A Menina Feita de Espinhos

A Menina Feita de Espinhos Fabiane Ribeiro

Resenhas - A menina feita de espinhos

Joylande 16/07/2015

Livro da Vida - 10º Ato
É indefinível o que estou sentindo nesse instante. Faz apenas minutos que finalizei essa história de amor e bondade.

Não me permiti entrar na popular “ressaca literária” visto que minha inspiração divagaria até não sobrar fragmento sequer de emoção. Precisava sentir, mas também expor esse misto de sensações.

Jamais pensara que leria algo tão especial e único quanto essa obra. Além disso, de uma escritora brasileira. Que máximo! Uma escrita inteligível e deliciosa de ler. Cada página exala poesia. Meu exemplar está repleto de marcações. Terei citações até não querer mais (risos).

A história retrata a vida da garota, Kat, que nasceu com uma anomalia rara na pele que, consequentemente, fazia com que surgissem espinhos por todo o seu corpo, os espinhos expeliam um muco venenoso. Ela cresceu sob olhares de repugnância e medo sendo criticada, apedrejada e humilhada, contudo, Kat tivera forças para seguir adiante e no fim aceitar sua forma física. Com um final emocionante (que me fez soluçar de tanto chorar), a escritora deu um fim correto sem se enrolar durante a história. Vale muito a pena ler!!!

A escritora, Fabiane Ribeiro, conseguiu descrever perfeitamente as ações e sentimentos das personagens e logo entendi o motivo de tal piegas, ela estava numa fase de mudanças e obviamente encontrava-se fragilizada realizando exatamente o que costumo fazer quando estou abalada, escrever... Dando ainda mais vida à personagem.

A cativante e linda Kat. O querido Rubens. O encantador Gregg. O surpreendente Mica. A dualidade Lolita. Que personagens fantásticos! Esse se tornou um dos melhores livros que já li.

Foram diversas as cenas que marcaram, separei três:

• A METÁFORA, o santuário roseiral e a igreja. Os cantos, as rosas e os espinhos eram Deus.
• A DESPEDIDA de Joaquim, o cavalo, e Kat.
• UM RECOMEÇO, a última conversa entre o Gregg e Kat. Em que ela, Kat, pede para que Greggory siga adiante comparando o relacionamento deles com um quebra-cabeça. As peças que foram preenchidas juntos tornou-se o quadro feliz, porém havia os espaços vazios que ele, Gregg, não poderia montar sem ela... Mas sempre que sentisse saudades era capaz de olhar. Logo, ele deveria preencher um novo quebra-cabeça.

Fiquem com essa... “Ser feliz é uma escolha. Ser bonito é também uma escolha, porque a gente quem decide como vai se enxergar quando olhar no espelho a cada novo dia.
Eu agora me enxergava bonita, mesmo com os espinhos. E decidira que as últimas páginas do livro da minha vida seriam felizes, porque eu merecia isso.
A caminhada fora longa até ali.”

📷: @joylande

Título original: A Menina Feita de Espinhos
Gênero: Romance
Páginas: 343
Editora: Universo dos Livros
Classificação: 4/5
Cintya.Kelly 16/07/2015minha estante
Tbm termieni hoje de ler e estou maravilhada! É simplesmente perfeito!

Eduarda.Almeida 22/07/2015minha estante
Terminei de ler hoje. Ele é muito perfeito, me apaixonei pelo livro

mariana.estevao 28/09/2015minha estante
Quero ler também esse. Ontem acabei de ler Entre a Mente e o Coração de Licya Barros e me apaixonei. Agora esse também me chamou atenção

evie 07/12/2015minha estante
leia jogando xadrez com os anjos e igualmente maravilhoso e é da mesma altora fabiane ribeiro

Pequena 21/12/2020minha estante
Como eu vou conseguir ler??

Joylande 13/01/2021minha estante
Não entendi sua pergunta... Você quer saber como conseguir uma edição para ler?

Trix 05/05/2021minha estante
Como e que usa esse app quero muito ler esse livro

Trix 05/05/2021minha estante

Joylande 12/05/2021minha estante
Qual app?

VanessaKroline 26/05/2020minha estante
PERFEITA! Arrasou, falou tudo

VanessaKroline 26/05/2020minha estante
Coloca cinco estrelas pra nós haha

Lua 09/06/2020minha estante
Onde conseguiu o livro?

