A Menina Feita de Espinhos

A Menina Feita de Espinhos Fabiane Ribeiro

Resenhas - A menina feita de espinhos

Dara.Reis 21/12/2022

meudeus, eu li esse livro faz tanto tempo, mas ainda consigo lembrar do tanto que ele impactou a minha vida, eu chorei tanto com ele. é um livro que eu indicaria para todos

Daiana 15/11/2022

A menina feita de espinhos
Comecei o livro gostando e achando bem interessante.
Depois, passei por aquele sentimento de "como assim? Impossível isso!". Achando meio sem noção, sem lógica algumas coisas, porém não deixei de ler.
Ele tem uma leitura fácil.
Te pega em alguns pontos, faz várias reflexões. Sempre trazendo a simbologia dos espinhos com o nosso lado ruim. E trata também do "ser diferente" em uma sociedade tão mesquinha, que não aceita o próximo.
Traz umas reflexões que mexem nesse ponto do preconceito.
O final é emocionante, foi o que mais me tocou, foi onde mais gostei do livro. Principalmente na parte do perdão, algo que é tão difícil de exercermos nos dias atuais.
Vale a pena a leitura. Recomendo.
Silvana137 15/11/2022minha estante
????????

JessyiJun 09/11/2022

Incrível!
Esse livro tem uma história muito importante na minha vida, além dele ter sido o primeiro livro que li por livre e espontânea escolha, foi o primeiro que eu me peguei realmente apegada, foi o começo da minha história como leitora sagaz.

Na época que o peguei, eu tinha muita dificuldade na escola e os bullyings ainda eram constantes, então meio que tinha uma grande empatia com a protagonista. Eu sempre indico esse livro pra QUALQUER pessoa! É emocionante, é esplêndido! Eu amo esse livro com todas as minhas forças. Está na minha lista de releitura, com certeza.

laly 25/10/2022

meu livro preferido
foi o primeiro livro que li em minha vida e foi um divisor de águas pra mim. eu ainda era uma pré-adolescente quando li e foi emocionante.
eu sofria bullying, me sentia muito mal e esse livro sempre foi meu conforto quando estava me sentindo péssima.
eu amo esse livro e vou recomendar para o maximo de pessoas que eu conseguir.

MinniM 15/10/2022

Meu livro favorito.
Eu li ele quando estava passando por um momento "difícil" e ele foi simplesmente PERFEITO. Eu amei a cada página, a cada parágrafo, cada personagem etc.
A leitura flui e é gostosa.

Mariana 09/10/2022

A menina feita de espinhos
Fabiane Ribeiro nos conta delicadamente a triste história de Kat, uma menina com uma anomalia epidermica e que tem seu corpo todo revestido por espinhos que soltam veneno letal. Devido a isso ela não pode tocar e nem ser tocada por ninguém. Uma história de preconceitos e intolerância às diferenças, mas também de gentileza, empatia e principalmente sobre o poder do amor.

Katia.Elias 08/10/2022

Agora eu entendi! Agora saquei!
No comentário final da autora ela diz que estava passando por um momento de mudança em sua vida que requeria certas despedidas, mesmo que temporárias. E isso fez todo o sentido pra mim. A forma de escrita do livro muda muito depois da metade, vai ficando mais profundo e sensível e provavelmente todos os sentimentos que a personagem derrama nas suas despedidas eram sentimentos reais da escritora.
Infelizmente o arrastado enfadonho e precário de atrativos da primeira metade não me permite dar mais que 3 estrelas.

Cici 08/10/2022

Esse livro me destruiu
O livro se trata de uma menina com uma deformidade causada por uma doença, mas se você tem dismorfia corporal e não se encaixa nos padrões da sociedade, parabéns, você vai sofrer horrores chorando por conta desse livro. Você vai se sentir acolhido, amado, vai aprender que o problema nao é com você e depois vai querer morrer com o final, porque vai chorar até desidratar. Amei demais, Fabiane é minha autora favorita!!!

Andre350 26/09/2022

amor & espinho
O livro, em sua natureza, tem palavras com uma intensidade de sentimentos que retratam perfeitamente a vida da protagonista, de uma forma a sentir-se todas as sensações presentes na vivência de Kat. A história possui um ritmo calmo e acolhedor? isso não é um fator negativo, pelo contrário permite que os leitores sintam a intensidade de cada palavra ?. Um ponto forte que deve ser destacado é a linguagem do livro, que possui pequenos traços de uma formalidade. Porém, mesmo sendo escrito dessa forma, ainda assim acredito que o livro esteja num" espaço místico literário linguístico" (um espaço entre o formal e o informal, um espaço que poucos autores têm a facilidade de chegar a alcançar). A autora desenvolve a história, de um jeito leve e descontraído, não dando nenhum ponto sem nó. ,por exemplo, ao decorrer da narrativa mostrar um amadurecimento da kat, que não está implícito, ? tão na cara ou fácil de perceber
? porém, está nos detalhes, no jeito de agir, no pensar e até no de viver. No entanto, nem tudo são rosas, na minha humilde opinião, acredito que o romance não foi tão trabalhado quanto se espera, talvez por acontecer numa velocidade recorde, tenha sido mais um fardo do que uma qualidade. Se fosse mais explorado de maneira a haver um amor mais sustentável e firme. Logo, esse livro mostra que no Brasil, mesmo que não seja tão explorado, existe uma indústria nacional de livro, forte e competitiva, que deve ser" saboreada" e vivência principalmente entre os próprios brasileiros.

KelenDZ 07/09/2022

O livro é muito bom...através de várias metáforas, como os espinhos, ela nos ensina que devemos aprender a superar as dificuldades e nos aceitar do jeito que somos.
Adorei o último capítulo contado pelo pai dela.

giovanna.miriel 25/08/2022

esse aqui nunca vai deixar de ocupar o lugar de meu favorito, da vida.

é uma leitura muuuito rápida, li em um pouquinho mais de 24h, eu real não conseguia parar. a escrita da fabiane é maravilhosa. terminei ele chorando, mas ao mesmo tempo com o coração quentinho.

todos os personagens são apaixonantes e a história é linda do começo ao fim. embora envolva muita dor e várias cenas difíceis de ler, também envolve muito amor, muitos momentos felizes, muitas coisas boas acontecendo em meio ao caos e apesar dele.

em resumo é um livro sobre o amor superando todas as coisas, sobre auto aceitação e sobre como a felicidade é um direito de todas as pessoas, e ela não é impossível pra ninguém.

traz lições de vida impagáveis que nunca me deixaram e também tem certos pontos espíritas na história, o que eu gostei muito.

Vivis97 07/08/2022

Recomendação
Li por indicação, não tava muito acreditando que me prenderia, mas logo me vi refletindo nas metáforas e gostando... porém certos pontos senti que a autora se perdeu e ficou uma leitura repetitiva e até cansativa.