Declínio de um homem

Declínio de um homem Osamu Dazai

Resenhas - Declínio de Um Homem

alice 11/09/2022

Eu sou tão infeliz
"Sei que as pessoas gostam de mim, apenas me falta a capacidade de amar alguém."

Os cadernos contam a história melancólica de um jovem que desde cedo não entendia a sociedade em que vivia e nem o vazio gigantesco que existia em si mesmo.

Foi uma leitura imersiva, senti o peso de todo o sofrimento de Yozo e foi doloroso perceber que sua busca por algum momento de felicidade e esperança era sempre destruída pela realidade de sua própria existência.

Me identifiquei em tantas partes que tive medo de ver que um autor expressou tão bem os pensamentos e sentimentos que guardo com receio no âmago de meu ser.

É um livro que pretendo reler porque apesar das poucas páginas, sinto que não absorvi todas as entrelinhas da vida miserável e angustiante de Yozo.

Nayara364 29/07/2023

Sem salvação
O homem apresentado não tem salvação, depressivo, ansioso, socialmente deslocado, covarde, canalha.
ArthZ 29/07/2023minha estante
Osamu foi tarde pprt

Nazli.Dias 29/04/2023

Triste
Não há muito o que dizer, além de que este é um livro muito triste.
A única coisa que me incomodou muito foram o prefácio e o posfácio, que não somente não acrescenta nada a leitura quanto também é bem destoante. Seria mais interessante deixar sem nada...

Letícia @lendo_docuras 30/04/2021

Difícil falar dessa obra
Extremamente sensível e reflexiva, a obra aborda os problemas emocionais e psicológicos de uma pessoa marcada por traumas.

A depressão é a personagem principal dessa história, e todas as consequências que ela traz.
Um livro muito envolvente, com a leitura fluida, mas ao mesmo tempo muito pesado. Um soco no estômago.

Fiquei muito reflexiva sobre diversos pontos da história, como relacionamento familiar, sobre o conceito de felicidade e o merecimento dela.
Discuti a obra no clube do livro do meu trabalho e foi mais enriquecidos ainda. Recomendo a discussão da obra com outras pessoas que apontarão coisas diferentes.

Gilberto Alves 05/12/2020

O declínio de um homem
O livro tem o estilo de um diário que relata a vida de um homem que sempre foi atormentado pela depressão.
Desde muito jovem, ele sente que não se encaixa (ou não compreende) à sociedade.
Tem problemas com álcool, drogas, mulheres, amigos, família, tenta o suicídio...
Sobre o livro, é o segundo que leio de escritores Japoneses, e é um estilo mais duro, mais direto, sem perambulos ou floreios desnecessários. Gosto muito deste estilo.
Sobre o tema do livro, é um assunto delicado. Não sinto-me capaz de emitir qualquer opinião.
Gostei muito do livro, pois coloca você na pele do sujeito, e te mostra como as coisas podem ser duras na vida de uma pessoa.
4 estrelas pois em alguns momentos o livro é meio confuso, com alguns episódios que dão saltos no tempo que eu não conseguia compreender.

Ivan 14/04/2021

Uma curta história sobre um vida curta
O relato de como uma pessoa que poderia ter tido uma vida normal, por todas as oportunidades perdidas, destruído por uma patologia sem cura. Muito pesado, muito breve, um clássico de Osamu Dazai, que pode ser muito bem o personagem principal dessa tragédia.

deftonevski 06/11/2023

Dor e tristeza
Que livro é esse? meu deus. traz muitos questionamentos, traz um lado da vida que poucos conseguem ver, traz uma psicologia do medo de ser gente altamente aprofundada. é medonho, assustador. é a coisa mais humana que já li. tudo é descrito com memórias vívidas, de forma que até mesmo o nascimento dele pareceria ter ocorrido ontem

pros sentimentalistas, existencialistas e psicólogos, isso vale ouro, mas se tem um preço caro a pagar

eu só consegui sentir muito pelo dazai. o castigo por ser alguém que não era ele foi viver num mundo que não era dele

gioo 18/01/2022

sindrome de impostor¿?
sei lá ao mesmo tempo que é fácil de entender, o livro também é muito confuso, e ao mesmo tempo que a história é chata e desconfortável você também quer ler mais pra entender. pena que no final continuei não entendendo nada ? foi interessante ver o jeito que ele pensava, uma cabeça perturbada desse jeito, mas é meio sem sal e angustiante, chegava a dar raiva ver ele fazendo a mesma coisa errada de novo pela quinta vez, talvez esse era o objetivo do livro

