Prometo Falhar

Prometo Falhar Pedro Chagas Freitas

Resenhas - Prometo Falhar

The Best Words Br 03/10/2015

Resenha The
Prometo falhar nos traz diversas crônicas diferentes, mas que abordam um "mesmo" tema. Nesse livro, Pedro Chagas Freitas nos mostrou as diversas facetas do amor, nos chocando, nos emocionando e nos mostrando como esse sentimento é real e não algo fantasiado para vender livros.... Pedro nos mostrou algo puramente palpável, e foi exatamente isso que mais me encantou.

Nós já conversamos sobre um livro de crônicas, também da Novo Conceito, antes... nosso debate sobre a obra do Rafael Moreira deixou bem claro como eu AMO ler esse tipo de texto, mas, como o assunto é nosso foco novamente, quero reforçar a minha paixão sobre as crônicas! Bom, vocês sabem que me arrisco e escrevo algumas aqui, e há uma boa razão para eu fazer isso: adoro sentir que todos os meus sentimentos estão sendo passados para o papel e amo sentir que vocês, através disso, conseguem me conhecer um pouco melhor... e, por esses mesmos motivos, amo a experiência de ler crônicas de outros autores, já que assim troco de lugar e fico de frente com os sentimentos de outra pessoa.

O que me impressionou em Prometo falhar foi exatamente a capacidade de o autor conseguir passar uma intensidade surreal aos relatos... tudo escrito ali era tão real que eu me arrepiei em muitas partes e sorri em outras... Pedro toca em tantos assuntos relacionados ao amor de uma forma única que eu perdi o fôlego em boa parte da leitura.

Preciso falar que amei tudo que li, mas escolhi a crônica em que um senhor fala que já foi milionário porque tinha sua amada esposa consigo como minha preferida. Aquele texto tem tanto sentimento que me fez chorar....

Infelizmente, não posso falar muito mais dessa obra, pois eu só sei sentir depois dessa leitura e não consigo expressar em palavras de forma justa tudo que ele representou para mim e, por isso, só posso recomendar que vocês não percam esse livro por nada no mundo... mas aconselho que leiam duas crônicas por dia para evitar que uma ressaca literária te tome por inteiro rápido demais. Prometo falhar conseguiu ler minha alma tanto quanto Apenas um dia e, depois dessa invasão toda dentro do meu ser, preciso respirar um pouco, hehe.

site: http://thebestwordsbr.blogspot.com.br/2015/08/prometo-falhar-pedro-chagas-freitas.html

La Oliphant 30/09/2015

Ótima leitura!
No livro que, já à primeira olhada, arranca suspiros e nos faz supor diversas coisas sobre seu conteúdo por sua capa, aprendemos sobre Pedro que ele não está à deriva no mundo da escrita: ele escreve, e sabe fazer bem o que faz; como o mesmo diz, escreve cenas. Suas palavras são apaixonantes. Apaixonadas. Ele parece saber o que faz com as mesmas, e espero que saiba quão poéticas são.
O escritor utiliza as palavras de modo a fazer com que nós, leitores, respiremos no ritmo ditado pelo texto. Há cada diálogo, uma sensação é ativada e a impressão é de estar presente e visualizando o momento em que as palavras deixam as bocas dos personagens, de fato. São contos fluidos, fortes, poéticos e viscerais, devo dizer. O curioso a respeito disso é que, apesar de todas essas características, o livro consegue ser de uma sutileza surpreendente, se observarmos e sentirmos bem.

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/prometo-falhar-por-pedro-chagas-freitas

Ana Luiza 12/09/2015

Resenha do blog Mademoiselle Loves Books - www.mademoisellelovesbooks.com
Como disse na resenha de Encontros & Desencontros (aqui), ultimamente tenho apreciado bastante contos e crônicas pela falta de tempo para ler. E, pelo visto, estou tendo sorte com as minhas escolhas de livros. Como minha leitura anterior, Prometo Falhar é uma coletânea de crônicas rápidas, mas muito profundas e tocantes.

Peguei Prometo Falhar sem ao menos ler a sinopse, mas já certa de que gostaria, já que todos estão falando muito bem da obra. Entretanto, fui em muito surpreendida quando não me deparei com um romance e sim com um conjunto de crônicas que coloca muitos autores de romances românticos no chinelo. Já li histórias de amor de mais de 500 páginas que não me emocionaram nem um décimo do que algumas crônicas de Prometo Falhar, de duas ou três páginas.

