A Vida na Porta da Geladeira

A Vida na Porta da Geladeira Alice Kuipers

Resenhas - A vida na porta da geladeira

*Rô Bernas 11/10/2009

Emocionante!!!!
Sabe aqueles livros que você lê de uma sentada e quando acaba você sente vontade de reler? Então...
Tem momentos que a gente ri, chora, se emociona, sente raiva por tantos bilhetes e muitos desencontros, mas apesar dos desencontros dá pra sentir o carinho, cumplicidade e amor que permeia na relação mãe e filha.
E como livro bom tem que circular, ele saiu daqui da Bahia e foi direto pra casa da gauchinha Nana...espero que ela goste tanto quanto eu gostei.:-)
Nana 11/10/2009minha estante
Bem capaz que a gauchinha não vai gostar!...hahahaha

Tina 30/10/2010minha estante
Fiquei com mais vontade de ler :D

sonia 25/04/2013minha estante
achei bem interessante a história, bem moderna, engraçada, bem juvenil. agradável de ler.

Kátia 20/12/2013minha estante
Peguei o livro quando acordei e só parei quando terminei de ler, devo ter levado uma hora e meia, não conferi o relógio quando acordei. Chorei por mais de meia hora e precisei vir aqui dividir o que estou sentindo. Lindo livro! Pelo título eu não esperava algo tão tocante. Estou feliz por ter lido.

*Rô Bernas 20/12/2013minha estante
Pois é Kátia, só depois que a gente lê que percebe como o título tem a ver com a história, não é? Emocionante mesmo!!! =D

Daniel 04/03/2014minha estante
Muito simples e emocionante. Fiquei bastante tocado com a leitura. Já está na lista dos meus desejados.
E ótima resenha Rô.
Abraço.

*Rô Bernas 12/03/2014minha estante
Que legal, Daniel!!!
=D

Leiturando 03/09/2020minha estante
Segunda vez que leio esse livro e chorei como se fosse a primeira, simplesmente perfeitooo ?

*Rô Bernas 15/09/2020minha estante
Vou procurar pra reler. :)

Sofia 14/12/2021minha estante
Essa história me emocionou tanto.. a Claire ainda adolescente teve que aprender com as circunstâncias da vida a ser forte por ela e pela mãe. Tem muito a nos ensinar pois NADA paga a conversa boa e a presença das pessoas que amamos!

Juimnha 28/01/2023minha estante
Chorei horrores, incrível. Foi indicação da minha professora, não colocava fé mas esse livro é o meu favorito há 3 anos

Cinbrle 13/04/2023minha estante
Concordo. Eu li ele quando era criança e hoje tenho 19 anos e até hoje lembro desse livro e da história de tão tocante que é. Lembro que na época eu fiquei super triste lendo porque elas não tinham uma relação mãe e filha de verdade. Vou reler.

Senhorita_morland 27/05/2021

Fui tapeada
Eu toda iludida achando q ia ser um livro fofinho, me lasquei. Chorei como uma desgraçada, nunca mais kkkkkk
Lis 28/05/2021minha estante
KKKKKKKKK ai amg, desculpa mas tô rindo

Lis 28/05/2021minha estante
Foi o livro q falaram na reunião né?

Senhorita_morland 28/05/2021minha estante
FOI KKKK PIOR QUE FOI KKKKKK

KKKKKKKKKKKK tudo

isabella ;-; 31/05/2023

Final triste?
Cara,o livro em si é MUITO bom,eu gostei bastante,quase li tudo ontem, mas tava com preguiça, então terminei hoje na aula,kkk, mas o final é triste...mas eu gostei, leiam??
Fernanda2815 31/05/2023minha estante
Me interessei bastante, já adicionei na minha lista

Carol 31/05/2023minha estante
Ja coloquei até na minha lista aqui!

isabella ;-; 04/06/2023minha estante
Hehe,tbm tava interessada?

isabella ;-; 04/06/2023minha estante
Hehe,sou bookstan influencer?

