De repente, nas profundezas do bosque

De repente, nas profundezas do bosque Amós Oz

Resenhas - De Repente, Nas Profundezas Do Bosque

Didi 01/05/2022

hum
gostei mas até hj não entendi qual era a mensagem.
personagens muito bons e teve plot twist slk,ainda quero saber sobre

Samara431 21/03/2022

Peguei este livro justamente pela sinopse que me deixou com um sentimento gostosinho e não me arrependo. Foi muito bom. Muito tranquilo de ler e apresenta questões relacionadas a convivência em comunidade, interação social e como as nossas atitudes podem afetar nativamente a vida do outro e na nossa vida.
Tudo com uma linguagem simples.
Amei ??
Só senti falta de um pouco mais da história no final.

jotaefesanchez 14/03/2022

Uma leitura leve em seu estilo, com linguagem simples e muito lirismo, que remete aos contos de fadas, mas que permite uma reflexão profunda em várias camadas de interpretação.
Uma parábola que utiliza metáforas para apresentar um texto com forte discussão através de um conteúdo moral.
Por trás da história fantástica, o livro trata de preconceito, aceitação, bullying e desinformação. Nesse último elemento, inclusive, boa parte das discussões levantam a dificuldade em desfazer uma rede de desinformação quando "as pessoas não querem ver a verdade", mesmo com alguém podendo mostrar (e provar) a situação.
Bonito, profundo e muito pertinente para nossos dias atuais, adorei esse primeiro contato com a obra do autor.

@oikrystyan 28/02/2022

Leitura rica e obrigatória
"De repente, nas profundezas do bosque" é uma preciosidade. O livro narra a história de uma aldeia onde não existe bicho algum. Amós Oz, com sua narrativa poética e generosa, nos leva por caminhos inesperados, exigindo de nós confiança e afabilidade! Romance de ficção, fábula, fantasia, podemos pensar o livro por vários ângulos diferentes e talvez ele pertença a todas de uma só vez, ou a nenhuma. Ideal para todas as idades, merece espaço nas salas de aula sem sombra de dúvidas. Essa é minha segunda leitura de Amós Oz e eu já quero poder ler todos os livros que ele escreveu!

gabyramllo 25/02/2022

Quase dei 5 estrelas
AMEI o estilo de escrita do autor. Não consegui parar de ler até acabar (os capítulos são curtos, o que, para mim, é um ponto positivo). Gostei bastante do livro e acho que em algum momento irei reler.
A história me prendeu, curti as mensagens que o livro passa, contudo, senti que algumas coisas (poucas) poderiam ter sido menos explícitas, o que tornaria a leitura ainda mais interessante (mas talvez eu só esteja sendo chata demais aquikkkk).
É isto.

Fabio293 09/02/2022

Leitura coletiva
Participei de minha primeira leitura coletiva sem saber absolutamente nada da obra ou do autor. Ao meu entender uma bela fábula. Mas não é meu tipo de leitura. Mesmo assim nos faz pensar bastante durante a leitura.

estrelana 15/01/2022

não me prendeu do início ao fim, mas é muito bom
o livro é sensacional porque há um peso de crítica social nele.
o autor (amos oz) é conhecido por suas críticas sociais, porém essa está englobando meio ambiente e o trato com os animais. diria até que ele meio que pega para o vegetarianismo o. que é ótimo!! pois é sutil.

a crítica sobre como nós tratamos e como agimos com o que não conhecemos é pesadíssima, tanto que a todo momento ela é repetida.

embora todo o peso critico da obra, a leitura e a fluidez do livro é impressionante.
ele consegue ser leve e pesado ao mesmo tempo, te acariciar a face e estapea-la ao mesmo tempo.

como eu disse, embora não tenha me prendido por uma preferência de escrita mim (é bem parecido com os textos do Saramago), o livro é sensacional ?

Alice 04/01/2022

bom
eu gostei do tema do livro, que fala principalmente sobre as pessoas debochando das outras, e como isso é errado. mas, acho que deixou um pouco a desejar.
tipo, o livro tem um ritmo meio lento, o que te desanima um pouco a pegar para ler de novo.

Tuyl 03/11/2021

O livro tem uma premissa muito interessante e um desenrolar da história que nos prende, mas, na minha opinião, deixa a desejar no final.

Bianca 23/10/2021

Livro diferente e interessante
Eu achei esse livro bem diferente, a proposta e como ele foi escrito, parece uma crônica.
Esse livro conta a história de uma aldeia em que do dia pra noite todos os animais sumiram e, passado um certo tempo, pareciam q eles nunca tivessem existido, ninguém ousa em falar deles e existe uma lenda também que cerca a cidade de medo, envolvendo essa desaparição dos animais.
Não diria que é um livro muito bom, mas não é chato. A escrita é bem fluída e você consegue ler em um dia.
Me pareceu q esse livro mudou o assunto principal no meio dele, antes falava das crianças que queriam entrar no bosque e depois começou a falar de problemas sociais (bullying, principalmente) no contexto da história, oq nos faz refletir quando acabamos o livro.
Mas confesso que mesmo com essa reflexão q o livro traz, eu fiquei um pouco desapontada com uma parte da história, onde eu esperava uma revelação grande, mas na verdade não foi nada de mais.
Se vc procura alguma coisa mais leve pra ler, recomendo esse livro, tbm recomendo pra quem quiser um livro pra refletir no final.

