Prometo Falhar

Prometo Falhar Pedro Chagas Freitas

Resenhas - Prometo Falhar

Vanessa 06/08/2015

Perfeito e desconcertante
Quando gostamos muito de um livro fica difícil resenhar. “Prometo Falhar” é um desses.
No momento que o peguei e folheei meu primeiro pensamento foi: “O que é isso? Tudo menos um livro! São contos? Um romance? São crônicas?”, pensei que também ficaria perdida ao ler e confesso que fui um pouco preconceituosa.
Como iria ler um livro até então diferente de tudo que já vi?! Já fui com a certeza de odiar e largar no meio ou até mesmo nas primeiras páginas, porém foram essas primeiras páginas que me conquistaram, aliás, a primeira frase:

"Comecei a amar-te no dia em que te abandonei."

O livro não é divido por contos, nem capítulos, é inovador... são cenas (como o próprio escritor revela ao se descrever), essas encantadoras.
É uma leitura leve, gostosa, com frases, parágrafos inteiros de pura inspiração. E uma das coisas mais interessantes e que contradiz com o leve, é o fato da delicadeza que o escritor joga a realidade para você refletir. Pedro Chagas Freitas te presenteia com o amor, amor de amante, amor de mãe, amor de pai, amor de filho, de avô, de avô, de amizade, amor que cura, amor que abala, destrói. Resumindo: o livro é puro amor.
Pedro Chagas te leva do sorriso às lágrimas virando apenas uma página.
É o amor exposto, é o amor romântico e quem disse que é perfeito? O amor é o mais perfeito na sua imperfeição, a cada “cena” descrita por Pedro, você se vê ali, você se apaixona mais e mais pelo SER humano.

“O Amor faz tanta tanta coisa, mas não faz sentido”

Arrisco-me a dizer que é um livro que conta curtas histórias emocionantes na mais pura simplicidade do cotidiano. E arrisco-me ainda mais em dizer que cada cena/conto, ficaria perfeito em uma releitura no teatro. Sim! O livro é inspirador!(pois o amor acontece quando desistimos de ser perfeitos)
Com certeza um livro para ter na cabeceira da cama. Abrir naquela página onde você marcou sua frase preferida, para arrancar um sorriso do seu rosto e aliviar o coração.

Agora entendo porque “Prometo Falhar” é sucesso de vendas em Portugal e com certeza será no Brasil. Com sua linguagem diferenciada, poética e desconcertante.

“A Vida é curta demais para perdemos tempo a gastar energias em algo que não envolva o amor”

Depois disso posso dizer que me apaixonei e que vou reler esse livro. E espero outros de Pedro Chagas Freitas no Brasil. Aliás, ele virá para o Brasil em Setembro. Aguardem!! Eu estou ansiosa... (e apaixonada pelo Pedro Chagas).

site: http://www.matoporlivros.com.br/

Tatyane.Carmela 03/04/2016

Profundo.
Somente alguém que amou muito, poderá entender cada palavra.
Envolvente.

O amor descrito de várias formas.

Biia Rozante | @atitudeliteraria 06/08/2015

EU QUERIA MAIS E MAIS...
PROMETO FALHAR é um livro que chegou para surpreender, devastar e rasgar nosso coração sem a menor piedade. Uma obra instigante, envolvente, arrebatadora e LINDA. Pedro Chagas tem uma capacidade única de falar sobre amor, sentimentos e emoções com tamanha sensibilidade e convicção que é impossível não se envolver com a leitura e se apaixonar ainda mais a cada página. O autor é sábio, com uma escrita inteligente, é poesia pura. É o derramar de uma alma, o abrir de um coração a cada palavra.

Não preciso nem dizer que amei não é? Mas mesmo assim falarei, EU AMEI.

“O amor acontece, quando desistimos de ser perfeitos.”