VanessaKroline 09/06/2020minha estante
Eu fiz ela ler digital hihi Lelivros e Docero são os que eu baixo

Lua 10/06/2020minha estante
Obrigada

Lua 10/06/2020minha estante
Mas não consegui baixar no docero

VanessaKroline 11/06/2020minha estante
Manda teu email que eu te mando

Rafa Escudeiro 25/02/2019

Decepcionada.
Por recomendações decidi comprar e ler esse livro. Desde o começo percebi que a autora forçava história e diálogos para comover, fora a romantização excessiva com uma anomalia genética. (Deixando claro seu ponto de vista de que uma pessoa só era plena e feliz se fosse amada. E não digo em relação aos pais e sim a amor de homem e mulher). Fora as enrolações e páginas e páginas de textos desnecessários. Demorei muito para terminar o livro, achando que pelo menos no final me surpreenderia. Me decepcionei. Esperava mais.
Livia 25/02/2019minha estante
Como assim você não gostou? Se você quiser me vender ou trocar eu super aceito.

Rafa Escudeiro 26/02/2019minha estante
Eu te dou se quiser.

Bergamim 25/05/2020minha estante
Rafa eu concordo com você, lenga lenga sem fim.

Rafa Escudeiro 25/05/2020minha estante
Nem fala :/

Fer 07/05/2021minha estante
"A autora forçava história e diálogos para comover", SIM!!! Foi exatamente isso o que eu senti, logo na página 1, e aí ficou horrível de continuar lendo pq dava pra sentir a forçaçao de barra kkk

Rafa Escudeiro 08/05/2021minha estante
Não é?! Aí gente ?

Deza Farias 06/09/2018

"A MENINA FEITA DE ESPINHOS"
Esse livro conta a história de Kat, uma menina que nasceu com uma condição rara, seu corpo era coberto de espinhos, e para deixar as coisas mais complicadas esses espinhos era venenosos, fazendo com que a Kat não pudesse tocar nas pessoas.

Ela vivia com seu pai, pois a sua mãe morreu no parto.
Desde pequena Kat aprendeu que não podia tocar nas pessoas, e nem nos animais.

Infelizmente a vida para ela não era Fácil. Por ser diferente as outras crianças não queria brincar com ela. Os pais não queriam que ela estudasse na escola de com filhos, por medo de que pudesse ser contagioso, ou que acontecesse algum problema.

Depois que seu pai se aposentou eles foram morar em um chalé, onde costumavam passar os fins de semana.

Um dia Kat descobriu no porão, materiais de desenhos e alguns desenhos de sua Mãe.
Então ela passou a desenhar e aproveitar a companhia do seu pai e estava muito feliz.

Kat também arrumou um animal de estimação. Um cavalo que ela batizou de Joaquim. Que apareceu perto do chalé depois de uma forte chuva. Como ninguém procurou o animal, seu pai deixou que ficasse com ele.

Junto com seu animalzinho ela começou a explorar a floresta ao redor do chalé. Mas com um tempo ela se sentia muito triste por não ter amigos.
Até que um dia ela encontrau um menino na floresta, uma criança quase da sua idade.

O nome do menino era Mica, e ele virou companheiro de brincadeiras de Kat. E mesmo sem ela poder tocar nele, eles se divertiam muito. Passeando pela floresta e indo visitar um roseiral, que é um dos lugares que ela mais gostava. Um lugar onde ela se sentia especial, ao redor de
tantas rosas.

No aniversário de 16 anos de Kat aconteceu uma coisa terrível, que a deixou marcada de um jeito ruim. Então ela passou a viver enclausurada. Ela não saia mais com Mica, não tomar mais chá da tarde com o pai, e nem passeava com Joaquim.
Até que um dia um som vindo dar floresta a fez sentir muita raiva, e ela vai até o som. Gregg estava acampando na floresta. Kat não acredita no que está vendo. Depois de uma cena pra lá de nada elegante. Eles finalmente se conhece.
E passar a criar laços de amizade.
Kat está radiante, por agora ter um amigo. Desde que ela tinha se fechado para o mundo que ela não via mais Mica.

Mas será que as coisas vão voltar a ser "normais" de novo? Infelizmente a vida é uma caixinha de surpresa e muita coisa ainda vai acontecer.

Eu li esse livro pela primeira vez em 2016. E lembro de ter amado ele. Não que nessa releitura eu não tenha gostando. Mas dessa vez eu reparei em coisas que não percebi da primeira vez.
O livro é cheio de mensagens lindas e frases de motivação. Porém deixa o livro um tanto cansativo, com tantas frases de efeitos.
Outra coisa que me incomodou foi a evolução da Kat e em algumas lacunas que a autora deixou na infância da menina.
Por exemplo, se os espinhos dela podia matar e ninguém poderia tocar nela, como seu pai cuidou dela, enquanto ela era totalmente dependente dele?

