Os homens que não amavam as mulheres

Os homens que não amavam as mulheres Stieg Larsson

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Matheus656 12/10/2023

Tinha muitas expectativas sobre esse livro, que foram cumpridas por uma parte e por outras, não. É uma história de mistério interessante, com algumas cenas de violência bem fortes, principalmente contra mulheres, coisa que o título já sugere, mas que em alguns momentos é meio complicada de entender (me refiro às partes que falam do mundo empresarial). Por já ter lido muitos livros de mistério, não me surpreendi tanto com as reviravoltas, mas acho que é um livro legal, que trata sobre um assunto bem necessário na sociedade atual. Recomendo!

Marcos.Alexandre 09/10/2023

Foi além da expectativa. História bem desenvolvida. Personagens inesquecíveis em uma excelente trama policial e mistério . Um livro que já se tornou Cult. Super recomendo.

Michela Wakami 05/10/2023

Muito ruim
Que leitura difícil!
Pensei em abandonar esse livro, várias vezes, e acho que deveria ter feito.

Não me apeguei a nenhum personagem, achei a história chata, com vários furos e com um desfecho muito previsível (Harriet).
Fora a forçação de barra e as incongruências intermináveis.

O livro contém estupros, muito descritivos, com uma violência aterrorizante (sadismo) e incesto.

Eu realmente terminei o livro, decidida a não continuar a série.
Esse livro me causou muito desconforto em vários sentidos, fora as irritações.
Muitas páginas desnecessárias com muito blá blá blá.
Gleidson 05/10/2023minha estante
Bom ler o seu relato! Na época que li gostei muito! Na época eu era muito fã do Harlan Coben (hj em dia não consigo mais ler os livros dele), portanto não sei como seria minha visão hj sobre essa trilogia Millenium.

Michela Wakami 05/10/2023minha estante
Harlan Coben, poucos livros dele eu gostei a maioria achei mediano ou ruim.
Então desisti dos livros dele.

Você teria que reler para descobrir.?

Gleidson 05/10/2023minha estante
Acho que deixar pra lá essa releitura, Michela. ?

?????

Jefte.Arcanjo 05/10/2023minha estante
Estava na minha lista de próximas leituras. Agora estou meio que decidido a não ler tbm kkk

Michela Wakami 05/10/2023minha estante
Duro que os livros dessa serie são uns calhamaços, ler e não gostar, nos trás uma sensação maior de desperdício de tempo.

Vanessa.Castilhos 05/10/2023minha estante
Pena que foi uma experiência ruim p vc, Mi... Eu adorei essa série! ? Gosto dessa parte investigativa policial e de mistério. Ainda não li Harlan Coben, mas quero ler.

Marisa 05/10/2023minha estante
Na verdade eu gostei somente do primeiro livro. Os demais achei chatinhos.

Michela Wakami 05/10/2023minha estante
Van, os livros são assim mesmo, funcionam de maneira diferente para as pessoas.
E realmente esse livro não me agradou e me fez muito mal.?

Rogéria Martins 05/10/2023minha estante
Ai, amiga, que pena saber que esse livro te deixou tão desconfortável assim.
Um absurdo sem fim todas essas coisas que você pontuou na resenha... Fiquei me sentindo mal só de ler o que você teve o maior cuidado para dizer, imagina esse livro/a série. Misericórdia! ?

???????

Tay 06/10/2023minha estante
Eu sempre quis saber sobre este livro! Foi muito bom ler a sua experiência...?

Jessica M. 06/10/2023minha estante
Eu já assisti ao filme e não gostei muito (gostei mais do último da série do filme). Nunca li os livros. E depois de Outlander estou fugindo de livros com essa temática! Bom saber!

Marisa 06/10/2023minha estante
Verdade. Talvez eu também tivesse outra visão desta leitura, caso lesse hoje.

Marisa 06/10/2023minha estante
Quanto ao Harlan, estou com a MIchela, não gostei de todos que li. O meu preferido de todos os tempos foi o Sidney Sheldon. Adorei todos os livros dele. Isso enquanto ele era vivo e somente ele escrevia.

Marisa 06/10/2023minha estante
Hoje temos outros muito bons tb.

Michela Wakami 06/10/2023minha estante
Marisa, eu nunca li Sidney Sheldon, mas pretendo.

