scarlatte 02/10/2023

Esse livro é 8/80 tem uns contos muitooo bons, mas outros arrastados e bem chatos ?????? mas valeu a leitura

lanisv 22/08/2020

Sherlock Holmes
Assisti a série Sherlock Holmes na Netflix e na minha cabeça seria a mesma coisa do livro, mas com toda certeza os livros são melhores, porém não deixa de ser boa. Confesso que nesse primeiro volume fiquei entediada lendo os contos, até porque essa foi minha primeira experiência lendo. Mas depois que você pega o ritmo a leitura fica super fluída e interessante.

Existe alguns contos que não são tão surpreendentes e pelo oq eu percebi isso acontece na maioria dos contos, porém conseguimos conhecer como Sherlock trabalha e como sua amizade com Watson vai desenvolvendo cada vez mais.

Os romances são tão incríveis quanto os contos e neste volume o Sinal dos Quatro foi um romance incrível que me cativou.

Não tenho oq reclamar, tô completamente viciada em todos os livros e querendo ler
casa vez mais, não vejo a hora de terminar todos os livros!

JoAo 14/07/2022

Meu caro Holmes!
Comecei a ler porque achei um livro pequeno que falava de Sherlock Holmes, comprei o box desse livro e não me arrependo.
Você não pode parar de ler e voltar depois de algum tempo, pois existem muitos fatos que se você esquece a história pode até não fazer mais sentido.
Também podemos ver a esperteza de Holmes para fazer o que faz, ele consegue transformar um mistério totalmente obscuro em uma coisa prática e racional, contando sua hipótese somente no final para que não conte alguma coisa errada. Isso me confundia um pouco pois em alguns contos ele somente explica a solução no final e deixando o meio do conto somente com fatos do que aconteceu.

Adriano 30/12/2022

Antes de tudo, me sinto feliz por finalmente ter entrado no universo literário de um personagem tão icônico, e o qual já consumi em outras mídias (principalmente jogos). É válido citar também a estruturação desse primeiro volume organizado pela HarperCollins, e que nos apresenta os dois primeiros romances, "Um estudo em vermelho" (1887) e "O sinal dos quatro" (1890), bem como a primeira coletânea de contos do personagem, "As aventuras de Sherlock Holmes" (1892).
A primeira coisa a me chamar atenção já nas primeiras páginas do primeiro romance, foi a similaridade de Sherlock com Dupin, o primeiro detetive, criado por Edgar Allan Poe. Ainda que a inspiração de Conan Doyle na obra de Poe seja conhecida, foi interessante ver como logo no início de "Um estudo em vermelho" temos até mesmo uma cena muito parecida à uma vista em "Os assassinatos da rua Morgue", publicado originalmente em 1841. A obra de Arthur Conan Doyle, no entanto, é de uma leitura muito mais fácil e envolvente, ainda que a estrutura de seus romances e contos seja sempre bastante parecida, o que pode se tornar um pouco cansativo após algumas centenas de páginas. De todo modo, é praticamente impossível não agir como o dr. John Watson, e se render às extremas e quase bizarras capacidade de observação e dedução de Sherlock Holmes (mesmo que em alguns raros momentos pareça que o detetive está tirando informações do nada).
Analisando individualmente as três obras reunidas nesse primeiro volume, o primeiro romance me agradou mais que o segundo, e a coletânea de contos foi o ponto alto. Claramente, como toda coletânea, temos textos que se destacam mais que outros, mas no geral, não consigo classificar de maneira negativa nenhum dos contos. E levando em consideração apenas os dois primeiros romances, me parece também que o personagem funcionou de maneira melhor nos textos mais curtos (em média 15 a 25 páginas) presentes em "As aventuras de Sherlock Holmes".
Ao final, posso relatar como a experiência foi muito gratificante. Certamente iniciarei a leitura do segundo volume muito em breve.

Liv =) 11/11/2022

demorei,mas terminei!!??
A história do Sherlock realmente é mt curiosa,narrada pelo Watson é pft!!
Amei minha primeira experiência com o autor e com o próprio Sherlock q é ?demaisssss? ,esse livro é indispensável, apesar de ser grande e ser antigo é muito engraçado, então,de certa forma amei vc SHERLOCK,Amei vc Watson!! Amei os mistérios,a facilidade com q o Holmes resolve akakkakak,me sentia besta toda vez q ele falava algo e fazia tudo parecer simples. Terminei minha meta de leitura, não sei se vou acrescentar mais,mas AMEIIIII!??

Holecramh 17/10/2023

Excepcional
Eu não tenho nem palavras para expressar o quão magnífico é o início da jornada do nosso grande Sherlock Holmes. A sua primeira aventura é deslumbrante, cheia de detalhes e reviravoltas que fazem você pular da cadeira de euforia. A segunda aventura também é muito rica e os contos são muito exóticos que me tiraram boas gargalhadas em vários momentos. É uma obra leve que diverte e prende a sua atenção do começo ao fim.

