Declínio de um homem

Declínio de um homem Osamu Dazai

Resenhas - Declínio de Um Homem

arwenluv 16/03/2022

É um livro bastante melancólico e que te intriga do início ao fim. A maneira como é estruturado te faz mergulhar profundamente nos sentimentos do personagem, talvez até propiciando uma nova perspectiva para enxergar a vida.
Certamente, essa obra aumentou meu interesse em psicologia e é uma boa leitura para quem também é interessado na área.
Danuza3 16/03/2022minha estante
Este livro é incrível!

ester :) 06/12/2023

Declínio de um homem
Esse é um daqueles livros que você não consegue encontrar as palavras certas para descrever. ?Declínio de um homem? fala sobre percas, problemas psicológicos, dores e sobre a vida de uma forma completamente profunda e melancólica. Resumindo, é um livro MUITO humano, triste e ao mesmo tempo revoltante, e me fez questionar sobre diversas coisas. O que mais me tocou é que os relatos não são nada superficiais, o protagonista possui seus problemas, devaneios e reflexões e por isso é tão fácil assimilar à realidade, esse livro é muito mais do que apenas uma obra ficcional.

Danilo Andrade 16/08/2021

Primeira frase: "Vivo uma vida repleta de vergonha"
Dissipar o torpor que leituras como essa nos causa, leva alguns meses. Costumam se alastrar por entre as sinapses, sístole, diástole, tecidos, células, átomos, e todo vazio que guarda em si a possibilidade de algo existir.

Esse vazio abismal, foi reverberado pelas coincidências que pude estabelecer ao longo da leitura, com o personagem principal, Yozo, como se o mesmo fosse o próprio abismo encarnado me encarando e representando diante de mim alguns dos temores horríveis que assolaram-me até aqui.

Numa narrativa depressiva, melancólica, e conseguinte, niilista, vemos um homem que é terrívelmente interpelado pelos muros instransponíveis, que sua incapacidade castradora de compreender os humanos o confinou. As relações de poder, de sobrevivência, as máscaras necessárias para tocar a vida, o atingem em cheio, e em certa altura, assume a condição de estar abatido sob o solo empoeirado e sujo de seu próprio sangue. A história de Yozo é marcada pelos passos errantes de sua inabilidade em "tomar rumo" na vida, somado ao medo que tem das pessoas, devido à episódios de abuso, e com isso, um forte estigma quanto à confiança que poderia depositar até mesmo em suas relações familiares, causando-lhe uma prostração moral inelutável . Osamu Dazai alça vôos inestimáveis neste livro que me despertou para ler tudo que sua breve vida pôde produzir, mesmo em vertiginosa decadência, mas com uma beleza e sinceridade admirável à cada linha.
Rebeca535 16/08/2021minha estante
como você escreve maravilhosamente bem.

Danilo Andrade 16/08/2021minha estante
Grato pela leitura e gentileza em seu comentário. Grande abraço e uma ótima semana!

Rebeca535 16/08/2021minha estante
uma ótima semana para você também, tudo de bom!

Nathalia 02/11/2021minha estante
Sim.

Pudim.Frango 11/03/2022

Estereótipo de gatilho
Esse é, com certeza, o livro mais forte que eu já li. É um livro reflexivo, filosófico, e que me fez pensar muito, e me deixou extremamente pensativo.
O título fala muito: o livro é um gatilho ambulante, não leia se não estiver com a cabeça no lugar.
VâniaAkira 11/03/2022minha estante
Então acho que não irei ler .... nunca tô com a cabeça no lugar ... mas jovem acho que vou ler !! Tenho ele no APP do Kindle

Samuel932 11/01/2024

Seria "Declínio de um homem" um sentimento?
Vazio.
É o que sinto após ler essa obra. Conseguiu me prender e senti um mix de emoções. Yozo viveu um vida realmente triste, como o nome do livro já diz, o Declínio de um homem.