Vynuee_ 17/01/2023

Eu sou... ele?!
Não tenho muito pra falar sobre esse livro, apenas que em muitos momentos me fez sentir pena, raiva e empatia pelo personagem e também pelo autor, visando que boa parte do livro é uma biografia do próprio.

É apresentado um personagem bem melancólico com a própria posição e repleto de medo dos humanos, suas ações e sua miséria. Um livro que ainda é bastante atual e intrigante, leitura prende demais.

Todo o livro me deixou em estado vegetativo, e depois de ler a última frase do epílogo foi só ladeira abaixo.

"Será que eu era feliz? Desde pequeno eu era chamado frequentemente de pessoa afortunada, ainda que me sentisse sempre no meio do inferno."
tarcila 12/02/2023minha estante
aaa, quero muito ler esse. sua resenha me motivou a querer comprar

Juci 04/03/2022

Sempre comento com meus amigos que ?pessoas são complicadas.? Como julgar os atos de uma pessoa, mesmo tentando entender não é com você, e você provavelmente reagiria de outra forma. Esse livro remete à situações íntimas da infância que tiveram consequências tristes na fase adulta. Livro mostra a realidade de muitas pessoas que ?seguram? para si as desilusões vividas, criando uma armadura, porém não estamos protegidos para sempre.

Glória 12/02/2023

Deprimente e aterrorizante
Eu achei que seria triste mesmo, que eu iria chorar bastante e tals, mas não foi bem isso que aconteceu. A história não é triste, ela é deprimente.

Na maior parte do tempo você não vai sentir muita empatia pelo protagonista. Ele é um cara que constantemente faz escolhas ruins para si mesmo e para as pessoas ao seu redor, tem pensamentos machistas pra caramba e não tem o mínimo de consciência sobre isso. MAS, ao mesmo tempo... é uma das histórias mais reais e humanas que eu já li: uma pessoa afogada em vergonha cedendo aos seus medos e frustrações, tomando-as como verdades absolutas e fazendo as escolhas mais estúpidas por causa disso.

É uma historia fácil de se identificar (não com ela inteira, espero) e por isso mesmo se torna aterrorizante.

Lulileela 03/01/2024

O livro possui bons momentos de reflexão e de autoconhecimento, porém minha maior dificuldade em "mergulhar" nesse livro é a forma como o autor vê o mundo, já sabia um pouco do trabalho do Dazai através de outras reviews que li e sabia de sua incapacidade de ver as mulheres como seres humanos passíveis de respeito e isso fica bem claro nesse livro, onde o personagem que lhe representa - Yo-chan - chega até a separar as mulheres dos seres humanos, já que distingue bem sua dificuldade em se relacionar com seres humanos e sua dificuldade de se relacionar com mulheres.
Mas se eu fosse ignorar completamente essa parte (e assim teria que ignorar metade do livro, pois metade do livro é ele falando porcamente de mulheres) acredito que a reflexão é válida, pois o personagem principal não sabe se portar como um ser humano e por causa de seus vários traumas na fase infantil (onde ninguém o ajudou ou até ficou sabendo do abuso) ele não compreende as noções básicas da humanidade, e questiona o que são essas tais noções e como chegamos ou como nos tornamos humanos básicos. Se formos parar para pensar, realmente não existe um manual da humanidade, como devemos agir e portar para sermos considerados seres humanos, e se acrescentamos as diferenças culturais e regionais de cada local, isso se torna ainda mais amplo, até porque a diferença em nosso mundo dá margem para o preconceito, portanto nos resumimos em costumes próprios e vemos diferentes costumes como formas erradas de sermos humanos. Esse questionamento reflete hoje em diferentes conflitos geopolíticos, onde - tirando é claro o motivo capitalista que move a guerra - muitos dos conflitos pessoais entre nações e culturas está fundamentado em justamente ver o diferente como errado, como não-humano. Quando tiramos a humanidade de um ser humano, é mais fácil vê-lo como um bicho, como algo indigno de humanidade, portanto é mais fácil eliminá-lo. Por fim, libertem a palestina.

