A Torre Negra

A Torre Negra Stephen King

Resenhas - A Torre Negra

Lucas_Deschain 20/01/2010

Final Magistral!
Tenho que admitir, o desfecho de A Torre Negra é um soco no estômago, ou, como combinaria melhor com King, um chute nas bolas. Acabei de ler nesse instante, e não pude deixar de expressar a minha admiração pela coragem, pelos "cohones" de Stephen "Steve" King em terminar a história do jeito que terminou.
Aos que temem spoiler, vou apertar o CAPS LOCK e avisar: O TEXTO QUE SE SEGUE CONTÉM SPOILERS!

Uma história que desde o primeiro momento anunciou seu objetivo, não poderia terminar de outra forma: na maldita Torre Negra. Pois bem, demonstrando uma coragem invejável, o autor não poupou os leitores (apesar de os ter avisado durante o livro) do desfecho não-feliz, mas não necessariamente infeliz da saga.

Somente no topo da Torre e na cena seguinte é que o leitor tem a epifania que permeou a saga desde o início até o fim. A experiência de Roland, assim como de King, bem como a do leitor, se desenvolveram ao longo dos sete livros de tal forma, que ao final, qualquer palavra se torna excessiva, a contemplação da retórica do silêncio, a admiração dos "meios" em relação aos "fins", o fim abrupto, o "tapa na cara" da realidade.

É simplesmente genial, e, tenho que repetir, um ato de muita coragem.

A sensação de euforia subindo, assim como Roland sobe os 19 degraus que separam cada nível da maldita Torre Negra é a prova de que, assim como Roland, também o leitor se enfurnou em uma busca que chega ao fim, um fim que deve ter rendido correspondências inflamadas a King, um fim digno de uma saga de mais de 4000 páginas, um fim que provou, por a+b, como os objetivos absorvem as pessoas na fixação de alcançar seus desejos a todo custo, em detrimento das consequências da eterna jornada.

Aposto que muitos odiaram, de minha parte digo que adorei.

jc matias 29/06/2021minha estante
concordo com tudo q tu disse. Os desfechos do Homem de Preto e do Rei foram ridículos a ponto de parecer q o SK quis tirar com a cara do leitor. E eu amo Dream Theater (pelo menos dessa época com o portnoy :D)

Andrey 19/03/2022

Ka-tet
O que mais me prendeu durante toda a trajetória da série foi realmente os vínculos dos personagens, ainda que o final tenha sido agridoce (o que deduzi durante a leitura), essa é uma história que vou guardar no meu coração por muito tempo.

GuiHH 14/08/2012

A redenção dos sentimentos: Nossa TORRE!
Quem leu esta saga e no final do ciclo de leitura sentiu algo lá no fundo, no âmago de seus sentimentos mais loucos e ao mesmo tempo mais sensatos, pode-se dizer que você encontrou sua "TORRE".

Longos dias e belas noites.

Kei 06/12/2009

Indescritível (contém spoilers. Grandes)
Um épico.

Depois de mais de quatro milhares de páginas, A Torre chegou ao fim, ou melhor dizendo, A Torre chegou apenas ao começo, ou quem sabe esteja na metade do caminho, ou mesmo como King chegou a dizer, talvez, mas apenas talvez, A Torre esteja perto do final.

Com suas 832 páginas, ler A Torre Negra não me fez sentir como se lesse um livro, mas sim como se lesse toda a série junta. As mudanças de cenário, os acontecimentos separados, mas interligados, TUDO que acontece, faz com que você absorva muita informação em um espaço curto de tempo. Não é um exagero, não te faz sentir mal ou sentir perdido. Por mais que seja muito, o fio que King puxou do seu umbigo para escrever (ou transcrever) esse livro já estava cuidadosamente calculado para que fosse o exato necessário. É uma leitura sublime.

