Prometo Falhar

Prometo Falhar Pedro Chagas Freitas

Resenhas - Prometo Falhar

Livratario 16/03/2016

Um dos livros mais lindos que já li
"Prometo te amar até o limite, te beijar até a última fronteira, correr quando bastava andar, saltar quando bastava correr, voar quando bastava saltar." Disfarçado de literatura, Prometo Falhar é um livro didático. Didático sobre a vida, sobre os sentimentos humanos. A cada crônica você se envolve cada vez mais com sentimentos poucas vezes elucidados com tanta delicadeza... Com tanta clareza. É uma declaração de amor a cada linha. Declarações de todo tipo de amor! É um livro lindo na mais profunda definição de beleza.

site: https://www.instagram.com/p/BA-0p7uMey5/?taken-by=livratario

Paraíso das Ideias 09/03/2016

Olá Pessoal,
Meu nome é Thais Caluta, e a partir de hoje vou aparecer por aqui de vez em quando, espero que curtam o trabalho, estou iniciando na vida das resenhas apesar de ser uma leitora voraz há algum tempo. Mas vamos ao que interessa...

De tudo o que amo é você que mais me apaixona.

O livro PROMETO FALHAR, já começa com uma frase espetacular “ o amor acontece quando desistimos de ser perfeitos.” Eu primeiro me apaixonei pela capa do livro, e conforme foram passando as paginas, o meu amor só aumentou. Pedro Chargas Freitas, tem o dom de transmitir em pequenas CRÔNICAS, o quão lindo é o amor, seja ele, de pai, mãe, filho, criança, amantes, namorados, casados, e afins.

Se você voltar a falhar juro que te amo para sempre.»
E ela falhou.

Confesso que livro de crônicas, não é o meu favorito, mas não posso negar que me apaixonei por cada crônica que li, cada uma com seu toque especial, e muitas delas que se encaixam perfeitamente em cada momento de nossa vida.
Por não ser uma história comum, onde podemos apresentar vários pontos de vista sobre personagem e enredo, acredito que essa resenha vá ficar bem curtinha, mas ainda sim, sincera, e através dela tento demonstrar os sentimentos que foram aflorados por cada crônica.

“ Prometo falhar» Foi a única promessa que ele fez, toda uma filosofia em duas palavras, não acreditava na possibilidade da perfeição, nem sequer fazia o que quer que fosse para alcançá-la, pois se não existe por que haveria de procurá-la?, e se deixava viver pelo que tinha à frente, as opções todas, as portas todas, havia sempre uma hora ideal para a felicidade e era sempre agora, o amor só existe quando alguém desiste de ser perfeito. ”

PROMETO FALHAR, mostra o quão nós falhamos em nosso dia a dia, mas que a cada falha evoluímos como ser humano. Quanto mais procuramos ser perfeitos, mas temos a prova de que a perfeição não existe. E é através dessas lindas e tocantes crônicas que o autor nos mostra muito da realidade da vida.

Mas havia o amor e se há coisa que o amor não faz é desistir.

Para você como eu, que é apaixonada por leituras, inclua esse livro em sua lista, que você não vai se arrepender ... Deixo para vocês uma pergunta para refletir . rs

Quantas vezes é possível te amar pela primeira vez?

Boa Leitura

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Amanda Mucci 12/02/2016

Um sentimento único
O amor é uma coisa engraçada, não pode ser explicado nem contradito. Pedro Chagas Freitas nos mostra isso de forma poética e emocionante com várias versões e vários personagens. Um livro sobre todo e qualquer tipo de amor feito por um escritor cheio de amor por sua arte.

site: http://m3raki.blogspot.com.br/2016/02/resenha-prometo-falhar-pedro-chagas.html

Vivi Cruz 12/02/2016

Amor, amor e mais amor
Sabe aqueles sentimentos que jamais conseguiríamos traduzi-los em palavras? Pois é, o Pedro Chagas consegue. Através de suas crônicas ele nos apresenta o amor em todos os aspectos e de todos os ângulos. Com histórias leves, envolventes e uma pitada bom humor ele consegue arrancar suspiros até dos corações mais peludos.

