A Menina Feita de Espinhos

A Menina Feita de Espinhos Fabiane Ribeiro

Resenhas - A menina feita de espinhos

giovanna.miriel 25/08/2022

esse aqui nunca vai deixar de ocupar o lugar de meu favorito, da vida.

é uma leitura muuuito rápida, li em um pouquinho mais de 24h, eu real não conseguia parar. a escrita da fabiane é maravilhosa. terminei ele chorando, mas ao mesmo tempo com o coração quentinho.

todos os personagens são apaixonantes e a história é linda do começo ao fim. embora envolva muita dor e várias cenas difíceis de ler, também envolve muito amor, muitos momentos felizes, muitas coisas boas acontecendo em meio ao caos e apesar dele.

em resumo é um livro sobre o amor superando todas as coisas, sobre auto aceitação e sobre como a felicidade é um direito de todas as pessoas, e ela não é impossível pra ninguém.

traz lições de vida impagáveis que nunca me deixaram e também tem certos pontos espíritas na história, o que eu gostei muito.

Gabriell.VinAcyus 11/04/2016

Péssimo...
à uma boa historia, porém sem nexo... Repeti muiiita coisa e é muuuito sem lógica. Tipo a garota morre e ainda narra a história
Samara Cristina 08/02/2017minha estante
Spoiler do final! Ha ha ha...

Taisa 12/01/2018minha estante
hahhahhahahahhahahahahahaha abandonei o livro, mas estava curiosa com esse final que todo mundo fala que é maravilhoso.

Juliana.Boleti 10/03/2018minha estante
Detestei esse livro. Previsível e sem nexo.

Grazi 13/06/2021

Este livro é para aqueles que sabem conviver com espinhos
Nesse livro vamos acompanhar a história da Kat, a menina feita de espinhos. É um livro sobre acima de tudo bondade, sobre como as pessoas podem nos mudar e nos transformar, sobre como precisamos passar por cada processo da vida pra realmente estar feliz por viver e perceber que a felicidade é uma corda bamba.
Se você gosta de "Mil beijos de garoto", Leia esse livro!
Eu particularmente achei o começo um pouco parado mas entendo e percebo o quanto ele era essencial para conhecermos e nos familiarizar tanto com a história quanto com a Kat em si, quem ela é, quem ela já foi e quem ela ainda vai ser. Então se você, leitora viciada em romance acabar perdendo o animo com o começo do livro não desista. Você vai conseguir o tão esperado romance que você quer, só ter paciência.
Essa história é sobre muitas coisas incluindo preconceito e como ele pode mudar a vida de alguém, sobre desistir e resistir e o abismo entre essas duas coisas.
É um livro maravilhoso com uma história surpreendente.
Ps: não leiam se estiverem de tpm, ou sensíveis.
mihells 13/06/2021minha estante
você me convenceu completamente em mil beijos de garoto??

Dara.Reis 21/12/2022

meudeus, eu li esse livro faz tanto tempo, mas ainda consigo lembrar do tanto que ele impactou a minha vida, eu chorei tanto com ele. é um livro que eu indicaria para todos

Cinthia.David 29/12/2020

Kat, a protagonista desta história linda, nasceu com uma anomalia epidérmica rara: seu corpo continha espinhos. As células epiderminas de Kat sofreram alterações em sua forma, lembrando espinhos de uma rosa, espinhos que machucavam e matavam, devido ao veneno que eles secretavam. Em vista disso, ninguém nunca poderia tocá-la.

Ela nasceu assim. Sua mãe faleceu no parto, ela sempre achou que culpa foi dela. Mas tarde a menina entende que sua mãe deu-lhe a vida, ela faleceu para que Kat pudesse vir ao mundo e cumprir a jornada mais emocionante que você verá.