As palavras do autor português possuem quase que uma mágica própria, já que nos envolve da primeira sílaba do livro até a última. Entretanto, essa é uma obra para ser lida devagar, para ser degustada. Cada pequena crônica traz seu universo próprio, sua singularidade que precisa se digerida com paciência e paixão. Apesar disso, a maioria das pequenas histórias tem um ritmo rápido e delicioso. Uma experiência muito gostosa é não ler o livro da forma convencional, do começo para o fim, e sim pegá-lo e abri-lo em uma página aleatória, para se encantar e surpreender ao acaso.

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2015/09/resenha-prometo-falhar-pedro-chagas.html

Fê Borges 04/09/2015

Muito lindo!
Li este livro para o desafio como um livro com o nome diferente, mas me surpreendi como este livro é lindo. Prometo falhar é um livro de crônicas que com certeza algumas delas vão fazer você se identificar com algum momento da sua vida, pois fala sobre o amor de todas as suas formas...pai, mãe, filhos, namorados, avós e etc. É um livro bem gostoso para quem gosta de crônicas, mas não recomendo devorá-lo todo de uma vez como fiz e sim apreciar, pois há muitas crônicas que vão fazer você suspirar!

Na Literatura Selvagem 26/08/2015

Prometo Falhar, a escrita intensa e apaixonante de Pedro Chagas Freitas
Conclui a leitura de Prometo Falhar, do autor português Pedro Chagas Freitas num misto de sensações: não sabia se chorava por ter terminado, se ficava alegre por finalmente virar a última folha e parava o soluço, se estava triste por me despedir daquelas palavras... O que de fato aconteceu é que o livro impregnou em mim, e a cada crônica lida eu sentia a dor da despedida chegando, e ao mesmo tempo algo se eternizava em meu ser...

Publicado pela Editora Novo Conceito, recebi o livro como cortesia a fim de fazer a resenha... A princípio, achei tratar-se de um livro qualquer de amor, mas ele foi bem além disso... Trata-se realmente de um amor [eu diria vários, na verdade], mas daquele amor dolorido, confuso, arredio, selvagem e ao mesmo tempo delicado, dolorido, e bonito de se sentir...

"Adormeço para te encontrar e sou feliz."

Sim, porque a tristeza por vezes pode ser linda, e Pedro Chagas faz isso com os amores doloridos. Ele deixa a dor bonita. Desde a primeira página até seu desfecho fui tomada por choros convulsivos, uma sensação de desalento que me colocava em estado de melancolia, mas em momento algum eu quis largar o livro. Era como se eu precisasse sentir o sofrimento daquela narrativa até esgotar a dor... Fazia um bom tempo que um romance não me alterava a esse ponto... Foi uma sensação incrível e inexplicável que a leitura me proporcionou...

Leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2015/08/prometo-falhar-escrita-intensa-e.html

Nati 24/08/2015

Prometo Amar
Não sei nem como começar essa resenha, é difícil falar de um livro tão maravilhoso...
Há algum tempo, a editora Novo Conceito mandou um "livreto" com duas partes de livros: Eu te darei o sol, e Prometo Falhar. Comecei a ler e na segunda crônica eu já estava apaixonada por esse português! Até parei de ler o folheto porque eu queria aguardar a chegada desse livro, e meu Deus, como é maravilhoso!
Pedro Freitas tem cerca de vinte publicações e já quero todas no português (ele é de Portugal, então elas já estão em português haha nesse caso, quero no Brasil) porque ele é excelente.
Nesse livro, há crônicas sobre a vida e o amor. Sobre todo o tipo de amor. Amor, simples assim. E Freitas faz isso de uma forma que nunca vi ninguém fazer, acho que também ninguém ousaria - e se ousasse, duvido muito que seria melhor que esse incrível escritor.
"(...) há só uma vida e és tão inacabável em mim."