Leia a resenha na integra através do blog:

Lil Vasques 07/01/2016

Por todas as formas de amor
O livro me impressionou, É MAIS DO QUE EU ESPERAVA. Chagas escreve leve e é uma das coisas que eu mais amei sobre ele. Embora o livro seja uma coletânea de textos você consegue ler vários sem se cansar. Você COM CERTEZA, em algum momento vai se identificar com a história, personagem ou sentimento. É um livro muito cheio de significado, vários contos terminam deixando aquela sensação ÓTIMA pós leitura de um livro bom que te impressionou. As vezes você termina uma crônica ou poema e fica em silêncio sem fazer nada, só tentando digerir. Tentando não esquecer o que leu!
Recomendo o livro com certeza, me ensinou algo que vc vai querer aprender !!!

May Nascimento 01/01/2016

Ah, o amor... Dizem que o amor é capaz de salvar vidas, de alimentar a alma, de nos encher de esperanças. Sabemos que existem vários tipos de amor e várias formas de amar. Embora o importante no meio dos tipos e formas seja a existência desse sentimento, que para muitos é complexo, mas para Pedro Chagas Freitas é algo simples, complexo é não vivê-lo.
Em Prometo Falhar, Pedro coloca a leveza dos sentimentos em cada crônica que escreveu, por que:
“A vida é pequena demais para perdemos tempo gastando energia em algo que não envolva amor”.
Concordo com Pedro, sem amor não dá! Mas além de amor precisamos sonhar, precisamos de ânimo, precisamos dar sentido às nossas ações diárias. E quem disse que ele esqueceu esses detalhes?
“[...] Não quero trajetos sem pedras, pessoas sem problemas, muito menos glórias sem lágrimas. Não quero o tédio de só continuar, a obrigação de suportar, andar na rotina só por andar. Não quero o vai-andando, o é a vida, o tem de ser [...]”.

Além de tudo isso, o autor nos diz explicitamente que precisamos abrir mão de muita coisa, principalmente da nossa mania de achar que as nossas relações podem atingir o nível da perfeição, podem chegar a um estado pleno em que não haverá obstáculos, apenas felicidade. E não é bem assim, talvez amor e perfeição estejam em lados opostos no jogo da vida. É preciso prometer falhar para garantir que a relação será real, e deixar a perfeição para os sonhos (os que temos enquanto dormimos).
“O amor não existe – e é por isso, só por isso, que é a coisa mais real que podemos ter na vida”.

O gênero literário crônica é um dos meus favoritos, independente da mensagem que o autor deseja transmitir. A leitura de um livro de crônica é dinâmica, rápida, descomprometida, pois o formato do texto, curto e direto, faz com que o leitor conclua o livro num piscar de olhos. Por essas e outras razões foi difícil eleger uma crônica favorita, pois quase todas me proporcionaram emoções. Entretanto, vale destacar um trechinho de uma das mais lindas e tocantes, daquelas que fazem o olho brilhar, contando a história de um garotinho que inventou o caderno dos sonhos:
“[...] – era uma vez
começou assim porque lhe pareceu que era assim que começavam todos os sonhos, e foi escrevendo, frase a frase, invenção a invenção, e aos poucos foi percebendo que aquele seu caderno era mais mágico ainda do que aquilo que ele tinha inventado, afinal nem precisava de arrancar a folha para existir, ele ia escrevendo e à medida em que ia escrevendo sentia tudo a acontecer, o príncipe que queria voar, a princesa que queria ser salva, o menino foi escrevendo e aquilo tudo foi acontecendo, ele via-o ali, à sua frente, dentro de si, mesmo dentro de si, todas as emoções, ria, sorria, até chorava [...]”