Julhaodobem 17/10/2021

De Repente, uma Leitura
Existem livros que são feitos para serem lidos em um final de semana, se você é um leitor que consegue ler um livro nesta meta entenderá do que estou falando. De repente, Nas Profundezas do Bosque escrito pelo Israelense Amóz Oz, foi o livro que me fez atingir este feito de ler em dois dias um livro, algo que não conseguia conquistar a muitos anos. Com uma vida diante da adolescência e o futuro, uma pressão de crescimento em um mundo consumista e logo depois de terminar o ensino médio acontece uma pandemia, o foco em uma coisa por muito tempo se tornou esquecido no meu cotidiano de Vestibulando sofrido. Este livro, um presente de um velho amigo, me deu uma sensação de leveza e felicidade que não tinha desde os meus primeiros anos como Leitor, uma época que devorava livros em questão de dias, mergulhando em histórias sem parar enquanto mundos cresciam dentro da minha mente, com este livro foi o que aconteceu, acender está chama adormecida que me deu um "gás" para continuar. Tudo com uma simples história mas que em cada capítulo me fez lembrar de referências da nossa realidade atualmente, um mundo onde o desprezo pela natureza e a vida animal está aumentando a cada dia, influenciada pelo consumismo e o capitalismo desenfreado.

O livro conta a história de uma comunidade que de um dia para o outro todos os animais desaparecem. Cachorros, gatos, ursos, mosquitos, formigas, toda vida animal some sem motivo algum. O que se transforma no ponto inicial do livro mostrando como dependemos da vida animal, desde o cachorro de estimação até a libélula que voa entre as arvores durante o dia. Isto me fez refletir nestas características do livro em como seria o mundo se estes seres desaparecessem, seria um mundo totalmente cinza ao longo dos dias, possivelmente destruiria todo o planeta em um piscar de olhos, com nós seres humanos juntos, algo que já está acontecendo com as mudanças climáticas, espécies estão entrando em extinção como o pássaro Dodo e o Rinoceronte Negro africano, que teve sua última espécie morta em 2011. Não percebemos que deixando isso acontecer estamos assinando o nosso atestado de extinção deste planeta enquanto estamos mexendo com o clima e o equilíbrio da natureza. Como na realidade e no livro há algo que sempre fazemos depois de uma catástrofe, esquecemos. No livro a forma que essa comunidade aceita o desaparecimento dos animais é interessante e esperado, como todo acontecimento inexplicável eles deixam de falar sobre isso, fazendo com que nasça uma nova sociedade em que a palavra animal e qualquer característica deles sejam apagadas. Pareceu-me algo utópico quando li pela primeira vez, mas quando pensamos que existem pessoas e crianças que nunca viram um animal específico da floresta ou só tem contato com está espécie por uma tela de um aparelho eletrônico, está fantasia possui sua parte real e começa a se parecer cada vez mais com a nossa realidade em 2021, em um mundo, se parecendo com a trama do livro, onde não citamos os animais, não falamos deles e o desprezamos por existirem e não terem a nossa inteligência, os animais evoluídos da terra.

Assim, aqueles que lembram dos animais são considerados loucos, como se estivessem imaginando algo que não existe na realidade. Fazendo com que uma nova realidade seja criada diante de uma nova geração, sem que sofram pensando em um mundo onde não existem animais porque todos da comunidade não tem esperança do retorno destes que conviviam com eles. Resultando que uma condição importante seja quebrada, humanos e animais. Em um mundo sem estes seres a própria condição de convivência do ser humano muda, nos tornamos outras pessoas, menos amorosos, menos curiosos, mais violentos e mais materialistas, como alguns personagens do livro que se ligam a certos costumes para não esquecer ou lembrar do passado, o que não resulta em feitos muito grandes pois o cinza de suas almas aumenta a cada dia sem uma resposta para o que aconteceu. Trazendo um exemplo para a nossa vida é só olharmos para as grandes cidades onde a 360 graus só há prédios, hoje a maioria do mesmo tom com poucas variações. Aqueles que não tem tempo para se conectar com a natureza por conta da pressão urbana escolhem jogos online ou single player de grandes paisagens renderizadas nos computadores mais potentes da atualidade, com animais simulados e programados para se parecerem com o real, com acontecimentos que seriam impossíveis com tanta modernização que temos hoje, o que responde o porque de tanto jogos de florestas ou de mundo aberto fazerem tanto sucesso, Como no Livro De repente, Nas Profundezas do Bosque, foi tirado tudo aquilo que lembrava algum animal e a natureza que para satisfazer pelo menos um pouco o sentimento ancestral de pertencimento a biodiversidade em tempos modernos, criamos costumes e simulações com algo mais rápido para não atrapalhar o poderio do ser humano, porque é algo que nunca mais voltará ao equilíbrio.