Algumas pessoas vão dizer que foi inesperado, ruim ou desagradável, que algumas coisas não foram sequer perto do que podia ser, mas eu acho que essas não reconhecem o jeito de escrever de King. Ele mesmo colocou nas palavras de Roland Deschain, em Lobos de Calla, que muitas coisas acontecem em um longo período de tempo, mas uma vez que comece o tiroteio, ele acaba muito rápido. O combate contra os Lobos, assim como outros no decorrer da série mostra como isso é verdade. Quando o tiroteio começa, ele acaba rápido, e quando ele acaba, poucos sobrevivem.

O caminho de Roland Deschain foi longo e tortuoso, para um homem que procura a Torre há mais de mil anos, a chegada lá foi tudo o que tinha e tudo que merecia ser. Para os seus companheiros de viagem, foi difícil e duro, mas cada um deles aprendeu, nas suas viagens, coisas que jamais poderão ser esquecidas.

Tem muito a se falar da Torre, é possível falar até demais, mas é melhor não. É melhor deixar que a magia da Torre circule aqueles que pretendem ler pelo maior tempo possível. Inevitavelmente, todos serão atraídos para A Torre. É isso que ela faz.

E quanto ao final: Era simplesmente o que tinha de ser. E eu, pessoalmente, acredito que Roland Deschain pode chegar ao topo da Torre quantas vezes forem necessárias, até que a grande roda que é o ka o deixe escapar. Roland Deschain não é um amaldiçoado.
CLEUSA 21/04/2011minha estante
Fiquei chocada com o final também. Mas um choque para lá de bom. E sim tem que ser fã do mestre para entender as sutilezas.

Craotchky 19/07/2015

Recomeço
"...eu não devolveria um único minuto do tempo que vivi no onde e quando de Roland. Aqueles dias no Mundo Médio e no Fim do Mundo foram realmente extraordinários."

Algumas conjecturas desorganizadas, pois essa não é uma resenha comum:

Logo após ler a última página deste último volume sinceramente não tenho pensamentos claros. Parece que ainda não absorvi a essência de tudo. Sei lá, é como se o misto de sensações não se unificasse em uma única coisa. Depois de tudo, de tantas e tantas páginas esperava um fim mais grandioso, espetacular, mas mesmo assim gostei; é um ótimo fim. O autor mesmo diz, no posfácio, que era o único final correto à história. Certamente eu não teria uma sugestão melhor.

Como o pistoleiro alcança a Torre? Como ela é? O que ele encontra nela? Como é o fim de Roland? De seu ka-tet? De sua história? Essas são algumas indagações e há várias outras. E não são as perguntas mais importantes que as respostas? São as perguntas que levam o homem evoluir, avançar, e buscar interminavelmente entender o mundo a sua volta. Assim também é aqui. São as perguntas e não as respostas que estimulam os leitores a vencer o enorme número de páginas e as vicissitudes que irão, sem dúvida, encontrar nelas. São as perguntas que fazem você desejar a Torre.

Incomodou-me bastante o fim que teve alguns dos principais rivais do pistoleiro. Ao longo de toda saga são apresentados esses antagonistas, adversários que apenas desejam impedir que o herói alcance sua Torre. São descritos com entusiasmo, criando expectativa no leitor. Ficamos aguardando um grande confronto, mas o que se vê são combates um tanto infantis, tolos, que me decepcionaram um pouco.

Quero ressaltar que essa não é uma história para qualquer um. É sim, para os Leitores Fiéis. Na minha opinião é aconselhável que quem, por ventura, desejar aventurar-se por essas muitas páginas, tenha experiências de leituras anteriores do autor; quanto mais melhor. A jornada é longa, árdua, cansativa, arrastada em vários momentos. Definitivamente não para os fracos. São muitos longos dias e muitas belas noites.

Roland Deschain de Gilead, é uma pobre vítima de seu destino, amaldiçoado. Condenado a vagar por tempos infindáveis, vencer obstáculos, travar suas batalhas, visitar mundos, sobreviver, e por fim cumprir seu ka, pois ele não tem alternativas. A Torre o chama e continuará chamando por toda a eternidade e nada poderá ele fazer a não ser ir atrás dela. Porém faz e fará isso com prazer, com satisfação e ainda diz e dirá obrigado.