O que dizer depois de tudo isso? A escrita deste gajo em Prometo Falhar é maravilhosa! O texto precisou de algumas adaptações na sua edição aqui do Brasil, devido às variações existentes entre o português daqui e o de Portugal, algumas expressões não sofreram adaptação, mas ganharam uma nota de rodapé, logo, não houve nenhuma dificuldade para entender cada palavra, cada frase e cada crônica. Um livro lindo, dedicado àqueles que AMAM o pai, a mãe, os irmãos, o marido, a esposa, o namorado, a namorada, a vida...

Lu 18/11/2015

São cronicas sobre o amor em suas diversas formas. Existem textos sobre o amor, a morte, a volta de um amor, uma desilusão amorosa, a dor da perda, a vida, a felicidade e a angustia. Pedro consegue nos embalar em pequenas crônicas de duas ou três páginas que nos levam em uma louca viagem pelos mais diversos sentimentos.

Li algumas resenhas dizendo que se eu não gostasse desse livro, eu não tinha um coração batendo dentro do peito. Bom, vamos partir do princípio que eu tenho um coração peludo.

Pedro tem uma escrita maravilhosa e muito envolvente. Ele sabe muito bem falar sobre todos os tipos de amor e todos os tipos de sofrimento que o amor nos causa, mas será mesmo que ele trouxe alguma novidade no livro? Será que tudo o que ele disse você já não sabia, mas precisava que alguém te dissesse?

Essas perguntas sempre ficavam me cutucando durante a leitura e acabei respondendo-as com facilidade conforme a leitura ia passando e eu ia me aprofundando nos textos bem escritos de Pedro e sei que vocês também vão conseguir responder essas perguntas com facilidade.

"Prometo Falhar", com certeza nos traz a mais pura realidade sobre o amor e nos mostra bem preto no branco que perfeição não existe. Por mais que você procure ser perfeito, a perfeição nunca será alcançada e isso só trará mais e mais frustração.

Demorei um tempo para ler o livro, porque percebi que eram crônicas, portanto lê-lo todo de uma vez não daria certo, não teria o mesmo impacto, então, todos os dias, eu lia uma ou duas crônicas distantes uma da outra e só assim, o livro funcionou pra mim e me fez gostar um pouco de cada uma delas.

"Prometo Falhar" é um livro criado para chocar, inspirar, surpreender, mexer e porque não rasgar seu coração a cada página. Não é meu livro preferido? Não, mas com certeza vai ficar um tempo na minha cabeceira para poder ler alguma coisa tocante e bem escrita quando sentir que é o momento.

site: http://lumartinho.blogspot.com.br/2015/11/prometo-falhar-pedro-chagas-freitas.html

Sil 18/11/2015

Prometo Falhar
Prometo Falhar não é o livro que eu queria e sim o livro que eu precisava. Preciso. Continuarei precisando todos os dias da minha vida.

Tenho certeza que já comentei em diversos blogs que visito que não sou uma das maiores fãs de contos, crônicas e poesias; Mas desta vez eu tive que ficar caladinha diante da grandeza desse livro. Eu simplesmente amei. Antes mesmo de chegar na página 10 eu já estava colocando Prometo Falhar entre as melhores leituras da vida. É um pouco difícil tentar explicar o motivo disso, pois envolve algo bem pessoal da blogueira que vos fala mas só pense que: Vale a pena.

A base do livro, como diz a sinopse, é o amor e eu lhe pergunto: Tem algo melhor nesse mundo do que o amor? Esse sentimento que nos move, que nos faz sorrir e chorar, que nos faz querer viver e às vezes morrer, que nos proporciona bons e maus momentos, e graças ao amor que somos rodeadas de pessoas importantes. Em Prometo Falhar podemos de modo muito simples nos colocar no lugar de seus personagens, pois de alguma forma vivemos aqueles momentos; E mesmo que não tenhamos vivido, ainda assim, as palavras fazem todo o sentido e tocam o leitor de uma forma que nenhum livro de romance pode conseguir tocar.