Cris 22/08/2010

Um livro que nos deixa sem palavras.
*Atenção, esta resenha pode conter spoiler.

Eu simplesmente não sei o que dizer. Este é um dos livros que, por mais que falamos, elogiamos, e recomendamos, nada do que dissermos vai expressar o quanto ele nos causou, de bom e incrível, enfim, o quanto mudou nossa maneira de pensar e nos transformou.
Quando eu li sua sinopse, me interessei pela história, vi algumas resenhas e resolvi baixar. Confesso que quando vi que o livro todo era composto apenas por bilhetes, um por página, achei que o livro fosse ser chato. Mas não foi. Me enganei completamente, simplesmente "quebrei a cara". Por ser dessa forma mesmo que tanto gostei do livro, pois, sendo um bilhete por página, você o lê de uma forma SUPER rápida, de verdade, como nunca li um livro dessa forma. Os minutos passavam, lentamente, e dezenas e dezenas de folhas voavam e voavam, sem você nem perceber que elas haviam passado. Me vi em um dia lendo umas 80 páginas ou mais, coisa que nunca havia feito antes. E olha que eu ainda demorei para lê-lo, queria ter o lido muito mais rápido, em no máximo 3 dias, na verdade. Mas não foi culpa do livro e da autora eu não o ter lido dentro do prazo esperado, e sim porque houve alguns contratempos que me impediram de ler mais rápido. Hoje mesmo eu terminei de lê-lo super resfriada, constipada, mas não me atrapalhou em nada a minha leitura. Nada atrapalharia em ler esse livro tão lindo, comovente e maravilhoso. Só tenho o que agradecer a autora por ter escrito e nos disponibilizado um livro desse jeito, tão apaixonante e viciante. Vou sentir muita falta dele, e de seus personagens que apaixonam qualquer um. Eles ficarão para sempre no meu coração, principalmente a Claire, que, apesar de parecer imatura no começo, me surpreendeu no final; e sua mãe, tão forte, corajosa e devotada à filha, que se foi deixando muitas saudades e tristeza, não só a Claire, mas para mim também.
Não tem como não se emocionar com esse livro, não tem mesmo. Meus olhos se encheram de lágrimas à medida que eu chegava a página final do livro, e uma dor pela Claire e sua perda crescia cada vez mais dentro de mim. Eu que vi e convivi com sua trajetória toda, ver a dor, preocupação e sofrimento das duas por causa da doença da mãe, o sofrimento de Claire ao terminar com Michael... enfim, tudo isso mexeu muito comigo.
Com toda a certeza do mundo, esse é um livro que levarei para a vida toda, e, além de eu levar uma parte dele, ele levou uma parte de mim consigo. Espero poder ter a oportunidade de lê-lo outra vez, e sempre que der. Como já disse, um livro para a vida toda.
Depois dessa declaração eterna toda, só podia ser recomendadíssimo, para todas as idades! Espero que todos sintam tudo o que senti com ele, e que o aproveitem e o amem ainda mais do que eu amei! :D
Lorena Lima 24/08/2010minha estante
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah,agora depois dessa resenha super linda ta mais do que nos livros que eu vou ler,ta no livros que eu COM CERTEZA VOU LER,COM URGÊNCIA! aaaaah,que fofs*-*

Helena 07/09/2010minha estante
AH! Eu sempre quis ler este livro! Parece ser muito bom.

Cris 11/09/2010minha estante
Pois leiam mesmo, não irão se arrepender, eu garanto s2 Pelo menos eu não me arrependi, rs. =)

Cris 10/10/2010minha estante
Ah, é que eu sou muito lerda para ler mesmo, demoro muito para terminar um livro, rs. Tenho déficit de atenção, então pra mim é muito difícil me concentrar, por isso demoro tanto. Além do fato do computador e da tv não me deixarem ler mais, né, rs. ._.
Sobre o que você disse no final, concordo plenamente. Poucos livros me tocaram tão fundo como esse. :)

hiliandra.faggion 12/06/2021

Nossa, não esperava por isso... Li rapidinho porque realmente é a vida na porta da geladeira. Me senti no lugar da Claire, me senti no lugar da mãe dela. Triste, real, sensível, me fez chorar. Muito.
Loree_Batista 13/06/2021minha estante
Amo ?

hiliandra.faggion 13/06/2021minha estante
Foi indicado no grupo de leitura coletiva do Harlan... do Inocente. Não foi você quem indicou?