"Chegava a pensar que sobre mim havia recaído um fardo de dez desgraças e que, se apenas uma delas fosse repassada ao meu vizinho, seria suficiente para matá-lo." - Esse era o pensamento do protagonista ainda criança.

"Eu simplesmente não entendo. Sou absolutamente incapaz de estimar a natureza e o grau do sofrimento alheio. Sofrimentos práticos, que seriam resolvidos com um mero prato de comida, mas que talvez sejam justamente as danações mais intensas, como um inferno em chamas, que reduziriam a pó as minhas dez desgraças. Não sei. Contudo, se essas pessoas não se suicidam, não enlouquecem, se discutem sobre partidos políticos, se não perdem as esperanças e seguem lutando sem se curvar, então não estão sofrendo, certo? Teriam essas pessoas se tornado tão egoístas que não só não percebem o próprio egoísmo, como chegam mesmo a achar que é algo normal, sem nunca duvidar de si mesmas? Se for assim, é fácil. Mas será que todas as pessoas são assim mesmo, será isso o melhor que se pode esperar dos seres humanos? Não sei? À noite, dormem confortavelmente e, pela manhã, talvez acordem alegres. Que sonhos terão sonhado? No que será que pensam enquanto andam pelas ruas? Em dinheiro? Não pode ser apenas isso. Tenho a impressão de já ter ouvido a teoria de que o ser humano vive para poder comer, mas a de que vive pelo dinheiro, acho que nunca ouvi, não, se bem que, dependendo? Não, também não entendo isso.
Quanto mais penso, menos consigo entender, e vivo sempre assolado pela ansiedade e o medo de ser o único destoante por completo. Eu quase não consigo falar com meus próximos. Simplesmente não sei o que dizer e tampouco como dizê-lo."

"Existe a expressão ?pária?, que no mundo dos homens é utilizada para se referir a pessoas derrotadas, miseráveis ou perversas. Mas sinto como se eu fosse um pária desde o momento em que nasci."

"As pessoas também falam sobre ?ter a consciência pesada?. No meu caso, esse peso surgiu quando eu ainda era um bebê e, com o tempo, em vez de desaparecer, foi agravando cada vez mais, a ponto de quase não conseguir mais carregá-lo."

Vazio.

Indo agora ler o mangá do Junji Ito que ilustra essa obra kkskk

Danilo 07/10/2023

Achados no Biblion
Fiquei muito surpreso com a leitura desse livro! Não esperava tamanha reflexão do protagonista. Acompanhar a curta e decrépita vida dele foi algo muito sofrido e impactante. A construção da história é muito bem feita e enriquece a narrativa com doses de profundas reflexões sobre a humanidade, pecados e vícios. Fui surpreendido com esse livro indicado pelo Biblion

Silver.Clara 14/03/2024

Machuca
A dor que foi ler esse livro e me identificar em algumas situações é uma experiência que eu nunca provei em outro livro. Esse livro é sujo, imundo, de um jeito que eu tenho certeza que muitos não aguentariam ler.
Recomendo não ler quando estiver mal de cabeça, pq a carga é pesada.
R F 14/03/2024minha estante
Eu li a versão mangá

nsei- 14/03/2024minha estante
Vai ler um "queria morrer mas no céu não tem tteokbokki" pra dar uma animada agora ;u;

mica 17/03/2022minha estante
o título escrito errado, que ódio

Dea 03/06/2022

A história é sim muito trágica, mas me panfletaram dizendo que iria chorar horrores e estou mais triste pq não foi isso que me ocorreu(gosto de sofrer ao ler um livro). Mais é realmente muito bom.
Belle137 03/06/2022minha estante
sim me disseram que eu ua sofrer muito com o livro, mas tbm não me ocorreu

leashy loo 29/12/2023

melhores frases:

"Eu sempre tremia de medo diante dos seres humanos. Incapaz do jeito que eu era de sentir a menor partícula de confiança em minha habilidade de falar e agir como um ser humano, eu mantinha minhas agonias solitárias trancadas em meu peito. Eu mantinha minha melancolia e minha agitação escondidas, atento para que nenhum traço fosse deixado à mostra. Eu fingia um inocente otimismo. Gradualmente aperfeiçoei- me no papel do cômico excêntrico."

