Prometo Falhar Pedro Chagas Freitas

Resenhas - Prometo Falhar

RUDY 05/10/2015

Análise crítica e do autor:
Confesso que fiquei surpreendida com o livro, em como ele me atingiu de forma precisa e o quanto me identifiquei com ele, simplesmente porque acredito no amor...

Na verdade o livro fala de todas as dimensões que o amor atinge, de todos os problemas e benfeitorias que ele traz para nossas vidas.

Não espere um romance daqueles que estamos acostumados a ler... Não! O livro reúne várias crônicas, sobre diversos relacionamentos que envolvem o amor, o que não quer dizer que todos tenham finais felizes.

Para mim teve mais o efeito de propostas e reflexões. De ver o amor sobre vários aspectos e poder analisá-lo e as suas consequências. É aquele livro para se ter à cabeceira da cama e poder apreciar um pouquinho de cada vez e captar seus ensinamentos.

É um livro que mexe com a gente e com toda certeza em algum momento você se encontrará em alguma das crônicas que são bem escritas, sem pudor, sem amarras, com veracidade e lirismo ao mesmo tempo.

Recomendo por demais!! Mesmo que o tema possa parecer repetitivo e para alguns até cansativo, é um livro pleno e completo.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/09/resenha-50-prometo-falhar-pedro-chagas.html
Michelle 07/06/2022minha estante
vejo elogios ao autor

Angela Cunha 22/03/2023minha estante
Hoje em dia não sei se acredito mais no amor. Tive alguns anos complicados dentro de mim e ainda tenho. Passei a me ver como alguém só, que prefere ser assim.
Egoísmo? Não sei...
Mas o livro já me ganhou e vou procurar com certeza!!
Beijo

Labela 11/09/2020

A leitura ,e leva agradável .tem vários gosto em casa pagina
Labela 24/01/2022minha estante
Ele e apaixonte

Flavia.Souza 22/03/2018

E falhou...
Em primeiro lugar quero dizer que livros de crônicas não são os meus favoritos. Por isso tive um pouco de dificuldade ao começar a leitura. Estou mais acostumada com livros de histórias com começo, meio e fim e diálogos, muitos diálogos.

Foi tão bem resenhado que resolvi dar uma chance. E não gostei. Não gosto de deixar um livro pela metade, mas esse não consegui nem chegar nela. Acredito que minha opinião é exceção, mas é minha opinião.
Lidíssima 05/07/2021minha estante
To nessa vibe! Fazendo um super esforço para conseguir chegar ao final

Dany 05/09/2016

Prometo Falhar
Prometo ser sincera. Não gostei do livro. Não como imaginava.
Fiquei toda empolgada com a leitura porque só tinha lido comentários positivos sobre o livro, mas não foi tudo aquilo que eu esperava.

Amei a capa, mas por se tratar de um livro de crônica, poemas e contos não teria a necessidade de que 400 páginas. Porque isso foi o que deixou a leitura repetitiva, cansativas e na maioria das vezes sem empolgação.

Pelo nome do livro, eu esperava que se tratasse apenas de relacionamentos, amore coisa do gênero, porém, engloba muito mais assuntos. O que novo volto a ressaltar, se fosse menos páginas e tivesse tido uma melhor seleção dos textos, eu teria amado.

Um ponto positivo é que os textos são curtos, porém nem sempre são concisos. Perdi-me em alguns, fiquei entediada na maioria e os que sobram no meio disso é que “salvaram” o livro. Faltou uma melhor seleção, mesmo que o livro não tenha um único tema, alguns textos poderiam muito bem ter sido tirados que não iam fazer falta nenhuma.

Não sei se traduziram tudo ou apenas algumas palavras – já que o escritor é de Portugal e a escrita é quase parecida em algumas palavras. Mas teve textos que eu estava lendo e meio que não faziam tanto sentido. Realmente fiquei essa dúvida.

Eu particularmente gosto de ler crônicas, e nem precisa necessariamente me identificar com o que leio, mesmo assim, a maioria das crônicas aqui é repetitivas, outras têm temas que não são interessantes. Porém, nenhum dos textos tem título, o que eu achei muito original e diferente.

Enfim, deixou aqui uma sugestão de leitura, ou não. Você só vai descobrir se gosta ou não quando o ler. Particularmente não foi uma boa leitura, mesmo assim dar de selecionar alguns bons textos.