Uma super dica, não tenha pressa, sinta o livro, apreciei, leia com calma, com cautela, com atenção, se deixe abraçar pelas palavras, se permita ser tocado pelas emoções, se liberte e deixe sua alma voar, flutuar, mantenha a mente e o coração aberto. E você não se arrependerá em nenhum momento. Este livro é tocante, simples e exuberante, a contradição como o mínimo e o máximo, mas exatamente o que você precisa.

— Uma distração e o amor acaba.— Uma distração e a vida acaba.

Eu nunca havia me aventurado em crônicas, e agora estou me martirizando pela demora. PROMETO FALHAR é uma coleção de crônicas, que retratam o amor em todas as suas formas, tamanhos, cores e gostos. Ele trás até você O AMOR REAL, aquele amor imperfeito, que falha, que emociona, que envolve, que ensina, que seduz, o amor natural, o amor sendo o amor, ainda que complicado, que tenso, que cheio de manias e defeitos, é simples, gostoso, prazeroso, necessário.

“(...) Prometo compreender, prometo querer, prometo acreditar. Prometo insistir, prometo lutar, descobrir, aprender, ensinar. Tudo para te dizer que prometo falhar. E Deus te livre de não me prometer o mesmo."

Através de crônicas, Pedro nos encanta, ele nos deixa viciado em suas palavras e frases de efeito, de impacto, que servem para nos fazer refletir, tranquilizar, ensinar e desvendar sensações e emoções que nem sabíamos que possuíamos.

"Prometi nunca gostar de alguém como gosto de você e nem assim me sinto incoerente, ou talvez sinta e a coisa mais bela do mundo seja a incoerência, fazer agora o que não seria capaz de fazer antes, toda a razão está sobrevalorizada, pois se o que nos faz feliz raramente tem qualquer motivo por que haveríamos de colocar a razão acima de tudo?"

Não tem como expressar o quanto amei e me envolvi com a obra, ler cada Crônica, era como ler uma parte da minha própria história, como reconhecer a minha vida e de meus familiares e amigos através de cada trecho.

“Dois estranhos unidos pelo matrimônio, haverá descobertas difíceis, ele não vai gostar de tanta coisa dela, ela não vai gostar de tanta coisa dele, vão ter discussões, dificuldades, contas para pagar, lágrimas frequentes, mas voltarão sempre ao território dos ombros, os nomes ficarão esquecidos, os papéis rasgados enquanto os corpos durarem, o amor exige dois estranhos unidos pelo que os apaixona, e coragem.”

Me perdoem se não consegui ser imparcial em minha resenha, mas Pedro Chagas me conquistou, me tornei sua fã, sua admiradora e seguidora, quero ler mais e mais obras dele, conhecer a cada dia mais o seu trabalho, E QUERO QUE TODOS se sintam como EU. Por isso, leiam a obra, porque sim, esse livro deveria ser LEITURA OBRIGÁTORIA. Permita-se se envolver, aprecie, desvende, saboreie e se surpreenda.

Recebi o livro da minha Parceira EDITORA NOVO CONCEITO e junto com ele um kit lindo. Obrigada! Capa incrível e diagramação impecável, parabéns a toda a equipe pelo trabalho maravilhoso realizado na obra.

site: http://letraselivros2.blogspot.com.br/2015/08/resenha-prometo-falhar-pedro-chagas.html#more

Natália | @tracandolivros 20/04/2019

Textos inspiradores e sentimentais
Prometo Falhar é uma coletânea de textos do autor, que falam sobre vários assuntos, como perdas, sobre viver, sobre morrer e principalmente sobre o amor, o amar, o se apaixonar. Todos os textos tem muitas metáforas, e o autor escreve de uma forma bem realista todos os tipos de amar. Durante a leitura marquei meus textos favoritos e muitos quotes. Preciso dizer que o único ponto negativo, que me fez retirar uma estrela do livro é apenas o fato de que alguns textos me pareceram uma repetição de outros já contados. E como é difícil fazer uma resenha de algo que não tem uma estória linear, vou deixar a opinião assim mesmo e continuar com uma seleção de quotes, para que possam ter uma ideia sobre a escrita do autor e a forma como ele fala do amor.