Mesmo com seus defeitos, altos e baixos, e momentos cansativos, essa saga é incrível, sensacional, espetacular, mágica, hipnotizante apenas pelo simples fato de ser. A Torre canta sua canção, cativa e não deixa escolha. A obsessão de Roland torna-se a nossa. Impossível não querer vislumbrá-la, não desejar buscá-la a qualquer custo. Essa é uma história épica. Essa é uma história infinita, uma melodia eterna; ultrapassa tempos, descobre mundos, e permanecerá, sempre, sempre imortal.

E eu agradeço.

"O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás."

🌹
Rafael Michalski 20/07/2015minha estante
Cara esse final foi o mais bad vibe de todos o que li, fiquei quase um mês sem conseguir ler nada! Tudo parecia tão efêmero perto da Torre Negra. Estou relendo toda o obra do King mas evitando Torre Negra, não sei se consigo voltar lá haha Mas depois de muito digerir posso dizer que achei o final satisfatório, não gostei mas entendo.

Craotchky 20/07/2015minha estante
O fim pode coroar uma história mas dificilmente compromete-la, sobretudo uma deste tamanho. Todo o caminho não pode ser apagado. Mas sobre reler, acho que apenas num futuro distante. Daqui uma década ou duas. A percepção da história certamente será bem diferente e é isso o que instiga releituras acho. Perceber e assimilar as coisas de forma diferente.

Taíla 22/09/2015minha estante
Eu também fiquei um bom tempo sem conseguir ler outros livros depois que terminei A Torre Negra. Fiquei com uma sensação muito estranha, como se faltasse algo nos meus dias, como se o universo estivesse à espreita. Fiquei desanimada em ler outras histórias por ter achado esta fantástica e pensar que nunca mais leria algo tão extraordinário. Quanto ao final, acho que foi brilhante, pelo simples fato de não conseguir imaginar um melhor. Foram lições maravilhosas que guardarei por longos dias e belas noites. Digo obrigada.

Craotchky 23/09/2015minha estante
Saudações Taíla. Sim, realmente não consigo, como disse na resenha, sugerir um fim melhor ou mais apropriado. Mas depois de terminar a saga, o melhor para qualquer um é pegar um livro que quer muito ler pois um vazio é inevitável. Ye, assim é.

Daniel Vieira 27/09/2012

Parte de mim.
Quando fechei o livro, terminei a gigantesca saga, eu pensei:
e agora? o que eu faço da minha vida ?acabou? mesmo? nao tem nem mais umas linhasinhas falando mais um pouquinho do Roland?nada mesmo? puts. to orfão de livro.

Simplesmente a maior historia e mais bem contada que eu já li, Stephen prolongou ela demais, tinha tudo pra se perder no caminho, mais isso não aconteceu, e se aconteceu ele não deixou transparecer. Li este livro ano passado, mais não tem como esquecer os personagens, OI, ROLAND,JAKE, EDIE E SUSSANAH.são inesquecíveis, foi uma longa viajem louca, foi muito lindo, foi muito louco; pena que foi.
Percebi que depois que eu li A TORRE NEGRA comecei a julgar todos os livros a partir desta historia! ou seja meio que mudou um pouco a maneira que eu vejo os demais livros! enfim simplesmente isso.

Wania Cris 15/01/2022

O desfecho da maior saga de fantasia já escrita.
E chega a última parte da saga de Roland de Gilead em busca da Torre Negra.

Complicado tecer comentários sem dar spoiler, mas quem chegou até aqui sabe quanto caminho já foi percorrido. Quantas perdas, quantos sacrifícios.

A qualidade da narrativa volta a subir depois dos cansativos Lobos de Calla e Canção de Susannah apesar do clima cada vez mais sombrio. Mesmo sabendo do caminho lógico que a trama estava tomando, não foi fácil passar por alguns acontecimentos e despedidas e superar a vontade de simplesmente desistir. Já estávamos tão perto...

E, enfim, o fim. Maravilhoso. Entendo quem se sentiu insatisfeito com o final, mas pra mim foi perfeito!