Prometo falhar. Sem hesitar. Prometo ser humano, aqui e ali ser incoerente, aqui e ali agir sem pensar, para que raios serve pensar quando te amo tão desalmadamente assim? Prometo compreender, prometo querer, prometo acreditar. Prometo insistir, prometo lutar, descobrir. Aprender, ensinar. Tudo pra te dizer que prometo falhar. E Deus te livre de não me prometer o mesmo. Pág. 83

site: http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/2016/09/resenha-prometo-falhar.html

Juliana Gomes 18/01/2023

Sensível, poético e lindo!
Esse livro foi uma verdadeira surpresa para mim! Por muito tempo, mantive este título entre os títulos que um dia iria ler, porém, nunca havia me interessado de fato em iniciar essa leitura. No começo desse ano resolvi ler os livros que estavam na minha lista antiga de leituras...e aqui estou, completamente apaixonada pela escrita do Pedro.

É um compilado de contos e textos que entregam como tema central: o amor. É um livro sensível e forte ao mesmo tempo, que traz uma verdade, uma renovação ao cotidiano. Uma sensibilidade completamente impactante, algumas vezes ácida na medida certa. Confesso, que me encantei muito, alguns textos me tocaram bastante.

Para mim, o único ponto negativo é a quantidade de páginas, acredito que o livro poderia ser mais curto, por horas ficava exausta com a leitura extensa.

No mais, leia e apaixone-se.

ricardo_22 15/08/2015

Resenha para o blog Over Shock
Prometo falhar, Pedro Chagas Freitas, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2015, 400 páginas.

Prometo ser sincero e por essa promessa sou obrigado a dizer que você não é perfeito. Sim, eu sei que nada é perfeito, mas a sua imperfeição é diferente, pois você é capaz de encantar e ao mesmo tempo deixar alguém impaciente. Amor e ódio. Desejo e raiva. Um misto de emoções.

Sim, eu confesso, foi assim que aconteceu comigo. Tão logo o peguei em minhas mãos, folheei suas páginas e a leitura de alguns textos me garantiu que você seria simplesmente incrível. Isso mudou assim que me sentei pela primeira vez para lê-lo. Em pouco tempo já não o aguentava mais. Se tivesse coragem, o colocaria em um canto qualquer da estante e faria questão de me esquecer que um dia existiu. Não porque era ruim, mas por perceber que eu estava odiando te amar.

Acho que no fundo sempre soube que sou o mais perfeito exemplo de um masoquista. Sou do tipo que na tristeza coloca músicas depressivas em um loop eterno e não consegue esconder as lágrimas que ocasionalmente caem. Sou do tipo que ao ter o coração partido, como agora, pensa em mil e uma formas de implorar, de joelhos se necessário, que ela volte aos meus braços e dê uma última chance ao nosso amor, mesmo sabendo não mudará a sua decisão e que isso me fará sofrer ainda mais. Sou do tipo que chora sem vergonha — e que se foda a história de que homem não chora! Sou do tipo que adora ter suas memórias tristes relembradas pelas páginas de um livro.

Sou do tipo…

Sim, eu sou do tipo que adora ter suas tristezas reforçadas por um livro qualquer. E você, meu caro… Ah, você é do tipo que consegue reforçar essas tristezas com maestria.

Não me entenda mal, por favor, você está longe de ser um livro qualquer, palavra de leitor, mas ao mesmo tempo é o tipo de livro do qual sempre me deixei levar por suas palavras. São apenas palavras de um colega das letras, eu sei, mas são palavras verdadeiras, que refletem exatamente o que eu estou sentindo. Ou que senti ontem. Ou que ainda vou sentir amanhã.

Não sou nenhum profeta. E imagino que o gajo também não seja nenhum leitor de mentes. Porém não estranharia se me você respondesse dizendo que ele tem superpoderes. E como eu o odiaria se fosse o caso. Como diabos ele teve coragem de falar sobre os meus sentimentos sem ao menos me comunicar? Não precisaria dedicar o livro a mim, tampouco escrever meu nome nos agradecimentos, apenas seria respeitoso me comunicar que me escolheu como tema de pelo menos 75% de seus textos — ou seria mais?

