Amor Amargo

Amor Amargo Jennifer Brown

Resenhas - Amor Amargo

Mila.Mesquita 30/10/2017

Amargo...
Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado. Até Cole aparecer. Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade...

Em primeiro momento  pensei que " amor amargo" seria mais do mesmo. Só que é um livro sobre relacionamento abusivo. Achei uma história pesada, onde retrata sobre "amor", violência, medo e superação. É Narrado em primeira pessoa pela Alex e tem momentos bem fortes de humilhação e agressão.

No início, Cole é um príncipe, agindo de forma gentil e encantadora, mas após um tempo, ele começa a agir de forma possessiva e, agressiva. Invés de Alex se questionar o porque aceita um namoro com uma pessoa violenta ela apenas acredita que Cole sempre irá mudar, e por ama-lo muito, ela sempre o perdoa e nunca conta para ninguém tudo que se passa em seu relacionamento.

O que gostei foi perceber que nós, como leitor enxergamos  a situação de forma ampla, sem que Cole seja o agressor e a Alex a mocinha inocente. É  colocado de uma forma muito crua e dura.
Super compreendi a mensagem que a autora queria passar,só que realmente não sei se Daria 2 estrelas ou 4 para o livro.
É uma leitura válida.
O problema é  que não consigo ler mais nada a alguns dias. Muito difícil de ser digerida. Faz refletirmos de diversas maneiras coisas e situações do nosso cotidiano, fora que é  um alerta para quem possui uma relação abusiva e não consegue enxergar dessa forma.
Realmente não sei ainda o que pensar.
Georgia.Gomide 30/10/2017minha estante
Acho que eu vou gostar desse livro... ; )

Mila.Mesquita 30/10/2017minha estante
Tem que ter estômago. Falei q vou reler algum bem bobinho, para ver se a vontade de ler volta. Pq é bom, importante a forma que foi retratada. Mais ao mesmo tempo é difícil acreditar sabe.
Mais super válida a leitura. ; )

Jaque Assunção 30/10/2017minha estante
Nossa Mila, não gosto muito de ler sobre relacionamentos abusivos :(

Mila.Mesquita 30/10/2017minha estante
É pesado Jaque. Pq vc não consegue acreditar q está acontecendo isso sabe.
O nosso pensamento sempre é, encostou em mim já pulo fora. Mais a forma abordada no livro me fez até ver a situação com outros olhos.

Necessário a leitura, mais não acredito que um dia eu releia ela.

Jaque Assunção 30/10/2017minha estante
eu geralmente não consigo ler por pensar assim: "encostou em mim já pulo fora", sei que tem todo uma questão psicológica mas leituras assim me deixam com vontade de dar um sacode no personagem... e me deixam triste também...

Mila.Mesquita 31/10/2017minha estante
Isso que quis fazer.
Nossa então não leia garota em pedaços. Além de abusa retrata auto mutilação. Terminei ele aos prantos. Esse eu terminei triste, coração pesado. O outro foi pior um pouco.

djanete 31/10/2017minha estante
Tô lendo aos poucos

Mila.Mesquita 31/10/2017minha estante
De início não dei nada por ele. Apesar de ainda não saber se gostei ou não, achei uma leitura válida.

Fabi129 10/11/2016

QUEM VÊ CARA NÃO VÊ CORAÇÃO
Amor amargo é um livro totalmente sério, que narra uma história que diariamente ouvimos falar nos meios de comunicação: A violência contra à mulher.
Alex é uma adolescente que mora com seu pai e sua irmã. Sua mãe morreu quando ela era pequena.
Carente de atenção, de querer ser amada, ela conhece Cole, e logo ela se vê achando que ele a entende, que sabe o que ela sente.....
Cole no começo é todo carinho com Alex, diz que a ama...
Mas se engana quem pensa que ele é um príncipe encantado.
No momento que Alex visita a casa de Cole, ela fica chocada com a brutalidade do pai do seu namorado e a aparência amedrontada da mãe dele.
Se ela fosse raciocinar né, desde o começo ela teria evitado tudo que estava por vir...
Cole em pouco tempo de namoro, se mostra controlador, com ciúmes da amizade dela com Zach.
Um puxão de cabelo aqui, um aperto no pulso....
E as coisas vão piorando cada vez mais para o lado dela.
O que me deu raiva em Alex, é que depois das agressões por ciúmes obsessivo de Cole, ela se culpa pelo que aconteceu, fica se justificando pelas atitudes dele.
Nada justifique o ato de agressão.
É triste saber que apesar de ser apenas um livro, o assunto abordado não é algo que não ocorra em nossos dias.
Pelo contrário, violência à mulher, é algo que está se tornando cada vez mais comum.
Muitas mulheres por medo de seus agressores, não denunciam.
Ficam sofrendo, levando uma vida que só a fazem sofrer dia após dia.
Quando não ocasiona em mortes né.
Gente, isso não é amor, é obsessão.
Desse jeito, é melhor você estar sozinha, ao invés de estar com alguém que só lhe causa sofrimento.
A pessoa vítima de agressão além das marcas físicas, também fica com as que estão em seu coração, que faz com que ela a carregue para toda a vida.
Eu fiquei com pena extrema de Alex, com tudo que ela sofre nessa relação.
É um livro, que eu não teria coragem de ler de novo.
Muito sofrimento em páginas :(
Mas que toda mulher deveria lê-lo, com toda certeza tenho.

