Amor Amargo

Amor Amargo Jennifer Brown

Resenhas - Amor Amargo

bia 01/10/2020

História de Amor?
Esse livro foi um desafio pelo qual me forcei passar. Minha estante sempre esteve cheia de histórias que mostram relacionamentos saudáveis (por exceção de "É Assim que Acaba") até que li a sinopse desse livro e me interessei pela premissa de algo que eu não tinha muito contato no mundo da leitura.
O livro fala sobre um relacionamento abusivo e da forma como ele pode consumir, da forma como ele se apresenta para Alex - personagem principal - em primeira pessoa, o que é muito interessante, ver as coisas do ponto de vista da vítima e saber os seus devaneios e pensamentos sobre a relação
"Amor Amargo" é intenso, desconfortável e chocante, no entanto, extremamente necessário por falar de um tema que ainda não tem o foco que deveria: a toxicidade de relacionamentos. Nos traz questionamentos morais do tipo "será que isso pode ser chamado de amor?" e "qual é o limite que deveria ter sido imposto a fim de que tal sofrimento fosse previnido?". Tem algumas cenas fortes, portanto não recomendaria a todos, mas o que posso dizer a quem se interessou pelo livro é: esteja disposto a ser atingido pelo peso da história, para que ela tenha o impacto que deve ter na proporção devida.

lis 19/03/2022

Não tenho nem palavras
Eu já tinha ouvido muito as pessoas falarem sobre esse livro, mas a temática dele sempre me retraiu porque é um tema muito pesado, porém resolvi dar uma oportunidade. A história, como na própria sinopse mostra, fala sobre um relacionamento abusivo, e vamos vendo ao longo do livro como a história de Alex e Cole não virou algo nada bonito de ser visto. Acho que essa foi uma das leituras mais difíceis da minha vida, pois a autora retrata as cenas com muito detalhes. E eu só queria em todo o livro, pegar na mão da Alex e dizer: Corre, enquanto não acontece algo pior. Enfim, é um livro muito bem escrita, a autora consegue nos prender do início ao fim, mas isso não quer dizer que seja uma leitura fácil. E eu não recomendaria esse livro para qualquer pessoa, porque ele pode trazer vários gatilhos.

Ghellem Pires 19/08/2022

Aquele tipo de livro que machuca, que faz a gente digerir lentamente.
Acabei a leitura e sinto o peito apertado ? só quem passou por um relacionamento abusivo vai entender, e digo "passou" pq quem se encontra nessa situação não consegue perceber a gravidade e acha que as coisas estão normais.
O livro conta a história da jovem Alex, que acredita ter encontrado seu grande amor ao conhecer Cold mas com o tempo (pouco tempo) ela começa a sofrer agressões e a perceber que ele não é tão especial quanto ela imaginava.
A história é bem comovente, senti raiva em vários momentos da narrativa, eu consegui sentir o desespero e a angústia da protagonista e ao mesmo tempo fazer a mesma reflexão que ela faz: pq ela aguenta e aceita isso? Amor? Solidão? Eu, sinceramente entendo, agora, o que a vítima sente, mas quando eu fui a vítima me via da mesma forma que ela: Ah, é normal, é ciúme, é bonitinho.
Meninas, não aceitem ser diminuídas, ofuscadas, agredidas da maneira que for. Nós merecemos o melhor e precisamos aceitar e entender isso antes de qualquer coisa.
Recomendo a leitura pela importância mas aviso que é uma história pesada, tensa e que pode causar mal estar em quem passou ou passa pela situação.

Kadja 14/05/2020

Comecei achando o livro mais um clichê de romance de faculdade, daqueles bobinhos demais para me interessar. Mas com o passar dos capítulos fui percebendo que tinha algo diferente ali e a trama foi me envolvendo cada vez mais.
Apesar de parecer óbvio, é um caso que acontece rotineiramente com várias e várias mulheres.
É um livro que nos chama atenção para algo muito grave: a violência contra as mulheres. E como é fácil de se enganar com palavras doces e pequenos gestos de carinho.
As mulheres precisam dar um basta nisso! Não se colocar para baixo. Todo ser humano merece respeito.

Marcelinaa 16/04/2021

Um Livro Necessário
Amor amargo virou um dos meus livros preferidos sem dúvidas, acho muito importante as pessoas verem o lado da vítima do relacionamento abusivo. Como a Alex se sente e os medos dela, são perfeitamente abordados no livro, e que da a cada parágrafo um aperto no coração. chorei muito.