Não seja idiota!, você diria. Quero apenas deixar claro que ele conquistou um leitor, eu responderia com sinceridade. Foi essa a minha promessa, se lembra?

Talvez me ache um cara estranho, e quantas vezes não disse isso sobre mim mesmo, mas preciso deixar claro que essa possível contradição se deve apenas ao Pedro Chagas Freitas. Ele é o verdadeiro culpado! Sou inocente de todas as acusações!

site: http://www.overshockblog.com.br/2015/08/resenha-341-prometo-falhar.html

@biblioteca.da.alma 04/06/2020

Encantador
Um livro que me surpreendeu bastante. A escrita do autor é única e profunda, ao mesmo tempo que muitas vezes é singela. A obra aborda diversos tipos de amor: o de casal, o não correspondido, o de família, etc. O jeito que o escritor utiliza as palavras é surreal, te acalenta a alma. Você se vê dentro de cada uma das crônicas, é possível imergir em cada uma delas e sentir com todo o seu coração cada um daqueles sentimentos descritos. Simplesmente incrível!

Portal JuLund 06/08/2015

Prometo Falhar, @Novo_Conceito
Recentemente percebi várias pessoas comentando sobre o livro “Prometo Falhar” ou desejando poder apreciar sua leitura, não conhecia muito sobre o autor Pedro Chagas ou sobre o que o livro tratava, mas sabia de seu grande sucesso em Portugal. Não sou acostumada com livros de crônicas (e este livro é exatamente repleto disto), mas essa leitura me surpreendeu e recomendo para todos que gostam de ler sobre coisas que emocionam, nos fazem refletir e mudam ou esclarecem nossas visões sobre o mundo e as pessoas ao nosso redor.

Prometo Falhar é repleto de crônicas, algumas breves, mas outras um pouco maiores e cada uma com seu significado. Também há pensamentos e poesias maravilhosas. O tema principal do livro e que está nessas crônicas, poesias e pensamentos, é o amor. O amor em todas as suas formas, o amor piedoso, o platônico, o amor como realmente é.

Leia a resenha completa!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/prometo-falhar-novo_conceito

Fernanda 14/07/2019

Eu não conhecia Pedro Chagas Freitas e nem uma de suas obras, mas algo em mim diz que isso era um erro terrível que o destino corrigiu recentemente com “Prometo falhar”, lançado pela Editora Novo Conceito nesse mês.

Sempre amei crônicas. Esses textos ricos que acontecem no dia-a-dia sempre me inspiraram. Martha Medeiros é uma de minhas queridinhas, mas Pedro Chagas Freitas entrou por uma porta nova. O autor português escreve sobre amor em suas diversas fases: da paixão que incendeia; das revoltas e delicias que, eventualmente, a rotina nos dá; do amor desmedido, exagerado e louco. Também tem espaço para desamores, porque o fato de deixar de ser amor não significa que nunca foi amor. Sempre achei um erro essa história de que “só se ama uma vez e se acabou, não era amor”; que mania ridícula que temos que catalogar sentimentos. Amores vão e vem ou são eternos.. depende da sorte/personalidade das pessoas.

E Pedro Gabriel Chagas vem derramar palavras em formas de sentimentos transformando poesia em prosa. É incrível o poder que alguns autores tem de alterar ambientes para se fazer presente. Juro pra vocês que sempre leio as crônicas desse homem numa cama desarrumada de lenções brancos, mesmo que eu esteja no ônibus indo para o trabalho ou esteja em casa, deitada em minha própria cama de lenções estampados. E amo essa sensação. Queria sentir isso todos os dias.

Pedro Chagas Freitas não escreve palavras, ele escreve sensações e sentimentos. É muito palpável e apaixonante ter uma obra que nos toca dessa maneira.
E aos que pensam que para falar de amor tem que falar bonito, engana-se. A escrita do livro é super fácil, fluída e direta. A tradução para o português brasileiro ficou um pouco a desejar com alguns errinhos de coerência, mas nada que incomode demais.
Tenho o costume de marcar meus livros a lápis e, acreditem, meu exemplar de "Prometo Falhar" está mergulhado em grafite! ♥

O autor estará na Bienal do Livro no RJ deste ano, no dia 05 de setembro. Nem acredito que terei a oportunidade de conhecê-lo, abraçá-lo e suspirar. Gente, vou suspirar muito nesse homem!
"Prometo falhar" é, sem dúvida, apenas o primeiro de muitos livros do autor que namorarei. Em breve mais amor para vocês.

