A Torre Negra

Resenhas - A Torre Negra

Ras 21/05/2020

Commala-venha-venha
A jornada está completa.
Mais de 4000 páginas depois, me despeço de Roland e seu ka-tet.
Raphael Rasse 21/05/2020minha estante
Gostou do ?final??

Ras 21/05/2020minha estante
Raphael, fiquei foi surpresa com o "final". Inexperado, mas acho que gostei.

Raphael Rasse 22/05/2020minha estante
Geralmente os finais do King são bons mas previsíveis. Esse realmente me surpreendeu

fabio.orlandini 03/07/2021minha estante
Perfeito. Concordo em tudo. Se houve alguma coisa que me decepcionou foi a morte do Flagg. Achei que um homem tão poderoso morreu muito facilmente. Mas, não afetou em nada o quanto eu gostei de toda obra.

Bruno Meneghello 03/07/2021minha estante
Na verdade eu esqueci de comentar esse ponto. Achei que os vilões poderiam ter sido melhor trabalhados. Todos eles. O Dandelo morreu logo. Flagg morreu logo. O Rei Rubro quase nem apareceu. As batalhas com eles podiam ter sido melhor desenvolvidas. Mas realmente num todo, eu gostei demais.

Jessy 29/11/2020

"O final é só outro nome para o adeus"
"... ka é a roda à qual todos nós estamos amarrados e quando a roda gira temos que forçosamente girar com ela, primeiro com as cabeças erguidas para o céu, depois girando de novo para o inferno..."

Me sinto cansada como se tivesse acabado de voltar de uma viagem que durou anos... mas, digo obrigada!
Que história extraordinária!
Quando alguém me pergunta sobre o que é eu não consigo explicar, fico sem palavras.
Finalmente posso respirar sem medo de que vou chorar de novo e não conseguir ler e molhar o livro...
Mas ainda vou sofrer, pelas perdas e pela saudade que sentirei dessa longa caminhada e do meu ka-tet.

"O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás."

Obs.: Stephen King te odiei muito lendo este último volume, mas digo obrigada.

Caio 25/08/2022minha estante
Eu acho que o King tem esse defeito. Ele, quase sempre, caga os finais dos seus livros.

felipebeiragrande 12/04/2016

Finalizada a saga.
O livro é apenas bom, infelizmente.
Final anticlimático, como gosta nosso amigo King.
Mas uma série tão comprida (e bem escrita, diga-se), merecia uma solução melhor.
Ficou um gosto amargo na boca.
Mas se tem algo que eu aprendi com o King, é aproveitar mais a jornada do que a linha de chegada.

Minha ordem dos preferidos:
1 - Mago e Vidro (livro IV)
2 - Lobos de Calla (livro V)
3 - A Escolha dos Três (livro II)
4 - Canção de Susannah (livro VI)
5 - As Terras Devastadas (livro III)
6 - A Torre Negra (livro VII)
7 - O Pistoleiro (livro I)
Jefson 12/11/2016minha estante
Em uma coisa devo concordar com vc: com o King, é aproveitar mais a jornada que a linha se chegada.

Mas aprendi também que não existe isso de final feliz. Pra falar a verdade, mesmo com o anticlímax, eu gosto porque parece mais certo.

felipebeiragrande 24/11/2016minha estante
Exatamente!

natalia 20/10/2013

Eu apenas digo "obrigada"
É o fim.

Antes de tudo, é estranho falar sobre isso. Porque é uma conquista que não importa a ninguém, apenas a mim mesma. Confesso, comecei minha jornada no Mundo Médio esperando apenas um romance de aventura, mas eu estava enganada. Não imaginei que os livros me fizessem pensar sobre vida e morte, amor e existência. O ultimo livro me tirou lágrimas dos olhos. Eu termino este último volume exausta, depois de uma longa caminhada, mas ao mesmo tempo maravilhada.
É sempre difícil terminar uma saga, mas terminar Torre Negra foi simplesmente terrível. Eu não queria me separar daqueles personagens maravilhosos, daquele estranho kat-tet que eu me acostumei a acompanhar. Mas o mundo tem que seguir adiante, não é?
Eddie, Susannah, Jake, Oi e Roland, e os amei com toda a força. Para mim, eles eram tão reais que eu quase podia tocá-los.

E o final, apesar de ser decepcionante para alguns, é um final correto, Ié, é sim.
Doeu virar a última página.
Mas tudo valeu a pena.

