Os homens que não amavam as mulheres

Os homens que não amavam as mulheres Stieg Larsson

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Cris Paiva 22/08/2018

Demorei anos para ler esse livro por causa de uma cena que acontece com a Lisbeth, e eu achei que não fosse ter estômago para aguentar.
Realmente, a cena é forte e me incomodou, mas não tirou o brilho do restante da história.
Mikael Blomkvist é um jornalista que é convidado por um industrial para passar um tempo em sua propriedade e revirar as memórias de sua família problemática enquanto tenta desvendar o caso de sua sobrinha desaparecida. No meio da história o seu caminho cruza com o de Lisbeth Salander uma hacker com sérias limitações sociais, que praticamente odeia todo mundo (depois você descobre que ela tem sérios motivos para isso), e os dois vão comandar uma investigação que tem muito a ver com o título do livro.
Alias, o que é esse título! No começo você pode até pensar que ele é aleatório e feito para criar impacto, mas logo no começo da leitura dá para perceber que ele faz todo o sentido.
Kau 22/08/2018minha estante
essa série é otima

Celina 22/08/2018minha estante
Os dois filmes desse livro, o original alemão e o com Daniel Craig (ex 007) são igualmente imperdíveis. Cenas fortes, tema forte, filme excelente!

Cris Paiva 22/08/2018minha estante
começei a ver o filme, mas imaginei que gostaria de ler o livro, daí fiquei com medo de ver os dois! kkkk
Mas agora que o medo passou, vou ver os dois filmes.

Celina 22/08/2018minha estante
Veja sim!

Gabriel 07/01/2022

Começando o ano com um 5* favoritado...
"Não existem inocentes, apenas diferentes graus de responsabilidade".

Começo dizendo que esse é o melhor livro de suspense que eu já li na vida. Tudo nele é bem pensado e desenvolvido (personagens, tramas, ambientação, plots e etc.).

No início da leitura eu estava estranhando o tom da narrativa, mas digo que me acostumei com ele conforme ia lendo. A escrita do Stieg Larsson é muito envolvente e a forma com que ele une um mistério sobre um desaparecimento de alguém, intrigas familiares, inúmeras críticas sociais (misoginia, violências das mais variadas formas, abuso econômico e etc.) e ainda traz elementos históricos me conquistou de mais.

Depois de chegar em uns 25% do livro eu simplesmente não conseguia mais parar de ler, a investigação tem um ritmo bem rápido e instigante.

Os personagens desse livro são muito bem desenvolvidos e tudo mais, mas a Lisbet é a melhor coisa da história, de longe. Todos passos dessa mulher são geniais.

Não achei o final do livro incrível (não é ruim, mas eu achei que seria mais surpreendente em alguns sentidos), mas a narrativa como um todo é praticamente impecável e seria desonesto da minha parte não avaliar esse livro como 5* e marcar ele como favoritado.

O título faz todo sentido com o plot da narrativa, mas também se adapta à nossa realidade perfeitamente. Não vejo a hora de ler as continuações.
Tuts 07/01/2022minha estante
Deve ser muito bom mesmo

Gabriel 07/01/2022minha estante
Muito bom é pouco, é espetacular

Guxta 08/01/2022minha estante
Não sei muito bem o motivo, mas no final do ano passado meu deu a louca e peguei a trilogia original e consegui o 4 e 5 pela troca aqui no Skoob (esses últimos não são do Larsson). Parece que é um exemplo daqueles livros que já foram líderes de venda, sumiram e, de uma hora para outra, começam a ficar populares de novo.

Tá na lista desse ano.

Gabriel 08/01/2022minha estante
Falam muito bem da trilogia original (tanto que a media deles no skoob é altíssima), mas já os outros não são nada amados pelos leitores

Poliana.Piovezana 21/06/2022

Já havia iniciado a leitura anos atrás?
E resolvi iniciar novamente. É um livro maravilhoso, do ponto de vista da qualidade da trama, dos personagens e do desfecho.
flavioadsilva 21/06/2022minha estante
Acho o filme muito, muito bom.

duda 21/06/2022minha estante
começei a ler mas não consegui engatar :( queria mto ler

Poliana.Piovezana 22/06/2022minha estante
@flavioadsilva fala do filme sueco? O de Hollywood não gostei.

