Eu Estive Aqui

Eu Estive Aqui Gayle Forman

Resenhas - Eu Estive Aqui

LS0 20/03/2022

Ótimo. Muito bom.
Gostei muito da leitura, da escrita da autora, é bem fluída e com uma linguagem fácil de entender. A desenvolvimento da história é muito bom, que te deixa curiosa a cada página.

No início achei que iria gostar da Cody... mas assim que ela conhece o Ben... gente que menina chata, já sai acusando os outros injustamente como se soubesse de alguma coisa, sendo que não sabe de nada. E mesmo quando ele ajuda ela a descobrir mais sobre a Meg, a Cody trata o Ben com certa ignorância, o que me irritou porque o garoto não fez nada de ruim pra ela além de ajudar.

Apenas depois da metade do livro que a Cody abaixou um pouco a bola, a história também continuou muito boa, a autora soube abordar os gatilhos, e foi abordado de uma forma bem crua, acho um livro extremamente importante.

Letícia 20/03/2022

O perdão é um remédio milagroso
Estou em dúvida quanto à avaliação desse livro. Terminei ele com os olhos cheios de lágrimas e refletindo sobre a importância do perdão. O perdão, ao contrário do que muitos pensam, é um presente para nós, algo que precisamos exercitar para o nosso bem. É necessário nos libertarmos da culpa, principalmente quando isso não é algo nosso. Parafraseando bem a dor da perda sempre vai pesar, mas precisamos entender o que não é nossa culpa.

Apesar do livro nos levar a refletir bastante sobre o processo de luto, culpa e perdão - baseado em um viés cristão, preciso diminuir a nota pois o romance entre Cody e Ben me incomodou. Além de terem se aproximado em uma circunstância complexa, mas que poderia ser contornada, o romance evoluiu rápido demais, sem ter tempo de construir uma narrativa mais sólida, não sendo possível acompanhar a química dos personagens. O romance poderia ser totalmente retirado e nada afetaria os aspectos principais da história.

Isabel.Cristaldo 19/03/2022

Eu simplesmente amei esse livro, não achei que ia gostar tanto assim dele. Ela e o ben se entenderam e se acharam no meio dessa bagunça toda e são lindos juntos, mesmo com essa história conturbada e louca deles. Eu queria muito conhecer a Megan ela parece uma pessoa incrível e a amizade delas parecia muito linda, o jeito que ela fez de tudo pela melhor amiga, como ela se sentio culpada pela morte dela, mostra o tanto que ela amava Megan. Terminei sem palavras esse livro

gabi.s03 18/03/2022

Uma leitura muito importante
Gatilhos: depressão, assédio, suicídio, abandono parental.

" - Você nunca conhece as pessoas de verdade, não é?"

Esse é o 4º livro da Gayle que leio e sempre me impressiona a forma como ela escreve, a leitura é sempre fluída e os assuntos são tratados com responsabilidade. "Eu estive aqui" não é um livro ótimo e não leria novamente mas é bom. Os assuntos são seríssimos e complicados de abordar, na nota da autora ficamos sabendo que apesar de ser uma história fictícia, ela foi baseada em casos reais, o que traz ainda mais peso para o assunto. Então é um livro pesado por se tratar de suicídio, mas a autora conseguiu deixar o mais leve possível.
Na contracapa possui a opinião de outro autor sobre o livro e ele diz que: "mescla de mistério, tragédia e romance. Gayle Forman dá ao leitor um retrato sincero da coragem necessária para continuar vivendo após uma perda devastadora." E é exatamente isso pois temos um mistério na história, do tipo: será que foi mesmo um suicídio? Se sim, por que? já que tudo aparentava estar bem. Também temos obviamente a tragédia, a culpa e o luto. Além de uma pitada de romance que não sei identificar se isso se encaixou bem na história, mas acho que era necessário.
A história tomou um rumo inesperado e até que me surpreendeu, não posso falar muito se não seria spoiler mas enfim, é uma história realmente sincera e acima de tudo e do decorrer da história, um alerta pra todos já que saúde mental é um tabu e muitas vezes é considerada como frescura. Cuidem de vocês e das pessoas ao seu redor, ninguém precisa lidar com nada sozinho.
Geovanna.Holanda 18/03/2022minha estante
fiquei até com vontade de ler

gabi.s03 18/03/2022minha estante
Se não se importar muito com os gatilhos vai ser uma boa leitura! É realmente necessária

rani 17/03/2022

Eu estive aqui
Esse é o terceiro livro que leio da autora, e nossa, ela realmente sabe como descrever cada detalhe importante. Foram três livros com um peso muito importante e com uma profundidade inexplicável, esse foi o mais pesado entre os três. O assunto abordado aqui, a autora soube escrever tão bem que em vários momentos eu me pegava completamente absorta na leitura.

Mika 09/03/2022

Uma alerta para todos
Meg cometeu suicídio, e Cody sua melhor amiga não entende o pq, então Cody vai atrás de todas pistas possível pra saber o que motivou essa atitude da amiga

Lorrane.Araujo 03/03/2022

O livro salvou a minha vida!
O que dizer do livro "Eu estive aqui"?
Literalmente salvou minha vida, me fez repensar sobre suicídio, um livro que me faz olhar diariamente em minha volta e ser um pouco mais positiva ser mais forte e cuidar mais de mim. Só tenho a agradecer a Gayle Forman, ela me mostrou que um escritor (a) tem o poder de salvar uma vida.