Em um mundo novo o medo sempre retorna para construir uma nova sociedade, o medo é algo que moldou a história, fez com que pessoas morressem ou sobrevivesse escondidas. Mas está forma de comunicação se transforma em uma esperança para um mundo melhor por meio de duas crianças no livro com a curiosidade por encontrar algo novo. Vemos pela visão deles como este mundo cinza está se transformando cada vez mais em algo sem emoção e sentido, assim a busca destas crianças se transforma em uma aventura incansável por animais ou qualquer coisa nova para dar a eles uma esperança na comunidade onde vivem, pois já não basta terem medo da própria noite, o escuro que traz a tona o dia em que perderam seus animais. Portanto, a esperança que é colocada por meio das crianças é algo emocionante na narrativa pois são crianças sonhadoras que movem o mundo, é o que acontece no livro pois se as crianças não fossem as protagonistas não faria sentido a história e possivelmente não teríamos uma história pois os adultos já aceitaram e se acomodaram neste mundo. O que cria uma metáfora que são os jovens que podem mudar o mundo para algo melhor porque são aqueles que possuem a curiosidade que tem o poder de melhorar o mundo apenas se perguntando o porquê das coisas.

Por fim não posso deixar de comentar uma pequena característica que me deixou fascinado. Como não existem mais animais, não há carne e consequentemente não existe mais o abate e o consumo de carne. Então, essa comunidade se transforma em um lugar auto sustentável com a agricultura, com enormes plantações e cada morador especializado em algum tipo de plantio para um povo 100% vegano. O que achei fascinante pois estas pessoas foram forçadas a serem desta maneira, o que é muito mais fácil, me fazendo pensar como seria o mundo real. Já existe um grande público vegano no mundo e aumenta a cada ano, vemos isso com a inclusão destas pessoas com restaurantes especializados e opções veganas e vegetarianas em locais que vendem carne, para tornar algo mais social entre as pessoas, porque também são pessoas que querem gastar seu dinheiro com uma boa comida.

No livro a conexão com a terra retorna intensamente, é o sustento para estas pessoas, sem terra não iriam conseguir sobreviver por muito tempo. Assim estas pessoas, que antes tinham cargos urbanos, como um burocrata, um matemático ou empresário talvez, a apreenderem técnicas de cultivo para sobreviver. O que se conecta com o momento de crise climática que estamos vivendo, vemos cada vez mais pessoas dizendo para termos um contato respeitoso com a terra e cuida-la mas estamos muito ocupados em batermos metas de lucro a cada dia enquanto matamos nosso planeta cada vez mais rápido, não entendemos que todos os recursos que não cuidamos com carinho são finitos, um dia ira acabar e possivelmente nos tornaremos cinza como as pessoas do livro.

Ler um livro que não faz parte de uma cultura mais americanizada me proporcionou uma visão de mundo que aqui na América latina e no norte provavelmente não iria encontrar. Não é apenas por ser o autor um escritor Israelense em um pais histórico mas também a forma que a história é contada, mesmo sendo um livro curto e rápido na explicação durante a narrativa. Este livro chegou em minhas mãos no momento certo, que com tantas características parecidas com a atualidade me fizeram relacionar acontecimentos da realidade, um lugar que existe amor, terra e cooperação mas tudo está sendo destruído com a ignorância humana com a justificativa que é o dominante salvador, mas sabemos que este mundo é apenas um empréstimo para a espécie humana viver, aos poucos seremos banidos e De repente, Nas Profundezas do Bosque mostrou um pouco disso, não basta só a evolução grandiosa da humanidade, nada disto valerá se no fim termos uma terra doente e com uma biodiversidade extinta de animais, sem estes seres não conseguiremos a companhia para travar os obstáculos da história.

andrealog 12/10/2021

Coragem de ser diferente
As vezes toda a coragem que precisamos mesmo sendo crianças, é entender que tudo nem ser diferente. Nesse livro maravilhoso Amos Oz nos mostra como o medo do desconhecido e do diferente pode paralisar muitas pessoas

anajuh64 26/09/2021

Necessário
Esse livro tem uma mensagem muita linda a respeito das nossas atitudes, as vezes tratamos as pessoas de forma que pode afetar a vida delas negativamente para sempre - o famoso bullying - e o preço por isso pode ser alto, e é muito necessária a mensagem sobre ter empatia com os outros e nunca debochar de quem pensa e age diferente de você