Mi 10/11/2016minha estante
Evite entao novo livro da collen kkk

Fabi129 10/11/2016minha estante
hahaha
ahhhhhh mas é Collen eu tenho q ler kkkk
esse eu abro uma excessao
mesmo que o tema seja forte :(

Mi 10/11/2016minha estante
Kkkk , mas comparado a esse. É tranquilo. Ele nao tem CENAS de agressão. Nao é nada tao escândaloso. É mais o lado emocional.

Fabi129 10/11/2016minha estante
lado mais emocional beleza
esse que eu li, tem as cenas mesmo

Ca Silva 13/11/2016minha estante
Eu não gostei muito desse livro.... E o motivo foi a Alex ter arrumado uma desculpa para cada agressão que sofreu... Como vc msm disse nada justifica.. Pior que, infelizmente isso acontece com muitas mulheres. O que é triste!!!

Fabi129 16/11/2016minha estante
Alex sempre fazia isso mesmo em relação as agressões Ca Silva
q bom q no final tomou jeito, caiu em si, mas mesmo sendo uma história fictícia, o tema é mt real :(

Caroline 14/09/2018

Tinha tudo para ser interessante...
Que livro mal escrito , creeedooo
Débora 17/09/2018minha estante
Sério? Tá na minha lista de espera.

Caroline 18/09/2018minha estante
Não recomendo para ngm...

Carol (@leiturasdela) 12/02/2019minha estante
Concordo, comprei em uma expectativa altíssima e ao ler (li hoje) a decepção foi imensa.

Débora 12/02/2019minha estante
Eita!!!

Cyntia 02/09/2019minha estante
Concordo. Muito cansativo.

Ananssa 17/04/2020

Amor bem amargo
Como fez em A Lista Negra, a autora consegue nos envolver na história e principalmente nos sentimentos da personagem Alex. A leitura foi fácil porém tensa e doída ao mesmo tempo. Por fim, um bom livro para debater um tema de extrema importância: relacionamento abusivo.
D 04/01/2022minha estante
Todas nós deveríamos ler esse livro. História muito real e dolorosa.

Luana.Darlei 01/05/2022minha estante
Muito difícil de ler. Nos mostra que pessoas em relacionamento abusivo quase

Luana.Darlei 01/05/2022minha estante
Sempre não se enxergam em um.

Mariana113 11/05/2024minha estante
Amei o livro mais não entendi o final alguem pode me esplicar

Taísa 05/01/2018minha estante
Talvez ela quis mostrar a realidade, não sei...

Ana Rosa @aleatoriosda.ana 23/01/2018minha estante
A única coisa que deixou a desejar para mim, foi em relação a familia dele. Queria saber mais sobre a Brenda..

No mais, é a mais pura realidade soltar um indivíduo, e nesse caso sempre sabemos que ele fica perseguindo até algo grave acontecer ou começa com outra vítima.

Ca Agulhari @literario_universo 23/01/2018minha estante
É uma merda Ana.

Taísa 02/02/2018minha estante
Concordo Ana!

Vivi.Carvalho 25/10/2017

Merece ser adaptado para o cinema.
Gente! Chorei muito, de raiva, de pena, de alegria por que sei que existe amizades verdadeiras. Feliz por conhecer essa história que se pararmos para observar temos muitas Alex?s e Cole?s na vida real, o que é muito triste, por mais que tenhamos as informações sobre todos os tipos de abusos que as mulheres sofrem, o machismo ainda impera, por isso quanto mais divulgar sobre o tempo melhor, que assim deixam as meninas alertas para que de certa forma caiam menos em armadilhas. Fica aqui o meu desejo que essa história vire um filme!
Andréa 02/11/2017minha estante
É verdade!