Kat vive com o pai Rubens que cria a filha com todo cuidado e amor,e embora ele sofra muito com a perda da esposa. Kat sofreu preconceito durante toda sua vida, nomeada como monstro e aberração, ela e o pai mudam-se para um chalé no alto de uma colina, afastando-se da cidade. Kat se sente muito bem lá. Ela descobre que sua mãe adorava aquele lugar e que ela desenhava no porão, Kat acaba por tomar este mesmo hábito, para se sentir mais próxima da mãe.

Perto do chalé há um roseiral, que ela visita com frequência, a protagonista se compara muito com as rosas e estas se tornam a sua flor favorita. Neste roseiral ela conhece um menino, o Mica e passa a descobrir o valor de uma amizade.

Mica é um garoto alegre de olhos miúdos e uma inocência sem tamanho. Por muito tempo ele e seu cavalo Joaquim, além do seu pai, é tudo que Kat tem e ela se sente feliz. Porém, um dia ela decide voltar a cidade no seu aniversário de 16 anos e enfrenta situações difíceis. Após esta visita, ela se tranca em casa e perde contato com Mica.

Kat passa a se questionar sobre sua aparência novamente e todo o amor que ela sentia por si, enfraquece. Enclausurada e entregue à sua tristeza, ela sente que sua vida parou, enquanto a dos outros continua normalmente. Depois de dois longos anos, uma música chama sua atenção irritando-a, por ser alegre demais. Kat sai para procurar de onde ela vem e se depara com o amor novamente, Gregg, um jovem que ama acampar e estar em meio à natureza, conquista ela aos poucos, mostrando que a aparência exterior não é tudo. Kat passa a se aceitar novamente,aceitar seus espinhos e amá-los.

Este livro me emocionou de uma maneira não quantitativa, é difícil ,até para uma escritora, descrever o que sentir ao lê-lo. Este é um livro sobre a vida, seus altos e baixos, desafios, alegrias e tristezas. É um livro sobre respeito e preconceito. Um livro sobre o amor. O que mais me chamou atenção,além das reflexões maravilhosas, foi perceber um tipo puro e diferente de amor, onde não precisa do toque para se conectar com o outro, um amor livre de julgamentos,como deve ser.

Em todos nós, há algo que não gostamos muito, algo que gostaríamos de mudar. Este livro me ajudou muito com uma questão pessoal, após uma queda sofrida no teatro, eu passei a me olhar de uma maneira diferente. Assim como Kat, fiquei um longo ano me incomodando com minha aparência, não me aceitando, mesmo que as outras pessoas me dissessem que só eu enxergava aquilo, para mim era real, era feio e era anormal. Seja grave ou não aquilo que te incomoda, Kat te ensinará a aceitar.

“…apenas nós somos capazes de realmente compreender a pior parte de cada uma das grandes e pequenas dores que enfrentamos.”

A autora conseguiu passar o recado com sensibilidade e beleza e ,embora eu ache que algumas partes do livro foram muito repetitivas, não me incomodei muito com isso. Na vida temos vários pensamentos, algumas vezes amadurecemos, outras vezes, nos tornamos repetitivos. Alguns pensamentos insistem em nunca nos abandonar, portanto achei perfeitamente normal esta repetição, trouxe para a personagem mais veracidade.
Resumindo, recomendo muito a leitura deste livro. Vale muito a pena lê-lo com mente e coração abertos. Deixe Kat lhe mostrar como é viver plenamente.

site: https://cinthiacavalieredavid.wordpress.com/2017/10/06/indicacao-a-menina-feita-de-espinhos/

Biblioteca Mágica 22/08/2017

Muito Surreal
Não gostei desse livro, nao o abandonei por teimosia mesmo.
Eu imaginava que os espinhos eram tipo por dentro, na alma, uma menina triste, feita de decepções, por que é o que a capa do livro remete, ninguém vê espinhos nela. Mas não, os espinhos estavam por todo o corpo dela e ainda soltavam veneno.
É uma história triste, mas muito sobrenatural, fui pega de surpresa.
Porém do meio para o fim teve uma surpresa, foi até bonita, foi o que salvou o livro ( entre aspas).
Gabrielle106 30/01/2018minha estante
Tirou as palavras da minha boca ?