Sei que o livro é para focar mais na parte da aceitação, de A kat tinha muito problema em ser como ela era. Tanto que nos desenhos que ela faz de si mesma, ela a desenha sem espinhos, e era ai que a autora queria trabalhar na aceitação, e como devemos ver como as diferenças nos fazem especial.

O livro é muito bom e continua sendo um dos meus favoritos, porém acho que a história poderia ter ficado melhor, que a autora poderia ter desenvolvido a história de outra forma. Estou anciosa para ver o filme, e ao mesmo tempo estou com um pé atrás. Não quero me decepcionar.

Sobre a escrita da autora, eu gostei muito e acho que a leitura fluiu muito bem.

Eu espero que vocês leiam o livro e tire suas próprias conclusões.

Boa leitura :)

Deza Farias 21/09/2018minha estante
Vale a pena ler!

Fabi129 21/07/2018

DEVEMOS ACEITAR O DIFERENTE
''A vida é uma coleção de momentos que, juntos, formam um livro.
Cada pessoa divide as páginas e os capítulos como quer e decide se sua história será feliz.''

Há muito tempo eu tinha vontade de ler este livro. Só ouvia comentários positivos, de quem já o tinha lido, dizendo que era muito bom e emocionante. E como finalmente pude ler, tive uma opinião meio balanceada para os dois lados no final.
Kat é uma garota que é diferente das demais pessoas. Ela nasceu com espinhos por todo o corpo. Sinistro né? Mas foi como ela nasceu.
Devido os espinhos, sua mãe morreu durante o parto. Kat foi criada desde então pelo pai. Ela nunca pode receber um abraço ou um beijo no rosto, pois os espinhos são venenosos e quem a tocar corre o risco de morrer. Para amenizar um pouco a dor de nunca ter sentido o toque de alguém, a jovem passa seus dias desenhando com giz de cera e abraçando seus ursos de pelúcia. Em alguns dias ela consegue até ficar alegre, em outros a tristeza a consome por ter nascido como é.
Kat sofre muito preconceito devido sua aparência. As pessoas têm receio de se aproximar dela e algumas agem da pior forma, a maltratando, como se ela tivesse culpa por ter nascido assim.
Tenho que deixar registrado aqui que achei um pouco EXAGERADO o que acontece com Kat quando ela completou 16 anos. Nossa, aquilo foi meio inverossímil na minha opinião.
Kat só queria um dia poder ter alguém que a aceitasse como ela é, sem ter medo de seus espinhos. E ela encontrará em Gregg tudo isso, além de ele amá-la incondicionalmente.
Bem, A menina feita de espinhos é narrado em 1º pessoa e pela própria Kate. Os capítulos são bem curtos e ajuda facilitar a leitura.
Entendo que a protagonista sofre por ser diferente, porém teve certos momentos da leitura que já estava CANSADA por tantos relatos de sofrimento. E as comparações com as rosas? Afffffffff já estava de saco cheio da mesma ladainha! É uma comparação bonita, só que foi ficando além da conta no livro. Não sei se não consegui sentir o apelo emocional ou se sou insensível, só sei que essas partes do livro poderiam ter sido retiradas ao menos um pouco.
Demorou muitíssimo para Kate se aceitar do jeito que é. A garota ficou metade do livro ou até mais, se martirizando, teclando na mesma tecla que era feia, se perguntando por que não era igual aos outros. Sendo que se pode encontrar beleza no diferente.
Queria ter mais explicações sobre por que ela nasceu assim. Na verdade, vamos ser sinceros, um livro sobre uma menina com espinhos pelo corpo, é mais indicado a ser um livro de fantasia né?
Tirando todos esses pontos negativos que encontrei, o livro traz uma bela mensagem, que devemos aceitar quem é diferente. Devemos não só isso, mas também amar e ver beleza em alguém que não é igual aos demais. O que seria da humanidade se todos fossemos a mesma moeda de uma coleção?
Ah e também em muitos momentos me identifiquei com a personagem. Por esses pontos positivos que para mim conseguiram ser maiores que os pontos negativos, recomendo a leitura.

Ps: É inegável que a autora ama O pequeno príncipe. Pois a história da protagonista vemos que foi baseada neste obra.