Poliana.Piovezana 22/06/2022minha estante
@duda o livro é fantástico! A sequência surpreendente? estou lendo o segundo

LUNII 12/07/2021

Muito bom, muito bem escrito, mas sem vontade de ler as continuações, sério... n tenho mais paciência pra ler livros com 6 mil sequências.
Matt 17/07/2021minha estante
Dessa saga eu gosto bastante dos três primeiros livros, pois são os que foram escritos pelo autor original. Do 4º em diante foi trabalho de um outro autor e o nível cai drasticamente, infelizmente =/

LUNII 18/07/2021minha estante
Então, quando me indicaram falaram disso aí né, o autor faleceu e tals. Mas mesmo assim, fiquei sem vontade de ler o resto, acho que não tô nessa vibe de investigação.

Matt 18/07/2021minha estante
Poisé, infelizmente ele faleceu =/
Mas o bom é que o primeiro tem uma história fechadinha né, ele funciona muito bem como um livro solo ^^

Paulo 29/10/2020

Mistério e Crítica em dose homeopática!
Um livro que começa de maneira simples e acaba enredando por tantos personagens, fatos e locais não poderia deixar de ser recomendado. Em Os homens que não amavam as mulheres, o jornalista Mikael Blomkvist se diante de um processo ao qual foi acusado e ainda se torna responsável por uma investigação quase impossível. O autor soube dosar muito bem diversos temas diferentes em um livro que possui um ritmo muito bom e uma trama sensacional. Recomendação quase obrigatória pra quem curte o gênero!
heitor 11/01/2021minha estante
Eu to achando enfadonho, mas tô forçando o máximo que posso... o começo é muito lerdo... a partir de que momento começa a ficar mais ?interessante?

Paulo 12/01/2021minha estante
O começo é arrastado, mas eu curti quando Mikael começou a se envolver com a família do ricasso lá. O livro melhora bastante na segunda metade, pode ter certeza!

heitor 12/01/2021minha estante
vou continuar lendo então... tantas resenhas boas, com certeza motivo pra isso tem kkkk

Ju Oliveira 01/09/2015

Já faz algum tempo que queria ler este livro, sempre ouvi falarem tão bem dele, sempre com críticas super positivas, tanto sobre o livro quanto o filme. A Companhia das Letras lançou esta semana o quarto volume da série e isso só fez aumentar minha vontade. Então comecei a ler a série Millennium.

Mikael Blomkvist é um jornalista econômico que vê sua vida desmoronando ao ser condenado a três meses de prisão, por difamação a um poderoso empresário. Ele é sócio e editor da revista Millennium, que já não andava bem e acabou piorando a sua situação após a condenação de Blomkvist. Ele recebe então uma proposta inesperada de um milionário, também muito conhecido no mundo das finanças, Henrik Vanger.

Henrik mora a muitos anos em uma ilha nas proximidades de Estocolmo. Cerca de quarenta anos atrás, sua adorada sobrinha Harriet Vanger desapareceu misteriosamente, e desde então nunca foi encontrada nenhuma pista do seu paradeiro. Só quem estava na ilha no dia do desaparecimento eram pessoas da família Vanger que se reuniam para um encontro anual. Portanto Henrik tem absoluta certeza que algum familiar seu é o responsável por transformar sua vida em um inferno a quarenta anos.

Por saber que Mikael Blomkvist é um ótimo jornalista investigativo, Henrik decide fazer uma última tentativa de busca, já que está com mais de oitenta anos e não quer chegar ao fim de sua vida sem ter notícias de sua sobrinha. Para toda a família Vanger, que também reside na ilha, Blomkvist foi contratado para escrever a biografia da família. Ele se muda para ilha e tem início as investigações.