Você disse a verdade, sai King, e eu digo obrigada.

Longos dias e belas noites.

Roberto.Vasconcelos 04/11/2022

CHILDE ROLAND A TORRE NEGRA CHEGOU
Bom , o final então. Aqui Roland finalmente chega a torre e temos um final que a princípio me deixou confuso e chateado, mas depois vi que encaixava bem na história afinal a torre era a obsessão e ao mesmo tempo a maldição do pistoleiro.
Algumas decisões tomadas pelo king aqui foram questionáveis no mínimo, Walter e Mordred, dois personagens totalmente desperdiçados que sinceramente aparecem aqui não sei pra que... Se fossem cortados da história não teria feito nenhuma diferença a meu ver, o que é triste já que o lance vem sido preparado desde o 3° livro.
Susanah se mostra minha personagem favorita da história , desde que apareceu só me impressiona, ela e Eddie foram meus personagens do coração.
Houve muitos momentos bons e bem trabalhados aqui mas me espanta a facilidade do katet pra lidar com os servos do rei rubro , eles são mais incompetentes que os stormtroppers de Star Wars. Se 4 pistoleiros podem matar tantos inimigos( tendo uma mulher sem pernas e uma criança entre eles) imagino como é possível gilead ter caído.
O rei rubro foi outra decepção que tive nesta história , ele se mostrou bem menos ameaçador do que esperava , acredito que o verdadeiro vilão da "torre negra" seja o azar ou se preferir o KA.
Não chegou a ser um épico na minha opinião mas foi um final satisfatório e pra quem chegou até aqui e esperava mais ... Bom , as vezes temos que aprender a lidar com o desapontamento.

Davi 19/02/2016

Uma das minhas maiores decepções literárias
Devo confessar que no início a saga A Torre Negra me empolgava pra caramba. Eu, assim como todos os que não deram 5 estrelas para este livro, achava que seria uma saga fantástica, com uma história interessante, boa ação e uma aventura realmente épica.
Bem..... as decepções foram grandes.
Não que a saga seja ruim. É uma saga boa, mas grande demais para o que propõe e não é tão épica quando o Stephen King venda.
A saga teve seus bons e maus momentos. Ela acertou em cheio nos livros 1, 2 e 5 e errou violentamente no 4 e 7. Sou neutro quanto ao 3 e 6.
Mas vou analisar em tópicos o motivo da minha decepção:

-Existem descrições em excesso na saga. Ok, isso é comum em livros do King e não vejo descrição como algo ruim quando enriquece a história. Coisa que não ocorre aqui. SK descreve demais coisas completamente banais e inúteis na história que só engorda o livro desnecessariamente;

-Vicios de escrita. SK sempre teve seus vicios de escrita (principalmente os palavrões desnecessarios), mas neste volume eles foram muito além do normal. A cena de Jake fugindo do dinossauro foi uma das cenas mais insuportáveis de ler. SK repetia inúmeras vezes a palavra Tiranorrex Saurus (pois era assim que jake falava). Caramba! Eu entendi que Jake falava assim, não precisa ficar repetindo umas 20 vezes durante a narrativa! E outra, nesta mesma cena ele repetiu várias vezes a referência às "te-tas" que um parente de Jake fazia, coisa que não agregava em nada.
Além disso, acho que a língua criada pelo SK para a saga é algo muito falho. Uma vez vi numa lista de "dicas para escritores" algo do tipo "nunca entre na megalomania de criar um idioma novo se este não for necessário para a saga". Não digo que a Língua Superior não seja, pois ela é usada em termos do livro. Porém, acho ela muito mal usada e cheia de furos. A saga poderia ter passado mutio bem sem isso.

-As referências ao numero 19 chegam a ser masturbatórias. Eu entendi a importância dele no mundo da saga, mas não precisa fazê-lo aparecer capítulo sim, capítulo não.

-O livro sofre, assim como os livros 5 e sofreram, de uma narrativa muito chata. Não me refiro ao nonsense pois eu entendi ele muito bem (gente, já tive que fazer um trabalho no curso de letras sobre o nonsense em Macunaíma, que é bem mais bizarro que esse), mas sim ao ir e vir dos personagens. É tipo um "Hey, precisamos ir ao outro mundo para comprar o terreno *persoangens voltam * hey, mas agora precisamos voltar antes de termos comprado para impedir que tal personagem faça algo antes de comprarmos o terreno para depois voltarmos lá e dar o terreno para outro cara".

