Amor Amargo

Amor Amargo Jennifer Brown

Resenhas - Amor Amargo

@elvira_leitora 01/12/2020

Não foi bem construído
O relacionamento abusivo dos personagens não foi bem construído. Ele começa de repente e de maneira nítida.
O desenvolvimento é legal, mas o final foi muito fácil. Esperava ler um drama e um desespero mais real.
O melhor relacionamento abusivo que eu já li é o de After. Justamente por não haver a intenção de ser abusivo. Ali sim existe uma construção pesada e desesperadora em relação ao amor abusivo. (Apesar de o final não ser o esperado).
Enfim. Amor Amargo é raso e não explora o real desespero de dar um ponto final a uma relação abusiva.

qziacoelho 16/01/2023

Um livro pesado!
Alex é uma menina cheia de sonhos, e um desses sonhos é conhecer o lugar onde sua mãe tanto queria ir antes de morrer. Essa viagem virou um projeto de vida dela com os amigos Zach e Bethany, até que ela conhece Cole e se apaixona por ele. Desde o inicio Cole dá vários sinais de que não é uma boa pessoa e não trata ela tão bem, mas a menina apaixonada sempre tem esperanças de que será diferente, ele vai mudar.
Devo dizer que em muitos momentos tive vontade de sacudir a Alex pra ver se ela acordava, e pensava ser impossível que alguém agisse tão cegamente, mas me lembrei de situações que passei durante a adolescência e de fatos que minhas amigas vivenciaram... como era difícil fazê-las enxergar que o final daquele caminho não seria bom.
Não é um tema fácil de ler, mas a escrita da autora é muito boa.
lari 16/01/2023minha estante
oii meu bem você pode curtir minha última resenha pf? obrigadaa???

Vanessa2056 13/01/2022

?? Esse livro não é sobre um romance! ??
Não indico a leitura pra qualquer pessoa, pois tem um tema pesado e mesmo com todo o cuidado e tato, a Jennifer expressou toda a história de modo muito realista que faz você sentir o medo, as dúvidas, a raiva, que a Alex (vítima) sente por causa do Cole (agressor).
O tema é muito necessário, principalmente para uma mulher perceber cada fase do ciclo de violência, mas ao mesmo tempo é angustiante e pode provocar um gatilho em quem é sensível ao tema ou que vivenciou uma situação semelhante a retratada.
Terminei chorando, não poderia dar uma nota diferente e não me arrependo nenhum pouco de ter escolhido ele pra minha lista desse ano. ??

Gatilho/tema sensível:
- Agressão física
- Relacionamento abusivo
- Violência doméstica

Berenice.Thais 29/04/2023

Opinião
Foi difícil ler esse livro com a cabeça que tenho hoje e ser empatica, mais depois de parar paea pensar não só na personagem mais em outros livros com o mesmo tema eu entendi como cada uma delas acaba caindo na cilada de um relacionamento abusivos e como não importa a sua idade e difícil sair dela.

Dayanna 05/03/2023

QUE LIVRO FOI ESSE!!!!!
Estou sem palavras para descrever esse livro.

O livro nos mostra, como um relacionamento abusivo, pode colocar em risco não só nosso bem estar físico, mas também psicológico.

A protagonista, Alex, sofre com abusos do namorado, e não se vê como uma vítima de abuso psicólogo, ela achava que como, no inicio, como ele não batia nela, que era só ciumes e preocupações, mas com o tempo o relacionamento deles foi piorando cada vez mais.

Afastando dos amigos e da familia, ela não tem com quem conversar, e por isso se prende cada vez mais a ele. O livro mostra o relacionamento deles mesmo no incio do livro já problemático, como a protagonista era a " excluida" da turma ficava cada vez mais fácil pra ele manipular ela.

O livro nos mostra que não devemos confiar demais nas pessoas,principalmente as que acabamos de conhecer, e que devemos sempre está presente dos nossos amigos independente das brigas, são eles que vão nós ajudar nas horas boas e principalmente nas ruins.

Foi um ótimo livro, recomendo muito a leitura.

