O Peregrino

O Peregrino John Bunyan

Resenhas - O Peregrino

@aprendilendo_ 03/10/2020

Resenha de O Peregrino
Muito confundida com a “metáfora”, a alegoria, geralmente usada em contos, fábulas e lições morais, é caracterizada por trazer um sentido real para a fantasia, transpondo todo o conceito de algo para uma nova forma, tendo, ainda assim, o mesmo significado, a exemplo disso, vemos o Leão de Nárnia, esse, alegoria clara a Deus. Nesse contexto, é justamente essa a figura de linguagem presente em O Peregrino, livro escrito por John Bunyan enquanto estava preso por pregar o evangelho sem permissão em anos de perseguição religiosa na Inglaterra.

Sobre a história: A partir dos sonhos de um narrador, acompanhamos a épica jornada de Cristão, homem advindo da cidade da Destruição o qual, após se deparar com as verdades da Bíblia e ser orientado pelo bom Evangelista, parte por um caminho estreito até o lar daquele que prometeu tirar todos os seus fardos, Jesus Cristo, na cidade Celestial. Para isso, terá primeiro de passar por diversos outros obstáculos, como o Vale da Morte e a Feira do Mundo e enfrentar demônios, dragões e monstros cujo o único objetivo é destruir.

Composto por uma narrativa fantástica e instigante, o livro se sobressai quando o assunto é conseguir gerar identificação e trazer aprendizados enquanto nos prende com uma enorme curiosidade sobre qual será o destino de Cristão. Ficamos realmente animados para saber, a todo o momento, qual será o próximo desafio do personagem. Esse aspecto traz consigo a brilhante imersão do leitor na jornada a qual, por conta de sua forma direta e não muito descritiva dos cenários, dá quase total liberdade para o preenchimento do ambiente com a imaginação de cada um. Apesar da obra ser uma clara mensagem aos cristãos, sua característica gospel não tira de si a atratividade para os não religiosos, afinal, a história encontra-se repleta daquilo presente nos maiores clássicos épicos, como dragões, gigantes, demônios, batalhas pela vida, redenção e a busca por um bem maior.

Capaz de trazer cada um para junto de Cristão, como se realmente fossemos seus companheiros até a porta final do caminho estreito, O Peregrino se destaca dentre as melhores fábulas já escritas por meio de seu repertório infindável de lições as quais representam tão bem a jornada daquele que decide pegar a própria cruz e seguir o nosso Salvador. Não é de se impressionar ser um dos livros mais lidos dos últimos três séculos. Ótima leitura.

Instagram: @aprendilendo_
Site: aprendilendo.com.br
Ana Carolina 03/10/2020minha estante
Estou lendo O Peregrino e não estou me decepcionando de forma alguma, como já imaginava que não iria me decepcionar. A questão de uma identificação pessoal de todo aquele que também se sente peregrino nesse mundo com a jornada de Cristão pra mim é o ponto chave, além de como o autor nomeia e caracteriza com excelência aqueles que são os maiores espinhos desse terra. Ótima resenha, parabéns.

@aprendilendo_ 04/10/2020minha estante
Muito obrigado pelo seu comentário agregador!!!

Ana Carolina 04/10/2020minha estante
Por nada!!

Isabela Comenta 08/10/2020minha estante
Instigante resenha! Eu apenas vi o filme e ja me emocionou demais!

@aprendilendo_ 08/10/2020minha estante
Eu recomendo muito mais o livro, sabia? O filme ainda tem alguns defeitos aqui e acolá, agora o livro é sensacional!!

Daniel.Gomes 10/10/2020minha estante
interessante. Ja quero ler este livro. Ja li um livro com o mesmo título e gostei bastante da história. Pelo que li de sua resenha vou gostar bastante também

@aprendilendo_ 10/10/2020minha estante
Recomendo bastante, Daniel, o livro é incrível!!

Alexandra 10/11/2020minha estante
Maravilhoso

Biel 12/11/2020minha estante
Esse livro é excelente, super recomendo! Já está na hora até de uma releitura para mim rsrs! Ótima resenha, parabéns!

@aprendilendo_ 12/11/2020minha estante
Muito obrigado!!