Recomendo muito que façam a leitura da saga com o apoio de outros livros que expõem o universo da Torre. Uma boa forma de se orientar é pelo vídeo do canal Navegando que inclusive presenteia com um PDF com todos os livros e referências. Usei esse material na minha aventura e ela não poderia ser mais agradável.

Victor Brandão 31/07/2020

Minha primeira excursão pelo universo de Stephen King foi logo com essa saga maravilhosa que tanto me divertiu e me fez sonhar depois de adulto, super recomendo, é uma viagem que vale muito a pena.

fabio.orlandini 03/07/2021minha estante
Perfeito. Concordo em tudo. Se houve alguma coisa que me decepcionou foi a morte do Flagg. Achei que um homem tão poderoso morreu muito facilmente. Mas, não afetou em nada o quanto eu gostei de toda obra.

Bruno Meneghello 03/07/2021minha estante
Na verdade eu esqueci de comentar esse ponto. Achei que os vilões poderiam ter sido melhor trabalhados. Todos eles. O Dandelo morreu logo. Flagg morreu logo. O Rei Rubro quase nem apareceu. As batalhas com eles podiam ter sido melhor desenvolvidas. Mas realmente num todo, eu gostei demais.

J.F.Pagotto @biblioteca.eterna 27/02/2020

A Canção da Tartaruga
O homem de preto corria pelo deserto e o pistoleiro ia atrás. Assim começa a grande saga fantástica de Stephen King, A Torre Negra. E agora , quase Cinco mil páginas depois sua conclusão e fantástica, surpreendente e, em muitas formas, definitiva .
No último volume da saga os arcos começam seus fechamentos, alguns dos quais pendentes desde o início da trama. Mordred nasce, os sapadores tem sua conclusão e as terras finais para a Torre são vencidas, onde o Rei Rubro espera por Roland.
Terminar a Torre Negra me trás um misto de felicidade, tristeza e espanto. O Pistoleiro foi o primeiro livro de Stephen King que eu li, a quase dez anos atrás, algo nada recomendável para iniciar a vida literária com King. Mas eu gostei, e depois de acabar a saga eu me vejo pensando que esta é a maior obra dele.
Todo autor da seu máximo esforço em cada obra que produzem ou deveriam pelo menos, mas King vai alem. Se pudesse ver a alma dele eu veria o pistoleiro com seus olhos azuis segurando uma rosa vermelha nas maos. Esta saga representa o autor, toda a sua vida de escrita se resume a ela. E, nas palavras dele, seu termino. Um King escreveu antes de A Torre Negra, e outro escreve depois dela.
O homem de preto corria pelo deserto e o pistoleiro ia atrás. Essa frase é a melhor abertura já escrita por Stephen King. Ela não só inicia como termina a historia, e é absoluta precisa para resumir tudo o que vamos enfrentar do início ao fim. Pois o Ka é uma roda, e se cabe a Roland fazê-la parar, ele ainda não está pronto pra isso ainda. Longos dias e belas noites. Venha, venha Commala!
Andrea 28/02/2020minha estante
Eu AMO O Pistoleiro justamente por King narrar, na edição mais recente, um pouco desse processo de escrita - que levou décadas pra ser finalizado, aliás -

Andrea 28/02/2020minha estante
Eu AMO O Pistoleiro justamente pela introdução onde o King narra um pouco sobre o processo de escrita dessa série - que levou décadas, aliás - e quase não foi finalizada ("olha a Torre caindo" XD). Óbvio que há pontos meio blergh, paradices, um pouco de enrolação - senão não era King -, mas realmente você vê alí, ainda mais depois que lê outros livros, que aquela é a obra prima dele. Amo demais essa série, gente.

J.F.Pagotto @biblioteca.eterna 28/02/2020minha estante
Quando eu li O Pistoleiro confesso que não entendi metade ?... Mas depois que eu fui me aprofundando na mitologia do autor eu fui amando o jeito que ele constrói tudo . Acho que foi a partir daí que começou minha vida literária mais séria.