Prometo Falhar

Prometo Falhar Pedro Chagas Freitas

Resenhas - Prometo Falhar

Fernanda 14/07/2019

Eu não conhecia Pedro Chagas Freitas e nem uma de suas obras, mas algo em mim diz que isso era um erro terrível que o destino corrigiu recentemente com “Prometo falhar”, lançado pela Editora Novo Conceito nesse mês.

Sempre amei crônicas. Esses textos ricos que acontecem no dia-a-dia sempre me inspiraram. Martha Medeiros é uma de minhas queridinhas, mas Pedro Chagas Freitas entrou por uma porta nova. O autor português escreve sobre amor em suas diversas fases: da paixão que incendeia; das revoltas e delicias que, eventualmente, a rotina nos dá; do amor desmedido, exagerado e louco. Também tem espaço para desamores, porque o fato de deixar de ser amor não significa que nunca foi amor. Sempre achei um erro essa história de que “só se ama uma vez e se acabou, não era amor”; que mania ridícula que temos que catalogar sentimentos. Amores vão e vem ou são eternos.. depende da sorte/personalidade das pessoas.

E Pedro Gabriel Chagas vem derramar palavras em formas de sentimentos transformando poesia em prosa. É incrível o poder que alguns autores tem de alterar ambientes para se fazer presente. Juro pra vocês que sempre leio as crônicas desse homem numa cama desarrumada de lenções brancos, mesmo que eu esteja no ônibus indo para o trabalho ou esteja em casa, deitada em minha própria cama de lenções estampados. E amo essa sensação. Queria sentir isso todos os dias.

Pedro Chagas Freitas não escreve palavras, ele escreve sensações e sentimentos. É muito palpável e apaixonante ter uma obra que nos toca dessa maneira.
E aos que pensam que para falar de amor tem que falar bonito, engana-se. A escrita do livro é super fácil, fluída e direta. A tradução para o português brasileiro ficou um pouco a desejar com alguns errinhos de coerência, mas nada que incomode demais.
Tenho o costume de marcar meus livros a lápis e, acreditem, meu exemplar de "Prometo Falhar" está mergulhado em grafite! ♥

O autor estará na Bienal do Livro no RJ deste ano, no dia 05 de setembro. Nem acredito que terei a oportunidade de conhecê-lo, abraçá-lo e suspirar. Gente, vou suspirar muito nesse homem!
"Prometo falhar" é, sem dúvida, apenas o primeiro de muitos livros do autor que namorarei. Em breve mais amor para vocês.

Leiam e dividam comigo esses sentimentos adoráveis.

site: http://www.garotapaidegua.com.br/2015/08/eu-li-prometo-falhar-pedro-chagas.html

Vivi Cruz 12/02/2016

Amor, amor e mais amor
Sabe aqueles sentimentos que jamais conseguiríamos traduzi-los em palavras? Pois é, o Pedro Chagas consegue. Através de suas crônicas ele nos apresenta o amor em todos os aspectos e de todos os ângulos. Com histórias leves, envolventes e uma pitada bom humor ele consegue arrancar suspiros até dos corações mais peludos.

Leia a resenha na integra através do blog:

Chm_Henrique 15/02/2020

Péssimo

Pri 06/11/2018

Falhou...
Sinceramente, eu não gostei... Talvez simplesmente não seja um estilo que me prenda. Mas achei chato, arrastado... Logo de inicio já me desanimou. Comprei esse na Bienal, porque na época só se falava nesse livro! Fiquei curiosa, mas me arrependi. Quem tiver na dúvida de comprar, procure saber como é a linguagem, a leitura, pra não cometer o mesmo erro que eu. A narrativa é poetizada, e talvez por isso tenha dado tão errado pra mim. Não curto isso, estou acostumada a ler histórias, com descrição, diálogo e etc... Por não ter me informado antes, achei que seria assim e comprei no impulso! (normal pra quem ama ler né? hahahaha)
Lidiane 01/01/2019minha estante
Também comprei e ainda não consegui ler, acho que é o estilo.