Nem todas as histórias são perfeitas ou com um final feliz, mas o processo delas é muito melhor do que o próprio final. É praticamente a mesma essência de ser ser humano, entende? Não existe final feliz para nós, pois o único final é a morte mas o mais importante é a jornada que temos que viver até chegar nesse momento tão famigeradamente odiado.

E bom, mesmo que você não esteja muito no clima de amor no momento a leitura é recomendada. Eu não estava em um momento amor ao iniciar a leitura mas foi inevitável esquecer esses poréns e me apaixonar pelo livro. Prometo Falhar é definidamente o livro que pode fazer qualquer pessoa acreditar novamente no amor e aceita-lo em suas diversas formas. Se após a leitura você não se sentir assim, então eu acho que tem algo muito sério com você (brincadeirinha).

Bom, o Pedro é português e a editora deixou uma nota no inicio do livro de que houve algumas alterações para auxiliar o leitor na leitura. O que é bem compreensível pois existem palavras em português-pt que possuem significado diferente em português-br e então o texto seria incompreensível para nós (e seria bem chato ficar lendo notas de rodapé na maioria das páginas). A única coisa que realmente me incomodou foi o uso de « » para sinalizar um dialogo ou frase dita pelo personagem mas ao longo da leitura eu já ignorava isso e tudo correu de forma bem fluida. De todo o mais a edição é bem simples, pelo que eu vi a editora manteve a capa original e o kit é maravilhoso demais. Todos os dias eu tiro uma mensagem antes de sair da cama.

site: http://cantaremverso.com

Fernanda 27/10/2015

Resenha: Prometo falhar
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/10/resenha-prometo-falhar-pedro-chagas.html

Mila F. @delivroemlivro_ 26/10/2015

Muito bom!
Em Prometo Falhar temos um livro que surpreende pela quantidade de frases de efeitos e afirmações realistas e sem papas na língua. O livro agrada até mesmo quando desagrada, porque é o rotineiro, o real, o sentimento cru, carnal, sensual, espiritual.
É possível experimentar a cada crônica um passeio pela vida, pelos sentimentos mais angelicais e obscuros dos seres humanos, é possível entender a alma, perder-se nos pensamentos e pecar. O escritor sabe exatamente como chocar, encantar e seduzir o leitor através das palavras. É capaz de começarmos uma crônica e só percebermos que paramos de respirar no final dela. É algo que tem o potencial de mexer com os sentimentos de todo leitor.
Há muitas verdades e sentimentos que por vezes não temos coragem de falar e temos até preconceito em pensar, mas o Pedro Chagas joga tudo aquilo na sua cara com o jeito mais sensual e espontâneo que podemos imaginar, de tal forma que até os palavrões (que são vários em várias páginas) se tornam bonitos e sexys.
Prometo Falhar é um livro de passeio, o que isso significa? Que é bom ler devagar, paulatinamente, sem pressa, sem compromisso. É bom se surpreender com cada crônica, porque muitas delas é exatamente aquilo que você precisava ler.
Portanto, se tiverem a oportunidade de ler Prometo Falhar não deixem de ler, pois é uma das leituras mais incríveis que você pode fazer na vida. Prometa falhar, mas me prometa não perder a oportunidade de ler esse livro. (rsrsrs, como sou sem graça, né? Mas na hora essa frase pareceu ser genial.)

site: www.delivroemlivro.com.br

Leitor Sagaz 15/10/2015

Crônicas para vida
Resenha publicada no blog Leitor Sagaz

Espero que minha simples resenha, seja o suficiente para que você leitor, compre, leia e venere esta arte, e acredite, desejo de todo o coração que todos possam ter a sensação maravilhosa de conhecer esta obra. Admito que falar deste livro é praticamente impossível, já que cada lição de cada história é muitooo subjetiva. Mas o que custa tentar.