Ele escreve cenas de uma forma deslumbrante - realmente são cenas: não há marcações de capítulos, divisão de crônicas Tudo é bem simples e isso também nos cativa. Confesso que ainda não terminei de ler o livro... estou lendo as crônicas aos poucos pois tentei ler tudo de uma vez, mas como os contos são soltos, um acabava emendando no outro e eu acaba confundindo tudo. Ler um por vez, com calma antes de dormir é a melhor parte do meu dia. E mesmo assim, sem acabar, precisava dividir esse preciosidade com outras pessoas.

Leia a resenha completa no blog!

site: http://doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br/

Ileana Dafne 24/08/2015

Lindo!!
O livro é muito bem escrito e lindo, mas infelizmente não faz parte do meu estilo, porém esse fato não afetou a quantidade de estrelas, o livro continua a ser muito bom, afinal.
O livro é composto, basicamente, por crônicas soltas e sem relação entre si, além de pensamentos e poesias, mas não tive dificuldade alguma em acompanhar a leitura, o que é um grande mérito do autor. Alguns textos são pequenos e outros um tanto maiores.
Eu consegui entender porque esse livro foi tão bem aceito em Portugal e creio que o mesmo acontecerá por aqui, os textos nos fazem refletir e conseguimos deslumbrar bem vários dos acontecimentos. Contudo, em vários momentos queria abandonar a leitura porque se tornava um tanto cansativa. Mas isso, creio eu, se deu porque não sou dada a sentimentalismo e não conseguia entender alguns pontos chaves de certos textos.
Em cada texto o autor consegue retratar as imagináveis e inimagináveis (por mim, ao menos) formas de amar e ser amado. Creio que quem goste de quotes tem um prato cheio nesse livro. O Pedro Chagas escreve de forma magnífica e bastante profunda, tornando impossível que quem leia fique indiferente durante a leitura.

site: http://www.livroseflores.com/2015/08/resenha-prometo-falhar-pedro-chagas.html
Tamiris Marcondes 24/08/2015minha estante
curiosa pra ler este, adoro livros q me fazem refletir.. e a capa é linda demais *___*

Ileana Dafne 24/08/2015minha estante
Esse livro me fez refletir bastante sobre minha vida e certos acontecimentos. É lindo!

Mari Siqueira 23/08/2015

Falhei ao tentar não chorar com a leitura
Único, honesto, brilhante! Demorei semanas - literalmente -, para resenhar Prometo Falhar de Pedro Chagas Freitas porque não existem palavras suficientes para que eu defina o quanto fui impactada por esta leitura. Falhei ao tentar conter o choro durante a leitura, assim como falhei ao tentar esquecer as histórias que me fizeram chorar. Tento escrever minhas resenhas com precisão linguística, e por conta disso, escolher as palavras certas foi muito difícil. Dar nosso melhor, no entanto, não significa atingir a perfeição, então nessa resenha eu prometo falhar, outra vez.

Pedro Chagas Freitas escreve de forma única, seu livro não parece com nada que eu tenha lido antes e essa talvez seja a maior das minhas falhas - nunca ter lido algo tão real. O autor desconstrói a narrativa: ortografia, semântica e estilística, para transformá-la em algo diferente, algo mais falho e assim, mais real. Em grande parte do texto, a pontuação é ignorada como se não fosse importante, e de fato, não é. O autor deixa claro que não vai sujeitar seus sentimentos, sua criatividade à limitações impostas pela sociedade, que dirá então pela gramática. E por isso, o admiro ainda mais.

Em cenas soltas, e ao mesmo tempo, interligadas pela narrativa peculiar do autor, Prometo Falhar é uma espécie de alegoria do amor: imperfeito e extraordinário. O narrador é uma mesma pessoa e, ao mesmo tempo, é várias. Cada história contada em uma cena - e são muitas as cenas - é digna de um livro próprio. Entretanto, essa complexidade de ter tanta coisa dita em tão pouco tempo não torna a leitura superficial, pelo contrário, faz com que o leitor mergulhe profundamente em cada história.

Não foi uma leitura rápida porque, como eu disse anteriormente, as cenas são extremamente bem escritas e possuem uma carga emocional muito forte. Em sua maioria crônicas sobre o amor, os fragmentos de histórias que o autor conta são românticos, intensos, humanos e, acima de tudo, sensíveis. Pedro fala sobre todas as formas de amor e as mistura entre si, sem tabus ou restrições. Amor, paixão, desejo, sexo, perfeição e realidade permeiam suas mais de quatrocentas páginas.