''As coisas e as pessoas que amamos não estão do nosso lado em todos os momentos; às vezes caminhamos sobre muitas pedras descalços e sozinhos. E mesmo que algumas pessoas estejam ao nosso lado, a caminhada de cada um, no fim das contas, é pessoal. Não que não haja amor, aprendizado mútuo e entrega em cada relação que estabelecemos ao longo de nossa existência. Estou dizendo que apenas nós somos capazes de realmente compreender a pior parte de cada uma das grandes e pequenas dores que enfrentamos.''

''Finalmente alguém havia visto pétalas em mim.''

''As páginas do livro da vida de qualquer pessoa são para serem vividas e não escritas.''

''Cresci e desabrochei como uma rosa, solitária em um campo infinito de provações que eu jamais compreenderia por completo.''

''Perguntava-me diariamente se as rosas também choravam porque tinham espinhos.''

''Momentos felizes são necessários em qualquer existência.
Eles são como o céu.
As nuvens se movimentam, ora deixando-o limpo e cintilante, ora tornando-o escuro, carregado e até perturbador.
Nossos olhos são nosso céu. Eles podem sorrir, até mais que os lábios, mas também podem fazer chover.
E chover. E chover.
Uma chuva que vem da alma.''

''Eu quase podia me sentir bonita em meio às rosas.''

''Ser feliz é uma escolha. Ser bonito é também uma escolha, porque é a gente quem decide como vai se enxergar quando olhar no espelho a cada novo dia.''

''Aprendi que são os pequenos gestos de bondade que determinam quem são os grandes heróis. É fácil fazer algo grande, que marque as pessoas, difícil mesmo é ser capaz de fazer pequenos gestos no dia a dia que mudam a vida daqueles que estão ao nosso redor. Pequenos gestos salvam vidas.''
JANEREINANDO 21/07/2018minha estante

Gostou?

Li 25/08/2018minha estante
Ela gostou muito

Thais 22/04/2018minha estante
Para que contar spolier, desnecessário. Ou avisa

Juliana.Boleti 29/04/2018minha estante
Está marcado que tem spoiler

Laura 24/05/2018minha estante
Tbm achei muuuuuito fraco e maçante. Procurei pelo final na internet pois não consegui sair da metade

Rafa Escudeiro 25/02/2019minha estante
Ainda bem que não fui a única que pensei essas coisas. Achei desnecessário tudo envolvido nessa história.

Samara 23/05/2022

??
É uma leitura bem fluida, consegue abordar aquilo que é proposto no título, primeira vez lendo um livro dessa autora, achei bacana.
Resenhando Com Luke ® 27/05/2022minha estante
Pra quem disse que não conseguia ler em casa hein Rsrs.

Samara 27/05/2022minha estante
Foi um milagre eu ter conseguido kk

Resenhando Com Luke ® 29/05/2022minha estante
Que bom!

Biblioteca Mágica 22/08/2017

Muito Surreal
Não gostei desse livro, nao o abandonei por teimosia mesmo.
Eu imaginava que os espinhos eram tipo por dentro, na alma, uma menina triste, feita de decepções, por que é o que a capa do livro remete, ninguém vê espinhos nela. Mas não, os espinhos estavam por todo o corpo dela e ainda soltavam veneno.
É uma história triste, mas muito sobrenatural, fui pega de surpresa.
Porém do meio para o fim teve uma surpresa, foi até bonita, foi o que salvou o livro ( entre aspas).
Gabrielle106 30/01/2018minha estante
Tirou as palavras da minha boca ?

Biblioteca Mágica 31/01/2018minha estante
Que bom que alguém concorda comigo. Muita gente gosta desse livro e eu não entendo o porquê. :)

Gabrielle106 31/01/2018minha estante
Rsrsrs estou quase no final. Tem sim partes emocionantes e que nos fazem refletir, mas foi um pouco decepcionante ?

Lisse 25/01/2019

Autores, não romantizem um problema
Apesar de entrar no gênero fantástico, assim como é catalogado, não foi nada além do que um livro triste. E não digo triste de uma lágrima escorreu aqui, foi bem dramático e meloso. Chega a ser pouco crível. E foi meio triste ver a autora romantizando tanto, como se só é possível ser feliz se for amada. Ou o amor como a solução para tudo.

Pepi 08/02/2019minha estante
Concordo plenamente
Dei uma pausa na leitura, devido a esse romantismo sem sentido

Pi£tr0 P StC|air °)°(° 18/02/2019minha estante
Discordo completamente de Você! O Amor literalmente é a Solução para todas as mazelas do mundo... Onde há AMOR , não há EGOÍSMO, não há MALDADE, não há pessoas fazendo outras sofrerem, estou me referindo ao AMOR de forma Generalizada! E ser Amado ou Amada é algo que nós Cura, mas uma Vida sem Amor não é Vida! ................ Ao Contrário de Você, este livro foi um dos LIVROS mais FASCINANTES que já LÍ! E um livro muito PESSOAL!

