Prometo Falhar

Prometo Falhar Pedro Chagas Freitas

Resenhas - Prometo Falhar

Thalita - @voandopelaestante 21/07/2021

🔸O amor acontece quando desistimos de ser perfeitos...

📍Encontrei nesse livro algumas das crônicas mais lindas que já li na vida, algumas dolorosas e outras encantadoras. Nesse livro o autor fala de diversos tipos de relações, entre homem e mulher, pais e filhos, amigos, irmãos e pessoas no geral e cada uma delas nos toca de uma forma diferente. Me emocionei muito com algumas crônicas, elas me tocaram fundo e a escrita do Pedro é linda e bem fluída o que nos facilita a leitura também. Demorei para terminar de ler esse não porque não estava gostando e sim para ler aos poucos e apreciar a leitura e quando finalizei senti uma alegria imensa.

Recomendo muito a leitura dele para todos que amam crônicas e para quem nunca leu pois tenho certeza que vão se apaixonar.

"Prometo te amar até o limite, te beijar até a última fronteira, correr quando bastava andar, saltar quando bastava correr, voar quando bastava saltar. Prometo te abraçar com o interior dos meus ossos, percorrer a sua carne com a fome absoluta, e ir à procura do orgasmo todos o dias, a toda hora, encontrar a felicidade no doce absurdo que nos soubermos destinar. Prometo falhar. Sem hesitar. Prometo ser humano, aqui e ali ser incoerente, aqui e ali dizer a palavra errada, a frase errada, até o texto errado, aqui e ali agir sem pensar, para que raios serve pensar quando te amo tão desalmadamente assim? Prometo compreender, prometo querer, prometo acreditar. Prometo insistir, prometo lutar, descobrir, aprender, ensinar. Tudo para te dizer que prometo falhar. E Deus me livre de não me prometer o mesmo. "(pág.83)

"As pessoas não são tão grandes como você, as pessoas não aguentam tanto a vida como você. As pessoas choram, as pessoas sofrem, as pessoas passam pela vida à procura da melhor maneira de viver. Mas você me ama, mãe. Você me ama assim, sem condições, e parece que quando me ama nem sequer existe. Apenas fica ali, me vendo existir, e é assim que você descobre e me ensina que a vida se resume a ver quem você ama viver."(pág.233)

Priscili0 12/07/2021

Irreverência e espontaneidade que amo
Um livro cheio de histórias de amor, encontros e desencontros, impusividade e amor!
Eu gostei muito quando li.

Camilla.Alves 11/07/2021

Prometo Falhar... e falhei!
O primeiro texto deste livro foi o que me arrebatou para a escrita do Pedro. Vi nela uma profundidade, uma intensidade de sentimentos e uma habilidade na escrita que me seduziu por completo.

Ganhei o livro de uma amiga de infância, após comentarmos com muito entusiasmo sobre a profundidade de sua escrita e interpretação, mas, demorei 6 anos para retirá-lo da estante. Talvez essa espera reflita o relutar inconsciente (será?) em reconhecer que muito mais haveria nessas páginas que me levariam a sentir demais. Houve aquele dia em que peguei o livro em minhas mãos, li o primeiro texto, senti e chorei, depois fechei-o e disse: não! Não estou pronta pra sentir e chorar. Deixarei para depois.
Nem sei quanto tempo esse 'depois' levou. Fiz-me esquecer.

Então, obriguei-me a ler este ano e foram 4 meses para (até que enfim!) terminar essa leitura. Período ruim de pandemia? Seria uma ótima desculpa. Mas, confesso que não soube lidar com a leitura das crônicas. Sim, são crônicas e crônicas absolutamente bem escritas, elaboradas e vivas.

Acostumada com as longas narrativas ou poemas, lidar com a rapidez e finitude das crônicas foi um exercício árduo.
Talvez, estar em meio a esse período tão conturbado que estamos passando, no qual o significado de finitude tem sido tão intenso, constante e enfiado goela abaixo em nós possa ter contribuído para essa resistência em se contentar em ler uma ou duas páginas e dizer adeus àquelas vidas.

Assim, falhei ao achar que leria rápido;
falhei ao criticar a efemeridade das crônicas;
falhei em querer falar mal deste livro que demorei para ler e isso revelou incertezas e inconstâncias em mim...

Enfim, falhei em não amá-lo.