Michela Wakami 06/10/2023minha estante
Sim, temos muitas opções.

Rick 03/10/2023

Nada demais
Estava tão legal, os personagens, dramas, dilemas, e mistérios; depois dos 80% foi só ladeira abaixo, a descoberta do vilão é super anti climática, a descoberta do mistério a mais óbvia possível, não é nada muito original. Enfim, é um livro legal para se distrair e só. 0 vontade de continuar essa série, o epílogo super cansativo nem deixa um gancho interessante então né.

Barbara.Veneroso 28/09/2023

Não é o tipo de suspense fluido que conseguimos ler rapidamente. A história é densa, cheia de informações, detalhes, acontecimentos e personagens. É um ótimo suspense, o enredo é cativante e você quer descobrir logo a conclusão de tudo. Porém, achei que é um livro de mais de 500 páginas que poderia facilmente ter 400, por vezes é um pouco arrastado e longo. Mas uma ótima leitura, provavelmente continuarei lendo a série.

Nego Maisson 27/09/2023

Os Homens Que Não Amavam As Mulheres
Bom...por onde começar? ?
Que livro bom pra caralh... uma dupla incrível de protagonistas. Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander são geniais. Dificilmente você vai ler esse livro e não vai se apaixonar por ele. Mikael é contratado pra desvendar um crime que ocorreu a mais de 30 anos. Em meio a isso ele é processado por calúnia por divulgar "falsas" informações de um figurão da alta sociedade. Divulgação essa que saiu em uma revista que ele é um dos sócios... A revista Millennium. Em meio a essa caos todo ele mergulha de cabeça nesse crime misterioso até que precisa de ajuda de alguém tbm com faro de detetive e com facilidades incríveis em computadores, aí é que entra Lisbeth na história de Mikael. Antes disso ela é apresentada no livro, mas só lendo pra vc matar a curiosidade. Não vou falar muito pq vou acabar dando algum spoiler e o legal do livro é a surpresa a casa página. Primeiro livro da trilogia Millennium. Indico muito esse livro. Um dos melhores que li nos últimos anos. Comprei eles a mais de 10 anos e agora depois de ter lido fico me perguntando pq demorei tanto? ?
Vaiiii corre e vai ler essa obra prima.

Kisuco27 25/09/2023

Por que os homens não gostam das mulheres?
Essa resenha não terá spoilers, não leia esse livro sem saber os problemas que ele aborda, ele é pesado em diversas partes.

Publicado em 2005, 1 ano após a morte de seu escritor Sueco Stieg Larsson, o primeiro livro de Millennium, "Os Homens que Não Amavam as Mulheres", é protagonizado pelo jornalista que tem 40 anos e me parece tem 80, Mikael, e pela hacker talentosa Lisbeth, o livro se tornou extremamente famoso(mesmo que ele não tenha visto esse sucesso), o livro aborda uma investigação de Mikael e a vida conturbada de Lisbeth devido a um governo sujo, toda a história reflete bem a influência da política na vida de Larsson, com assuntos totalmente ligados a seu ativismo durante jornalista e escritor, mesmo que não seja algo tão direto como seu livro "A Extrema Direita" ou sua intensa participação nos estudos e exposições das organizações preconceituosas Suecas.

Eu real não quero chegar aqui e falar exatamente o que o livro fala, "o governo é corrupto e gente rica se safa fácil", isso é óbvio, o meu foco, são nos problemas sociais que acometem o "vilão", talvez a minha abordagem aqui, não seja o foco do escritor, na verdade até acredito que não, mas na minha primeira leitura, foi algo que me adicionou algo, o problema em si, é as gerações, o medo de decepcionar os a família e como isso afeta coisas como o "preconceito hereditário".

A relação parental é algo antigo, ela é provavelmente a primeira relação social e sentimental que você desenvolve (e não estou falando da pessoa que você compartilha genes, isso é irrelevante, mas sim a pessoa que te criou), a forma dessa ligação cria uma necessidade de se assemelhar a eles ou pelo menos da validação deles, em diversas vezes você pode ver pensamentos como "estou decepcionando meus pais", essas ideias em meu ver se original da passagem de ideais de geração para geração, o livro aborda esse tema de forma simples, o problema não é uma família, mas uma ideologia, algo que passa de forma virulenta pelas diferentes idades da história, o machismo falado dentro do livro não é novo, está ligado a bases antigas, como a antiga Mesopotâmia e Egito.