Bem, “Prometo falhar” é um livro de crônicas, a propósito, eu não tinha ideia disso até começar a lê-lo, mas agradeço por não saber, já que, sem dúvidas o meu antigo preconceito por gêneros sem ser narrativos me impediria de vê-lo, e se eu não tivesse tido esta experiência acredito que a minha concepção de amor estaria muito limitada.

Já na capa nós nos deparamos com a frase "O amor acontece quando desistimos de ser perfeitos" li isso e fiquei pensando que era uma jogada de marketing, sabe como quando vemos um trailer de um filme de comédia e depois percebemos que não era tão engraçado e que a parte mais hilária dele estava no trailer. Além disso, antes de começar a ler eu dei uma folheada e foi quando pensei –Caramba, cadê os capítulos!- Já estava revoltada, contudo eu comecei a ler e em um piscar de olhos já estava na nonagésima página.

As crônicas refletem sobre a pobreza, a perda, mas concentram-se na temática amor de forma geral. Sinceramente não conheci nenhum escritor que tivesse tantas definições de amor.

A palavra é o instrumento mais valioso de toda a humanidade, certas pessoas sabem como usa-la, já outras não. Pedro Chagas com certeza se insere na primeira categoria, ele consegue comover e descrever os sentimentos mais indescritíveis de uma forma singela e verdadeira.

Certos trechos do livro me deixaram com uma sensação de preenchimento fortíssima, só de me lembrar fico toda arrepiada.

Entretanto, apesar da beleza na forma de escrever, existem momentos em que Deus é retratado de uma forma um pouco vulgar, quero dizer se você não compreender a linguagem metafórica e for religioso se sentirá atingido. No mais esta obra ao meu ver é quase perfeita!!

Espero que tenham gostado da resenha e com certeza indico este livro, leiam e sintam por vocês mesmo tudo o que eu senti.

by Beatriz Pereira

site: http://www.leitorsagaz.com.br/2015/09/resenha-prometo-falhar-pedro-chagas.html

Raffafust 06/10/2015

Ah, o amor! Quem já sentiu de verdade o que é amar, o que é se iludir, o que é perder a pessoa que amamos ou erroneamente acreditar que aquela não é a pessoa certa para você quando tudo que seu corpo fala é o contrário, vai amar esse livro.
Conheci o autor poucos dias antes do início da Bienal do Livro do Rio, ele fez uma tarde de autógrafos e eu me impressionei com a quantidade de gente de fora da blogosfera na Livraria da Travessa aguardando para ter um autógrafo do autor português.
No primeiro capítulo já entendemos o fascínio, ele escreve com o coração , suas frases são poemas que formam histórias de amores ora correspondidos, ora não.
A cada parágrafo sentimos o poder de amar, aquele que nos deixa com o sorriso bobo, que faz os problemas desaparecem, mas não ache que nos textos dele há a facilidade de se amar e ser amado, pelo contrário. O casal se ama, não fica junto sempre, se casa com pessoas que não amam, vê no outro a oportunidade de ser feliz sem precisar de papel, sem precisar que a sociedade aceite, somente precisam do amor que sentem, que seja eterno enquanto dure como diria Vinícius de Moraes.
E assim o é. Não espere por ordem de leitura, por somente um casal retratado, ali há espaço para todos, há espaço para outros sentimentos que acompanham o amar : o medo, a inveja, o perdão, tantos que não me arrisco a querer lembrar de todos. São crônicas, são muitas formas de amar, é amar quem você beija no boca, é amar aquele que te chama de mãe, é amar quem lhe deu a vida.