Loree_Batista 13/06/2021minha estante
Eu falei dele mesmo, tinha esquecido?

Maria 07/09/2022minha estante
eu AMEII esse livro, n tinha nenhuma expectativa, mas eu chorei tantoo
pfto sério

Rachel 07/09/2022minha estante
Chorei tanto quando li

Ana 15/05/2010

Curtinho e fácil de ler,mas confesso que esperava mais.Não sei se é porque sou dramática e gosto de coisas detalhadas, mas as idéias poderiam ser bem mais trabalhadas e ricas em detalhes importantes sobre o câncer de mama.
Aline R. 19/06/2010minha estante
Mas a "mamãe" se desculpou e reconheceu a dificuldade em falar do assunto. Não podia ser diferente.

Ana 20/06/2010minha estante
Confesso que é um assunto difícil de ser abordado, mas a autora, se quisesse, poderia conduzir a narrativa de modo que mais informações pudessem ser passadas.

Jeffez 15/04/2023

Esse livro foi uma pancada!
Caiu um cisco do tamanho de um tijolo nos meus olhos ?, que livro simples e tão forte ao mesmo tempo. A questão da pouca comunicação e interação entre mãe e filha mesmo morando juntas, o trabalho e rotina corrida de ambas. A comunicação através de bilhetes na geladeira.
A adversidade que ocorre em seguida. É bem triste e puxa uma reflexão pesada.

Eu sempre me pego imaginando o porquê das pessoas negligenciarem tanto o afeto e a comunicação simples e clara nesses momentos, com um medo absurdo de estarem atrasando a vida dos outros ou machucando de alguma forma. E tirando a importância da coisa. é um momento delicado para todos e ponto. Mas entendo e respeito!

A escritora caprichou e fez em tao poucos textos a medida certa da história.
Pandora 16/04/2023minha estante
Também gostei bastante desse livro.

sarambarbosa 17/04/2023minha estante
Li esse na época do ensino fundamental ainda, muito triste ?

kiwi 29/01/2023

6 (2023)
De primeira, tenho que admitir que eu subestimei esse livro. resolvi ler em um dia de pura preguiça e terminei chorando igual uma vagabund4.

é notável a força do laço familiar que as protagonistas possuem através dos eu te amos escritos, dos avisos pra não esquecer a chave e das listas de compras deixadas. ele nos faz pensar no quanto a comunicação é importante nas relações.

a vida pela porta da geladeira parece ser tão superficial (tanto que sequer cita o nome da mãe de claire) mas só então, quando chegamos no final, que percebemos a proximidade com a realidade.

em algum momento da leitura, pra mim, os personagens deixam de ser apenas personagens e se tornam pessoas reais. pessoas que existem e que todos os dias lutam contra a rotina e a falta de tempo.

senti muitas coisas lendo esse livro, mas o constrangimento foi o sentimento predominante. constrangimento por as vezes não dar valor a um minuto de conversa, uma ligação, uma mensagem, ou a um post it deixado na porta da geladeira.

quando terminei a leitura liguei pra minha mãe.
Cassy 29/09/2023minha estante
tudo vira rotina até fazer falta, na falta q reconhecemos como algo simples faz diferença, pq o mundo é crueel

kiwi 29/09/2023minha estante
nossa sim !!

CarlaC 25/07/2010

As melhores coisas são as mais simples. Muitas vezes não é preciso você ser um Nobel da Literatura ou escrever um livro de 300 páginas para tocar os outros. Na maior parte das vezes basta usar as palavras certas. Essa autora aborda com primor um tema muito difícil: a perda de um ente querido.

