A Vida na Porta da Geladeira

A Vida na Porta da Geladeira Alice Kuipers

Resenhas - A vida na porta da geladeira

Jullinha :) 23/05/2023

Apesar de ser um livro simples e rápido de ler, tem uma história envolvente e interessante, que te prende do início ao fim

Starlice 17/05/2023

Decidi ler por um comentário incrível aqui do Skoob e com certeza valeu a pena.
Por mais que sejam apenas bilhetes em todas as páginas. É um livro lindo, diz muito com poucas palavras, mas foi feito com carinho.
Me lembrou o quanto dizer que "não temos tempo" é uma coisa ridícula, sempre temos tempo para alguém que amamos. Sempre podemos fazer algo por esse alguém, mesmo que sejam apenas bilhetes na porta da geladeira.

Julia3797 13/05/2023

Família Acima de Rotina
O livro apresenta o relacionamento entre uma adolescente e sua mãe que é médica, ambas com rotinas corridas, acabam se falando mais por recados na porta da geladeira do que pessoalmente. Esses recados vão de "Olá, tudo bem?" Até "Descobri que estou com câncer." Com toda certeza aquele foi um ano decisivo para ambas.
Essa obra é um exemplo de como estamos "vivendo" colocando uma rotina pesada acima de tudo e todos. Até quando iremos colocar o trabalho e as distrações do dia a dia acima de nossa família e de nossa saúde?
Um livro como esse, é exemplo de como não podemos levar a vida no "automático", na nossa rotina pesada sem fim. Tentem ao máximo estarem juntos de sua família, aproveitando, abraçando e curtindo as pessoas que amam. Não deixem que suas rotinas tirem momentos especiais com pessoas especiais, vivam ao invés de sobreviver.

Alice 09/05/2023

Um livro muito bom e com leitura fluída que nos mostra a importância da convivência e comunicação com nossos pais.
O livro conta a história de uma mãe e uma filha, que, por conta de suas vidas corridas, não têm tempo de se verem pessoalmente, por isso, conversamos por bilhetes na geladeira. Mostra suas desavenças, tais das quais não deveriam ser consideradas como tal.
De certo modo, a autora mostra, de forma sucinta, o amor que as duas sentem uma pela outra. Claire era muito nova, estava vivendo novas experiências, experimentando o "primeiro amor". Sua mãe, uma mulher forte, leva todos esses fatos (que deixam sua jovem menina mal) em consideração, por conseguinte, não conta o que acontece com ela e sua doença.
Morre, da forma mais trágica e triste, uma mulher de personalidade forte, trabalhadora, apaixonada!
No fim, Claire percebe o tempo que perdeu ao lado de sua mãe, saindo com amigos, dormindo com o pai, namorando; todos os fatos que a dispersavam de sua tão querida mãe.

ups.kamys 07/05/2023

Não colocava expectativa nenhuma nesse livro sendo sincera, porém todo mundo que lia adorava ele, então eu decidi ler, e não me arrependo nem um pouquinho.
Esse livro é como uma lição de vida, ele é simples (vamos se dizer assim) porém com um objetivo enorme. Uma história triste mas verdadeira, eu adorei a experiência de ler ele!!

Pati 04/05/2023

O que você está fazendo com seu tempo?
Eu não tenho tempo! Quem nunca disse isso?
E o que eu e você estamos fazendo com nosso tempo? Ao que damos importância? O que realmente é importante?
Essas são algumas das questões que me fiz ao ler este livro. Que não seja necessário chegarmos ao extremo para que possamos passar a valorizar realmente o que (quem) é importante.
É um livro muito reflexivo, rápido de ler (apesar de não ter tempo...), onde o final não é tão feliz, mas talvez necessário.

Wall 20/04/2023

Não queria que você descobrisse que o mundo pode ser cruel, que a vida é difícil, que as vezes não podemos
controlar nosso destino.