Leiam e dividam comigo esses sentimentos adoráveis.

site: http://www.garotapaidegua.com.br/2015/08/eu-li-prometo-falhar-pedro-chagas.html

Natália | @tracandolivros 20/04/2019

Textos inspiradores e sentimentais
Prometo Falhar é uma coletânea de textos do autor, que falam sobre vários assuntos, como perdas, sobre viver, sobre morrer e principalmente sobre o amor, o amar, o se apaixonar. Todos os textos tem muitas metáforas, e o autor escreve de uma forma bem realista todos os tipos de amar. Durante a leitura marquei meus textos favoritos e muitos quotes. Preciso dizer que o único ponto negativo, que me fez retirar uma estrela do livro é apenas o fato de que alguns textos me pareceram uma repetição de outros já contados. E como é difícil fazer uma resenha de algo que não tem uma estória linear, vou deixar a opinião assim mesmo e continuar com uma seleção de quotes, para que possam ter uma ideia sobre a escrita do autor e a forma como ele fala do amor.

site: https://www.instagram.com/p/BZyj288g18l/

Chm_Henrique 15/02/2020

Péssimo

Mila F. @delivroemlivro_ 26/10/2015

Muito bom!
Em Prometo Falhar temos um livro que surpreende pela quantidade de frases de efeitos e afirmações realistas e sem papas na língua. O livro agrada até mesmo quando desagrada, porque é o rotineiro, o real, o sentimento cru, carnal, sensual, espiritual.
É possível experimentar a cada crônica um passeio pela vida, pelos sentimentos mais angelicais e obscuros dos seres humanos, é possível entender a alma, perder-se nos pensamentos e pecar. O escritor sabe exatamente como chocar, encantar e seduzir o leitor através das palavras. É capaz de começarmos uma crônica e só percebermos que paramos de respirar no final dela. É algo que tem o potencial de mexer com os sentimentos de todo leitor.
Há muitas verdades e sentimentos que por vezes não temos coragem de falar e temos até preconceito em pensar, mas o Pedro Chagas joga tudo aquilo na sua cara com o jeito mais sensual e espontâneo que podemos imaginar, de tal forma que até os palavrões (que são vários em várias páginas) se tornam bonitos e sexys.
Prometo Falhar é um livro de passeio, o que isso significa? Que é bom ler devagar, paulatinamente, sem pressa, sem compromisso. É bom se surpreender com cada crônica, porque muitas delas é exatamente aquilo que você precisava ler.
Portanto, se tiverem a oportunidade de ler Prometo Falhar não deixem de ler, pois é uma das leituras mais incríveis que você pode fazer na vida. Prometa falhar, mas me prometa não perder a oportunidade de ler esse livro. (rsrsrs, como sou sem graça, né? Mas na hora essa frase pareceu ser genial.)

site: www.delivroemlivro.com.br

Kymhy 27/04/2018

Prometo Falhar - Pedro Chagas Freitas
Será que é fácil explicar o amor? Todos podem amar? Ou somente os loucos conseguem sobreviver à esse furacão de sentimentos e contradições? Leia e tire suas próprias conclusões com exemplos das diversas histórias.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-prometo-falhar-pedro-chagas-freitas/

Sil 18/11/2015

Prometo Falhar
Prometo Falhar não é o livro que eu queria e sim o livro que eu precisava. Preciso. Continuarei precisando todos os dias da minha vida.

Tenho certeza que já comentei em diversos blogs que visito que não sou uma das maiores fãs de contos, crônicas e poesias; Mas desta vez eu tive que ficar caladinha diante da grandeza desse livro. Eu simplesmente amei. Antes mesmo de chegar na página 10 eu já estava colocando Prometo Falhar entre as melhores leituras da vida. É um pouco difícil tentar explicar o motivo disso, pois envolve algo bem pessoal da blogueira que vos fala mas só pense que: Vale a pena.