O maior problema é refletido quando a necessidade de se assemelhar as ideias parentais se torna participante das camadas que ela exclui, o machismo que afeta uma personagem do livro cria sua omissão a aqueles pensamentos, a ideia de que aqueles que cuidaram dela não podem estar errados, mesmo que seus erros a causam um mal extremo, o livro Millennium me mostra que de uma forma bem simples o problema da história séria resolvida, com a evolução e respeito, invés de pensamentos retrógados que nunca são abandonados aos se criar novas pessoas para a sociedade.

Alan kleber 17/09/2023

Lisbeth Salander é uma personagem SENSACIONAL
A história começa com MiKael Bromkvist, um jornalista condenado por difamação, sendo contratado para investigar o desaparecimento de Harriet Vanger, uma herdeira da família Vanger, ocorrido a décadas.
Rapidamente, somos apresentados à complexidade de Bromkvist, um personagem realista e cheio de nuances que o torna imediatamente identificável.

No entanto, é Lisbeth Salander, uma hacker de talento excepcional, que rouba a cena com sua presença misteriosa e intensa. O que torna Lisbeth Salander uma criação genial de Stieg Larsson é a combinação única de características que a define.
Ela é uma mulher marcada por traumas do passado, mas também é dotada de uma inteligência brilhante e uma coragem inabalável. Sua capacidade de sobrevivência e seu compromisso inquebrantável com sua própria justiça a transformam em uma figura singular na literatura contemporânea.

Lisbeth Salander é uma personagem multifacetada, com uma moralidade complexa que desafia as convenções tradicionais. Ela não se encaixa nos estereótipos convencionais de heroína, o que a torna ainda mais intrigante. Sua habilidade como hacker, sua independência feroz e sua busca por vingança contra aqueles que a prejudicaram a tornam uma força da natureza.

A narrativa é uma exploração habilidosa de segredos de família, mentiras enterradas e violência contra a mulher. Larsson cria uma atmosfera palpável e opressiva na ilha remota onde a maior parte da história se passa, adicionando uma camada de suspense a trama.

O autor utiliza o romance como uma plataforma para abordar questões sociais cruciais, em particular a misoginia e a violência contra as mulheres. Está abordagem acrescenta profundidade a trama e estimula uma reflexão crítica por parte dos leitores que lerem essa história.
iarakessia 17/09/2023minha estante
assisti o filme lembro que amei mas não lembro quase nada ?

Alan kleber 18/09/2023minha estante
Gostei mais do livro

Cebins 12/09/2023

Viciante e pesado na medida certa
Denso, envolvente, perturbante e sensacional. Amei muito o livro e super indico!!! N da p parar de ler de tao preso que tu fica com a história. Personagens muito bem desenvolvidos e acontecimentos que surpreendem e te fazem querer mais e mais

Wellington 10/09/2023

O primeiro livro da série se chama Os Homens que Não Amavam as Mulheres, que por sinal é muito revelador, mas Ok! Tudo começa com o aclamado jornalista Mikael Blomkvist sendo denunciado por calúnia, após publicar notícias sobre o financista Wennerström. Mikael acreditou em uma pista, que se provou calúnia. Após diversos ataques contra sua revista, Millennium, Mikael decide que é hora de sair de cena, antes que a revista fique sem credibilidade nenhuma, assim como ele.

Sara 07/09/2023

Os homens que não amavam as mulheres
Esse livro poderia ter 50 páginas a menos, facilmente, não me entenda mal, um suspense bom com muitas reviravoltas e muitas vezes fui sugada pela história, porém algumas páginas são apenas fatos aleatórios, como nome estranhos de cidades e isso algumas vezes quebra todo o clima de suspense. Eu não sei se ainda pretendo continuar a série, mas que é uma boa leitura para passar o tempo, sim com certeza é.

Marjory.Vargas 24/08/2023

Formidável
Os homens que não amavam as mulheres é o primeiro volume de uma história que foi escrita para ser uma trilogia. No entanto, devido ao seu enorme sucesso, mais três livros foram lançados, ainda que escritos por outro autor. Explico: Stieg Larsson, autor dos três primeiros volumes, faleceu logo após entregar os originais à editora. Nem chegou a “colher os louros” do seu trabalho.