Jeffez 15/04/2023

Esse livro foi uma pancada!
Caiu um cisco do tamanho de um tijolo nos meus olhos ?, que livro simples e tão forte ao mesmo tempo. A questão da pouca comunicação e interação entre mãe e filha mesmo morando juntas, o trabalho e rotina corrida de ambas. A comunicação através de bilhetes na geladeira.
A adversidade que ocorre em seguida. É bem triste e puxa uma reflexão pesada.

Eu sempre me pego imaginando o porquê das pessoas negligenciarem tanto o afeto e a comunicação simples e clara nesses momentos, com um medo absurdo de estarem atrasando a vida dos outros ou machucando de alguma forma. E tirando a importância da coisa. é um momento delicado para todos e ponto. Mas entendo e respeito!

A escritora caprichou e fez em tao poucos textos a medida certa da história.
Pandora 16/04/2023minha estante
Também gostei bastante desse livro.

sarambarbosa 17/04/2023minha estante
Li esse na época do ensino fundamental ainda, muito triste ?

Carla116 15/04/2023

História narrada por meio de bilhetes na geladeira.As vezes não damos atenção necessária para aqueles ao nosso redor.

Steh.RP 14/04/2023

CURTO, DIFERENCIADO E SIGNIFICATIVO
O livro é curto, li em 2 horas.
É diferenciado por se tratar de uma história contada por bilhetes, por isso estranhei um pouco, foi complicado não ter muitas informações sobre os personagens. Aos poucos conhecemos apenas a rotina das protagonistas, uma mãe médica que está sempre trabalhando e uma filha adolescente de 15 anos um pouco mimada.
Confesso que detestei o comportamento da Claire, mas é um pouco difícil julgar por ser uma adolescente né ?!
O final do livro bem previsível.
Contudo achei significativo por passar uma mensagem sobre valorizar o tempo com as pessoas que amamos.
Recomendo a leitura para adolescentes

Steh.RP 14/04/2023minha estante
Exatamente isso !

Sky 22/03/2023

Um título sem detalhes
Alguém me falou desse livro uma vez. Eu lembro que senti muita vontade de lê-lo mas não achei mais na biblioteca. Mas hoje, anos depois, eu o encontrei enquanto andava pela biblioteca da minha escola. Comecei a ler na hora e me prendi tanto na leitura que mais ou menos 1 horinha depois já tinha terminado.

É um livro com uma história curta mas muito envolvente, entrei no mundo de Claire e a mãe dela de forma que não queria mais sair.

Uma leitura rápida mas que nós faz imaginar muito por não ter tantos detalhes. Essa particularidade desse livro de não ter quase nada de detalhes, acho que foi isso que me prendeu. Tive muito mais liberdade pra imaginar tudo.

Chorei com o fim, já esperava mas não queria. Senti a dor de Claire como se fosse a minha, me senti muito próxima mesmo em tão pouco tempo.

É um livro que recomendo a todos.

Maria 17/03/2023

"Queria que tivéssemos mais tempo, mãe. Acho que isso é tudo que tenho a dizer. Queria ter tido mais tempo para ficar com você. Mas fico feliz pelo tempo que tivemos. Muito feliz. Quando eu voltar para a casa do papai, vou folhear os álbuns e vou me lembrar de tudo."

Emanuele.Bolzani 11/03/2023

Esplêndido
Esse é um livro com a premissa de: Uma mãe médica e uma filha que não para em casa. Resumindo elas se veem pouquíssimo e a maioria de seus contatos são com bilhetes colados na geladeira, e o livro é narrado por estes bilhetes.
Ao mesmo tempo que vemos uma relação difícil entre mãe e filha, também tratamos de um assunto que todas as mulheres deveriam ler, o câncer de mama.
Um livro muito emocionante, rápido de ler e realmente original.
Peguei está leitura na biblioteca da minha escola durante uma leve ressaca literária e não esperava nada, surpreendente e comovente!