-Alguém me explica por que diabos aquele capítulo dos taheen conversando???? Foi o capítulo mais chato de ler de toda a saga e não agregou PORRA NENHUMA a nada!

-Não vejo problema no final ser aberto. mas vejo um problema enorme na saga prometer durante mais de 4mil páginas a chegada à Torre e isto acontecer em 20 páginas. O mesmo vale para o Rei Rubro que era tido como o mal encarnado e ser beeeem menos explorado.

-Patrick. Por que diabos aquele personagem?

Conclusão:
Gostei da saga como um todo? Gostei.
Mas não é uma leitura que eu indicaria para alguém. Acho que são livros prolixos demais, com descrições completamente desnecessárias que não enriquecem em nada a leitura. Temos personagens muito complexos, mas com suas ações sendo narradas cheias de vicios de escrita e vai-e-vens muito irritantes.
No fim, vi a leitura de toda a saga como uma leitura vazia, uma leitura desperdiçada. Não li uma história épica ou uma história com grandes ensinamentos ou emoções. Li uma história vazia e que tentava ser um clássico épico falhando miseravelmente.
Thone 02/01/2017minha estante
Bem ao ponto, exatamente assim que me sinto não que eu tenha arrependido da leitura, mas prometeu muito e deixou a desejar em muitos pontos.

Fiquei curioso em saber pq não gostou do 4¤ livro.

Rafael2082 22/05/2018minha estante
undefined

Pablo 12/12/2012

Acabou!

E que final!
Esperado, surpreendente; piegas, inovador!

As explicações foram perfeitas, e ao mesmo tempo deixaram algumas questões...

O livro mais longo da série é também um dos melhores (ao lado dos dois primeiros, na minha opinião).

E logo após terminar a Saga de Roland em busca da Torre Negra, a primeira coisa que quis fazer foi pegar o 1º livro e começar tudo de novo... afinal, o Ka é uma roda!

"O Homem de preto fugia pelo deserto, e o pistoleiro ia atrás..."

JOY 21/04/2020

Uma obra de mestre
A conclusão da saga, me traz a sensação de fechar um enorme livro, de fechar um grande capítulo em minha vida.
SK conseguiu me fazer chorar, me emocionar de uma forma que nunca fiquei em livro nenhum.
Coração disparado, lágrimas que brotaram de não sei de onde... são sintomas da melhor obra já escrita, que eu tive o prazer de ler.
Não é à toa que tatuei em minha pele a perfeição dessa obra.
Obrigada Sk.

Vanessa591 03/06/2020

O Ka, ah o Ka...
Quando comecei essa saga vieram me falar que o final era decepcionante e que não valia pena tantos livros, tantas páginas pra tal desfecho. Tendo finalmente chegado lá, eu tô muito feliz de ter decidido descobrir por conta própria. Essa foi uma das melhores (e maiores rs) experiências de leitura da minha vida e esse último volume concluiu a trama sendo fiel ao seus grandes princípios, por mais que possa parecer amargo. A sensação de ler as ultimas páginas é indescritível.

Rafa / @rafael.biasotto 21/03/2021

Simplesmente epico
"O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás."
Depois de 4.283 páginas, essa é a frase do início e o fim de uma jornada, a jornada de Roland Deshain de Gilead e seu ka-tet em busca da Torre Negra. Mas não apenas de Roland, mas uma jornada incrivelmente maravilhosa nossa também, é difícil fechar pela última vez esse último volume e ficar apenas refletindo sobre tudo que ocorreu nessas páginas.
King me fez sentir como se eu estivesse junto de Frodo, Sam e toda Sociedade do Anel, Tolkein reina na vida de King como a maioria deve saber e ele nos proporciona um gostinho de tudo isso que nós leitores gostamos de sentir numa saga épica.
Teve choro, teve angustia, teve sorrisos e claro como não pode faltar nos livros de Stephen King: teve muita morte, e como teve. Uma mais dolorida que a outra porém de uma forma diferente que apenas lendo você saberá o motivo.
Eu já falava pra todo mundo: LEIA STEPHEN KING.
Agora eu falo pra quem já lê: LEIA A TORRE NEGRA, de preferência o mais cedo que puder.

Longos dias e belas noites, pistoleiros. Que o ka seja gentil com vocês.
Marlos 21/03/2021minha estante
Foi uma das minhas melhores leituras! Estonteante.