De repente, nas profundezas do bosque

De repente, nas profundezas do bosque Amós Oz

Resenhas - De Repente, Nas Profundezas Do Bosque

rolina 14/03/2021

muito bom
um livro curtinho, mas traz um aprendizado enorme, aprendi que o medo e o bullying se enraízam nas pessoas, mesmo que elas neguem isso

MarcosQz 14/02/2021

Encantador
Um vilarejo com uma maldição, onde não existe um animal sequer, ou inseto, nem peixe, nem ave. Só um rio que corre borbulhante e o vento. Um vilarejo onde quem acredita na existência dos animais é considerado louco, virando alvo de piadas e chacotas. Um vilarejo onde um demônio vem à noite e carrega tudo o que é vivo nos mantos de sua sombra.
Alguns moradores pitorescos desse vilarejo são rejeitados pelos moradores, por serem considerados loucos, Nimi, uma criança que adentrou o bosque e voltou dias depois agora relincha como um asno, assustando todos com medo de serem contaminados. Mati e Maia, duas crianças desse vilarejo acabam entrando em uma aventura e descobrem a verdade por trás dos relinchos de Nimi e do desaparecimento dos animais.
De repente nas profundezas do bosque é uma fábula extremamente gostosa de ser lida, não apenas para crianças, mas por todos. Uma fábula sobre respeito, preconceito, medo e sobre como nossa independência é importante, sobre aceitar e respeitar o diferente, realmente é uma receita contra o obscurantismo e a intolerância.

Jacqueline.Amadio 16/01/2021

Só um registro de sensação
Um livro extremamente tocante. Tão simples e tão profundo. Acabei de ler e estou extasiada e com muitas reflexões rondando meus pensamentos... Poderia dizer as minhas impressões e algo sobre a história em si, mas é tanto a se considerar e tantas relações para tecer. Prefiro deixar somente esse rastro de sensação aqui.

Guilherme Pedro 10/01/2021

Um livro curto, cuja escrita simples de Amós Oz consegue tocar fundo a trazer à tona questionamentos mais profundos sobre o convívio humano, ou, sobre como os humanos as vezes se desviam do que é ser humano. Uma leitura curta, prazerosa, que vai te acompanhar depois de passar pelo ponto final.

Rubens 06/01/2021

"Uma fábula para todas as idades"
O livro é narrado de forma simples e infantil (característica que infelizmente vamos perdendo ao longo da vida), o que o torna mais tocante e reflexivo.
É uma história curta que reforça a importância de questionarmos as normas de comportamento que imperam ao nosso redor, de sermos mais gentis, amigáveis e de aceitarmos e incentivarmos as diferenças e individualidades de cada pessoa.

Val | @livre_se_clube 03/01/2021

Tocante e sensivel
Uma fábula para todas as idades sobre tolerância, respeito e amor. A escrita de Amós Oz é única em sua poesia sensível e cheia de delicadeza. Meu primeiro lido do autor.

arielyccs 23/11/2020

doença do relincho
esse livro, apesar de ser uma fábula aparentemente inocente, traz o ensinamentos muito bons, principalmente políticos e discriminação. vale a pena!

José Vitorino 18/10/2020

Embora haja um pequeno manifesto em torno da relação do homem com a natureza e certa fábula sobre os animais (nesse sentido há muito mais uma moral especulada), no fim das contas é estritamente sobre o homem.

Sobre pertencimento, sobre expectativa, sobre discriminação, definitivamente sobre o homem. E não achei, mesmo, que Amós Oz conseguisse se afastar do tema.

Gui do Amaral 03/10/2020

Não falo sobre a sinopse. Falo sobre minha opinião.
É uma leitura interessante. Faz uma reflexão sobre a interação entre os seres humanos e o respeito entre eles. Esperava que seria melhor e a organização do texto é meio confusa (em termos de pontuação).

23/09/2020

resenha
Aceitar ou não o diferente. Assumir ou não a responsabilidade sobre os próprios atos e suas consequências. Ter compaixão, ter força para recriar um mundo supostamente mais justo. Essas são as reflexões que esse livro me suscitou.

Rach 17/09/2020

Uma história infantil lindíssima.
Confesso que me surpreendi!

Jéss 26/08/2020

muito bonito e reflexivo
não pensei que uma fábula pudesse me encantar tanto

Garuda 25/08/2020

Obra-prima.
Linguagem simples e direta, mantendo-se agradável e criativa. Equilíbrio de (narr)ação, descrição e diálogo. A experiência do tempo durante a leitura é peculiar, parece suspender a passagem do tempo, tudo ocorre num limbo pré-temporal, intemporal, mitológico, suspenso. Para quem estuda a criação ficcional é de suma importância estudá-lo, pois exibe a complexidade de Janus Bifronte da literatura moral didática, da literatura infantil, em suma, do conto de fadas. Ao contrário do que se esperaria de uma modernidade literária, o que está em jogo aqui é uma simplicidade intensa, viva, como os seres vivos são intensos e simples e permanecem misteriosos e inacessíveis.

Lariane.Coutinho 29/07/2020

Me surpreendi
Esse livro foi triste, foi lindo e cativante eu amei. Eu não esperava nada dele e ele me entregou muito. É uma história curta rápida para ler e entender a mensagem linda que esse autor passou para os leitores.