Prometo Falhar

Prometo Falhar Pedro Chagas Freitas

Resenhas - Prometo Falhar

Vanessa Sueroz 10/05/2016

Neste livro de crônicas teremos uma leitura bem diferenciada. A estrutura do livro é completamente diferente. A autor não inicia com maiúsculas, por exemplo. Não temos títulos para novas histórias, o que confesso que para mim foi muito estranho saber onde começavam e terminavam.

O livro parece uma bagunça organizada onde o autor pegou vários textos aleatórios sobre o cotidiano e colocou em um livro. Os personagens não tem nomes.

“mas o que faz um livro é a maneira como ele fala e não a maneira como se veste, nisso os livros são como as pessoas sem tirar nem pôr.”

Como podem suspeitar o tema principal das crônicas é o amor, mas vários tipos de amor: entre homem e mulher, pais e filhos, irmãos, amigos e etc. Vamos conhecer as diferentes formas de amar, e tudo que vem com elas. Tanto coisas positivas como negativas.

“quem inventou a droga não conhecia o amor, me parece evidente”.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/prometo-falhar/

Coisas de Mineira 08/02/2018

Nós nascemos, estamos no mundo e geralmente vivemos nossas vidas da melhor forma possível, tentando acertar. Mas uma coisa é certa: Não somos perfeitos e vamos falhar. Eu penso dessa forma e penso na frase “errar é humano”, pois acredito que realmente é! Foi por isso que o título Prometo falhar despertou meu interesse e a frase “O amor acontece quando desistimos de ser perfeitos” aumentou minha curiosidade. A capa fofa me atraiu, o trecho que aparece no verso me pareceu super romântico (como não se derreter por frases como: Há tanto frio em mim quando você não está ou Há uma só vida e você é tão inacabável em mim ?) O pouco que li, ainda na livraria, abrindo em páginas aleatórias, me fez concluir que se tratava de uma história de amor.

Mal sabia eu que havia levado para casa bem mais que um livro de romance. A princípio fiquei confusa, pois não encontrava na obra personagens, uma história ou uma sequência lógica. Então fui pesquisar e descobri nas descrições da obra que eu estava diante de um livro de amor. Um livro de crônicas que nos traz cenas do amor nas diferentes formas como ele se apresenta. Sabendo disso passei a me deliciar com cada relato e aproveitá-los, pois são curtos e profundos. Uma escrita carregada de sentimentos... Medos, dúvidas, certezas, confissões, quereres... Palavras que nos permitem conhecer intimamente o amor sentido pelas pessoas. O mais legal disso tudo é que fui capaz de me espelhar em alguns amores e também de desejar ter sido a razão de outros. Talvez seja esse o grande atrativo do livro!

É até difícil resenhar um livro como este. Eu penso que seus relatos são para serem sentidos e não explicados. Melhor que tentar descrevê-lo é mostrar em trechos da obra o quanto a escrita é bonita, leve e cativante: Tinha acabado de vê-lo pela primeira vez e já o amava desde sempre, o amor é tão fácil quando ninguém o complica (pag. 40) A vida é pequena demais para perdermos tempo gastando energia em algo que não envolva amor (pag. 42) Ninguém sabe o que é perder quando ainda tem uma mãe e um pai para abraçar (pag. 103) Me ame como se fôssemos acabar: eis o pedido que te faço para sermos eternos (pag. 261) Me ame como se tivesse me descoberto agora... Me ensine a envelhecer feliz ( pag. 322) Preservar um amor não é afinal livrá-lo do mal, é antes perceber o seu mal e aceitá-lo por bem, amém (pag. 376). Se frases assim te agradam você provavelmente irá gostar do livro.