Pedro Chagas Freitas não escreve sobre o amor perfeito, incrível, sagrado. Ele escreve sobre o amor falho, cheio de defeitos, para o qual fomos destinados. Lamechas assumido, quer mostrar ao mundo que os homens também amam e também falam sobre o amor. Rompendo paradigmas - de todos os tipos -, o autor desmistifica e critica a perfeição, se atrevendo a ser um romântico, um sonhador. O amor pode ser falho, assim como somos todos nós, mas se me permite uma última sugestão: tu vais amar este livro tanto quanto eu!

"...Nada é mal escrito quando se escreve o amor. Ou tem o amor inteiro ou não é poema nenhum. Já que escrever se obstáculo do porquê para escrever o amor. Há que recusar os coitados que não o conhecem e que analisam um texto de amor como se analisa um texto qualquer. Mas um texto de amor não é um texto qualquer - pela simples, e tão óbvia, razão de que um texto de amor nem sequer e um texto; é amor.Quem escreve um texto de amor está pouco ligando para a literatura.
O que é a literatura quando se ama assim?" (p. 159)

site: http://loveloversblog.blogspot.com

Silvana 22/08/2015

"O erro das pessoas é procurar o que não existe."

Em primeiro lugar quero dizer que livros de crônicas não são os meus favoritos. Não lembro de ter lido nenhum do gênero. Por isso tive um pouco de dificuldade ao começar a leitura. Estou mais acostumada com livros de histórias com começo, meio e fim e diálogos, muitos diálogos. Mas logo superei essa minha aversão ao gênero. Na primeira crônica, o autor já me ganhou e fiquei com um sorriso bobo no rosto enquanto lia. Li o livro todo de uma vez, mas depois voltei e comecei a reler as crônicas uma por uma e pensar em cada uma delas, em como cada uma mexeu comigo de uma forma diferente.

"De tudo o que amo é você que mais me apaixona."

O livro tem como tema o amor. O amor em todas as formas, amor pelo seu semelhante, pelo pai, mãe, filho, neto, o amor conjugal e ate o amor pela vida. Só que não é aquele amor que estamos acostumados a ver nas histórias românticas. É o amor sem filtro. O amor como é realmente. O amor que gera ciumes, que torna as pessoas que amam egoístas, o amor imperfeito. O amor é tão grande que a pessoa que ama não quer que ninguém mais veja o que ela vê na pessoa amada. E tem o amor que perdoa, mas deixa de amar e tem o que não perdoa, mas continua amando até o fim. E o amor que acontece no momento em que se encontram, e o amor que só acontece depois de separados. E tem também o amor puro, platônico, e o amor que não pede nada em troca.

"quantas vezes é possível te amar pela primeira vez?"

Uma coisa que gostei muito foi o titulo do livro, Prometo Falhar. E quem não falha? Quanto mais tentamos, mais erramos e isso gera uma frustração, pois, quando falhamos achamos que fizemos algo errado, mas não é isso o que o livro nos ensina. Ele mostra que mesmo falhando, nos ganhamos alguma coisa com isso. E a "perfeição" não existe. Quanto mais buscamos ser perfeitos ou um alguém perfeito, mais nos decepcionamos, achamos que fracassamos, mas o fracasso é nunca tentar.

"É tão mais fácil não amar. Mas que merda andamos fazendo aqui se não amarmos?"

São tantas as crônicas, praticamente uma a cada duas ou três páginas, que fica difícil escolher qual é a melhor ou qual trecho marcou mais. Mas teve algumas que me emocionaram. Tem a do homem que tinha duas mulheres, uma para amar e outra para o acompanhar, cujo final foi surpreendente. E tem a do homem que quase foi um milionário, essa foi a que mais me marcou. Tem também algumas poesias, pensamentos, enfim, é uma obra maravilhosa que todos tem que ter em casa. A minha unica ressalva foi algumas referencias a Deus, que não gostei. E outra coisa, se você pretende dar de presente por exemplo, já aviso que as crônicas tem uma certa conotação sexual. E não podia deixar de falar do capricho da Novo Conceito na edição do livro. A capa está linda e a diagramação perfeita.

"A ironia da vida é durar apenas o tempo necessário para ser eterna."