Andréa 02/11/2017minha estante
Terminei de ler em um dia, conheci a história de violência sofrida por uma amiga, no outro. As semelhanças eram enormes.

Vivi.Carvalho 02/11/2017minha estante
Muito triste isso acontecer.

Vick 31/12/2020

Amor Amargo (resenha)
Esse livro tem uma forte carga emocional que eu não sei explicar muito bem, no começo pensei que fosse apenas uma história "bobinha" de romance adolescente e a mudança da protagonista para se adaptar a nova realidade com o namorado, mas ao passar dos capítulos percebi que o desenrolar é ainda mais sombrio.

Recomendo esse livro a todos, mesmo que eu não tenha me conectado tanto assim com os personagens e ficado com raiva a maioria do tempo por algumas ações da protagonista.
Tamires.Isis 31/12/2020minha estante
O que me fez não gostar do livro é que a gente pensa que é romance bobo. Se eu tivesse tido um spoiler sobre a grande questão principal, quem sabe aproveitaria mais a leitura. Foi difícil não sentir ódio pela protagonista e suas escolhas.

Vick 31/12/2020minha estante
Exatamente!!

Vick 31/12/2020minha estante
Eu achei tudo muito "jogado" sabe?

KARINA 01/08/2017

Amor amargo, é um livro que aborda um assunto muito discutido na sociedade que é a violência contra mulher, onde um relacionamento deixa ter um respeito mutuo e começa a ser um relacionamento abusivo ...Antes de tudo isso começar Alex como toda adolescente de sua idade era uma jovem estudiosa e trabalhadora tinha como amigos inseparáveis Bethany e Zach , que fizeram como promessa que nas ferias iriam viajar para o ultimo lugar que a mãe da Alex foi antes de falecer, tudo caminhava perfeitamente bem até a chegada de Cole um garoto bonito,guitarrista que chama a atenção por onde passa , mas num tem o ditado : Cuidado com o que bonito por fora! Que por dentro pode estar podre !! O livro é muito bom ,traz para nós uma lição de vida incrível
Day 01/08/2017minha estante
Gostei da resenha fiquei curiosa para ler!! ;)

KARINA 02/08/2017minha estante
muito bom você nao vai se arrepender!!

Day 02/08/2017minha estante
Já vou colocar na minha lista pra vc me enviar depois..kkkkkk

Joice80 12/11/2021

Esperava mais!!
Ficava evitando esse livro por "medo" da sua temática, mesmo não tendo experiência com o tema abordado mas conheço pessoas que vivenciaram ele. Gente esperava que o livro fosse o relato de um relacionamento de anos e me deparei com uma jovem cheia de problemas emocionais que se liga num cara que em nenhum momento ofereceu a ela o tal do romance perfeito. Esse romance é só falado, não senti e nem me conectei com eles o que para mim foi bem sem graça, pois não me envolvi com a dor dela de querer o boy mesmo ele sendo escroto. Tudo muito superficial!!!!
Deja 30/01/2022minha estante
Geralmente o abusador nasce, creio que esse livro deixou isso claro não importa a idade e o tempo de relacionamento, o Cole é um sociopata

Joice80 30/01/2022minha estante
Na minha concepção a vítima se apega ao abusador por ele no início ser tudo que ela sonha. Por conta disso não percebe os abusos sutis, no caso desse livro eu peguei ranço do boy logo no início e não conseguia entender o pq da mocinha amar tanto a criatura!!

Deja 10/02/2022minha estante
A fragilidade da Alex contribuiu muito pra manipulação dele...

Nati - @_fantasticomundoliterario 13/07/2019

Um sentimento de incômodo me acompanhou o tempo todo nesta leitura.
Quer saber por que? Porque Jeniffer Brown nos remete à mente da vítima. Passamos a acompanhar como a vítima de violência doméstica se sente com tudo que está acontecendo. Com todas as agressões verbais, os abusos psicológicos. E ter essa visão me incomodou muito.

Me incomoda saber que muitas ?Alexandras? não procuram ajuda porque sentem vergonha de contar para alguém. Por medo de ser julgada, de não ser acolhida. Que o tempo todo a mulher se sente culpada. Que ela acha que merece tudo aquilo... Meu Deus! Quem é que merece apanhar por querer dar apoio? Por querer sair com os amigos?