Rafa Escudeiro 25/02/2019minha estante
Não consegui gostar da leitura. Fora a romantização teve muita história desnecessária e enrolação.

Gabi 30/01/2018

Poderia ser melhor...
O livro até teria uma história boa mas para mim o grande problema foi parecer um livro auto ajuda,do estilo aceite quem você é etc....Além disso,falta ação,falta cenas na leitura,quase 80% do livro é a guria falando do como ela se sente mal ou como as pessoas tratam ela.Sim,isso é importante mas cadê outras cenas..?Uma história que também fala sobre preconceitos é Extraordinário mas a grande diferença entre os dois é que o autor não fica só no sofrimento do principal além de ter diversas cenas fora o sofrimento....a grande "cena" do livro foi o apedrejamento e o resto foram as cenas em que ela conhece as outras pessoas....o final me surpreendeu positivamente,achei que deu uma evoluída na escrita mas o desenvolvimento do livro em si poderia ter sido melhor aproveitado.
Gabrielle106 30/01/2018minha estante
Concordo totalmente. Ontem tinha lido 50% do livro e pensei: Poxa, esse é minha primeira decepção literária do ano.? Alem de ter diversas coisas que não fazem sentido.

Gabi 31/01/2018minha estante
Pois é...li ele porque foi o escolhido para uma leitura coletiva....me decepcionou bastante também

Gabi 31/01/2018minha estante
Foi realmente difícil ir até o final

Gabriell.VinAcyus 11/04/2016

Péssimo...
à uma boa historia, porém sem nexo... Repeti muiiita coisa e é muuuito sem lógica. Tipo a garota morre e ainda narra a história
Samara Cristina 08/02/2017minha estante
Spoiler do final! Ha ha ha...

Taisa 12/01/2018minha estante
hahhahhahahahhahahahahahaha abandonei o livro, mas estava curiosa com esse final que todo mundo fala que é maravilhoso.

Juliana.Boleti 10/03/2018minha estante
Detestei esse livro. Previsível e sem nexo.

Luana912 07/07/2020minha estante
Bem bacana, mas sempre acho a história triste de mais.

Magna.Thalia 31/08/2020minha estante
Adorei a sua resenha, obrigada ??

RÔMULO. 04/04/2019

A menina feita de espinhos
Livro excelente, mais uma autora brasileira ganhou espaço no meu catálogo. Um livro forte, que fala sobre preconceitos, perseverança e amor. Grande obra, uma lição de vida e superação.
Lorena Louane 04/04/2019minha estante
chorei muito lendo esse livro

RÔMULO. 05/04/2019minha estante
É muito bom msm, uma ótima leitura!

Tracinhas 19/08/2015

por Juliana Arruda
Como eu havia comentado no vídeo, o livro retrata a história de Kat. O que eu esqueci de comentar foi que ela conhece algumas pessoas, inclusive, seu namorado. O caso é que: como ela conhece um cara no meio de uma floresta e conta todos os segredos dela pra ele? E eles começam a namorar depois de sete dias [?], meus caros.

Mas, espera aí, Julis! Há pessoas que se beijam sem saber o nome do outro! Eles pelo menos querem algo sério!

O CASO, MEU QUERIDO, É QUE ELA NÃO PODE SIMPLESMENTE PARAR NO MEIO DO MATO E CONFIAR EM QUALQUER UM.

site: http://jatracei.com/post/127013420922/resenha-73-a-menina-feita-de-espinhos
Lara 06/03/2016minha estante
Poderia ter colocado um aviso de spoiler né nom

Alessandra R. de M. Souza 24/09/2017minha estante
No caso o aue incomodou nem foi o fato de como se conheceram, mas como ela conheceu justamente alguém que vê além de aparências assim tão rápido, porque na realidade isso é raro, foi algo meu forçado eu achei, o tempo todo me incomodava o fato de que não era um sentimento real.

Suzi 12/09/2016

A menina feita de espinhos
Sabe aquele livro que te pega de jeito e faz refletir pois bem é esse .Terminei ele aos prantos lindo lindo emocionante e doloroso pensar que pessoas passam por preconceitos e saber que causamos tanta dor em outro ser humano .Super recomendo .
Este 21/09/2016minha estante
Quero ler.

Leidiane Garcia. 31/10/2016minha estante
Muito linda a história... Super recomendo também.