A base do livro, como diz a sinopse, é o amor e eu lhe pergunto: Tem algo melhor nesse mundo do que o amor? Esse sentimento que nos move, que nos faz sorrir e chorar, que nos faz querer viver e às vezes morrer, que nos proporciona bons e maus momentos, e graças ao amor que somos rodeadas de pessoas importantes. Em Prometo Falhar podemos de modo muito simples nos colocar no lugar de seus personagens, pois de alguma forma vivemos aqueles momentos; E mesmo que não tenhamos vivido, ainda assim, as palavras fazem todo o sentido e tocam o leitor de uma forma que nenhum livro de romance pode conseguir tocar.

Nem todas as histórias são perfeitas ou com um final feliz, mas o processo delas é muito melhor do que o próprio final. É praticamente a mesma essência de ser ser humano, entende? Não existe final feliz para nós, pois o único final é a morte mas o mais importante é a jornada que temos que viver até chegar nesse momento tão famigeradamente odiado.

E bom, mesmo que você não esteja muito no clima de amor no momento a leitura é recomendada. Eu não estava em um momento amor ao iniciar a leitura mas foi inevitável esquecer esses poréns e me apaixonar pelo livro. Prometo Falhar é definidamente o livro que pode fazer qualquer pessoa acreditar novamente no amor e aceita-lo em suas diversas formas. Se após a leitura você não se sentir assim, então eu acho que tem algo muito sério com você (brincadeirinha).

Bom, o Pedro é português e a editora deixou uma nota no inicio do livro de que houve algumas alterações para auxiliar o leitor na leitura. O que é bem compreensível pois existem palavras em português-pt que possuem significado diferente em português-br e então o texto seria incompreensível para nós (e seria bem chato ficar lendo notas de rodapé na maioria das páginas). A única coisa que realmente me incomodou foi o uso de « » para sinalizar um dialogo ou frase dita pelo personagem mas ao longo da leitura eu já ignorava isso e tudo correu de forma bem fluida. De todo o mais a edição é bem simples, pelo que eu vi a editora manteve a capa original e o kit é maravilhoso demais. Todos os dias eu tiro uma mensagem antes de sair da cama.

site: http://cantaremverso.com

estanteelivros 29/07/2015

Prometo falhar- Pedro Chagas Freitas
Pensei inúmeras vezes antes de começar a digitar a resenha deste livro para vocês, acho que me faltam palavras para poder descrever o quão lindo ele é. É uma daquelas leituras que deveriam ser obrigatória, sabe?

Recebi agora em Julho, os lançamentos da Editora Novo Conceito, nós parceiros já haviamos recebido a excelente noticia de que iríamos receber também um dos lançamentos que ainda está por vir, e o escolhido foi o livro Prometo falhar. Quando o pacote chegou e eu o abri, fiquei encantada. Logo peguei o livro e fiquei admirada pela capa que eu já vinha admirando pela internet, e junto da obra veio um pacote com algumas frases, fiquei meio que sem entender, mas após a leitura tudo fez sentido.

Pensando bem, a capa já é um grande spoiler do que está por vir. Eu particularmente achei ela belíssima e fiquei super encantada e curiosa para ler todas aquelas páginas. A capa é interessante, as páginas são lindas e a escrita é magnifica. Em si, formou-se um conjunto deslumbrante.

Amor, amizade, desejos, medos, família...

O livro nos apresenta assuntos diversificados em forma de crônicas, em forma de amor. Uma das milhares de coisas que me cativou neste livro, foi que as histórias que não possuem titulo, ou seja, você acaba interligando uma cronica a outra, e talvez você mesmo crie um titulo para cada uma delas. É possível que identifique-se com tudo o que está escrito, ou com maior parte das crônicas.

Em suma, são poucas as palavras e ao mesmo tempo são muitas as que tenho para resenhar sobre o livro, tudo pode se resumir em palavras curtas, como: magnifico, esplêndido, encantador e apaixonante! Agora posso afirmar que o autor é sim um sucesso em Portugal, e será mais ainda aqui no Brasil com o lançamento de sua obra.

Leia esse livro e tire suas próprias conclusões, aposto que serão inteiramente semelhantes com as que eu tive.

site: http://mirelagabriel.blogspot.com.br/2015/07/prometo-falhar-pedro-chagas-freitas.html
Dell 09/08/2015minha estante
Fiquei tentada e doidinha pra ler, prometo não falhar e ir correndo amanhã comprar.