Gabi 05/01/2022

Depois da experiência incrível que tive com A Lista do Ódio, eu sabia que precisava ler mais dessa autora, e não estava errada. Em Amor Amargo, Jennifer Brown traz um relacionamento abusivo e destrutivo. Acompanhar Alex se envolver com Cole é doloroso, a gente tem vontade de tirar ela dessa situação. Gosto de como a autora explorou bem a manipulação comum nesses relacionamentos, além colocar um pouco da perspectiva das pessoas ao redor e que observam isso acontecer. O livro obviamente tem gatilhos, (como relacionamento abusivo e violência) então fica esse alerta para quem quer ler. Gostei bastante da leitura e recomendo muito.

Nina 18/06/2020

Um ótimo livro para entender o que se passa dentro de um relacionamento abusivo do ponto de vista da vitima. Foi muito importante para mim, me fez rever o quanto eu achava que era simples, fácil sair desse tipo de relação. Não é. E a culpa nunca é da vítima.

tita 22/09/2022

Amor?
Segundo livro que leio desta autora que me faz refletir muitooo, principalmente como são as leis de lá. Mas que é um assunto muito atual, necessário e contextualizado dos nossos problemas. Um relacionamento abusivo destrói uma pessoa em todos os seus sentidos, é físico e mental. No livro acontece durante o namoro, mas quantas meninas passam do namoro para o casamento e ficam refém dessa m**** de vida pra sempre.

ray 21/07/2021

eu gostei muito do livro,mesmo tendo algumas partes em que achei repetitivo.O tema foi muito bem abordado,mostrando exatamente a o que uma pessoa que é vítima de um relacionamento abusivo é submetida.

Larixsf 23/04/2021

Resenha Amor amargo
Fazia anos que não lia young adult e por mais “teen” que seja, a autora Jennifer Brown, soube não apenas escrever, mas surpreender o leitor. Amor Amargo foi publicado pela @editoragutenberg em 2019.

Narrado em primeira pessoa, a trama vai ser sobre Alex, uma adolescente estudiosa prestes a sair da escola. Junto com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, eles pretendem fazer uma viagem para o Colorado após a formatura.

Alex perdeu a mãe muito nova em um acidente de carro e tudo parece estar relacionado ao Colorado já que, por algum motivo misterioso, sua mãe estava indo para lá quando morreu.
Suas irmãs sabiam lidar melhor com a ausência da mãe do que ela, apesar de feliz, Alex se sentia muito sozinha.

Tudo começa a mudar quando chega um garoto novo na escola. Cole era lindo, atencioso, esforçado e parecia entender sobre perda familiar de um jeito que seus melhores amigos não podiam.

Eles foram se aproximando e logo já estavam envolvidos. Cole fez de tudo para conquistar Alex, ganhar sua confiança, até que finalmente mostrou quem era de verdade.

Relacionamento abusivo nunca pode ser resumido como uma história de amor que não deu certo, porque antes de tudo, não era amor. O ponto mais perturbador desse livro foi a construção da vítima.

A autora descreveu cuidadosamente todo o cenário por trás de um relacionamento abusivo, as chantagens emocionais do agressor, o sentimento de posse, a maneira de conseguir afastar a vítima de todo mundo, a rede de mentiras, as agressões verbais e, por fim, a física.

Alex se culpa pelas “crises de raiva” de Cole e acredita que ela é a responsável, logo muda seu jeito de ser para que ele não fique mais irritado.

Por amá-lo demais, o perdoa todas as vezes. Quando percebe que não é culpa dela e começa a se enxergar como vítima, sente que é tarde demais.

Alex não queria que as pessoas a achassem idiota por ter se sujeitado a isso por tanto tempo, sentia vergonha do que Cole fazia com ela, mas não conseguia pedir ajuda a ninguém.