Iara 02/04/2024

Foi o primeiro livro que li nesse estilo de contos, e eu meio q cai de paraquedas aqui, alguns contos eu gostei muito outros achei nada a ver, mas por ser um livro muito grande alguns contos eram praticamente iguais a outros, o autor podia ter reduzido um pouco o livro até pq a leitura fica cansativa com o tempo, passei quase um mês sem ler esse livro por causa disso. Mas no geral tem várias frases muito boas que eu até postei aqui pra não precisar grifar o livro

Camila.Oliveira 29/07/2017

Ultrapassou minhas expectativas
Prometo falhar e um livro incrível, simples e ao mesmo tempo complexo.
Uma chuva de sentimentalismo e amor.
A linguagem e acessível, fala de amor e traz um.soco de realidade sobre a morte, me peguei diversas vezes pensando sobre as crônicas desse livro.
Eu tinha baixas expectativas, mas me surpreendi... Já quero ler o próximo!
Recomendo a aqueles que são românticos, gostam de textos.sobre amor em todos os ângulos e reflexões sobre a vida.

Mi 12/07/2017

"O amor exige dois estranhos unidos pelo que os apaixona, e coragem."
"Você sabe que eu senti o espaço entre mim e o mundo aumentar enquanto você ia embora?"

Prometo falhar, nada mais é do que um livro recheado de crônicas. Tipo muuuitas crônicas. São 179 crônicas no total. Crônicas essas que gira em torno, simplesmente do amor. Amor dos amantes, dos amigos, amor da mãe (pai ) pelo filho (a) , não descarta nenhum tipo de relacionamento.
Fala do amor que nos emociona, que nos arrebata, que chegamos ficar sem palavras, de perder a noção do tempo e o espaço, enfim, o amor que é idealizado pela a sociedade.
Só que também mostra o lado feio dele, como há pessoas que sofrem pela a felicidade de um casal, não por questão de inveja, e sim por acreditar que tinham encontrado sua alma gêmea, porém descobrem que seus "grandes amores " são felizes ao lado de alguém diferente de você, que pertence à outra pessoa.
Resumindo, vamos acompanhar as diversas faces do amor, em várias situações do cotidiano.

Prometo falhar, é um livro digamos complicado pra quem não é muito fã de crônicas. Eu particularmente não sou muito, lembro que tentei le-lo ano passado, e acabei abandonando. Não por ser terrível, e sim por achar cansativo. Para quem, como eu , que não gosta de crônicas, indico ler esse livro com um outro. Ler com calma, umas três, cinco crônicas por dia.
Pois tem muitas frases, trechos maravilhindos ( maravilhoso + lindo ).

"Algumas" frases e trecho que separei pra vocês ; )

"Comecei a te amar no dia em que te abandonei "

"De tudo o que amo é você o que mais me apaixona. "

"Casei-me com outra para
poder te amar em paz. Ela disse: Casei-me com outro para que houvesse um ruído que te calasse em mim. "

" A morte entra nos olhos da gente como um pó invisível, você pode perceber isso, uma pessoa tem outra e depois não tem."

"O drama da vida é haver vidas instaladas na nossa, somos uma junção de vários pedaços e perder alguém é como uma amputação "

"A vida é pequena demais para perdermos tempo a gastar energias em algo que não envolva amor."

"Tinha acabado de vê-lo pela primeira vez e já o amava desde sempre, o amor é tão fácil quando ninguém o complica."

"O amor só existe quando duas pessoas se encontram no meio de duas viagens diferentes"

"Te amo com toda a inocência do mundo e não é o vendido do corpo que vai mudar isso"

"Você pensa que é amor e é apenas uma ferida. Há feridas que parecem amor."

"Há sempre algo que nos puxa para as menores coisas do mundo, e são elas que nos fazem grandes, não é?"