Lisbeth Salander é uma mulher estranha, magérrima ao extremo, coberta de pircings e tatuagens, ela é uma hacker excepcional. Não há programa ou sistema, por mais avançado que seja, que ela não consiga invadir em alguns minutos. Sua personalidade é ímpar, fria, calculista, direta e imediata. Tem ódio estampado em sua face. Os caminhos de Blonkvist e Lisbeth vão acabar se cruzando quando ela é chamada para ser assistente nas investigações da família Vanger.

Stieg Larsson tem um jeito muito peculiar de escrita. Sua trama é bem descritiva, não poupando detalhes sobre lugares, sobre a personalidade e os sentimentos dos personagens. O começo pode parecer um pouco confuso já que todos os nomes de locais e personagens são suecos, mas na medida que a leitura avança, o leitor vai se acostumando. Nem por isso, a trama se torna enfadonha ou massante, pelo contrário. Mesmo com tantos detalhes, aparentemente desnecessários, o ritmo de leitura é intenso.

Sou fascinada por histórias de investigações onde não há um policial ou investigador profissional. Como neste caso, um jornalista e uma hacker vão fundo em fatos, memórias, lembranças, fotografias a muito tempo esquecidos. Os personagens são ricamente construídos, suas personalidades bem definidas, mesmo que um tanto obscuras, como é o caso de Lisbeth Salander. O leitor consegue sentir que toda sua fachada de mulher durona e insensível é para mascarar algo que ela esconde muito bem. Um passado que ela faz de tudo para deixar bem enterrado.

O livro tem um final bem definido, não deixa ganchos para serem desvendados nos próximos livros, a não ser sobre a personalidade dos protagonistas, que eu imagino que vá se aprofundar nos livros seguinte. Eu certamente quero continuar a ler a série toda. Assim que virei a última página do livro, corri para ver o filme. Gostei muito também, uma excelente adaptação, muito fiel. Vi a versão americana, mas quero ver também a versão sueca, que é a original. Livro excelente, uma trama inteligente e instigante. Super recomendo. Leiam!

site: http://juoliveira.com/cantinho/
Silvana 01/09/2015minha estante
Não li nenhum livre dessa série, ainda. Mas assisti o filme "O Homem que não amava as mulheres", tanto na versão sueca quanto na versão hollywoodiana; Ambas são excelentes!

fgrein 02/09/2015minha estante
Então leia Silvana. Pare todos os outros e leia esta série!!

Silvana 02/09/2015minha estante
Nossa... são tão bons assim? Vou dar um jeito de ler o quanto antes...

Kethelen.Vitoria 27/10/2020

Uma experiência incrível!!
É um livro perfeito,sem dúvidas!!
É um romance policial com um suspense muito bem escrito, as formas como esse autor descreve as cenas é como se você realmente tivesse ali.
Eu tô muito apaixonada por como os personagens são descritos, e a Lisbeth se tornou uma das personagens mais tops que eu já vi ??
Recomendo muito mesmo, 5 estrelas total ?
Vitoria 27/10/2020minha estante
Esse livro é do filme Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres?

Kethelen.Vitoria 27/10/2020minha estante
É sim!

Vitoria 27/10/2020minha estante
Adorei, preciso ler esse!! ??

Carol 06/07/2011

INRROLAÇÃO do começo ao fim!
Muita enrolação, muita informção desnecessára, porém a estória em si é legal, o livro é muito grande, não é impolgante porém o final é bem legal, e a parte da menina que não me lembro o nome e seu tutor é uma parte legal tbm porém que se não tivesse não faria diferença porém é fundamental para o segundo.
Junior 05/07/2011minha estante
"Inrrolação"
"Impolgante"
"O livro é muito grande"
Hehehe, excelente resenha.

Carol 06/07/2011minha estante
o msn faz isso com as pessoas!