Diana 17/11/2020minha estante
Já li esse livro duas vzs, hoje me deparei com seu delicioso comentário e me deu vontade de reler esse livro, é um dos livros mais vendidos em todo mundo, só perde pra Bíblia Sagrada! Obg pelo comentário!

Iris 05/01/2021minha estante
Quero muito ler

Bah 08/05/2021minha estante
É um livro sensacional.

Mari 12/09/2021minha estante
Esse livro é perfeito!!! É o meu favorito da vida, claro depois da bíblia... A edição ilustrada é perfeita...

Shara.Stephanye 14/02/2024minha estante
Adorei esse livro, foi um dos melhores livros que eu já li

Shara.Stephanye 14/02/2024minha estante
Adorei esse livro, foi um dos melhores livros que eu já li

Galega.Soares 18/04/2024minha estante
MEU DEUS QUE RESENHA MARAVILHOSA!! Estou a ler ?O peregrino? e como é tão bom (e ?satisfatório?) ler o livro, a alma se acalma e você vai pra outro mundo. ?O peregrino? está sendo pra mim um livro de auto reflexão pra mim!! Estou ansiosa para terminar e começar ?A peregrina?.

Alane.Sthefany 02/02/2022

O Peregrino - John Bunyan ??
Incrível !!! Eu amei ... ?
O melhor livro de Ficção Cristã que eu já li em toda minha vida, não é à toa que até hoje, depois de tantos anos, décadas e séculos, ainda esse é um dos livros mais lidos depois da Bíblia.

Esse livro mostra o caminho que todo cristão deve trilhar, pois não somos desse mundo, somos peregrinos, em terra estrangeira , e Canaã e a Nova Jerusalém é a nossa morada, promessa adquirida por intermédio de Cristo Jesus, Nosso Senhor !!!

Recomendadissímo, apenas LEIAM ... ?

Se possível, leiam em conjunto com os comentários de Charles Haddon Spurgeon sobre o livro:
"Caminhando com o Peregrino"

? Nota 5/5 ???

Fiquei até com saudade dos personagens, Fiel, Esperançoso e Cristão ??

Como é bom ter um bom companheiro ao lado nessa caminhada, como Eclesiastes diz:

"Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa."

Ec 4:9-12

Com certeza, lerei mais livros do John Bunyan ??
Elias.Schmitz 02/02/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso! Tudo nele é perfeito!

A história do Fiel me tocou demais.

Alane.Sthefany 03/02/2022minha estante
Sim, eu quase chorei com a morte de Fiel, mas logo, apareceu um companheiro para Cristão ??? Amei demais, muito profundo esse livro ???

julyannaescritora 03/02/2022minha estante
Livro excelente ???

@julyannaescritora

Maravilhoso, eu guardarei no meu coração ???
Pretendo reler, vou até ler "A Peregrina" ?

Gaby 03/02/2022minha estante
Essa livro é incrível ?

beatrizalmeida.sr 03/02/2022minha estante
Quero ler! ? Obrigada por compartilhar sua experiência

@Gaby

Sim, muito bom !!!
Perfeito demais ?

@beatrizalmeida

Tenho certeza, que não irá se arrepender, esse livro é O LIVRO ???

Grandes ensinamentos ?

BeH 03/02/2022minha estante
Boa Indicação
Irei colocar na lista
Obrigado!

@BeH

Por nada, boa leitura e faço bom proveito ?????

Rosangela Max 28/04/2022

Revigorante.
É uma história simples e poderosa sobre a jornada do Cristão rumo ao Reino Celestial.
Através de metáforas, o autor retrata nosso maiores desafios ao trilhar o caminho de Deus, sejam aqueles criados por nós mesmos ou aqueles criados pelo mundo.
Gostei que é o tipo de história de fácil entendimento, que não requer grandes interpretações.
A mensagem é clara: por mais difícil que seja, não devemos nos desviar do caminho e nem ceder as tentações. Devemos nos manter fortes e perseverantes na nossa fé.
Recomendo a leitura.

Marcos 01/12/2022

O Peregrino
Cristão sai em peregrinação para buscar à Cidade Celestial. Sua jornada será repleta de provações? até conseguir sua redenção.

Uma obra atemporal, cheia de reflexões sobre o caminho da fé e de como passamos por provações quando se busca seguir o caminho do Senhor.