"Quando você acordar, me acorde para eu ver você acordar"

"Eles sabem que viver assim é passageiro, que sentir assim é passageiro, mas também sabem que viver assim é eterno, que sentir assim é eterno, são jovens inconsequentes e não sabem o que o futuro lhes reserva, ninguém sabe, mas estão reservados um para o outro, é um bom começo afinal "

"O problema das pessoas é pensarem que para ser sentido tem de ser difícil, que para ser verdade tem de ser demorado, provavelmente foi pela forma como ele a olhava, o movimento dos olhos à procura do mundo, um mundômano inveterado, incapaz de estar vivo sem querer. "

"Não te conheço de lugar nenhum mas sou sua para sempre."

"A vida é pequena demais para perdermos tempo gastando energia em algo que não envolva amor"

"A morte está atrás do seu beijo,
e não me interessa nada que não possa me matar"

"Eu podia ter sido um herói se te dissesse alguma coisa.
me perdoe se você é impressionante demais para eu ousar te tocar"
Fabi129 13/07/2017minha estante
OMG q trechos maravilhosos!
amei tds e interesse aumentou em ler este livro
''Quando você acordar, me acorde para eu ver você acordar.'' s2 s2 s2 s2
Tãooo minha cara este trecho lindo.

Mi 13/07/2017minha estante
*.* *.* *.* Sempre q possível to lendo uma crônica.

Pri 15/11/2016

{Resenha} Prometo falhar- Blog As Meninas que leem livros
Este é um dos livros que eu estava ansiosa para ler e não me decepcionei nada. É como ter ganho um amigo novo que sabe como nos sentimos na maior parte dos momentos da nossa vida e simplesmente não conseguimos falar sobre. Pedro consegue isso e mais um pouco, trazendo temas diversos, mas todos eles falando sobre o amor.

Seja o amor dedicado à alguém, dedicado ao egoísmo, ao sofrimento, à paixão avassaladora, o amor perdido, o sonhado... Nos joga uma sensibilidade ímpar em todos os aspectos humanos, mostrando também àqueles os quais grande parte da sociedade nem presta atenção, fala sobre crises econômicas e crises pessoais, amores esquecidos, perda daqueles que amamos para a fatalidade. E o mais interessante é que nem parece que é delas, até vir aquele final que tá um soco na boca do estômago.

É um livro sem letras maiúsculas, sem capítulos e demarcações. Passa de uma história a outra seguidamente, apenas com o passar de páginas, um modelo o qual eu ainda não tinha lido.

[...]
Continue lendo no blog!

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2015/11/prometo-falhar-o-amor-acontece-quando.html

Thami 24/04/2017

criativo e enfadonho
O estilo do texto é criativo, mas a similaridade dos textos, perceptível pelas muitas repetições em escolhas vocabulares, bem como a lentidão com quem/por parte de quem o lê fazem desse livro bastante cansativo.

Tiago sem H - @brigadaparalela 15/04/2017

Pedro Chagas Freitas é um autor português que vem ganhando destaque como autor contemporâneo. Foi best-seller em Portugal e teve uma boa divulgação no seu lançamento aqui no Brasil, inclusive com a vinda do autor na Bienal do Rio em 2015. Em sua página no Facebook já havia me deparado com alguns de seus textos e gostava de alguns, mas nunca me interessei de fato em acompanhar, até que me deparei com Prometo Falhar, que foi minha primeira experiência com uma obra completa de Freitas e foi um choque.

Foi minha primeira incursão em crônicas, mas esse livro me conquistou de imediato por dois motivos: a capa e o subtítulo. A frase "O amor acontece quando desistimos de ser perfeitos" me arrebatou de tal forma que tive que me aventurar na leitura, mesmo que em certos momentos eu tenha pensado: "onde foi que me enfiei?".

O livro reúne cerca de 150 crônicas mais ou menos, de tamanhos variados, alguns chegando a apenas uma página e nelas o autor irá abordar o amor em todas as suas formas. A escrita de Pedro, ao menos nos primeiros textos, não respeita iniciais maiúsculas e não há uma divisão de uma crônica para outra, ou seja, se você ler sem muita atenção, pode facilmente confundir as histórias.

