O Peregrino

O Peregrino John Bunyan

Resenhas - O Peregrino

LetAcia138 08/01/2023

Uma releitura muito significativa..
Fiquei pasma por não me lembrar de nada dessa história, da primeira vez que li. É realmente uma oba atemporal. Por vezes foi meio difícil continuar lendo, mas amei essa releitura.
Beatriz 08/01/2023minha estante
Vou ler esse livro ainda nesse mês! Estou ansiosa pela leitura ?

Ozi 12/06/2022

Leitura obrigatória!
?Nesse livro vemos a jornada de Cristão que ao ler a Bíblia percebeu que se continuasse a viver da maneira em que estava vivendo seria destruído assim como toda sua cidade, com peso na consciência e angustiado sem saber o que fazer é abordado por Evangelista que vendo seu estado de desespero e angústia lhe mostrou o caminho a seguir. Então Cristão seguiu carregando seu fardo nas costas e sua Bíblia rumo à porta estreita, deixando para trás a cidade Destruição, vamos acompanhado seu trajeto com destino a cidade celestial, vemos os desafios que ele terá que enfrentar, os ensinamentos que aprende e que em outros momentos também ensina, os seus erros, os acertos e recomeços até o momento em que sua peregrinação chega ao fim!

"Não perde de vista essa luz e segue diretamente em sua direção até ver a porta estreita."

?Na minha opinião esse livro deve ser leitura obrigatória entre os cristãos!
Fui adiando essa leitura por dois anos, tinha em mente que seria uma leitura arrastada, aquela leitura chata sabe? Pensava que por ser um livro clássico cristão não conseguiria compreender. Adivinha!
Quebrei a cara foi totalmente o contrário achei a leitura super leve e de fácil compreensão e alguns fatos que poderiam ser difíceis assimilar, temos a disposição as notas que sempre esclarecem nossas nossas dúvidas, foi uma leitura super fluida, me surpreendi! Só leiam ?

Lorena 28/03/2021

Lançado em 1678 por John Bunyan. Ele foi um pregador puritano cristão e, por não ter sido ordenado pela igreja da Inglaterra, foi perseguido e preso por conta de suas pregações. E, durante uma dessas prisões, que durou doze anos, ele escreveu O Peregrino. O livro, que é um clássico britânico e o mais lido depois da Bíblia, é uma alegoria cristã.

A genialidade de John inseriu em personagens humanos e nos cenários, nomes sugestivos e, ao mesmo tempo, reflexivos. Cristão, seu personagem principal, é o peregrino. Nascido na Cidade da Destruição ele tem uma "revelação" e parte em busca da Cidade Celestial, deixando para trás filhos e esposa (que não acreditaram em sua visão e não o acompanharam). Ao longo do caminho ele tem vários encontros com personagens chaves e passa por provações em cidades que foram inseridas ali para realmente testarem sua fé e algumas poucas para o reconfortar e o encorajar a seguir.

Encontra-se com Evangelista que lhe dá um pergaminho para que apresente quando chegar aos portões celestiais e que também lhe diz para qual direção ele precisa ir. E então ele vai seguindo e tendo encontros. Com Fiel, com Bajulador, com Ignorância, com Esperançoso e tantos outros. Passa pela feira da Vaidade e pelo castelo do gigante e outros vários lugares.

O que torna O Peregrino e a jornada de Cristão um clássico é a maneira criativa, afetuosa e reflexiva que ele foi escrito. A história bíblica, muitos já sabem. Alguns por alto e outros tantos a tem decorada, mas a maneira como Bunyan narra e descreve cada passo do seu protagonista é o que mais conquista o leitor. Uma leitura interessante e leve para aqueles que professam sua fé e desejam seguir os passos de Jesus Cristo.