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/07/resenha-prometo-falhar-pedro-chagas.html

Liachristo 15/08/2015

Prometo Falhar - Pedro Chagas Freitas - Novo Conceito
Desde que soube do lançamento deste livro, fiquei interessada em ler. O título já chamou a atenção, e logo saí a cata de mais informações sobre o autor e o seu livros. Descobri que Pedro Chagas Freitas faz muito sucesso em Portugal principalmente junto aos jovens leitores. Isso fez com que eu ficasse mais curiosa ainda a respeito de como seria este livro. O que descobri conto agora pra vocês...

O livro não tem uma história única, e sim várias histórias contadas em forma de crônicas e contos. Em todos eles o tema central é o amor. O amor em todas as suas formas e jeitos. É claro que o amor entre namorados e amantes são em maior quantidade. Mas, também temos o amor fraterno e muito mais...

Apesar de não ser amante de ler crônicas e coisas do tipo, e até mesmo sentir uma certa dificuldade no início, eu acabei engrenando e gostei muito do que li. Foi uma experiência gostosa e enriquecedora.

São textos que mexem com a gente, que nos tocam de alguma maneira. Você se sente parte do que ele conta, e a maneira como o Pedro escreve nos toca, mexe com nosso emocional. Os textos falam de vida, sentimentos, perdas, felicidade, tristeza, família, e muito mais, mas sempre focando no amor.

O autor fala do amor de uma maneira diferente, irreverente, realista, saudosista, sonhadora, enfim de um jeito todo próprio, mas que me encantou e me deixou suspirando em alguns momentos, com lágrimas em outros e até mesmo com aquele sorriso bobo em alguns de seus textos.

O livro é fácil e rápido de ler. E o melhor nem precisa ser lido em ordem, pois os textos são distintos, apesar de se integrarem de uma certa maneira.

Assim ao término do livro pude entender todo o seu sucesso. E fico aqui já ansiosa para conferir seus outros livros. E claro que vou querer conhecer o Pedro na Bienal e autografar o meu livro!

Leitura gostosa, fluida e que todos deveriam dar uma chance de conhecer.
Bjus

site: http://www.docesletras.com.br

ricardo_22 15/08/2015

Resenha para o blog Over Shock
Prometo falhar, Pedro Chagas Freitas, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2015, 400 páginas.

Prometo ser sincero e por essa promessa sou obrigado a dizer que você não é perfeito. Sim, eu sei que nada é perfeito, mas a sua imperfeição é diferente, pois você é capaz de encantar e ao mesmo tempo deixar alguém impaciente. Amor e ódio. Desejo e raiva. Um misto de emoções.

Sim, eu confesso, foi assim que aconteceu comigo. Tão logo o peguei em minhas mãos, folheei suas páginas e a leitura de alguns textos me garantiu que você seria simplesmente incrível. Isso mudou assim que me sentei pela primeira vez para lê-lo. Em pouco tempo já não o aguentava mais. Se tivesse coragem, o colocaria em um canto qualquer da estante e faria questão de me esquecer que um dia existiu. Não porque era ruim, mas por perceber que eu estava odiando te amar.

Acho que no fundo sempre soube que sou o mais perfeito exemplo de um masoquista. Sou do tipo que na tristeza coloca músicas depressivas em um loop eterno e não consegue esconder as lágrimas que ocasionalmente caem. Sou do tipo que ao ter o coração partido, como agora, pensa em mil e uma formas de implorar, de joelhos se necessário, que ela volte aos meus braços e dê uma última chance ao nosso amor, mesmo sabendo não mudará a sua decisão e que isso me fará sofrer ainda mais. Sou do tipo que chora sem vergonha — e que se foda a história de que homem não chora! Sou do tipo que adora ter suas memórias tristes relembradas pelas páginas de um livro.

Sou do tipo…

Sim, eu sou do tipo que adora ter suas tristezas reforçadas por um livro qualquer. E você, meu caro… Ah, você é do tipo que consegue reforçar essas tristezas com maestria.

Não me entenda mal, por favor, você está longe de ser um livro qualquer, palavra de leitor, mas ao mesmo tempo é o tipo de livro do qual sempre me deixei levar por suas palavras. São apenas palavras de um colega das letras, eu sei, mas são palavras verdadeiras, que refletem exatamente o que eu estou sentindo. Ou que senti ontem. Ou que ainda vou sentir amanhã.