Ele irá nos relatar histórias que são muito criveis com a realidade, poderiam muito bem ocorrer com algum conhecido e até com nós mesmos. O autor, como disse anteriormente, irá, irá dissecar todas as formas que o amor possa se apresentar: fraterno, com livros, passional, profissional, entre entes queridos, entre homem e mulher, entre pessoas do mesmo sexo, por coisas banais, enfim, pela vida. Isso é ao mesmo tempo um fator positivo e negativo da obra.

- Resenha completa no blog ^^
>>>>>>>>

site: http://brigadaparalela.blogspot.com.br/2017/04/bora-ler-prometo-falhar-pedro-chagas.html

Raffafust 06/10/2015

Ah, o amor! Quem já sentiu de verdade o que é amar, o que é se iludir, o que é perder a pessoa que amamos ou erroneamente acreditar que aquela não é a pessoa certa para você quando tudo que seu corpo fala é o contrário, vai amar esse livro.
Conheci o autor poucos dias antes do início da Bienal do Livro do Rio, ele fez uma tarde de autógrafos e eu me impressionei com a quantidade de gente de fora da blogosfera na Livraria da Travessa aguardando para ter um autógrafo do autor português.
No primeiro capítulo já entendemos o fascínio, ele escreve com o coração , suas frases são poemas que formam histórias de amores ora correspondidos, ora não.
A cada parágrafo sentimos o poder de amar, aquele que nos deixa com o sorriso bobo, que faz os problemas desaparecem, mas não ache que nos textos dele há a facilidade de se amar e ser amado, pelo contrário. O casal se ama, não fica junto sempre, se casa com pessoas que não amam, vê no outro a oportunidade de ser feliz sem precisar de papel, sem precisar que a sociedade aceite, somente precisam do amor que sentem, que seja eterno enquanto dure como diria Vinícius de Moraes.
E assim o é. Não espere por ordem de leitura, por somente um casal retratado, ali há espaço para todos, há espaço para outros sentimentos que acompanham o amar : o medo, a inveja, o perdão, tantos que não me arrisco a querer lembrar de todos. São crônicas, são muitas formas de amar, é amar quem você beija no boca, é amar aquele que te chama de mãe, é amar quem lhe deu a vida.

Livro lindo, gostaria muito de ler mais obras desse autor sensacional e tão sensível.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/10/resenha-prometo-falhar-novoconceito.html

Leitor Sagaz 15/10/2015

Crônicas para vida
Resenha publicada no blog Leitor Sagaz

Espero que minha simples resenha, seja o suficiente para que você leitor, compre, leia e venere esta arte, e acredite, desejo de todo o coração que todos possam ter a sensação maravilhosa de conhecer esta obra. Admito que falar deste livro é praticamente impossível, já que cada lição de cada história é muitooo subjetiva. Mas o que custa tentar.

Bem, “Prometo falhar” é um livro de crônicas, a propósito, eu não tinha ideia disso até começar a lê-lo, mas agradeço por não saber, já que, sem dúvidas o meu antigo preconceito por gêneros sem ser narrativos me impediria de vê-lo, e se eu não tivesse tido esta experiência acredito que a minha concepção de amor estaria muito limitada.

Já na capa nós nos deparamos com a frase "O amor acontece quando desistimos de ser perfeitos" li isso e fiquei pensando que era uma jogada de marketing, sabe como quando vemos um trailer de um filme de comédia e depois percebemos que não era tão engraçado e que a parte mais hilária dele estava no trailer. Além disso, antes de começar a ler eu dei uma folheada e foi quando pensei –Caramba, cadê os capítulos!- Já estava revoltada, contudo eu comecei a ler e em um piscar de olhos já estava na nonagésima página.