Livro lindo, gostaria muito de ler mais obras desse autor sensacional e tão sensível.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/10/resenha-prometo-falhar-novoconceito.html

Larissa 05/10/2015

Blog Por Livros Incríveis

Prometo Falhar é um livro dedicado ao amor e todas as suas nuances. Através de diversas crônicas o autor nos convida e incentiva a rever nossas visões e impressões sobre este sentimento tão almejado.

"A única pobreza é ter apenas a realidade para viver..."

Foi muito difícil me expressar sobre esse livro. Passei horas olhando pro papel sem conseguir formar uma única frase que ficasse minimamente boa e, pra ser sincera, não sei se consegui transmitir completamente o que penso sobre ele.

Pedro Chagas fala muito e muito bem sobre todas as formas existentes de amor, do romântico ao selvagem, assando pelo amor doce, o sofrido, o amor bonito e aquele em que preferimos não olhar, todos são, de maneira...

Leia mais em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2015/10/resenha-prometo-falhar-pedro-chagas.html?m=1

RUDY 05/10/2015

Análise crítica e do autor:
Confesso que fiquei surpreendida com o livro, em como ele me atingiu de forma precisa e o quanto me identifiquei com ele, simplesmente porque acredito no amor...

Na verdade o livro fala de todas as dimensões que o amor atinge, de todos os problemas e benfeitorias que ele traz para nossas vidas.

Não espere um romance daqueles que estamos acostumados a ler... Não! O livro reúne várias crônicas, sobre diversos relacionamentos que envolvem o amor, o que não quer dizer que todos tenham finais felizes.

Para mim teve mais o efeito de propostas e reflexões. De ver o amor sobre vários aspectos e poder analisá-lo e as suas consequências. É aquele livro para se ter à cabeceira da cama e poder apreciar um pouquinho de cada vez e captar seus ensinamentos.

É um livro que mexe com a gente e com toda certeza em algum momento você se encontrará em alguma das crônicas que são bem escritas, sem pudor, sem amarras, com veracidade e lirismo ao mesmo tempo.

Recomendo por demais!! Mesmo que o tema possa parecer repetitivo e para alguns até cansativo, é um livro pleno e completo.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/09/resenha-50-prometo-falhar-pedro-chagas.html
Michelle 07/06/2022minha estante
vejo elogios ao autor

Angela Cunha 22/03/2023minha estante
Hoje em dia não sei se acredito mais no amor. Tive alguns anos complicados dentro de mim e ainda tenho. Passei a me ver como alguém só, que prefere ser assim.
Egoísmo? Não sei...
Mas o livro já me ganhou e vou procurar com certeza!!
Beijo

Juliana 04/10/2015

O livro Prometo Falhar, do português Pedro Chagas Freitas, é uma obra maravilhosa sobre o amor real. Escrito em crônicas que falam sobre o amor em todas as instâncias da vida, o livro aproxima o leitor do personagem de cada crônica. Ora narrado pela perspectiva feminina, ora pela masculina, traz diversas mensagens sobre o que nos apaixona nas pessoas.
A maioria dos textos em Prometo Falhar é composta em uma estrutura que lembra poemas, não pelas rimas ou frases curtas, mas pela presença de repetições e gradações, que não deixam o texto maçante – pelo contrário, trazem musicalidade e ritmo. Em todo o tempo somos levados do momento em que o personagem não sabe nada sobre o ser amado até o ponto em que o amor se consuma, ou o tempo passa, percorrendo cada etapa dos relacionamentos, e observando as nuances que compõem os amores.
É o tipo de livro para se ler aos poucos, com calma. Não é uma leitura para se fazer na sequência, com pressa ou sem atenção. Cada texto fala com o leitor em um momento particular, mostrando que o amor é porque é, e que se demonstra nos gestos mais casuais e nas imperfeições e limites. Prometo Falhar é recomendado para quem gosta de ter um livro de cabeceira!

site: http://www.cafecomlivros.blog.br/2015/10/02/resenha-prometo-falhar-pedro-chagas/