Não sou nenhum profeta. E imagino que o gajo também não seja nenhum leitor de mentes. Porém não estranharia se me você respondesse dizendo que ele tem superpoderes. E como eu o odiaria se fosse o caso. Como diabos ele teve coragem de falar sobre os meus sentimentos sem ao menos me comunicar? Não precisaria dedicar o livro a mim, tampouco escrever meu nome nos agradecimentos, apenas seria respeitoso me comunicar que me escolheu como tema de pelo menos 75% de seus textos — ou seria mais?

Não seja idiota!, você diria. Quero apenas deixar claro que ele conquistou um leitor, eu responderia com sinceridade. Foi essa a minha promessa, se lembra?

Talvez me ache um cara estranho, e quantas vezes não disse isso sobre mim mesmo, mas preciso deixar claro que essa possível contradição se deve apenas ao Pedro Chagas Freitas. Ele é o verdadeiro culpado! Sou inocente de todas as acusações!

site: http://www.overshockblog.com.br/2015/08/resenha-341-prometo-falhar.html

Bia 09/08/2015

A Editora Novo Conceito resolveu presentear, no mês passado, seus parceiros com o livro "Prometo Falhar", do autor Pedro Chagas, antes dele chegar as livrarias, e posso dizer que foi um ótimo presente, eu adorei.

"O amor tem de exigir vigilância máxima, você tem de ser um soldado no campo de batalha, todo o seu corpo à espera de um ataque, de uma bala perdida. E se há algo em que o amor é imbatível é na quantidade de balas perdidas que libera. Às vezes você é atingido e nem percebe."

Assim que terminei de ler esse livro eu percebi que seria muito difícil de fazer uma resenha dele, estou acostumada a ler livro com uma única história, e nesse caso eu li milhares delas, e sobre tudo, todas as formas de amor estavam escritas ali na minha frente, escritas de uma forma triste, tocante e outras vezes engraçada. Eu realmente tentei ler os livros aos poucos e ir tentando absorver cada história que me era apresentada, mas não consegui, quando terminava uma queria logo saber o que me aguardava na próxima, eu não larguei ele até terminar.

"A melhor literatura é a que salva mas só a que mata ganha prêmios, já pensou nisso?"

As histórias, apesar de serem bem curtas, fazendo você entrar no personagem, sentir o que ele está passando, várias vezes eu me peguei chorando, e tendo que me explicar com a minha irmã o por que das lágrimas, e quando eu via estava as duas chorando por causa de uma das histórias que eu tinha contado para ela, aliais minha irmã já se apossou do livro e se trancou no quarto com ele.

"Quem inventou a droga não conhecia o amor, me parece evidente."

O livro trás histórias de suas mais variadas formas de amor, entre elas a de pais e filhos, maridos e mulheres, amantes, separações, reconciliações, e diversas outras, mostrando que nenhuma relação é perfeita, cada um com seu defeito e qualidade, é quase impossível você não se ver conectado a pelo menos uma dessas histórias. Eu Gostei de tantos trechos que os meus post it acabaram e eu comecei a marcar com pedaços de papel, só para não perder aquele trecho maravilhoso.

"Quando você dorme Deus acorda para te ver dormir."

Pedro Chagas escreveu um livro diferente de tudo que já li, quando eu lembrei que o autor vai ver na Bienal, fiquei muito feliz de poder dizer a ele frente a frente que o seu livro é simplesmente um dos melhores que eu já, e claro dar um enorme abraço.

"O amor quando nasce é para todos e é bom que você saiba disso."

site: http://follow-and-breath.blogspot.com.br/2015/08/resenha-prometo-falhar.html

Biia Rozante | @atitudeliteraria 06/08/2015

EU QUERIA MAIS E MAIS...
PROMETO FALHAR é um livro que chegou para surpreender, devastar e rasgar nosso coração sem a menor piedade. Uma obra instigante, envolvente, arrebatadora e LINDA. Pedro Chagas tem uma capacidade única de falar sobre amor, sentimentos e emoções com tamanha sensibilidade e convicção que é impossível não se envolver com a leitura e se apaixonar ainda mais a cada página. O autor é sábio, com uma escrita inteligente, é poesia pura. É o derramar de uma alma, o abrir de um coração a cada palavra.