As crônicas refletem sobre a pobreza, a perda, mas concentram-se na temática amor de forma geral. Sinceramente não conheci nenhum escritor que tivesse tantas definições de amor.

A palavra é o instrumento mais valioso de toda a humanidade, certas pessoas sabem como usa-la, já outras não. Pedro Chagas com certeza se insere na primeira categoria, ele consegue comover e descrever os sentimentos mais indescritíveis de uma forma singela e verdadeira.

Certos trechos do livro me deixaram com uma sensação de preenchimento fortíssima, só de me lembrar fico toda arrepiada.

Entretanto, apesar da beleza na forma de escrever, existem momentos em que Deus é retratado de uma forma um pouco vulgar, quero dizer se você não compreender a linguagem metafórica e for religioso se sentirá atingido. No mais esta obra ao meu ver é quase perfeita!!

Espero que tenham gostado da resenha e com certeza indico este livro, leiam e sintam por vocês mesmo tudo o que eu senti.

by Beatriz Pereira

site: http://www.leitorsagaz.com.br/2015/09/resenha-prometo-falhar-pedro-chagas.html

val silva 18/10/2016

Prometo Falhar – Pedro Chagas Freitas
Baixe o Livro grátis... http://livrosgratisbibliotecaonline.com/2016/10/18/prometo-falhar-pedro-chagas-freitas/

Prometo Falhar é um livro que fala de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. Em crônicas desconcertantes, Pedro convida o leitor a revisitar suas próprias impressões sobre os relacionamentos humanos. A linguagem fluida, livre, sem amarras, faz querer ler tudo de uma vez e depois ligar para o autor para terminar a conversa . Medo, frustração, inveja, ciúme e todos os sentimentos que nos ensinaram a sufocar são expostos sem pudores. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra que é possível sair ileso de tudo, menos do amor. Você escolhe a ordem em que vai ler as crônicas do jovem escritor que tem 21 obras publicadas e é sucesso de vendas em Portugal.

Prometo Falhar foi o livro mais vendido de Portugal em 2014 e chega ao Brasil com mais de 100 mil cópias vendidas na edição portuguesa.

site: http://livrosgratisbibliotecaonline.com/2016/10/18/prometo-falhar-pedro-chagas-freitas/

Bia 09/08/2015

A Editora Novo Conceito resolveu presentear, no mês passado, seus parceiros com o livro "Prometo Falhar", do autor Pedro Chagas, antes dele chegar as livrarias, e posso dizer que foi um ótimo presente, eu adorei.

"O amor tem de exigir vigilância máxima, você tem de ser um soldado no campo de batalha, todo o seu corpo à espera de um ataque, de uma bala perdida. E se há algo em que o amor é imbatível é na quantidade de balas perdidas que libera. Às vezes você é atingido e nem percebe."

Assim que terminei de ler esse livro eu percebi que seria muito difícil de fazer uma resenha dele, estou acostumada a ler livro com uma única história, e nesse caso eu li milhares delas, e sobre tudo, todas as formas de amor estavam escritas ali na minha frente, escritas de uma forma triste, tocante e outras vezes engraçada. Eu realmente tentei ler os livros aos poucos e ir tentando absorver cada história que me era apresentada, mas não consegui, quando terminava uma queria logo saber o que me aguardava na próxima, eu não larguei ele até terminar.

"A melhor literatura é a que salva mas só a que mata ganha prêmios, já pensou nisso?"

As histórias, apesar de serem bem curtas, fazendo você entrar no personagem, sentir o que ele está passando, várias vezes eu me peguei chorando, e tendo que me explicar com a minha irmã o por que das lágrimas, e quando eu via estava as duas chorando por causa de uma das histórias que eu tinha contado para ela, aliais minha irmã já se apossou do livro e se trancou no quarto com ele.

"Quem inventou a droga não conhecia o amor, me parece evidente."