site: https://www.instagram.com/p/BZyj288g18l/

La Oliphant 30/09/2015

Ótima leitura!
No livro que, já à primeira olhada, arranca suspiros e nos faz supor diversas coisas sobre seu conteúdo por sua capa, aprendemos sobre Pedro que ele não está à deriva no mundo da escrita: ele escreve, e sabe fazer bem o que faz; como o mesmo diz, escreve cenas. Suas palavras são apaixonantes. Apaixonadas. Ele parece saber o que faz com as mesmas, e espero que saiba quão poéticas são.
O escritor utiliza as palavras de modo a fazer com que nós, leitores, respiremos no ritmo ditado pelo texto. Há cada diálogo, uma sensação é ativada e a impressão é de estar presente e visualizando o momento em que as palavras deixam as bocas dos personagens, de fato. São contos fluidos, fortes, poéticos e viscerais, devo dizer. O curioso a respeito disso é que, apesar de todas essas características, o livro consegue ser de uma sutileza surpreendente, se observarmos e sentirmos bem.

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/prometo-falhar-por-pedro-chagas-freitas

Thais Aniskievicz 27/12/2022

Livro para pessoas intensas
Pedro Chagas fala de amor de forma intensa, colocando no papel seu próprio coração! Eu achei o livro ótimo!

Fernanda 14/07/2019

Eu não conhecia Pedro Chagas Freitas e nem uma de suas obras, mas algo em mim diz que isso era um erro terrível que o destino corrigiu recentemente com “Prometo falhar”, lançado pela Editora Novo Conceito nesse mês.

Sempre amei crônicas. Esses textos ricos que acontecem no dia-a-dia sempre me inspiraram. Martha Medeiros é uma de minhas queridinhas, mas Pedro Chagas Freitas entrou por uma porta nova. O autor português escreve sobre amor em suas diversas fases: da paixão que incendeia; das revoltas e delicias que, eventualmente, a rotina nos dá; do amor desmedido, exagerado e louco. Também tem espaço para desamores, porque o fato de deixar de ser amor não significa que nunca foi amor. Sempre achei um erro essa história de que “só se ama uma vez e se acabou, não era amor”; que mania ridícula que temos que catalogar sentimentos. Amores vão e vem ou são eternos.. depende da sorte/personalidade das pessoas.

E Pedro Gabriel Chagas vem derramar palavras em formas de sentimentos transformando poesia em prosa. É incrível o poder que alguns autores tem de alterar ambientes para se fazer presente. Juro pra vocês que sempre leio as crônicas desse homem numa cama desarrumada de lenções brancos, mesmo que eu esteja no ônibus indo para o trabalho ou esteja em casa, deitada em minha própria cama de lenções estampados. E amo essa sensação. Queria sentir isso todos os dias.

Pedro Chagas Freitas não escreve palavras, ele escreve sensações e sentimentos. É muito palpável e apaixonante ter uma obra que nos toca dessa maneira.
E aos que pensam que para falar de amor tem que falar bonito, engana-se. A escrita do livro é super fácil, fluída e direta. A tradução para o português brasileiro ficou um pouco a desejar com alguns errinhos de coerência, mas nada que incomode demais.
Tenho o costume de marcar meus livros a lápis e, acreditem, meu exemplar de "Prometo Falhar" está mergulhado em grafite! ♥

O autor estará na Bienal do Livro no RJ deste ano, no dia 05 de setembro. Nem acredito que terei a oportunidade de conhecê-lo, abraçá-lo e suspirar. Gente, vou suspirar muito nesse homem!
"Prometo falhar" é, sem dúvida, apenas o primeiro de muitos livros do autor que namorarei. Em breve mais amor para vocês.