A determinada altura começou a nascer um nó na minha garganta, que foi apertando, apertando e eu dei por mim não chorando, mas soluçando. Quem é mãe, quem é filho, não conseguirá passar ao lado desta história, pois muito mais do que lê-la você acaba se colocando a si mesmo naquela situação e sentindo toda a angústia dos personagens. Um livro que dá que pensar... que nos faz olhar a vida de outra forma, que nos remete para o que (e para quem) realmente importa.
Cris 10/10/2010minha estante
Sua resenha emociona qualquer um, nunca li algo tão lindo. *-*

Cintia.Gomes 13/12/2021minha estante
Chorei com o livro e com a sua resenha hahaha

estreladesaturno 24/02/2020

Sensibilidade pura.
Me fez refletir bastante sobre a vida e o quanto ela é rápida, e que quando menos damos conta ela simplesmente acaba. Terminar a leitura me deixou com um vazio imenso devido a sensibilidade do que li, indico bastante e considero uma leitura extremamente necessária.
alissonferreira.c1 24/02/2020minha estante
Adicionei à minha lista. Estou a procura de conteúdos mais construtivos para ler.

De Olivato - @olivatobooks 08/08/2016

Apenas leia, dê uma chance para este livro e não vai se arrepender.
O livro de hoje é A vida na porta da geladeira, ele conta a história do relacionamento de uma mãe que é médica e está sempre trabalhando e de Claire, sua filha adolescente.

As duas têm rotinas completamente diferentes e corridas, quase não se veem mais e começam a se comunicar com recados deixados na porta da geladeira e esses recados vão de coisas mais simples até coisas mais sérias, nada é deixado fora dos bilhetes.

No decorrer do livro, vemos a escritora Alice Kuipers brincar com as palavras de forma surpreendente, ela quis passar a mensagem de que ultimamente parece que temos pouco tempo para dar valor às pessoas que nos cercam e que podemos dizer muita coisa com poucas palavras, eu nunca tinha lido algo desse jeito, é literalmente bilhetes e por isso, a leitura flui de uma forma mais rápida.

Uma coisa que me doeu mesmo sabendo que ia acontecer porque estava na sinopse, é quando Claire descobre que a mãe está com câncer, a fase de tratamento lidada com bilhetes me fez chorar tanto, só de pensar agora já bate aquela vontade de chorar.

Eu acabei esse livro querendo dar um abraço em todo mundo ao meu redor, meus pais, meus irmãos, meus sobrinhos, é tão bom quando um livro faz com que você veja o mundo de uma forma diferente, sempre pensamos no futuro, mas e o agora? Ele deveria importar bem mais do que o futuro, por isso não deixe as oportunidades de dizer para uma pessoa que você a ama passar.

No Skoob, dei 5 estrelas e favoritei, o John me recomendou essa leitura e ela foi uma das coisas mais puras e emocionantes que eu já li. Eu recomendo a todos.

site: https://www.instagram.com/p/BIvcwR-jMTQ/
Rafa Ferrante 08/08/2016minha estante
Adoro livro para chorat

Aracele 24/04/2021

Emocionante!
Um daqueles livros que te prende completamente e não larga por nada.
História triste e ao mesmo tempo emocionante, um tapa na cara de quem nunca tem tempo... Sempre damos um jeito pra quem realmente nos importa.
Rever conceitos.
Amei.
BMOL 02/02/2023minha estante
Mandei inbox

Gabi 17/05/2010

Absolutamente perfeito.
Esse livro foi o primeiro e-book que eu li todo, li em meia hora, mais ou menos, é pequeno, e a leitura é extremamente fácil, mas nem por isso deixa de ser perfeito, emocionante, e comovente.
CamiBrito 29/05/2010minha estante
ai quero ler *-*

Cris 08/09/2010minha estante
eu já li esse livro também, é absolutamente perfeito mesmo, você falou tudo, é um dos melhores que já li em toda a minha vida, um livro inesquecível, que levarei junto comigo até a morte s2