"Pode ser que suas paixões consistissem em ignorar os sentimentos de seu ouvinte."

"Logo comecei a entender que as bebidas, o tabaco, e as prostitutas, eram excelentes maneiras de dissipar (mesmo que por breves momentos) o meu pavor de seres humanos."

"Mesmo que eu sempre tenha agradado a todos, eu nunca nem sequer uma vez experimentei a amizade de verdade."

"Eu sei que as outras pessoas gostam de mim, mas parece me faltar a capacidade de amar os outros."

"Pessoas infelizes são sensíveis à infelicidade dos outros.?

Mariana 05/01/2023minha estante
esse livro é incrível, até hoje me pego pensando nele

Kayllany3 05/01/2023minha estante
Tô doida pra ler esse

Janaina 28/09/2022

Forte, cru e visceral
? Este é um livro com poucas páginas, mas que parecem ser umas 600, tamanha a densidade do que nele contém. Não é um livro fácil e eu diria que tampouco uma leitura agradável.
? É um livro angustiante, subversivo, que causou em muitos momentos uma grande empatia pelos sentimentos que o autor transborda nas páginas, mas tbm repulsa e revolta.
? Aqui vemos de forma clara o poder destrutivo da depressão.
? Dazai constrói um personagem que desde a tenra infância desenvolve uma necessidade de agradar, fazer sorrir e jamais dizer não! Embora seja alguém dado a tais coisas, vemos que ele tem uma certa fobia social, e o envolvimento com os vícios demonstram uma grande necessidade de fugir da própria mente, de entorpecer a vida, muitas vezes eu não sabia se tinha raiva ou pena do protagonista.
? O relato (autobiográfico) demonstra uma China misógina e machista, tendo isso em vista, o protagonista via as mulheres como sendo apenas um meio para ser sustentado e alcançar seus objetivos. A nenhuma delas dando o valor devido.
? Yo-Chan era um homem egoísta, e estava sempre a procura de felicidade imediata, levando a vida como um hedonista.
? O livro nos mostra um homem fraco, autodestrutivo, sem caráter, moral ou ética! Incapaz de tomar as rédeas de sua vida, que se escorou e aproveitou de todas as mulheres que cruzaram seu caminho.
? Apesar de tudo é um livro recheado de questionamentos existenciais que ficou reverberando em mim, mesmo depois que terminei de lê-lo. É um livro pesado, triste, melancólico. É visceral, com relatos honestos e crus.
? Não indico para pessoas sensíveis, além dos gatilhos sobre suicídio e depressão grave.
? Estar dentro da mente de Yo-Chan, foi perturbador para mim, talvez pq eu tenha me identificado muito com o que estava escrito, encontrado tais coisas em minha própria mente.
? Não consegui dar 5 estrelas para este livro pq fiquei esperando que o protagonista tivesse uma mudança de comportamento, uma catarse, ou algo do tipo, mas isso sequer passou pela cabeça dele em algum momento, ou talvez eu não tenha conseguido dar uma nota maior pelo grande
Incômodo das verdades que ele traz?

biam 06/08/2023

Aquela música: não creio em mais nada, Paulo Sérgio.
?Agora eu não sinto nem felicidade e nem infelicidade

Tudo passa

Essa é a única coisa que eu pensara ser uma verdade na sociedade dos seres humanos na qual eu havia vivido até então como se num inferno flamejante.

Tudo passa. ?

Entranhas entregues a morte e a dor alivia-se.

Nayara364 29/07/2023

Sem salvação
O homem apresentado não tem salvação, depressivo, ansioso, socialmente deslocado, covarde, canalha.
ArthZ 29/07/2023minha estante
Osamu foi tarde pprt