Vivi 13/01/2021

Cansativo
Apesar de ter crônicas LINDAS que nos fazem repensar sobre o amor, o livro foi se tornando cansativo pelo fato de serem muitas histórias, algumas não me agradaram tanto o que fez com que eu tivesse vontade de parar, porém há quem goste desse tipo de leitura.
No geral, é um bom livro.

Little Liz 14/12/2020

O amor acontece quando deixamos de ser perfeito.
Não era bem o que eu esperava ,3 anos querendo ler esse livro e me decepcionei (risos)
Esperava uma história romântica,mas repleta de evolução, não vários contos,nas primeiras 100 páginas tava até boa ,frases que me deram gatilhos e me fizeram pensar,mas depois da pág 170 me dá sono,mas terminei ,muito melodramático,muitos poemas e contos extremamente romântico , enjoativo ,mas bom pra se ler e se acha um romântico bobo achando que a pessoa que você ama te aceitaria de volta depois de ter te deixando ,pelo amor...
A uma frase "o mais cego não é o que não vê, nem sequer ao que não quer ver,o mais cego é o que só ver".

Labela 11/09/2020

A leitura ,e leva agradável .tem vários gosto em casa pagina
Labela 24/01/2022minha estante
Ele e apaixonte

PPSS 09/08/2020

As vezes a gente acaba com o livro e em outras, o livro acaba com a gente!!!
Um livro intenso e descontraído! Mas com muito amor envolvido e principalmente intensidade!!!!
Um livro que faz a gente refletir em alguns momentos.
Um livro pra ler sem pressa, pra saborear as palavras e curtir a entrega.
Esse livro é perfeito!!!

Anna 12/06/2020

Suportável até as 100 primeiras páginas
Eu fiz um esforço gigantesco para ler esse livro até o fim, porque foi uma sucessão infinitas de histórias/contos/poemas, ou seja lá que tipo de linguagem é, cansativas.
As 100 primeiras páginas são melhores, com frases de impacto, que até me deu vontade de grifa-las, e algumas histórias com pé e cabeça. Depois disso você entra em um limbo de histórias que acho que somente o autor compreende o que escreveu, muito confuso, cheio de metáforas meio banais e muita repetição de palavras. Sinceramente não gostei, tinha uma razoável esperança em ser bom, mas não, não sei se não sou romântica suficiente, mas pra mim não foi uma boa leitura

@biblioteca.da.alma 04/06/2020

Encantador
Um livro que me surpreendeu bastante. A escrita do autor é única e profunda, ao mesmo tempo que muitas vezes é singela. A obra aborda diversos tipos de amor: o de casal, o não correspondido, o de família, etc. O jeito que o escritor utiliza as palavras é surreal, te acalenta a alma. Você se vê dentro de cada uma das crônicas, é possível imergir em cada uma delas e sentir com todo o seu coração cada um daqueles sentimentos descritos. Simplesmente incrível!

Lari 30/05/2020

Nhé!
Esperava mais deste livro! Em cada dez contos, dois me cativavam e me encomodou tanto alguns "hábitos" de escrita dele, como a utilização da palavra orgasmo em quase todo texto e a comparação da pessoa amada com Deus.
Foi bem nhé mesmo...

Delane.Lívia 29/05/2020

Achei uma leitura cansativa!
Muitas crônicas da realidade porém um livro extenso e um pouco repetitivo.

Mariana 19/04/2020

Amor e todas as suas formas
Prometo falhar é um livro que trás pequenos textos relacionados ao sentimento Amor de diferentes formas. Amor de irmãos, de casal, de pai para filho e etc.
Ao longo da leitura, alguns textos mexem com a gente, nos identificamos e nos apaixonamos.

É um livro que vale a pena a leitura. No meu caso fui lendo aos poucos, pois como cada texto não tem ligação com o anterior, podemos ler em diferentes momentos. No final, gostei bastante, e alguns deles me fizeram refletir.

LihSininho 21/03/2020

Mediano...
Apesar de ser um livro de crónicas, se consegue tirar muitas lições. Frases soltas aqui e ali, parágrafos ou até mesmo um conto inteiro que nos traz muitas verdades. Foi uma leitura lenta, entediante por vezes, mas nada que uma boa vontade em terminar para nos ajudar.

Naty__ 13/03/2020

Se você está em busca de uma história de romance, este livro com certeza não é o seu lugar. Mas, tenha certeza, o conjunto de amores envolvidos nesta obra é muito melhor do que pegar uma simples história clichê e que você já sabe o que acontecerá no final – sem dúvidas.