Tenshin0 01/06/2023

Incrível
Já tinha lido há uns anos esse livro e reli esse ano há uns meses atrás e n fiz resenha mas agora estou fazendo para deixar minha opinião sobre ele. Ele conta a história de Cristão, que morava na Cidade da Destruição e depois de ler a Bíblia e o Evangelista falar para ele sair em busca da Cidade Celestial, ele parte em uma aventura para tal lugar. É um livro incrível, que apesar de ser fantasioso em algumas coisas, em nem todas são, pois são muitas coisas que passamos na vida cristã ou então poderemos passar, é muito perto dessa nossa realidade. Como tinha falado antes, é um livro de ficção cristã e é muito bom, pode se tirado várias lições para podermos ficar cada vez mais próximos de Deus. Super recomendo o livro

Emyle 06/06/2022

Uma ótima alegoria
Esse livro traz de uma forma muito bem elaborada, uma alegoria da vida e caminhada de um cristão até o céu. Em várias partes, eu me vi sendo um dos personagens o que me fez refletir sobre minha conduta cristã. Podemos ver como "pessoas" e "lugares" chegam na nossa vida ou no nosso caminho e o que isso pode causar, sendo bom ou ruim, como devemos nos portar perante a Deus e muitas coisas edificantes.
Que sempre andem juntos: O cristão, a Fé e a Esperança.

Heseve 04/06/2020

O peregrino
Um excelente livro. Mostra como se dá o caminho do cristão até a morada final. É uma excelente ilustração do caminho percorrido pelos discípulos do Senhor.

Alícia Mirlles 15/01/2022

Incrível demais para ser lido apenas uma vez.
"O peregrino" conta a história de um homem que ao ter noção do seu pecado e da destruição que viria sobre ele, abandonou tudo que tinha para trilhar o caminho da salvação. Afinal, como disse Jesus: "?Se alguém vem a mim e ama seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo."
Durante a jornada , o Cristão enfrentou várias adversidades. O sofrimento foi constante. Houve tentações, medos, dúvidas, opressões e batalhas espirituais. Mas também houve descanso, renovo e recompensa. O segredo da permanência do peregrino no caminho foi a esperança que ardia no coração dele. Os olhos do seguidor de Cristo estavam fixo na eternidade e NADA deste mundo foi capaz de fazê-lo desistir da caminhada. Ao final, o Cristão recebeu sua recompensa, chegou na Cidade Celestial e, por fim, vislumbrou o Grande Rei, Autor e Consumador da sua fé. Alí não haveria mais dor, nem choro, nem sofrimento, nem angústias. Finalmente, o peregrino pôde dizer: "Valeu a pena!".

"(...) Em seguida, vi, no meu sonho, os dois homens entrando pelo portão, e ao passarem, se transfigurarem. Receberam vestimentas que brilhavam como ouro, e também harpas e coroas: as primeiras para louvar e as segundas como prova de sua honra.(...)"
"(...) As ruas eram pavimentadas com ouro, e por elas transitavam muitos homens portando coroas na cabeça, palmas nas mãos e harpas de ouro para cantar louvores.(...)"
...
Neste livro, absorvi lições que levarei para minha caminhada cristã. Irei citar algumas lições:
1. O cristianismo exige renúncias. Porém , só iremos renunciar aquilo que consideramos preciosos neste mundo quando percebermos que Cristo é mais preciosos do qualquer riqueza e sedução mundana.
2. A jornada cristã é repleta de tentações e dificuldades. Nossa guerra é contra principados e potestades. A batalha é contra nós mesmos. Portanto, é necessário ser vigilante e encontrar-se em constante oração e leitura da palavra. Precisamos está revestidos das armaduras espirituais.
3. A caminhada é difícil. Mas, temos um Bom Pastor que nos guia e nos acompanha. Ele nos conduz às águas tranquilas e nos faz descansar em verdes pastagens. Não estamos sozinhos!
4. A esperança de que um dia veremos o Nosso Amado é o gás que nos fará prosseguir durante toda a caminhada. Se o nosso olhar não estiver fixos na eternidade, iremos retroceder em qualquer dificuldade.

O livro é incrível. E possui riquezas para a nossa caminhada cristã. Indico para qualquer cristão ou amadores de livros.
Paulo Sérgio 15/01/2022minha estante
Tu dec
Tu deveria escrever um livro, né? ??????
Ficou perfeitooo????????