Só posso dizer que me apaixonei por essa escrita com cara de poesia e acho que o tom poético se deve a tamanha sensibilidade com que as palavras foram postas nas linhas. Me desculpem os que prezam por um livro intacto, mas para mim foi impossível não destacar em cada página as frases que mais me tocaram e meu livro acabou todo grifado. Em minha opinião é um livro que irá atingir o leitor de maneira diferente em diferentes momentos e certamente irei ler mais vezes. Se você é sensível, gosta de ler sobre como o amor é vivido e sentido, não só o amor de casal, mas o amor no geral está diante de uma boa dica. Eu sou suspeita para falar, pois amei... Mas se você resolver ler e acabar não gostando, não culpe o autor, afinal de contas ele prometeu falhar! Beijos.

Por: Nathalia Reis
Site: http://www.coisasdemineira.com/2016/09/livros-prometo-falhar-pedro-chagas.html

Aryane 15/08/2016

Cansativo
Eu não posso resenhá-lo, já que não li o livro inteiro, mas pelas duzentas páginas que li, achei o livro cansativo e repetitivo. Apesar de ser um fenômeno de venda e tudo o mais, não me prendeu muito.

Talvez eu termine a leitura em outro momento.

site: amoremletras.wordpress.com
Flavia 19/08/2016minha estante
Também desisti do livro.

Aryane 19/08/2016minha estante
Eu quase desisti de postar minhas considerações aqui, já que os leitores da obra amaram. Eu, realmente, não curti muito.

Flavia 25/08/2016minha estante
Eu sinceramente ODEIO desistir da leitura, mas ... Não é meu estilo preferido.
Realmente algunscontos foram muito bacanas e eu adorei, mas no meu caso foi mesmo o estilo.

Michele.Acquafreda 27/08/2017minha estante
Eu tb não gostei e parei no meio. E não é nem pelo fato de ser crônicas, pq adoro as de Martha Medeiros. Achei chato mesmo.

Ana Luiza 12/09/2015

Resenha do blog Mademoiselle Loves Books - www.mademoisellelovesbooks.com
Como disse na resenha de Encontros & Desencontros (aqui), ultimamente tenho apreciado bastante contos e crônicas pela falta de tempo para ler. E, pelo visto, estou tendo sorte com as minhas escolhas de livros. Como minha leitura anterior, Prometo Falhar é uma coletânea de crônicas rápidas, mas muito profundas e tocantes.

Peguei Prometo Falhar sem ao menos ler a sinopse, mas já certa de que gostaria, já que todos estão falando muito bem da obra. Entretanto, fui em muito surpreendida quando não me deparei com um romance e sim com um conjunto de crônicas que coloca muitos autores de romances românticos no chinelo. Já li histórias de amor de mais de 500 páginas que não me emocionaram nem um décimo do que algumas crônicas de Prometo Falhar, de duas ou três páginas.

As palavras do autor português possuem quase que uma mágica própria, já que nos envolve da primeira sílaba do livro até a última. Entretanto, essa é uma obra para ser lida devagar, para ser degustada. Cada pequena crônica traz seu universo próprio, sua singularidade que precisa se digerida com paciência e paixão. Apesar disso, a maioria das pequenas histórias tem um ritmo rápido e delicioso. Uma experiência muito gostosa é não ler o livro da forma convencional, do começo para o fim, e sim pegá-lo e abri-lo em uma página aleatória, para se encantar e surpreender ao acaso.

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2015/09/resenha-prometo-falhar-pedro-chagas.html

marcelgianni 12/09/2016

Poemas singulares.
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para ver minha resenha completa, veja o link mais abaixo), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Diferente. Incomum. Estranho, até. Um livro que impressiona por sua originalidade e singularidade. É um bom livro, que recomendo por sua originalidade e criatividade na maneira com que o autor usa, abusa e reinventa o português, com construções textuais incríveis.

No entanto, como não gosto particularmente de poemas, o livro não me agradou muito. Como citei anteriormente, impressiona no início, devido ao estilo de escrita do autor, mas com o passar dos poemas, a obra torna-se repetitiva em muitos momentos. É um livro para se ler aos poucos, pois, em suas 399 páginas, há mais de 150 poemas.