Tenho pouco contato com obras teológicas, mas essa foi a que mais me surpreendeu, principalmente no que diz respeito as provações, que estão presentes no dia a dia de todos.

Aqueles que se sentirem prontos, eu recomendo a leitura.

Jerciane0 14/01/2024

Classico Cristão
Esses são daqueles livros que você nunca esquece e que enriquecem sua caminhada! Leitura fácil e de fácil entendimento.
Thaí 14/01/2024minha estante
Esse tá na minha lista, só vi o filme, o livro deve ser melhor ?

advochaos 14/01/2024minha estante
É bom?

Carol 04/06/2021

Todo cristão deve ler
Leitura riquíssima! Eu sinto que preciso ler novamente para apurar melhor e põe em prática na minha vida tudo que li.

Preciso ler o outro A PEREGRINA. Creio que será ainda melhor!!

Todo cristão precisa ler este livro.
Super indico!!!
Lari_Marcondi 04/06/2021minha estante
É ótimo mesmo!

Carol 04/06/2021minha estante
Esse livro é ótimo para se trabalhar com todas as idades na igreja, por exemplo.

William LGZ 19/05/2022

Uma fantástica alegoria religiosa
Tinha lido bem por cima sobre este livro antes de lê-lo e acabou que se saiu bem diferente do que eu imaginava, contudo valeu muito a pena por seus importantes ensinamentos passados através de uma agradável jornada que conseguiu me prender bastante.

Embora haja algumas passagens que não consegui entender muito bem em primeiro momento e uma em específico que até me irritou, a maioria foram de fácil entendimento e a obra contribuiu imensamente para uma melhor interpretação da Bíblia de minha parte.

Recomendo à todos, mais ainda aos cristãos que podem assimilar a obra de melhor forma! Também serve para todas as idades.

Carol 04/07/2021

Fan-tás-ti-co !
Um livro que todas as pessoas deveriam conhecer e ler. Narra o caminho que Cristão percorreu até chegar à cidade Celestial. Os nomes dos personagens e cidades são exatamente a descrição do caráter deles. A clareza e franqueza nós diálogos passa toda a verdade que é percorrer o caminho para porta estreita e para larga também. Parece etapas de um game, onde o jogador necessita passar as fases pra poder seguir em frente, porém não dá pra jogar é necessário ser o mais sincero possível para mudar de vida definitivamente.
Kaa 08/07/2021minha estante
Quero muito ter a oportunidade de ler esse livro.

Carol 08/07/2021minha estante
Vale muito a pena, é incrível. Você vai gostar.

Mi 23/09/2011

Minha opinião sobre "O Peregrino"
"O Peregrino" é um livro que trata sobre a "caminhada" de uma pessoa que segue a Jesus Cristo, de uma forma intrigante e renovadora. Conta muitas dificuldades que os cristãos passam pela vida, através de metáforas e personagens com nomes bem reveladores.
Achei o livro muito inspirador e apesar de ser uma linguagem não muito fácil, achei o pensamento do autor muito interessante. Percebe-se que o autor estudou muito e realmente vivenciou (de alguma forma) o que escreveu.
Gostei muito do "O Peregrino", pretendo ler novamente e recomendo esse magnífico livro para todas as pessoas que seguem a Jesus!
Inês Guarani-Ka 20/12/2012minha estante

Luiz.Araujo 21/06/2020minha estante
Excelente, tem RESENHA no https://youtu.be/4m1tV2Oth3s

Barbara.Tomaz 01/01/2022

Relíquia
Essa edição é clássica! E pessoalmente acredito que seja a melhor tradução que essa editora já fez desse livro. Em um livro só, você encontra as duas partes: o peregrino e, a continuação, a peregrina.

sevennationarmy 20/12/2023

Surpreendente.
Comecei esse livro sem saber nada sobre ele. Só sabia que queria ler uma obra cristã e também sabia que essa é uma leitura obrigatória para cristãos. Pois bem, li no resumo que se trata de uma "alegoria cristã" e não entendi o que isso queria dizer, então comecei a ler logo. E a grata surpresa que eu tive quando entendi o significado dessa expressão, foi inexplicável.

Esse livro tem mais de 600 anos e ele se mantém tão atual quanto os evangelhos. Foram tantas partes destacadas e importantes durante a leitura, que eu simplesmente perdi as contas. Ele é de uma riqueza de história, de palavras e personagens que somente lendo para entender!