Mikael Blomkvist é um jornalista que está passando por um momento conturbado em sua vida: condenado por difamação contra um importante grupo empresarial por uma matéria, o jornalista decide se afastar da Revista Millenium, da qual, além de editor, é também proprietário.

É nesse momento que ele conhece Henrik Vanger, um importante empresário, que faz uma proposta à Mikael: se ele desvendar um mistério de sua família, Henrik promete entregar informações valiosas acerca do empresário que arruinou a vida de Mikael. Movido pela sagacidade inerente à um jornalista, e a vontade de provar a todos que ele não é um mentiroso, Mikael se vê tentando a aceitar a proposta.

O problema é o mistério que Henrik quer se seja resolvido: há mais de 40 anos, sua sobrinha Henriet sumiu.

Ninguém nunca conseguiu solucionar o caso. Mas não se trata da resolução de um sumiço. Henrik tem certeza que a sobrinha está morta. E que foi assassinada por algum membro da família.

Mikael se vê capturado pelo mistério, e inicia sua investigação. É nesse momento que a investigação leva o jornalista a conhecer Lisbeth Salander, uma jovem reclusa, mas dona de talentos impressionantes e uma inteligência fora do comum. Na busca da solução do mistério, os destinos de Lisbeth e Mikael se cruzam, e juntos, embarcam em uma aventura que revela uma história cada vez mais horrorosa e macabra, deixando suas próprias vidas por um fio.

Não conheço muitas pessoas que já leram essa história, mas ela é uma das minhas preferidas. A escrita de Larsson é única. Sua descrição dos personagens, fatos e locais é sempre tão precisa, que dá pra ver a história tomando forma à nossa frente. E ele sabe como terminar um capítulo!! É aquela história que a gente quer ler pra desvendar logo o mistério, para entender o que está acontecendo. Aquele livro que não dá vontade de largar enquanto não terminar.
Alê | @alexandrejjr 20/09/2023minha estante
Parabéns pela bela resenha, Marjory!

Yasmin 19/08/2023

Bom e perturbador
Acho que esse foi o romance policial mais completo que já li na vida. Mikael e Lisbeth foram uma dupla perfeita, a dinâmica entre eles foi construída de uma forma incrível. O plot me surpreendeu e pra mim super fez sentido, nao foi algo jogado, mas bem construído e gostei muito! Só dei 4 estrelas por algumas cenas que tive que parar e respirar de tao pesadas (é bom ver os gatilhos antes de ler porque trata sobre abusos e violência contra mulheres). Mas no geral um ótimo livro, recomendo muito!!

Matheus656 17/08/2023

Bom início de saga
Esse é aquele tipo de livro que ficou parado na minha estante por anos. Eu olhava para ele, ele olhava para mim, e eu pensava, fica pra depois, e eis que me arrependi de ter deixado pra depois (ou como muitos acreditam, esse livro tenha sido lido na hora exata para ser lido e eu poder aproveitar o máximo dessa leitura). Aqui temos um romance policial, que apesar da minha nota, eu não o considero perfeito, mas é um grande passatempo e é bem gostoso de se envolver no mistério com os personagens. Muitos consideram o começo desse livro bem lento e parado, e eu discordo total, ele serve para a gente adentrar naquele povoado e serve muito bem para construir a narrativa que iremos seguir dali em diante. As pontas são bem amarradas, apesar de que, como eu disse, não é um romance perfeito, como que um cara que não é um "detetive", pode ser capaz de resolver um mistério melhor que várias pessoas que tem o profissionalismo na área? Outra coisa que me incomodou também, foi as cenas de sexo do protagonista, achei muito forçado, sabe aqueles tipos de livros que insistem em colocar romance? Então, é isso, não cola, praticamente todas as personagens femininas que tem contato com o protagonista, acaba dormindo com ele. Agora talvez seja a opinião mais polêmica: para mim a Lisbeth não tem nenhum um pouco do atrativo que dizem ter, ela é aquela protagonista que mais serve de coadjuvante para em um passe de mágica resolver as coisas, do que de verdade uma protagonista bem feita (ao menos nesse primeiro livro), as características físicas dela, a torna tão caricata, tão clichê do gênero que não tem como olha para a personagem e sentir que ela é única. O grande protagonista do livro mesmo, tanto que o foco é 90% em cima dele, é o Mikael.