Os poemas são geralmente ligados ao amor, sendo sua maioria voltada para relações entre casais, mas também há textos focados em relações familiares, despedidas, e poemas meditativos. Alerta: Embora a obra seja basicamente sobre o amor, sua leitura está também intimamente ligada ao prazer, podendo ser até taxado, em muitos poemas, de possuir um cunho hedonista. Isso porque o autor procura demonstrar que o amor e o prazer estão sempre juntos (o fato de as palavras “orgasmo” e “sexo”serem algumas das mais encontradas no texto ajuda a se ter uma ideia do que o autor quis transmitir).

O livro tem bons poemas, alguns que conseguem nos emocionar em apenas uma página e meia! Admiro quem consegue transmitir tanto em tão poucas palavras. No entanto, pelo grande número de textos, sendo muitos deles ligados ao mesmo tema, a leitura se torna cansativa e lenta, pois o autor também usa muitas construções linguísticas, com frases bem construídas e trabalhadas. É um livro para ser lido aos poucos.

Apesar dos pontos negativos mencionados, recomendo a sua leitura, pela elegância, ousadia e criatividade dos poemas, mas, acima de tudo, pela mensagem que o autor busca passar, a de que devemos valorizar aqueles que amamos e que nos amam; que não devemos desistir de um amor, lutando por ele enquanto houver esperanças – ou mesmo que não as tenhamos mais -; e que devemos seguir nossos sonhos e aspirações, mesmo que contra convenções ou costumes.

site: https://idaselidas.wordpress.com/2016/09/12/prometo-falhar-pedro-chagas-freitas/

val silva 18/10/2016

Prometo Falhar – Pedro Chagas Freitas
Baixe o Livro grátis... http://livrosgratisbibliotecaonline.com/2016/10/18/prometo-falhar-pedro-chagas-freitas/

Prometo Falhar é um livro que fala de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. Em crônicas desconcertantes, Pedro convida o leitor a revisitar suas próprias impressões sobre os relacionamentos humanos. A linguagem fluida, livre, sem amarras, faz querer ler tudo de uma vez e depois ligar para o autor para terminar a conversa . Medo, frustração, inveja, ciúme e todos os sentimentos que nos ensinaram a sufocar são expostos sem pudores. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra que é possível sair ileso de tudo, menos do amor. Você escolhe a ordem em que vai ler as crônicas do jovem escritor que tem 21 obras publicadas e é sucesso de vendas em Portugal.

Prometo Falhar foi o livro mais vendido de Portugal em 2014 e chega ao Brasil com mais de 100 mil cópias vendidas na edição portuguesa.

site: http://livrosgratisbibliotecaonline.com/2016/10/18/prometo-falhar-pedro-chagas-freitas/

val silva 18/10/2016

Prometo Falhar – Pedro Chagas Freitas

Pri 15/11/2016

{Resenha} Prometo falhar- Blog As Meninas que leem livros
Este é um dos livros que eu estava ansiosa para ler e não me decepcionei nada. É como ter ganho um amigo novo que sabe como nos sentimos na maior parte dos momentos da nossa vida e simplesmente não conseguimos falar sobre. Pedro consegue isso e mais um pouco, trazendo temas diversos, mas todos eles falando sobre o amor.

Seja o amor dedicado à alguém, dedicado ao egoísmo, ao sofrimento, à paixão avassaladora, o amor perdido, o sonhado... Nos joga uma sensibilidade ímpar em todos os aspectos humanos, mostrando também àqueles os quais grande parte da sociedade nem presta atenção, fala sobre crises econômicas e crises pessoais, amores esquecidos, perda daqueles que amamos para a fatalidade. E o mais interessante é que nem parece que é delas, até vir aquele final que tá um soco na boca do estômago.

É um livro sem letras maiúsculas, sem capítulos e demarcações. Passa de uma história a outra seguidamente, apenas com o passar de páginas, um modelo o qual eu ainda não tinha lido.

[...]
Continue lendo no blog!

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2015/11/prometo-falhar-o-amor-acontece-quando.html

Horroshow 13/12/2016

Resenha por Marina Borges (Blog Horrorshow)
Vamos começar deixando uma coisa muito clara: eu não gosto de desaconselhar leituras. Entre os motivos está o fato de que eu não sou dona da verdade, sequer uma crítica literária, e cada um gosta do que for melhor para si. Mas vou enfatizar que uma coisa é muito necessária nessa leitura: cautela.