Edy 16/01/2022minha estante
Que resenha maravilhosa ???

Duda 20/01/2022minha estante
já adicionei no meu kindle,parece otimoooo

Jsiqueiras 23/01/2022

Vejo esse livro como o segundo obrigatório para que todo cristão leia em algum momento de sua vida.
O livro conta a trajetória de Cristão que está a caminho da Terra Prometida e nesse caminho se depara com situações que o farão escolher aquilo que ele quer no momento ou aquilo que ele terá no final da jornada.
Um livro para se ler mais de uma vez para não se esquecer do verdadeiro propósito.

Recomendo o filme depois da leitura

Bianca 11/12/2022

Ensinamentos para a Vida
Todo cristão deveria ler esse livro, um livro antigo mas ao mesmo tempo tão real, que fala coisas que acontecem no nosso dia a dia .
Esse livro está no meu top 5 de favoritos .

Ana 28/01/2022

Amei muito por ser bem simples de ler, e pela criatividade do autor em explicar de modo tão singelo a peregrinação de um verdadeiro cristão nesta terra.
Por ter gostado tanto, vou comprar e ler também a versão em quadrinhos, que fiquei sabendo que existia só depois que tinha começado a ler na versão e-book.
Recomendo muito pra quem quer explicações sobre a nossa "passagem" aqui na terra: realmente uma verdadeira caminhada.

Pit 21/01/2021

Essa obra prima vai deixar seu coração quentinho.
Sensacional. Não sei porque demorei tanto para lê-lo. Simplesmente apaixonado por essa história. Extremamente cativante, sensível, envolvente e real.

Ramon 16/10/2023

Um retrato da caminhada cristã
Para os abatidos, mas também para os fortalecidos. Para os desanimados, mas também para os ansiosos.

Esse livro se comunica muito bem com o cristão, seja qual for a fase pela qual você esteja passando.

É uma leitura bastante válida. Fui edificado e espero que você seja também!
Larissa.Vallerio 16/10/2023minha estante
Benção ?

Leo - Blog Livreiro. 21/08/2020

Descrição da caminhada cristã
A narrativa de O Peregrino é fascinante, pois ela descreve as dificuldades enfrentadas por aqueles que decidem ter uma vida voltada ao Cristianismo. Em muitos momentos nos encontramos como Cristão, o protagonista, diante da caminhada até o céu. Lutando, enfraquecendo, sofrendo, tendo de fazer escolha difíceis, porém, assim como ele confiou, nós também confiamos nessa promessa.

As ilustrações ajudaram a explicar os momentos da jornada do peregrino. Assim como os versículos mencionados embasaram pontos importantes da história, justificando atitudes dos personagens. Vale ressaltar que os nomes dados por John Bunyan às personagens e a alguns cenários foram muito acertivos, sendo fiéis ao seu significado.

Mesmo sendo um livro que atravessa séculos, permanece atual em sua essência. É uma leitura que nos faz refletir e nos edifica na paregrinação em busca da terra prometida. Sem dúvidas é essencial para todos os cristãos que amam literatura.

pico 03/04/2020

Nota 5/5
"Mantenham o reino sempre diante de vocês e creiam firmemente nas coisas invisíveis. Não deixem que as coisas deste mundo se arraiguem em vocês, e, acima de tudo, vigiem bem o seu coração e as suas paixões, pois são enganadoras mais que todas as coisas."

O Peregrino, de John Bunyan, é simplesmente sensacional. Não há outra palavra que me venha a mente que possa descrevê-lo melhor. Com narração simples e objetiva somos transportados diretamente para dentro do livro e nos identificamos com diversos momentos da peregrinação de Cristão. Seus momentos de dificuldade, alegria, perda e vitória nos mostra o quanto a nossa caminhada, apesar de difícil, pesarosa e cheia de altos e baixos, é eternamente compensatória.
Um livro OBRIGATÓRIO para qualquer Cristão e que, tenho certeza, te trará uma nova perspectiva sobre a carreira que nos é proposta e como se comportar como um seguidor do Evangelho de Cristo.