Não preciso nem dizer que amei não é? Mas mesmo assim falarei, EU AMEI.

“O amor acontece, quando desistimos de ser perfeitos.”

Uma super dica, não tenha pressa, sinta o livro, apreciei, leia com calma, com cautela, com atenção, se deixe abraçar pelas palavras, se permita ser tocado pelas emoções, se liberte e deixe sua alma voar, flutuar, mantenha a mente e o coração aberto. E você não se arrependerá em nenhum momento. Este livro é tocante, simples e exuberante, a contradição como o mínimo e o máximo, mas exatamente o que você precisa.

— Uma distração e o amor acaba.— Uma distração e a vida acaba.

Eu nunca havia me aventurado em crônicas, e agora estou me martirizando pela demora. PROMETO FALHAR é uma coleção de crônicas, que retratam o amor em todas as suas formas, tamanhos, cores e gostos. Ele trás até você O AMOR REAL, aquele amor imperfeito, que falha, que emociona, que envolve, que ensina, que seduz, o amor natural, o amor sendo o amor, ainda que complicado, que tenso, que cheio de manias e defeitos, é simples, gostoso, prazeroso, necessário.

“(...) Prometo compreender, prometo querer, prometo acreditar. Prometo insistir, prometo lutar, descobrir, aprender, ensinar. Tudo para te dizer que prometo falhar. E Deus te livre de não me prometer o mesmo."

Através de crônicas, Pedro nos encanta, ele nos deixa viciado em suas palavras e frases de efeito, de impacto, que servem para nos fazer refletir, tranquilizar, ensinar e desvendar sensações e emoções que nem sabíamos que possuíamos.

"Prometi nunca gostar de alguém como gosto de você e nem assim me sinto incoerente, ou talvez sinta e a coisa mais bela do mundo seja a incoerência, fazer agora o que não seria capaz de fazer antes, toda a razão está sobrevalorizada, pois se o que nos faz feliz raramente tem qualquer motivo por que haveríamos de colocar a razão acima de tudo?"

Não tem como expressar o quanto amei e me envolvi com a obra, ler cada Crônica, era como ler uma parte da minha própria história, como reconhecer a minha vida e de meus familiares e amigos através de cada trecho.

“Dois estranhos unidos pelo matrimônio, haverá descobertas difíceis, ele não vai gostar de tanta coisa dela, ela não vai gostar de tanta coisa dele, vão ter discussões, dificuldades, contas para pagar, lágrimas frequentes, mas voltarão sempre ao território dos ombros, os nomes ficarão esquecidos, os papéis rasgados enquanto os corpos durarem, o amor exige dois estranhos unidos pelo que os apaixona, e coragem.”

Me perdoem se não consegui ser imparcial em minha resenha, mas Pedro Chagas me conquistou, me tornei sua fã, sua admiradora e seguidora, quero ler mais e mais obras dele, conhecer a cada dia mais o seu trabalho, E QUERO QUE TODOS se sintam como EU. Por isso, leiam a obra, porque sim, esse livro deveria ser LEITURA OBRIGÁTORIA. Permita-se se envolver, aprecie, desvende, saboreie e se surpreenda.

Recebi o livro da minha Parceira EDITORA NOVO CONCEITO e junto com ele um kit lindo. Obrigada! Capa incrível e diagramação impecável, parabéns a toda a equipe pelo trabalho maravilhoso realizado na obra.

site: http://letraselivros2.blogspot.com.br/2015/08/resenha-prometo-falhar-pedro-chagas.html#more

Vanessa 06/08/2015

Perfeito e desconcertante
Quando gostamos muito de um livro fica difícil resenhar. “Prometo Falhar” é um desses.
No momento que o peguei e folheei meu primeiro pensamento foi: “O que é isso? Tudo menos um livro! São contos? Um romance? São crônicas?”, pensei que também ficaria perdida ao ler e confesso que fui um pouco preconceituosa.
Como iria ler um livro até então diferente de tudo que já vi?! Já fui com a certeza de odiar e largar no meio ou até mesmo nas primeiras páginas, porém foram essas primeiras páginas que me conquistaram, aliás, a primeira frase:

"Comecei a amar-te no dia em que te abandonei."