Biblioteca Mágica 31/01/2018minha estante
Que bom que alguém concorda comigo. Muita gente gosta desse livro e eu não entendo o porquê. :)

Gabrielle106 31/01/2018minha estante
Rsrsrs estou quase no final. Tem sim partes emocionantes e que nos fazem refletir, mas foi um pouco decepcionante ?

Helida 08/06/2021

E eu te amei minha menina feita de espinhos - minhas lágrimas são todas suas Kat.

Impressionante como eu estava com uma perspectiva completamente distorcida da realidade, esse livro mudou algo em meu interior, me fez pensar em muitas questões que ao longo do tempo nem percebemos. Simplesmente amei de coração ??????

Cirlei oliveira 18/04/2022

Espinhos x superação
Kat e uma menina que carrega o seu sofrimento desde o ventre de sua mãe. Mas foi com 16 anos que ela, quando saiu pela cidade em comemoração de seu aniversário que conheceu a maldade das pessoa, sendo apedrejada por muitos. Devido a este fato, por dois anos deixou de sair de casa.

Quando decidiu sair, conheceu Greg, um jovem adorável e a partir daquele momento mudou a vida de Kat para sempre. Mas foi no momento mais difícil de sua vida, que ela se aceitou como ela era.

Esse este foi indicado há muitos anos por uma enfermeira do PSF quando fui marcar consulta. O livro me chamou atenção quando o vi na mesa, ao perguntar sobre o livro, ela disse que era muito bom, desde então coloquei em minha lista. Finalmente finalizei.

#ameninafeitadeespinhos #superação #fabianeribeiroautora #ebook #superação #livrodigital #livros

Rafa Escudeiro 25/02/2019

Decepcionada.
Por recomendações decidi comprar e ler esse livro. Desde o começo percebi que a autora forçava história e diálogos para comover, fora a romantização excessiva com uma anomalia genética. (Deixando claro seu ponto de vista de que uma pessoa só era plena e feliz se fosse amada. E não digo em relação aos pais e sim a amor de homem e mulher). Fora as enrolações e páginas e páginas de textos desnecessários. Demorei muito para terminar o livro, achando que pelo menos no final me surpreenderia. Me decepcionei. Esperava mais.
Livia 25/02/2019minha estante
Como assim você não gostou? Se você quiser me vender ou trocar eu super aceito.

Rafa Escudeiro 26/02/2019minha estante
Eu te dou se quiser.

Bergamim 25/05/2020minha estante
Rafa eu concordo com você, lenga lenga sem fim.

Rafa Escudeiro 25/05/2020minha estante
Nem fala :/

Fer 07/05/2021minha estante
"A autora forçava história e diálogos para comover", SIM!!! Foi exatamente isso o que eu senti, logo na página 1, e aí ficou horrível de continuar lendo pq dava pra sentir a forçaçao de barra kkk

Rafa Escudeiro 08/05/2021minha estante
Não é?! Aí gente ?

Mari 02/12/2020

Sem palavras
Eu não tenho palavras para descrever esse livro, as metáforas, os ensinamentos, as poesias, o amor, tudo está presente no livro, mostrando tudo oq a vida tem as nos oferecer ou a tirar. Eu realmente não esperava esse final e chorei muito (sendo sincera tô colocando a culpa na TPM haha).
Esse livro com certeza muda sua perspectiva de vida e como vê o mundo, recomendo muito!
Boa leitura ?

Ana & Isabella /@corujinhabook 04/04/2021

Resenha – A Menina Feita de Espinhos
Kat nasceu com um distúrbio extremamente raro e incomum. Por toda a região de sua pele, possui elevações finas que se assemelham a espinhos, cujo líquido só não é altamente prejudicial a ela - mas qualquer um que encoste neste "veneno" pode morrer em questão de minutos. Por conta disso seu pai que também não podia tocar em Kat por causa dos espinhos, a matinha isolada de todo o mundo no chalé da família, como uma forma de protege-la.