Leiam e dividam comigo esses sentimentos adoráveis.

site: http://www.garotapaidegua.com.br/2015/08/eu-li-prometo-falhar-pedro-chagas.html

oslivrosdomax 22/03/2022

tão bom quanto o título
nas primeiras páginas tudo parecia meloso demais (no entanto devo reconhecer que não sou o público alvo!), mas leitura alcançou a puberdade e amadureceu. esse cara faz de tudo pra chamar minha atenção logo na primeira linha. é um mago das estruturas textuais. está sempre arriscando, sempre se testando. ele não tem medo de errar (e ele erra sim! mas não parece ligar pra isso)

Sil 18/11/2015

Prometo Falhar
Prometo Falhar não é o livro que eu queria e sim o livro que eu precisava. Preciso. Continuarei precisando todos os dias da minha vida.

Tenho certeza que já comentei em diversos blogs que visito que não sou uma das maiores fãs de contos, crônicas e poesias; Mas desta vez eu tive que ficar caladinha diante da grandeza desse livro. Eu simplesmente amei. Antes mesmo de chegar na página 10 eu já estava colocando Prometo Falhar entre as melhores leituras da vida. É um pouco difícil tentar explicar o motivo disso, pois envolve algo bem pessoal da blogueira que vos fala mas só pense que: Vale a pena.

A base do livro, como diz a sinopse, é o amor e eu lhe pergunto: Tem algo melhor nesse mundo do que o amor? Esse sentimento que nos move, que nos faz sorrir e chorar, que nos faz querer viver e às vezes morrer, que nos proporciona bons e maus momentos, e graças ao amor que somos rodeadas de pessoas importantes. Em Prometo Falhar podemos de modo muito simples nos colocar no lugar de seus personagens, pois de alguma forma vivemos aqueles momentos; E mesmo que não tenhamos vivido, ainda assim, as palavras fazem todo o sentido e tocam o leitor de uma forma que nenhum livro de romance pode conseguir tocar.

Nem todas as histórias são perfeitas ou com um final feliz, mas o processo delas é muito melhor do que o próprio final. É praticamente a mesma essência de ser ser humano, entende? Não existe final feliz para nós, pois o único final é a morte mas o mais importante é a jornada que temos que viver até chegar nesse momento tão famigeradamente odiado.

E bom, mesmo que você não esteja muito no clima de amor no momento a leitura é recomendada. Eu não estava em um momento amor ao iniciar a leitura mas foi inevitável esquecer esses poréns e me apaixonar pelo livro. Prometo Falhar é definidamente o livro que pode fazer qualquer pessoa acreditar novamente no amor e aceita-lo em suas diversas formas. Se após a leitura você não se sentir assim, então eu acho que tem algo muito sério com você (brincadeirinha).

Bom, o Pedro é português e a editora deixou uma nota no inicio do livro de que houve algumas alterações para auxiliar o leitor na leitura. O que é bem compreensível pois existem palavras em português-pt que possuem significado diferente em português-br e então o texto seria incompreensível para nós (e seria bem chato ficar lendo notas de rodapé na maioria das páginas). A única coisa que realmente me incomodou foi o uso de « » para sinalizar um dialogo ou frase dita pelo personagem mas ao longo da leitura eu já ignorava isso e tudo correu de forma bem fluida. De todo o mais a edição é bem simples, pelo que eu vi a editora manteve a capa original e o kit é maravilhoso demais. Todos os dias eu tiro uma mensagem antes de sair da cama.