O livro não é divido por contos, nem capítulos, é inovador... são cenas (como o próprio escritor revela ao se descrever), essas encantadoras.
É uma leitura leve, gostosa, com frases, parágrafos inteiros de pura inspiração. E uma das coisas mais interessantes e que contradiz com o leve, é o fato da delicadeza que o escritor joga a realidade para você refletir. Pedro Chagas Freitas te presenteia com o amor, amor de amante, amor de mãe, amor de pai, amor de filho, de avô, de avô, de amizade, amor que cura, amor que abala, destrói. Resumindo: o livro é puro amor.
Pedro Chagas te leva do sorriso às lágrimas virando apenas uma página.
É o amor exposto, é o amor romântico e quem disse que é perfeito? O amor é o mais perfeito na sua imperfeição, a cada “cena” descrita por Pedro, você se vê ali, você se apaixona mais e mais pelo SER humano.

“O Amor faz tanta tanta coisa, mas não faz sentido”

Arrisco-me a dizer que é um livro que conta curtas histórias emocionantes na mais pura simplicidade do cotidiano. E arrisco-me ainda mais em dizer que cada cena/conto, ficaria perfeito em uma releitura no teatro. Sim! O livro é inspirador!(pois o amor acontece quando desistimos de ser perfeitos)
Com certeza um livro para ter na cabeceira da cama. Abrir naquela página onde você marcou sua frase preferida, para arrancar um sorriso do seu rosto e aliviar o coração.

Agora entendo porque “Prometo Falhar” é sucesso de vendas em Portugal e com certeza será no Brasil. Com sua linguagem diferenciada, poética e desconcertante.

“A Vida é curta demais para perdemos tempo a gastar energias em algo que não envolva o amor”

Depois disso posso dizer que me apaixonei e que vou reler esse livro. E espero outros de Pedro Chagas Freitas no Brasil. Aliás, ele virá para o Brasil em Setembro. Aguardem!! Eu estou ansiosa... (e apaixonada pelo Pedro Chagas).

site: http://www.matoporlivros.com.br/

Suzane | @memoriasdeumaleitora 06/08/2015

Prometo Falhar é um livro que você tem que correr agora mesmo pra livraria mais próxima e comprar seu exemplar. O livro é um apanhado de vários sujeitos que nos confessam suas histórias de amores, nele se reúne todos os tipos de amores, entre casais, pais e filhos, mãe e filhos, amores não correspondidos, amores perdidos, amores eternos, amores inacabados, amores que nem começaram, amores que morreram, amores que machucam, amores que se amam...

As várias crônicas nos dão um grande tapa na cara, somos levados as nossas próprias lembranças, nos identificamos de tal forma que temos a impressão que fomos observados por uma vida inteira pelo autor. Em várias outras crônicas percebemos que os personagens não se contentam com o comum, o normal, a rotina... eles preferem a adrenalina, a euforia dos sentimentos, o coração na mão, os amores por um fio para se sentirem vivos, afinal se o amor não for a plenos pulmões mais vale a pena morrer. Os sentimentos mornos, calmos, nada obscenos são dispensados sem pensar duas vezes.

Mergulhamos nesse emaranhado de sentimentos, somos levados do céu ao inferno, do nascimento a morte, da vida ao conformismo de não tê-la, do amor ao ódio, do carinho angelical a selvageria da cama. Somos embalados pelos corpos suados, prazer sem limites, orgasmos obrigatórios, desejos que exalam das peles dos amantes.

Crônicas não era um gênero literário que me agradasse, até ler Prometo Falhar. Pedro Chargas Freitas é um mestre em descrever sentimentos, ele nos aproxima de forma sublime dos personagens, entramos em seus corpos e sentimos o que sentem. A escrita é pura poesia e pura realidade ao mesmo tempo, sendo tão novo quanto familiar.

A confusão em que o autor nos coloca é quase um alívio, pois percebemos que nessa vida dura, difícil de por rédias, não estamos sozinhos, existem Pedros, Carlas, Barbaras e tantas outras pessoas que estão nos mesmos dilemas que a gente, sofrem com os mesmos amores que doem a alma e a identificação é praticamente obrigatória.

Amamos este livro do mesmo jeito que amamos nossos amores pela vida, INCONDICIONALMENTE

site: http://memoriasdeumaleitoraa.blogspot.com.br/2015/08/resenha-prometo-falhar-pedro-chargas.html