Fica o apelo: Se você perceber ou sabe que alguém sofre esses abusos, aborde-a com gentileza. Com sensibilidade. Não pergunte porque ela ainda não deixou o abusador. Apenas ofereça ajuda. Ajuda para denunciar, ajuda para terminar relacionamento. Apenas ajude. Chega de julgar quem vive em um inferno como esse.
maria 14/11/2019minha estante
tambem achei necessario bater na tecla de que a vitima não fala por vergolha pra não escutar um eu te avisei e etc e o tipo de livro que nós faz pensar no tipo de sociedade em que vivemos que sempre da um jeito de culpar a vitima

Nati - @_fantasticomundoliterario 15/11/2019minha estante
Exatamente, Maria. Da um nervoso total essa leitura, pq queremos que a vítima abra os olhos... Mas não é fácil assim pra ela tomar uma atitude.

maria 15/11/2019minha estante
sim e eu acho muito importante apresentar as dificuldades em sair de uma situação como essa

Renata 01/02/2016

Amor Amargo - Jennifer Brown
Em Amor Amargo conhecemos Alex, uma adolescente estudiosa, com os melhores amigos que alguém pode ter, porém com uma relação familiar um tanto relapsa. Após a morte de sua mãe, quando ela ainda era criança, seu pai se trancou em um mundinho só dele, e de certa forma se recusava a falar sobre o ocorrido. O tempo passou e Alex e suas irmãs cresceram, cada uma superou a falta da mãe de uma maneira, menos ela, que sempre quis ter a mãe por perto e sempre quis saber o verdadeiro motivo sua morte. Mesmo assim, tudo em sua vida ia bem, até que um novo aluno chamado Cole aparece na escola.

Cole é o sonho de toda garota, atencioso, engraçado, romântico, e claro que com o tempo os dois acabam se envolvendo e embarcando em um romance que tinha tudo para ser perfeito, se não fosse o fato de Cole ser um garoto ciumento, possessivo e agressivo. Com o tempo Alex se vê presa em uma relação abusiva, onde cada dia mais sua vida parece caminhar para um beco totalmente sem saída.

Amor amargo foi um livro que me provocou diferentes sensações, entre elas, angústia. O livro trás uma temática muito pesada e ao mesmo tempo tão realista que se torna impossível você não se colocar no lugar da personagem, por diversas vezes eu quis dar uns tapas na Alex por ser tão ingenua, e sem contar que a todo momento eu falava: "se fosse comigo, já tinha matado esse garoto". Mas assim como em A lista negra, a autora trás uma grande lição, esse livro não poderia ser diferente.
No decorrer da história, você começa finalmente a entender Alex, e começa a ver que talvez não seja tão fácil assim se livrar desse tipo de relacionamento, começa a ver o porque a personagem tanto se culpa e entende porque a maioria das mulheres que passam por esse tipo de relacionamento tem essas mesmas atitudes.

Não esperem um final totalmente feliz, até porque isso fugiria da realidade que o livro gostaria de trazer. Mas saibam que o final é completo, satisfatório e até mesmo bonito.
Há tantas coisas que eu poderia dizer sobre Amor amargo, mas se eu disser talvez acabe dando algum spoiler, coisa que não quero fazer. Em suma esse é um livro que todos deveriam reservar pelo menos alguns dias para ler. Super recomendo.
Paloma Viricio 01/02/2016minha estante
Estou louca para ler esse livro e fiquei feliz com sua resenha positiva!

Renata 02/02/2016minha estante
É um livro realmente ótimo, vale muito a pena ler.

Paloma Viricio 02/02/2016minha estante
Com certeza não vou perder essa. ^^

Lane 13/01/2017

Leitura excruciante.
Primeiro, gostaria de dizer que ler Amor Amargo não foi nada fácil pra mim.

É impressionante como vejo a mim e a tantas outras mulheres que já viveram relacionamentos abusivos, em cada parte desse livro, em coisas que parecem absurdas, mas que só quem vive um relacionamento desses entende.

- não estar errada, mas sempre se sentir culpada por tudo de ruim que acontece no relacionamento.
- o cara ser um lixo de pessoa e VOCÊ sempre se desculpar.
- o cara te trair/agredir/errar feio e você se flagrar não contando pra ninguém pois, se contasse, se sentiria pressionada a terminar e, mesmo com tudo o que ele faz, o que você mais teme é isso.
- você, em algum momento, passar a se achar merecedora de todo o sofrimento que ele lhe causa.
- ele te afastar de todos, até o ponto em que você se vê obrigada a levar o relacionamento, pois se perdê-lo, sabe que não tem mais nada.
- você chegar ao fundo do poço a ponto de se olhar no espelho e não se reconhecer mais, perder toda a sua identidade.

Eu poderia ficar aqui por horas fazendo essa lista. Horas. E é surreal olhar tudo de fora e ver o quanto a gente realmente enlouquece com esse tipo de relacionamento, no quanto a gente se transforma no pior em que poderíamos.