Vinny Britto 09/12/2018

Virei mais um fã de Lisbeth
Posterguei bastante essa leitura, mas enfim acabei dando a oportunidade e a leitura conseguiu suprir minhas expectativas.

Pra quem gosta de narrativas mais dinâmicas e com mais ação pode se decepcionar um pouco. Cenas de violência/assassinato também não são muito gráficas. O ponto alto é o desenvolvimento dos personagens e seus diálogos afiadíssimos.

Mikael é um excelente personagem, mas quem rouba a cena sem dúvidas é Lisbeth. Sempre ouvi a babação da galera por ela, mas admito que agora eu me junto a eles rsrsrs
Natália Tomazeli 09/12/2018minha estante
Não tem como não amar a Lisbeth mesmo rsrsrsrs
Preciso continuar essa série

Cláudia.Borges 13/12/2018minha estante
Lisbeth é e sempre será a melhor anti-heroína da literatura ! Amo de paixão ??

Lucas 22/10/2019minha estante
Lisbeth realmente é o ponto alto do livro, não tem como não gostar e torcer por ela, personagem muito complexa e interessante.

Mariane 17/04/2021

Uma ótima história de suspense policial, realmente muito envolvente, não conseguia parar de ler. Alguém sabe me dizer se o filme é tão bom quanto o livro?
Salim 17/04/2021minha estante
Existem duas versões: a americana (fizeram apenas um filme, baseado no primeiro livro) que é bom; mas eu prefiro a versão europeia (3 filmes, cada um deles baseado nos 3 primeiros livros de Stieg).

Mariane 17/04/2021minha estante
Aaah entendi! Muito obg!

Salim 17/04/2021minha estante
Agora, independente da qualidade de cada versão/filme, os livros são beeeeeeeem melhores!

Josi 17/10/2020

Excitante!
Uma trama surpreendente. A história principal demora para se desenvolver, no entanto, o autor consegue manter o interesse do leitor mesmo nos momentos mornos da narrativa apresentando os personagens de uma forma que nos leva a questionar os acontecimentos e possíveis suspeitos até o momento em que o mistério começa a ser desvendado.
Craotchky 17/10/2020minha estante
Excitante?! Gostei. Pretende terminar a trilogia?

Josi 17/10/2020minha estante
Pretendo sim. Vc leu?

Craotchky 17/10/2020minha estante
Sim. No meu modo de ver a trilogia é muito regular, desde o início até o fim.

heitorbarbozx 13/05/2022

Ainda não tenho certeza se é quatro e meio ou cinco estrelas, por alguns motivos:
- O começo é meio maçante, demora a apresentar o mistério e tal.
- O final é alongado além da conta (eu diria que pós resolução do mistério a maior parte dá pra ignorar).
- Acho que há uma repetição de ideias, às vezes. E um pouco de escrita exageradamente detalhista (algo que gosto até certo ponto).
Porém, apesar desses pontos, o livro é sem dúvidas um dos melhores que já li do gênero de suspense/mistério. Não me lembro de nenhum livro onde a vida dos personagens é tão interessante quanto o mistério que tá rolando (pelo menos não com facilidade), talvez em algumas séries como mare of eastown, mas uma coisa é certa: Stieg Larsson é diferenciado e sabe o que está fazendo.
Um livro que demorou a me pegar, mas acabou me prendendo mesmo eu já conhecendo a história (já havia visto o filme). Livraço!
Rosana 13/05/2022minha estante
Hum ...eu tenho esse livro e não consegui ir adiante justamente por isso motivo que você mencionou ..acho que agora você me inspirou a voltar a minha leitura..

heitorbarbozx 13/05/2022minha estante
vale a pena!