“Ué, mas por que eu preciso de CAUTELA para ler esse livro fofinho?” O problema já começa com o ‘fofinho’. Tanto no momento do lançamento, que estourou aqui no Brasil (e em Portugal já tinha estourado), quanto depois, o que mais ouvi/li sobre esse livro é que ele é romântico, fofinho, e que muitas pessoas queriam um namorado como o autor. Gente, calma aí.

(...) Leia mais no link abaixo

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com/2016/07/prometo-falhar-pedro-chagas-freitas.html

Leticia - @umleitornooceano 24/01/2017

Eu comprei esse livro por impulso. Fiquei apaixonada pelo título e pela capa e nem procurei saber sobre o que ele falava. Culpada eu sei – vivo fazendo isso. Mas não me decepcionei.
É uma coletânea de crônicas – o que basicamente quer dizer que você não vai encontrar uma única história nesse livro, mas sim varias, uma a cada 3 páginas mais ou menos. E, em minha opinião, se você tentar lê-lo direto vai perder o sentido da coisa. Fiz de “Prometo Falhar” meu livro de cabeceira por quase um ano por isso. Eu o lia entre os outros livros, nos momentos de ressaca e posso dizer que amei a experiência. Foi sem dúvida o jeito certo de ler esse livro.
As crônicas falam sobre amor. Todas elas falam unicamente sobre isso. Amor em suas mais diversas formas. Um pai que fala sobre o filho, o cara que se apaixona e nunca tem coragem de falar, uma criança descobrindo a graça do primeiro amor, um filho que fala da mãe. O amor do autor pela escrita. O amor que dói, o que faz sorrir, o que foi transformado em raiva. O amor do sexo, do orgasmo, do momento e do eterno. E eu provavelmente poderia continuar com isso por horas......
É um livro sensível, diferente, tocante e provocante, que em alguns momentos vai fazer você refletir. Aquele tipo de livro que você lê com o coração aberto. Se você não gostou, tente ler aos poucos, assim talvez mude de ideia.

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: http://umleitornooceano.blogspot.com.br/2017/01/resenha-prometo-falhar.html

Tiago sem H - @brigadaparalela 15/04/2017

Pedro Chagas Freitas é um autor português que vem ganhando destaque como autor contemporâneo. Foi best-seller em Portugal e teve uma boa divulgação no seu lançamento aqui no Brasil, inclusive com a vinda do autor na Bienal do Rio em 2015. Em sua página no Facebook já havia me deparado com alguns de seus textos e gostava de alguns, mas nunca me interessei de fato em acompanhar, até que me deparei com Prometo Falhar, que foi minha primeira experiência com uma obra completa de Freitas e foi um choque.

Foi minha primeira incursão em crônicas, mas esse livro me conquistou de imediato por dois motivos: a capa e o subtítulo. A frase "O amor acontece quando desistimos de ser perfeitos" me arrebatou de tal forma que tive que me aventurar na leitura, mesmo que em certos momentos eu tenha pensado: "onde foi que me enfiei?".

O livro reúne cerca de 150 crônicas mais ou menos, de tamanhos variados, alguns chegando a apenas uma página e nelas o autor irá abordar o amor em todas as suas formas. A escrita de Pedro, ao menos nos primeiros textos, não respeita iniciais maiúsculas e não há uma divisão de uma crônica para outra, ou seja, se você ler sem muita atenção, pode facilmente confundir as histórias.

Ele irá nos relatar histórias que são muito criveis com a realidade, poderiam muito bem ocorrer com algum conhecido e até com nós mesmos. O autor, como disse anteriormente, irá, irá dissecar todas as formas que o amor possa se apresentar: fraterno, com livros, passional, profissional, entre entes queridos, entre homem e mulher, entre pessoas do mesmo sexo, por coisas banais, enfim, pela vida. Isso é ao mesmo tempo um fator positivo e negativo da obra.