Layla 03/04/2016

Nada de BORING! por aqui, meus caros. É tudo de bom e muito mais.
Sherlock, em um de seus magníficos diálogos e estudo de casos, disse: "Ainda não tenho os fatos. É um erro grave formular teorias antes de se conhecerem os fatos. Sem querer, começamos a distorcer os fatos para se adaptarem às teorias, em vez de formular teorias que se ajustem aos fatos."

Não sei vocês, mas o fato é que Sherlock deveria ser uma leitura obrigatória a todos os amantes de mistério, humor e detetives únicos e incansáveis que, pela dedução, consegue saber sim, o que você fez no verão passado.

Watson, uma vez, dissera a Sher que ele tinha algo positivamente desumano pela frieza com que analisava e estudava as situações e pessoas a sua volta: "Na verdade, você é um autômato, uma máquina de calcular" são suas palavras exatas. Pois eu confronto o caro Watson. Não há detetive mais humano que o Holmes.

Vocês, assim como nosso querido detetive, precisam de fatos? Muito bem. Lá vão eles.

"Não posso viver sem uma atividade cerebral. A que mais se deve dedicar a vida? Olhe pela janela. Pode haver um mundo mais triste, horrendo e inútil?" Ele é depressivo.

"Tenho tendências de um refinado vadio e também as de um sujeito ativíssimo." Tende ao tédio com tanta frequência quanto nós.

"Não há nada mais a dizer ou fazer hoje à noite; portanto, dê-me meu violino e vamos tentar esquecer por meia hora esse tempo miserável e o comportamento ainda mais miserável de nossos semelhantes." É realista.

"Já eram cinco e meia quando Holmes voltou. Vinha alegre, entusiasmado, de excelente humor, um estado de ânimo que, no seu caso, se alternava com crises terríveis de depressão." Depressivo... e com graves alterações de humor.

Sher tem um leque de humanidade em seu coração. Esses são os fatos, e o que retiro deles é que o livro é feito das vísceras, das emoções, comportamentos e ambições mais humanas; Sherlock Holmes é o personagem que nunca andou sobre esta terra mais vivo que já li. Fiquei triste por acabar este incrível livro, embora tenha passado logo, já que tenho mais três para continuar!

E outra coisa que é certa: se você não leu, você precisa se apressar. Mate o tédio com nossos queridos Watson e Holmes. Eles não se importam.

site: https://www.instagram.com/laylafromthebooks/
Gabriel 18/10/2019minha estante
Concordo plenamente e faço minha suas palavras, todos deveriam ler essa obra incrível, li a obra completa e foi bom demais!

Lari 03/03/2020minha estante
Eu sou nova eu não sei onde eu aperto para começa a ler eu agradeceria se vc me falasse onde eu aperto

Rebeca 14/03/2020minha estante
Que resenha mais linda *.*

gisozin 27/10/2020

Não preciso nem dizer nada
Confesso que não esperava menos do Sherlock Holmes, casos muito interessante e o Sherlock em si já é fascinante, recomendo para todo mundo
Adson.Borges 27/10/2020minha estante
To querendo ler... já comprei o livro... falta só tempo pra ler todos que estão na fila...kkk

Fllivis 30/08/2021

Conheci Sherlock Holmes através dos filmes e da série Sherlock (que inclusive amo), mas foi a partir desse primeiro contato com o livro que passei a admira-lo ainda mais. Sem dúvidas, se tornou meu personagem literário favorito!

Wallacy 10/02/2023

Elementar, meu caro Watson
Esse primeiro livro foi uma experiência bem agradável. As primeiras histórias, além de serem as melhores do livro, servem também para nos situar e apresentar esses personagens que já conhecemos, de tantas formas diferentes.

A dinâmica da escrita é bem tranquila e após as primeiras histórias maiores o livro nos apresenta vários casos de Holmes em contos mais curtos. Essa pegada, lembra muito de uma série televisiva de capítulos independentes, o que torna o livro bem casual e mais como um passatempo mesmo.

Lendo o livro, percebi muito do Sherlock Holmes dos filmes do Robert Downey Jr, com trejeitos e ambientação.

Por fim, para quem gosta do personagem e do estilo de histórias que ele está incluído de crimes, com soluções por dedução através de observação, vale bastante a pena. Ainda bem que tenho os outros volumes e posso continuar a acompanhar as aventuras de elementares de Holmes e Watson.

Raddatz! 17/03/2023

Sherlock Holmes e Wattson em suas primeiras aventuras
As histórias do Sherlock são sempre muito boas, por mais que possam acabar sendo previsíveis e enjoativas se você ler muito em sequência, depois de uma pausa elas voltam, acho que um dos principais pontos positivos é o jeito que são contadas, por meio da escrita do Wattson, que faz a gente se sentir ali, lendo e participando.

Poderia falar bastante sobre como é interessante ver as deduções do Sherlock e sobre como é interessante seu temperamento, jeitos e sua relação com o Wattson que são coisas que enriquecem e muito a série, mas acho que é algo que lendo no próprio livro e vendo isso se formar é mais válido do que ler expressar em uma resenha.