Este livro é diferente de tudo o que estamos acostumados a lidar. É uma junção de crônicas que deixará o leitor desejando por mais. Talvez algumas não sejam as melhores e nem devem ser mesmo, mas tenha certeza que te tocará de algum modo. Uma crônica é mais amorosa, outra é mais triste, mas o amor envolvido em todas elas sempre é possível associar com alguma realidade vista por aí.

Amores de novela? Não, esse livro vai além. Ele busca sentimentos do dia a dia. Aquele sentimento que nos é real, palpável e que jamais pensaríamos que existiria. Autores, que se dizem autores de romance meloso, passam longe de emocionar tanto quanto Freitas consegue. Não gosto de livros cheios de mimimis, mas este não é assim. Prometo falhar não te promete nada, mas a emoção carregada nele te faz sentir tudo, até mesmo raiva – raiva por não ter lido esta obra antes e por não ter conhecido esse autor há décadas.

Não precisa pegar a obra e ler tudo de uma vez. Esse livro requer calma, leia uma crônica por dia, duas ou até três. Não queira devorar todas, pois a graça deste livro está em apreciar cada palavra, cada detalhe e torná-la singular porque ela é assim e merece isso. Não é necessário ler na ordem, também. Você pode ler a primeira crônica, pular para a décima e depois voltar para a quinta, o entendimento será o mesmo, assim como o encantamento.

Não pense que por conter o sentimento "amor" que todo o livro é dedicado ao amor eros, é dedicado ao ágape também. Freitas não nos prende pelo relacionamento entre homem e mulher, nos toca com o amor entre pais e filhos. É uma junção de diversos tipos de amor e, acreditem, eles existem: o carinhoso, idealizador, explosivo, possessivo, solidário, solitário e muitos outros.

A diagramação é muito bem feita, além da revisão, embora o autor seja português e algumas expressões da região tenham sido mantidas para permanecer a essência. A editora nos brindou com cartões também, contém frases do livro.

Sem dúvidas, é uma obra que mexe com a gente de diversas maneiras. Vale a pena ler, se deliciar, sorrir, chorar e demonstrar os sentimentos sentidos. É inegável, mas tudo o que eu disser não será suficiente para qualificar o autor e seu livro. Não é em vão o baita sucesso que está fazendo. Acredito que não há mais o que dizer, é preciso adquirir o seu e ter a sua própria visão da leitura, porque tudo o que eu podia falar já foi dito; mas tudo o que o livro deveria receber não conseguirá ser passado em palavras.

Quotes:

“O erro das pessoas é procurar o que não existe.”

“(...) Prometo compreender, prometo querer, prometo acreditar. Prometo insistir, prometo lutar, descobrir, aprender, ensinar. Tudo para te dizer que prometo falhar. E Deus te livre de não me prometer o mesmo.”

“Prometi nunca gostar de alguém como gosto de você e nem assim me sinto incoerente, ou talvez sinta e a coisa mais bela do mundo seja a incoerência, fazer agora o que não seria capaz de fazer antes, toda a razão está sobrevalorizada, pois se o que nos faz feliz raramente tem qualquer motivo por que haveríamos de colocar a razão acima de tudo?”

“Dois estranhos unidos pelo matrimônio, haverá́ descobertas difíceis, ele não vai gostar de tanta coisa dela, ela não vai gostar de tanta coisa dele, vão ter discussões, dificuldades, contas para pagar, lágrimas frequentes, mas voltarão sempre ao território dos ombros, os nomes ficarão esquecidos, os papéis rasgados enquanto os corpos durarem, o amor exige dois estranhos unidos pelo que os apaixona, e coragem.”

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2016/08/resenha-prometo-falhar.html
Angela Cunha 22/03/2020minha estante
O título do livro já diz bem o que encontraremos dentro dele. Uma sucessão de erros, de falhas, mas que sim, foram tentadas.
Não falo isso somente pelo amor, mas por todos os sentimentos!
Me recordo de quando esse livro foi lançado e do quanto mexeu com os leitores. Eu sou fã de crônicas, ainda mais quando podem ser lidas assim, como gotinhas diárias.
Beijo

Michelle 08/07/2020minha estante
Crônicas que nos fazem refletir e nos perceber como humanos passíveis de falhas

Chm_Henrique 15/02/2020

Péssimo