- Resenha completa no blog ^^
>>>>>>>>

site: http://brigadaparalela.blogspot.com.br/2017/04/bora-ler-prometo-falhar-pedro-chagas.html

Thami 24/04/2017

criativo e enfadonho
O estilo do texto é criativo, mas a similaridade dos textos, perceptível pelas muitas repetições em escolhas vocabulares, bem como a lentidão com quem/por parte de quem o lê fazem desse livro bastante cansativo.

The Best Words Br 03/10/2015

Resenha The
Prometo falhar nos traz diversas crônicas diferentes, mas que abordam um "mesmo" tema. Nesse livro, Pedro Chagas Freitas nos mostrou as diversas facetas do amor, nos chocando, nos emocionando e nos mostrando como esse sentimento é real e não algo fantasiado para vender livros.... Pedro nos mostrou algo puramente palpável, e foi exatamente isso que mais me encantou.

Nós já conversamos sobre um livro de crônicas, também da Novo Conceito, antes... nosso debate sobre a obra do Rafael Moreira deixou bem claro como eu AMO ler esse tipo de texto, mas, como o assunto é nosso foco novamente, quero reforçar a minha paixão sobre as crônicas! Bom, vocês sabem que me arrisco e escrevo algumas aqui, e há uma boa razão para eu fazer isso: adoro sentir que todos os meus sentimentos estão sendo passados para o papel e amo sentir que vocês, através disso, conseguem me conhecer um pouco melhor... e, por esses mesmos motivos, amo a experiência de ler crônicas de outros autores, já que assim troco de lugar e fico de frente com os sentimentos de outra pessoa.

O que me impressionou em Prometo falhar foi exatamente a capacidade de o autor conseguir passar uma intensidade surreal aos relatos... tudo escrito ali era tão real que eu me arrepiei em muitas partes e sorri em outras... Pedro toca em tantos assuntos relacionados ao amor de uma forma única que eu perdi o fôlego em boa parte da leitura.

Preciso falar que amei tudo que li, mas escolhi a crônica em que um senhor fala que já foi milionário porque tinha sua amada esposa consigo como minha preferida. Aquele texto tem tanto sentimento que me fez chorar....

Infelizmente, não posso falar muito mais dessa obra, pois eu só sei sentir depois dessa leitura e não consigo expressar em palavras de forma justa tudo que ele representou para mim e, por isso, só posso recomendar que vocês não percam esse livro por nada no mundo... mas aconselho que leiam duas crônicas por dia para evitar que uma ressaca literária te tome por inteiro rápido demais. Prometo falhar conseguiu ler minha alma tanto quanto Apenas um dia e, depois dessa invasão toda dentro do meu ser, preciso respirar um pouco, hehe.

site: http://thebestwordsbr.blogspot.com.br/2015/08/prometo-falhar-pedro-chagas-freitas.html

Camila.Oliveira 29/07/2017

Ultrapassou minhas expectativas
Prometo falhar e um livro incrível, simples e ao mesmo tempo complexo.
Uma chuva de sentimentalismo e amor.
A linguagem e acessível, fala de amor e traz um.soco de realidade sobre a morte, me peguei diversas vezes pensando sobre as crônicas desse livro.
Eu tinha baixas expectativas, mas me surpreendi... Já quero ler o próximo!
Recomendo a aqueles que são românticos, gostam de textos.sobre amor em todos os ângulos e reflexões sobre a vida.

Fê Borges 04/09/2015

Muito lindo!
Li este livro para o desafio como um livro com o nome diferente, mas me surpreendi como este livro é lindo. Prometo falhar é um livro de crônicas que com certeza algumas delas vão fazer você se identificar com algum momento da sua vida, pois fala sobre o amor de todas as suas formas...pai, mãe, filhos, namorados, avós e etc. É um livro bem gostoso para quem gosta de crônicas, mas não recomendo devorá-lo todo de uma vez como fiz e sim apreciar, pois há muitas crônicas que vão fazer você suspirar!