Amor Amargo começa com uma leitura meio arrastada, e do nada explode na sua cara e essa explosão dura até o final, te deixando aos pedaços.

Leitura indispensável, que todos deveriam ler. Principalmente quem julga mulheres em relacionamentos abusivos, dizendo ser escolha delas. Um soco no estômago e um tapa na cara.
aluadapsycho 14/01/2017minha estante
Nossa estou lendo esse livro. E estou chocada a cada página. Ótima resenha!

Lane 14/01/2017minha estante
É um livro muito forte, mesmo, principalmente por ser tão real. Boa leitura, querida, obrigada!

31/05/2019

Amor Amargo
Um livro tocante e cheio de emoção , que retrata sobre relacionamento abusivo e a escritora Jennifer Brown consegue mostrar para os leitores toda a confusão ,medo e muitas inseguranças que se passa na cabeça da protagonista .
Ler todo o processo da vítima se deteriorando nas mãos do agressor realmente é angustiante , aiii que vontade de entrar no livro é gritar meu amor reage !!! O fato de ela ignorar pequenos avisos e perdoar atos imperdoáveis é tão frustante ..mas segue a linha da vítimas reais ..
Mas o bacana é ver a rede de apoio que vai se unindo para ajuda-la , o crescimento e o desfecho para se livrar do Cole foi bem escrito.Foi meu primeiro livro que li dessa escritora e vou procurar mais títulos dela ..
Eliete Prado 02/06/2019minha estante
A Lista Negra, da mesma autora é sensacional ?

04/06/2019minha estante
Entrou na lista!!

Lyly 02/12/2015

E se fosse comigo teria sido diferente?
Não sei dizer quantas vezes disse ao longo da leitura: Se fosse comigo, eu teria acabado com esse babaca.

Mas só fui realmente me colocar no lugar da Alex, lá para o final do livro, onde ela não sabia mais a quem recorrer, ou como sair dessa sem machucados. Então, não sei, não sei se comigo teria sido diferente.

A história é simples: garota conhece garoto, se apaixonam e decidem ficar juntos. Porém, o garoto é controlador, ciumento e psicotico, mas a mocinha não enxerga ele assim.
Até ele bater nela a primeira vez.

Eu preciso dizer que queria arrancar o cabelo da Alex a cada capítulo?

Fiquei assim o tempo todo. Muitas mulheres não tem a quem pedir socorro, porque muitas vezes nem a policia ajuda, mas a Alex tinha sua família, seus amigos, até mesmo seus colegas de trabalho e mesmo assim continuou naquilo, naquele loop de sofrimento.

Por um lado entendi ela, Cole era o seu primeiro namorado, era lindo, popular, tinha os mesmos gostos que ela e etc.

Acho que o que mais me irritou era as justificativas para o injustificável. E no fato dela sempre se colocar como culpada dos erros dele! E afastar os amigos. Apesar do Zach ter me irritado um pouco, fiquei mais irritada com a Alex por colocar macho acima das amizades.

Era para eu ter dado pelo menos umas três estrela para esse livro, mas vi que Jennifer Brown conseguiu o objetivo dela: pisar no nosso calo. Nunca fiquei tão agoniada com uma leitura, tive que parar várias vezes para tomar um ar, respirar e não chorar loucamente pela situação da Alex.

Percebi que se o livro estava me irritando, se as atitudes me irritavam, eram porque estava no caminho certo. Infelizmente, muito do que ocorre no livro acontece todos os dias, até mesmo com alguém que mora ao seu lado ou até mesmo dentro de casa.

Enfim, esse é o primeiro livro que leio da Jennifer Brown e vou continuar lendo o que ela escreve. É excelente e com certeza recomendo esse livro. Principalmente para os machistas de plantão que ficam "Se tá com ele é porque gosta de apanhar"; ás vezes, meu caro, não é fácil sair de uma situação dessa, muito menos viva.

E se você passe por isso, saiba que não está sozinha, não tenha medo! Fale com alguém, com qualquer pessoa e saia dessa furada! E não, não é culpa sua. Nunca é culpa sua entendeu? Se ele colocar a mão em você, não tente justificar isso. É imperdoável.

5 estrelas muito bem dadas.
Patty 02/12/2015minha estante
Gostei do seu comentário em relação ao livro

Rafa 02/12/2015minha estante
A sua resenha me fez ter vontade de ler Amor Amargo logo. Comecei lendo Jennifer Brown por A Lista Negra e chorei tanto que nem sei o que dizer. Leia que é tão bom quanto