Rosana 13/05/2022minha estante
Obrigada..valeu

Lya 13/11/2021

bom pelos motivos errados
Tenho um dilema moral com esse livro, ele é fenomenal, a história é uma loucura, ele é enorme e mesmo assim prende muito a atenção. Mas?o motivo pessoal do autor pra escrevê-lo me deixa mal.
m4duh 15/11/2021minha estante
você poderia me dizer qual é o motivo??? nunca ouvi falarem

Lya 15/11/2021minha estante
o Larsson presenciou um caso de violência sexual e não fez nada pra ajudar a menina, criou o livro em homenagem depois de alguns anos, a Lisbeth é inspirada na menina..

m4duh 16/11/2021minha estante
nossa

aafantis 12/10/2018

Esse livro vai te deixar muito curioso
Larsson é um excelente escritor de mistério. O caso Harriet Vanger te prende do início ao fim. Ao devorar cada frase do livro, você se sente como o terceiro investigador junto a Lisbeth e Mikael, se corroendo com a dificuldade de conseguir provas sólidas e se alegrando quando os fatos começam a fazer sentido.

Acima de tudo, o livro é uma lindíssima homenagem às mulheres. Embora a história se desenrole em torno de um suposto assassinato e de investigações jornalísticas acerca das gangues financeiras, o foco - o grande foco do livro - são os crimes cometidos contra as mulheres; crimes que são mostrados de várias formas e por diferentes personagens ao longo da trama.

Devo confessar que achei o início e parte do final do livro bem monótono, mas não deixei de amá-lo. Não vejo a hora de comprar os demais volumes.

site: https://www.instagram.com/aafantis/
Lucas 12/10/2018minha estante
Este livro é fantástico.... Boa leitura :)

aafantis 09/02/2019minha estante
Obrigada! Gostei muito.

Luana.Canavessi 05/08/2017

Enrolado!
     Em 1966, Harriet Vanger some sem deixar vestígios. Herdeira de um poderoso grupo industrial, ela é a protegida de Henrik Vanger, e ele está convencido de que ela foi morta por alguém da família Vanger. Quase quarenta anos depois, ele contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular, em troca de um segredo que promete acabar com Wennerström, um financista que processou, e levou Mikael à condenação por difamação. A investigação não é bem vista pelo resto da família Vanger, que acha que Henrik está obcecado com o desaparecimento de Harriet. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que apesar de ser peculiar, conta com uma mente brilhante para a busca de dados, ele logo percebe que está investigando um mistério muito mais e mais sórdido que o desaparecimento da garota. Apesar de os personagens serem bem construídos, não são muito interessantes... Henrik Vanger é extremamente pomposo e enrolado (confesso que pulei muitos discursos dele); Mikael Blomkvist, que é o personagem principal, não me cativou e me deixou irritada com algumas escolhas; Quem me impediu de desistir do livro foi Lisbeth Salander, uma personagem super inteligente e interessantes (eu clamava pelos capítulos em que ela protagonizava). E é exatamente quando ela começa a aparecer mais que o livro fica interessante, mas isso acontece apenas próximo á página 300, portanto não é um livro indicado para quem não gosta de enrolação e muitas informações (algumas bem inúteis). O enredo em si é bem interessante, mas a falta de objetividade do autor tornou o livro muito maçante. O livro faz parte de uma trilogia e, honestamente, apesar da vontade de saber a continuação, principalmente para saber o destino de Lisbeth, não tenho muita convicção de que terei coragem de ler os outros livros, a não ser que alguém me diga que não são tão enrolados quanto o primeiro.
Frase favorita: "De repente ela percebeu que o amor era o instante em que o coração fica a ponto de explodir."

site: https://mundodaluunaa.wordpress.com/
Ray Cunha 05/08/2017minha estante
A escrita dele realmente é muito detalhista, o que acaba sse tornando cansativo. Ainda assim, sou obrigada a insicar a continuar kkkkk. Os proximoa seguem uma sequência da história, tem mais ação e é simplesmente fascinante, principalmente a força da Lisbeth.
Não vou dizer que vai ter todas as respostas mas ainda assim vale a pena.
O autor morreu antes de realmente concluir td a história mas fecha bem o ciclo.

Luana.Canavessi 06/08/2017minha estante
Bom saber que os próximos tem mais ação! Talvez eu tome coragem de ler....