O livro trás histórias de suas mais variadas formas de amor, entre elas a de pais e filhos, maridos e mulheres, amantes, separações, reconciliações, e diversas outras, mostrando que nenhuma relação é perfeita, cada um com seu defeito e qualidade, é quase impossível você não se ver conectado a pelo menos uma dessas histórias. Eu Gostei de tantos trechos que os meus post it acabaram e eu comecei a marcar com pedaços de papel, só para não perder aquele trecho maravilhoso.

"Quando você dorme Deus acorda para te ver dormir."

Pedro Chagas escreveu um livro diferente de tudo que já li, quando eu lembrei que o autor vai ver na Bienal, fiquei muito feliz de poder dizer a ele frente a frente que o seu livro é simplesmente um dos melhores que eu já, e claro dar um enorme abraço.

"O amor quando nasce é para todos e é bom que você saiba disso."

site: http://follow-and-breath.blogspot.com.br/2015/08/resenha-prometo-falhar.html

Silvana 22/08/2015

"O erro das pessoas é procurar o que não existe."

Em primeiro lugar quero dizer que livros de crônicas não são os meus favoritos. Não lembro de ter lido nenhum do gênero. Por isso tive um pouco de dificuldade ao começar a leitura. Estou mais acostumada com livros de histórias com começo, meio e fim e diálogos, muitos diálogos. Mas logo superei essa minha aversão ao gênero. Na primeira crônica, o autor já me ganhou e fiquei com um sorriso bobo no rosto enquanto lia. Li o livro todo de uma vez, mas depois voltei e comecei a reler as crônicas uma por uma e pensar em cada uma delas, em como cada uma mexeu comigo de uma forma diferente.

"De tudo o que amo é você que mais me apaixona."

O livro tem como tema o amor. O amor em todas as formas, amor pelo seu semelhante, pelo pai, mãe, filho, neto, o amor conjugal e ate o amor pela vida. Só que não é aquele amor que estamos acostumados a ver nas histórias românticas. É o amor sem filtro. O amor como é realmente. O amor que gera ciumes, que torna as pessoas que amam egoístas, o amor imperfeito. O amor é tão grande que a pessoa que ama não quer que ninguém mais veja o que ela vê na pessoa amada. E tem o amor que perdoa, mas deixa de amar e tem o que não perdoa, mas continua amando até o fim. E o amor que acontece no momento em que se encontram, e o amor que só acontece depois de separados. E tem também o amor puro, platônico, e o amor que não pede nada em troca.

"quantas vezes é possível te amar pela primeira vez?"

Uma coisa que gostei muito foi o titulo do livro, Prometo Falhar. E quem não falha? Quanto mais tentamos, mais erramos e isso gera uma frustração, pois, quando falhamos achamos que fizemos algo errado, mas não é isso o que o livro nos ensina. Ele mostra que mesmo falhando, nos ganhamos alguma coisa com isso. E a "perfeição" não existe. Quanto mais buscamos ser perfeitos ou um alguém perfeito, mais nos decepcionamos, achamos que fracassamos, mas o fracasso é nunca tentar.

"É tão mais fácil não amar. Mas que merda andamos fazendo aqui se não amarmos?"

São tantas as crônicas, praticamente uma a cada duas ou três páginas, que fica difícil escolher qual é a melhor ou qual trecho marcou mais. Mas teve algumas que me emocionaram. Tem a do homem que tinha duas mulheres, uma para amar e outra para o acompanhar, cujo final foi surpreendente. E tem a do homem que quase foi um milionário, essa foi a que mais me marcou. Tem também algumas poesias, pensamentos, enfim, é uma obra maravilhosa que todos tem que ter em casa. A minha unica ressalva foi algumas referencias a Deus, que não gostei. E outra coisa, se você pretende dar de presente por exemplo, já aviso que as crônicas tem uma certa conotação sexual. E não podia deixar de falar do capricho da Novo Conceito na edição do livro. A capa está linda e a diagramação perfeita.

"A ironia da vida é durar apenas o tempo necessário para ser eterna."

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/07/resenha-prometo-falhar-pedro-chagas.html