Foi um soco na estômago em cada página, é um livro sensível e muito reflexivo. Espero que gostem. (Vai ter uns detalhes nos stories). 💥

site: https://www.instagram.com/p/CBjX1N_gPzp/?utm_source=ig_web_copy_link

Mona 31/07/2020

A verdadeira definição da frase "o amor é cego", mesmo depois de tudo que aconteceu, de todas as agressões, a Alex ainda amava o Cole, e isso com certeza não era culpa dela.
Descreveu muito bem o que é um relacionamento abusivo com um homem controlador e manipulador.
É um livro que me deixou tensa o tempo todo, mesmo nunca tendo passado por nada parecido, era como se eu tivesse me sentindo no lugar da Alex.
O livro é muito interessante, mas não leria de novo, não tem nem como explicar como eu me sentia cada vez que começava a ter uma tensão entre os personagens.

Lay 20/10/2015

NEM TUDO É O QUE PARECE SER
Amor Amargo, foi o primeiro contato que tive com a Jennifer Brown, apesar de conhecê-la por outro livro que está na minha listinha a muito tempo (A lista negra). Por mais que eu enrole para ler este livro, tomei vergonha e decidir comprar todos os livros da Brown e assim que chegaram me joguei de cara em Amor Amargo. Não sabia nem do que se tratava a estória mas, devido a N fatores (Capa linda, título) pensei nem duas vezes.

De início somos apresentados a protagonista Alex, que pretende fazer uma viagem de formatura com os seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, para o Colorado, local onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente de carro. Com o intuito de investigar a fundo o motivo, pela qual, sua mãe foi induzida a ir a este lugar.

O dia da viagem se torna cada vez mais próximo e com tudo indo como planejado, Alex acredita em encontrar provas e explicações para a morte misteriosa da mãe. Com a chegada de um aluno em sua nova turma, Cole, com seu jeito divertido, sensível, encantador e ainda por cima um bad boy de carteirinha, Alex se vê encantada e surpresa ao perceber que o galã dos esportes está afim dela. Até aí tudo bem, porque confesso que eu achei clichê e até estava começando a gostar do Cole mas, aí é que a verdadeira estória se inicia e as máscaras caem.

Depois de muito flerte e blá blá blá, os dois começam a namorar e aí é onde eu comecei a perder a cabeça. O Cole manipulava de todas as formas a cabeça da Alex e ela caia como um patinho, deixou de conviver com seus dois melhores amigos, sua família e de viver sua própria rotina, por causa do ciúmes doentio do Cole e ainda por cima se fazia de cega, surda e muda, para não enxergar, ouvir e falar sobre o quão psicopata aquele cara era.

Além de começar a "mostrar as asinhas", as agressões foram aparecendo e se tornando frequentes sempre por motivos fúteis, Alex, no entanto, arranjava mil desculpas para o que o Cole estava fazendo com ela, se sentia menosprezada, culpada, mas o que fazer se toda a dor que ela sentia era substituída em um passe de mágicas pela paixão enlouquecedora que ela sentia por ele, era nessas horas que me dava um ódio sobrenatural do livro, da estória, de tudo, ficava me perguntando como alguém podia ser tão fraca e tão burra ao mesmo tempo.

Mas julgar é fácil, não é mesmo? A autora não quis provar um lado, ou dizer que a culpa está no agressor ou na vítima mas, mostrar que nem tudo é como nós pensamos que é, as vezes não é fraqueza ou safadeza, é um sentimento mais forte, o amor. Por mais doentio e louco que seja, esse sentimento sempre estará em um conflito com a razão.

Além de possuir uma miscelânea de envolvimentos relacionados não só ao romance mas, também a amizade, a família. E fazer uma crítica a sociedade cutucando mesmo na ferida.

Esse livro quebra o tabu mesmo, e acredito que toda mulher pelo menos uma vez na vida, deveria lê-lo. Pela estória em si, daria três estrelas, mas pelos ensinamentos, pela ideia e pela escrita maravilhosa da Brown, mereceu quatro estrelas.

Se recomendo? Absolutamente.

Gabi 04/07/2021

a história é incômoda de ler, mas muito importante. apesar de não ter gostado de alguns pontos, no geral foi uma leitura boa e importante (e estressante!!!)