Sabrina758 20/06/2022

Ao longo de 3 cadernos narrando infância, adolescência e adultez, vamos conhecer a difícil vida de Yozo, com traços autobiográficos do autor. Desde o início, ele sofre com a sua inadequação. Não sabe o que fazer ou como lidar com as situações que se apresentam no dia a dia, por mais simples que sejam, especialmente as suas angústias. Então, seu mecanismo é fazer piada e graça com tudo, ainda que por trás dessa máscara de palhaço ele esteja sofrendo. Não consegue dizer não e teme tanto o convívio com as pessoas que aceita tudo para não ter que lidar com a decepção alheia, participando ativamente no seu sofrimento e se afastando cada vez mais das coisas que poderiam trazê-lo felicidade e satisfação. Ele não entende qual é o sentido de viver, a única coisa que ele sabia fazer era seguir os caminhos que os outros apontavam para ele. Deprimido, dependente de álcool e drogas e comportamento suicida, teve relações problemáticas com mulheres ao longo de sua vida. Foi violado na infância e isso fez com que ele tivesse uma visão igualmente nociva de relacionamentos. Foi uma vida difícil, recheada de tragédias e dor, rasgando de si sua humanidade, padecendo em vida. Eu senti tantas coisas ao longo dessa leitura. É notável o escárnio e desprezo por si mesmo, uma mente adoecida de quem não tinha outra opção a não ser passar pelo que passou. Pensei no tanto que viver, por vezes, é insuportável. Senti tanto por ele, em vários momentos queria poder prová-lo que sim, apesar de tudo, existem pessoas boas e compreensivas nesse mundo. Há esperança e, de fato, tudo passa. Poderia passar horas falando sobre esse livro e, mesmo assim, não conseguiria relatar a experiência que foi lê-lo. Uma escrita dura, sem rodeios, mas de uma forma que nos prende e faz apertar o peito, às vezes até dar risada em meio ao caos. É uma pena que a obra do autor não seja difundida no Brasil, mas com certeza vou atrás dos outros livros em inglês. Recomendo, mas com cautela, tem muitos gatilhos.
bruno 21/06/2022minha estante
esse livro é muito bom!!!!

Sabrina758 21/06/2022minha estante
eu amei muito, queria que tivesse mais obras dele disponíveis

Nana 31/05/2022

Bom, meu interesse nesse livro surgiu depois de assistir um anime chamado "bungou stray dogs" e descobrir que alguns personagens eram inspirados em autores reais.
O livro é muito bom, vc vai lendo e nem percebe as horas passando, a escrita ajuda muito também. Todos os fatos do livro são extremamente tristes e me deixaram em um estado de vazio. Porém, (não sei se eu que criei expectativas demais) não achei que o livro era tudo o que diziam. Várias pessoas falaram que choraram e se acabaram com o livro, eu fiquei sim, muito triste e pensativa, mas não cheguei a chorar (o que me decepcionou um pouco porque eu, particularmente, gosto muito de sofrer lendo) .
É um estado indescritível que o personagem se encontra, até o momento, eu não consigo achar palavras para descrever as "experiências" dele. Cheguei a me perguntar várias vezes como seria ser uma pessoa que se sente assim, que pensa daquela forma. Fico tentando encontrar motivos para ele ser e pensar daquela forma, fico querendo culpar os outros personagens por todo o sofrimento dele (e ainda acredito que sim, muitos personagens tem uma parcela de culpa nisso).
Enfim, o livro é realmente bom e a leitura é muito rápida e fácil. Eu, sem dúvidas, vou ler de novo e me colocar para pensar (novamente) em todos os pensamentos e sentimentos descritos nesse livro.