Um Rascunho a Mais 17/05/2016

Tenso e incrível ao mesmo tempo...
Depois do sucesso do livro A Lista Negra de Jennifer Brown, mais um livro da autora foi lançado no Brasil, Amor Amargo. Esse é o primeiro livro que leio da autora e posso dizer que foi uma leitura minuciosa e surpreendente a cada página que eu passava. Não consegui parar enquanto não terminei e posso dizer que a leitura valeu só pelo aprendizado que tive. De forma incrível, Jennifer Brown narra fatos chocantes e ao mesmo tempo tão reais que muitas vezes podem estar acontecendo ao nosso lado e não percebemos.
Alex é uma garota inteligente que está no último ano do colégio, trabalha no Bread Bowl e tem dois melhores amigos: Bethany e Zach. Juntos, eles planejam há muito tempo uma viagem para o Colorado. Eles decidiram que queriam viajar desde os 8 anos de idade, pois tudo o que Alex queria era descobrir o que tinha no Colorado, pois sua mãe estava indo para lá quando faleceu em um acidente de carro.
Alex mantinha guardado com ela uma caixa com várias fotos da sua mãe que ela sempre olhava. Apesar das poucas lembranças e da insistência para saber do seu pai o que havia motivado a mãe a viajar, tudo o que ele dizia é que ela não estava bem da cabeça. Pelo fato de seu pai ser muito fechado, Alex não conseguia ter a atenção que gostaria de receber dele.
Por ser uma aluna muito aplicada, Alex dava aulas para o melhor amigo Zach até a Srta. Moody pedir que ela desse aulas para um novo aluno que havia chegado na escola , enquanto Zach teria aulas com Amanda. Ao conhecer Cole, Alex é atraída de imediato para a beleza dele. Aos poucos, quando passa a ter um contato maior com ele, Cole mostra-se um garoto maravilhoso que faz de tudo para agradá-la e faz com que ela se sinta confortável em sua presença. Porém, ao iniciarem um relacionamento, aos poucos ela percebe que Cole é muito diferente do que ela imaginava. Ele se torna muito frio, calculista e faz de tudo para que a Alex se sinta mal.
Com a aproximação cada vez maior de Cole, Alex vai se afastando de Bethany e Zach que mesmo assim fazem de tudo para manter a amizade entre eles . Alex está sob a influência de Cole e sempre o defende fazendo a viagem ao Colorado se tornar uma ideia cada vez mais distante.
Amor Amargo é um livro que mesmo trazendo um tema difícil de ser abordado, vale a pena ser lido. Com alguns momentos chocantes e uma leitura tensa tornam esse livro especial por denunciar uma realidade que muitas mulheres viveram e ainda vivem.
Em muitos momentos, é possível perceber claramente todos os pontos de vista dos personagens por serem muito bem construídos. A dificuldade do Alex e da Bethany tentarem compreender a situação, o sofrimento da Alex, o abuso de Cole e a falta de diálogo da Alex com o pai. Apesar de ser uma leitura angustiante é ao mesmo tempo enriquecedora por trazer tantas informações reais que muitas vezes podem estar ocorrendo ao nosso redor. Sem dúvidas, recomendo!

site: http://umrascunhoamais.blogspot.com.br/2016/04/resenha-amor-amargo.html

Nari 25/05/2021

Amor Amargo
Esse livro nao é para pessoas fracas. Eu mesma tive que dar algumas paradas para conseguir terminar, exatamente por conta do que passa a personagem. Eu me imaginei na situação dela e teve vezes que até me senti sufocada. Ela é muito mal tratada, e é triste ver que isso realmente acontece com muitas mulheres no mundo.
Todos deveriam ler esse livro pelo menos uma vez na vida! É triste, esperançoso, angustiante, encantador. Mostra o amor, o horror e a amizade. Incrível.

Giulia 06/05/2021

Não é fácil de ler
Não por não ser uma leitura fluida, mas pelo aperto que dá no coração toda vez que Alex aceita o que acontece. Toda vez que ela perdoa o Cole, toda vez que ela acha que a culpa é dela, toda vez que ela fica tão perto de contar pra alguém e desiste. Em um livro é fácil ver os sinais de um relacionamento abusivo, ver que ela se afasta de todos, e que continua no relacionamento porque acha que a culpa das brigas é sempre dela. É surreal saber que isso é a realidade de muitas mulheres no mundo, e a impotência que eu senti lendo doeu demais. Violência contra a mulher é um assunto sério que merece mais palco no nosso dia a dia! É um problema a ser resolvido! Parabéns à autora por escrever o livro com tanto cuidado, e fazer a história tão real que eu senti como se tivesse acontecendo com uma amiga. Força, mulheres! Vocês não estão sozinhas!!

Flavinha 14/11/2021

Uma livro com a temática pesada. Com gatilhos. Assunto que mexe com a gente é que deve ser cada vez mais abordado. Vale a leitura.

meduarda 02/06/2020

Tem que ter estômago para aguentar o jogo psicológico que o Cole faz com a Alex, acho que é o segundo livro que eu leio sobre relacionamento abusivo, e foi ainda pior por retratar adolescentes que nem saíram do ensino médio ainda. Espero que a mensagem que a autora tenta passar, consiga chegar em inúmeras garotas que vivem em um relacionamento assim e nem fazem ideia.

Layla.Short 26/06/2020

bonzinho...
poderia ter lido esse antes de é assim que acaba que a experiência seria melhor, mas li rapidinho

Gigi 16/07/2021

Amor amargo
Esse livro é simplesmente perfeito, fala sobre relacionamentos abusivos então se não se sentir confortável não leia. Mas conta a história da Alex, é como ela acaba se envolvendo em um relacionamento abusivo e como ela se liberta dele.
Como a autora aborda sobre esses assuntos é incrível parece que nós os leitores somos a Alex ou um de seus amigos. Simplesmente incrível ??????????+??