Fico feliz que esse tenha sido meu último livro do ano, não poderia ter fechado com um melhor! É realmente uma leitura obrigatória para cristãos porque nos faz relembrar o quanto Deus e sua palavra são simples, nós que dificultamos, nos desviamos, pegamos atalhos e cismamos de seguir por nosso próprio entendimento.

O sacrifício de Jesus na cruz foi por todos nós e esse já é meio caminho andado até nossa salvação. Deus JÁ nos ama e só aguarda que nós possamos amá-Lo de volta. Ele está a porta! Aceite Jesus hoje e desfrute da Glória Eterna ao seu lado no futuro. Eu prometo pra você que caminhar ao lado dEle é muito mais leve, divertido e diferente do que você imagina e vê de exemplos por aí.

Estou aqui me fortificando, tentando entender e me encher cada dia mais do Pai, e cumprindo o meu ide. Se você leu essa resenha e se sentiu tocado, me manda uma mensagem! Vamos conversar e amar a Jesus juntos ??

Pedróviz 20/03/2021

Simbolismo
Antes de adquirir um livro é bom ficar a par, de forma clara, sobre o que ele trata e principalmente qual é o time do autor. Comprei praticamente às cegas, numa revista de catálogo.
O livro conta, na forma de uma história envolvendo vários personagens que representam vícios e virtudes, a própria história da vida do autor de uma forma simbólica.
Mas como nem tudo são flores, houve ao menos um trecho no livro que me desconcertou, pois pareceu destratar a religião católica. Havia percebido o tom protestante da narrativa, mas não esperava por isso. Poderia ter se limitado a expor sua própria história triste e deixado o veneno para os inimigos do cristianismo.
Mas, esquecendo picuinhas escondidas nas entrelinhas e fazendo como na parábola da vela, atenhamo-nos ao essencial e veremos que a leitura de O Peregrino é valiosa pelas mensagens de cristianismo nela contidas.
Quatro estrelas e meia.
Barbara.Tomaz 20/03/2021minha estante
Foi o primeiro livro ocidental cristão a ser traduzido e a chegar na península coreana. Chegou antes até mesmo da própria Bíblia, tamanha foi sua influência cultural naquela época. Tem também a continuação da história: A Peregrina, em que é relatada a história de sua família que ficou na cidade.

Lurdynha_ 08/04/2021

Uma jornada incrível, cheia de conhecimento agora entendo porque ele foi tão vendido, a leitura é muito envolvende.

mariagabim 16/04/2024

Simples e didático
O livro descreve a caminhada cristã e as muitas dificuldades que aparecem querendo nos fazer desanimar e abandonar a fé devido aos problemas, mas não devemos esquecer que estamos em uma viagem ao céu.

Jeh 26/08/2023

Tornou-se repetitivo
A história é muito boa!
As analogias com os nomes de cada personagem são profundos e nos traz uma reflexão muito válida.
Porém, como um todo, em determinado ponto do livro os acontecimentos se tornam repetitivos, os peregrinos ou estão perdidos ou estão trancados em algum lugar, sendo chicoteados e torturados...
Senti que esse ciclo teve inicio após a passagem deles pela Feira da vaidade, após se perderam, ai foram presos novamente no castelo do gigante Desespero, ai se perderam de novo....
Eu sei que, querendo ou não, reflete muito na nossa jornada cristã, que é cheia de altos e baixos, as vezes buscamos atalhos que não existem em busca de um caminho mais fácil e nos damos mal... Não é fácil, eu sei, mas o importante é prosseguir e sempre com humildade, pois achei que Cristão ficou um pouco arrogante no final em seu discurso com Ignorância, que, na minha opinião, poderia ser alcançado se fosse abordado de outra maneira.

E preciso fazer um adendo, sem dar spoiler, sobre o ocorrido com Fiel... Acho que foi tratado de maneira muito superficial e fria! Tipo: deixa ele, o que passou passou, prossigamos... Meio egoista =/

Contudo, com tudo, eu recomendo a leitura do livro, pelo ensinamento de cada personagem, como dito anteriormente, pois nos dão dicas valiosas do que fazer e tbm do que não fazer para alcançarmos os portões celestiais, afinal, somos todos peregrinos nessa terra!