site: http://cantaremverso.com

Chm_Henrique 15/02/2020

Péssimo

Mila F. @delivroemlivro_ 26/10/2015

Muito bom!
Em Prometo Falhar temos um livro que surpreende pela quantidade de frases de efeitos e afirmações realistas e sem papas na língua. O livro agrada até mesmo quando desagrada, porque é o rotineiro, o real, o sentimento cru, carnal, sensual, espiritual.
É possível experimentar a cada crônica um passeio pela vida, pelos sentimentos mais angelicais e obscuros dos seres humanos, é possível entender a alma, perder-se nos pensamentos e pecar. O escritor sabe exatamente como chocar, encantar e seduzir o leitor através das palavras. É capaz de começarmos uma crônica e só percebermos que paramos de respirar no final dela. É algo que tem o potencial de mexer com os sentimentos de todo leitor.
Há muitas verdades e sentimentos que por vezes não temos coragem de falar e temos até preconceito em pensar, mas o Pedro Chagas joga tudo aquilo na sua cara com o jeito mais sensual e espontâneo que podemos imaginar, de tal forma que até os palavrões (que são vários em várias páginas) se tornam bonitos e sexys.
Prometo Falhar é um livro de passeio, o que isso significa? Que é bom ler devagar, paulatinamente, sem pressa, sem compromisso. É bom se surpreender com cada crônica, porque muitas delas é exatamente aquilo que você precisava ler.
Portanto, se tiverem a oportunidade de ler Prometo Falhar não deixem de ler, pois é uma das leituras mais incríveis que você pode fazer na vida. Prometa falhar, mas me prometa não perder a oportunidade de ler esse livro. (rsrsrs, como sou sem graça, né? Mas na hora essa frase pareceu ser genial.)

site: www.delivroemlivro.com.br

Kymhy 27/04/2018

Prometo Falhar - Pedro Chagas Freitas
Será que é fácil explicar o amor? Todos podem amar? Ou somente os loucos conseguem sobreviver à esse furacão de sentimentos e contradições? Leia e tire suas próprias conclusões com exemplos das diversas histórias.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-prometo-falhar-pedro-chagas-freitas/

Edi 10/01/2022

Repetitivo
Fraco e repetitivo. Em outra epoca talvez tivesse gostado muito, hoje me entediou. Utópico demais para o meu gosto romântico

Juu 04/02/2022

Meu livro favorito
Apresento-lhes meu livro favorito - prometo falhar.
Comprei sem abrir ele, quando vi o formato diferente me arrependi de ter comprado, mas comecei a ler porque só poderia falar que odiei se eu já tivesse lido... na primeira página eu me apaixonei. Nela encontrei minha frase favorita do livro inteiro "de tudo o que amo você é o que mais me apaixona".
Esse livro não tem história, o foco principal dele é falar de amor. De todos os amores. De casais, de família, de amantes, de amigos... é um livro extremamente profundo e te faz pensar e repensar nas coisas que mais ama e gosta do mundo, e te faz refletir sobre as coisas/pessoas que não estão nessa lista. Esse livro me cativa cada vez que abro ele, marquei várias frases nele, frases que sempre procuro reler, quando estou triste, quando estou com saudade... quando quero sentir amor, quando quero sentir conforto. Esse livro me trás conforto.
Ler ele foi uma das melhores coisas que já fiz na vida, e o mesmo amor que ele retrata nas histórias, eu sinto por ele.

Pri 06/11/2018

Falhou...
Sinceramente, eu não gostei... Talvez simplesmente não seja um estilo que me prenda. Mas achei chato, arrastado... Logo de inicio já me desanimou. Comprei esse na Bienal, porque na época só se falava nesse livro! Fiquei curiosa, mas me arrependi. Quem tiver na dúvida de comprar, procure saber como é a linguagem, a leitura, pra não cometer o mesmo erro que eu. A narrativa é poetizada, e talvez por isso tenha dado tão errado pra mim. Não curto isso, estou acostumada a ler histórias, com descrição, diálogo e etc... Por não ter me informado antes, achei que seria assim e comprei no impulso! (normal pra quem ama ler né? hahahaha)
Lidiane 01/01/2019minha estante
Também comprei e ainda não consegui ler, acho que é o estilo.