Neste lugar afastado de todos, Kat leva uma vida mais tranquila e sem preocupações, tendo seus estudos em casa e com tempo livre para caminhadas ao ar livres. Mas viver isolada não era tão bom quanto o pai de Kat achava, pois, a menina vivia um terrível dilema de que não era amada – e que era culpada pela morte da própria mãe, essa morreu por não resistir aos espinhos de Kat ao dar à luz.

Escrito em terceira pessoa “A menina feita de Espinhos” é uma narrativa leve e rápida de ler – aborda temas fortes como amores e preconceitos. Através de uma escrita cheia de magia, Fabiane Ribeiro nos faz sentir a beleza verdadeira das pessoas - quando tudo parecia impossível para Kat ela descobre que a beleza não está nos olhos de quem vê mais sim, sentida através do verdadeiro sentimento.

Esse foi um dos livros mais tocantes que já li! Cheio de lições importantes para a vida, aprendemos que não podemos julgar ninguém antes de conhecer - logo nos primeiros capítulos podemos ver uma menina cheia de amor, que luta contra o preconceito imposto pela sociedade. Conforme a história vai se passando vemos o quanto Kat cresceu e amadureceu – verdadeiramente ela desabrochou com o tempo. E vemos que até mesmo uma menina feita de espinhos pode amar e ser amada...
“Até o dia em que certos olhos me encontraram e viram algo belo em mim. Algo que eu nunca vi e nunca veria. Segundo suas próprias palavras, eu era bonita porque havia brilho no meu olhar. Não um brilho qualquer, mas aquele que só tem quem conhece a vida em suas facetas mais tristes, e ainda assim não desiste de caminhar sob o sol.”

Um ótimo livro para aqueles que são acostumados com os espinhos que temos em nossa vida!

site: https://www.instagram.com/corujinhabook/

Bergamim 25/05/2020minha estante
Concordo com tudo que você disse.

Liz 28/02/2020

A menina com espinhos por fora mas como pétalas de rosa por dentro
Todos nós temos espinhos, porém essa deformidade esta por dentro e só aparece em certas atitudes.
Kat tinha esses espinhos mas os dela era por fora, cobrindo toda a sua pele, e ao contrário das pessoa espinhosas em certas atitudes, Kat era doce, amorosa e só desejava viver como qualquer pessoa normal, ter amigos, sair na rua sem receber olhares de preconceito e nojo.
Porém a doença rara que ela carregava a impedia de até tocar nas pessoas, pois seus espinhos eram venenosos, o único que sempre a amou e cuidou dela, foi seu pai, que mesmo com a morte de sua mãe por sua causa, ele não conseguiu sentir raiva dela e sim um amor imenso.
Mas a mudança que faria para o chale dos seus pais no auto da colina, iria fazer Kat deixar toda a dor que sofreu na cidade para trás. Kat resolve passear um pouco pela floresta e acaba conhecerá seu primeiro amigo, Mica, um garotinho gordinho, risonho e muito divertido. Mas algo terrível acontece e acaba abalando demais Kat, que novamente se reclusa dentro de casa e prefere se afastar de tudo e viver em um mundo de solidão e dor, porém uma música vindo da floresta a tira de seu sossego e com muita raiva disso ela vai atrás da música e no meio da floresta ela vê um homem acampando, ela ainda não sabia mas acabará de encontrar a pessoa que tanto faltava em sua vida, seu primeiro amor e ele iria ama-la sem preconceito, e a ajudaria se erguer e enfrentar todos as dores que os espinhos a infringia e aprender a perdoar até seus inimigos.

laly 25/10/2022

meu livro preferido
foi o primeiro livro que li em minha vida e foi um divisor de águas pra mim. eu ainda era uma pré-adolescente quando li e foi emocionante.
eu sofria bullying, me sentia muito mal e esse livro sempre foi meu conforto quando estava me sentindo péssima.
eu amo esse livro e vou recomendar para o maximo de pessoas que eu conseguir.