Ibelle_ 21/02/2022

Não sei porque demorei tanto pra ler esse livro, eu gostei mto desse livro, a escrita da autora é mto boa e flui bem,ela consegue nos mostrar em palavras como a personagem sofre com a morte da melhor amiga,esse livro também faz refletir sobre nossa vida, como as pessoas ficam depois da morte de alguém que se suicidou,fala sobre a culpa que sentem por não perceberem os sinais e não conseguirem ajudar.

Aline.Marinho 16/02/2022

Gostei do livro nada de muito surpreendente, mas isso não deixa que os assuntos dele não sejam importantes, me vi muito na Cody e sobre o grupo vi como era fácil recorrer aquele caminho e se perder nele, principalmente se for encorajado. E amo que a Gayle sempre coloca muitos detalhes nunca mais verei pichaçoes e vaga-lumes da mesma forma. E além de tudo aprendi uma ótima piada. ?

.Stelle. 09/02/2022

Não imaginava gostar tanto desse livro
Gayle sem dúvida é uma excelente escritora, narra tudo de uma forma tão fluísa, e ainda consegue trazer à tona temas importantes de uma forma muito interessante.
Super recomendo a leitura desse livro!!

PAmela 04/02/2022

Um livro fácil para um assunto delicado
Gayle Forman, como posso definir meus sentimentos para com essa autora? Inicialmente posso afirmar que eu estava certa de que não gostava nenhum pouco da forma com a qual ela lidava com suas histórias, muito menos como ela descrevia certas situações onde eu, como leitora, não consegui acreditar ou me sentir presa aquela narrativa.

Pois bem, como aquele velho ditado já nos conta, eu simplesmente "paguei com a língua". No momento em que a narradora da história começa a tecer sua teia de acontecimentos, fico embasbacada como consigo sentir seus sentimentos, como sinto sua tristeza, sua angustia e suas frustrações. Cody (nossa narradora, porém não nossa protagonista) é alguém extremamente simpatizante, mesmo com detalhes fortes e marcantes em sua personalidade. A forma como ela lida com os fatos e com o acontecimento central do drama é algo realmente digno, e que nos faz querer compreender como alguém tão especial como Meg (a real protagonista) pode cometer algo tão cruel consigo mesmo.

A forma como Cody narra a parceria e a amizade entre as duas nos reforça a todo momento a lacuna que sua vida se tornou após o ocorrido do inicio do livro. A forma como ela busca respostas para tentar entender aquilo que aconteceu com sua amiga me fez querer abraça-la profundamente, em todas as suas emoções. Mesmo tratando de um tema extremamente delicado, a autora consegue deixar sua mensagem para quem lê o livro.

Falar sobre causas como suicídio é algo bastante difícil, mesmo tendo toda a delicadeza e o respeito que o individuo merece. A forma como o luto é representado durante a leitura é muito bem feito, e sempre que Cody tentava seguir sua vida, ainda tinha aquele questionamento de que como alguém que tinha tudo, pode abrir mão disso por nada?

Apesar de, em um primeiro momento achar o romance do livro fraco e até mesmo errôneo, ao final da leitura consegui entender o motivo da sua existência e também sua mensagem. Tudo ali nos leva a crer que, por mais leve que sejam os sinais, ou pouco aparentes, ainda não conhecemos totalmente uma pessoa. Algo que me deixou muito triste, mas que levarei para a vida é como as pessoas veem aquilo que querem ver.

Ao final da leitura, a esperança fica no ar, mas é carregada de amargura e de uma mensagem positiva. Embora nem tudo é rosas, alguns pontos negativos também se destacam, como por exemplo e incoerência de Cody em certas situações, ou algum monólogo pouco necessário, mas isso não consegue apagar o debate a mensagem deixada por esse livro.

Maxwell.Leal 28/01/2022

Esse foi o 3° livro da Gayle que eu leio, e o 2° que eu não gostei tanto assim.

Eu gosto de livros que levam como temática o suicídio e um diferencial desse foi a relação de fóruns na internet com o assunto, porém não me conectei com os personagens.

Achei que a Cody não tem uma personalidade própria, senti que ela apenas existiu o livro inteiro perambulando pelos lugares, e foi isso que senti falta: mais reflexões e sentimentos dela e menos ações no automático. Sei que cada um lida com o luto de uma forma diferente, mas isso me prejudicou na hora de criar uma empatia com ela.

Também teve um romance no meio que eu achei super nada a ver com o contexto. Certamente a parte mais emocionante do livro é o final, porém não derramei uma lágrima.

"Eu perdi o rumo" continua sendo, para mim, o melhor livro da autora.

jade 24/01/2022

minhas impressões
conheci a autora pelo livro ?se eu ficar? e como eu tinha ?eu estive aqui? parado na estante resolvi dar uma chance e não imaginava o mundo em que eu iria mergulhar. que surpresa INCRÍVEL.
foi uma leitura muito fluida sobre um assunto extremamente sensível que foi abordado de um jeito que eu acho que não teria melhor.
foi impressionante a facilidade com que eu consegui me conectar com todos os personagens e sentir tudo o que cada um tinha pra passar. até mesmo a hipster raivosa da Tree.
sinto que compreendo as razões de Meg e sua doença, compreendo a dor da Cody e sua admiração pela Meg, compreendo o peso dos pais da Meg e o entendimento precoce do Scotter da parte obscura da vida, compreendo a angústia e o atormento de Ben após o suicídio de Meg.
terminei esse livro conseguindo sentir todo e cada personagem nele presente. foi mágico. obrigada por isso, gayle.