Declínio de um homem

Declínio de um homem Osamu Dazai

Resenhas - Declínio de Um Homem

akira 11/07/2021

Não humano, não vivo, não existo
Confesso que não sabia o que esperar quando peguei para ler "Declínio de um homem". Eu obviamente peguei para ler porquê dazai é o meu favorito em bungou stray dogs, sua melancolia sarcástica e tentativas falhas de suicídio, trazem para o anime algo muito além de cenas engraçadas, tão cômico e trágico. Mas quando eu terminei de ler percebi todas as características semelhantes do personagem com o autor e o pior, comigo. No fundo eu não me sentia humana, no fundo eu queria morrer, várias vezes, no fundo as vezes é horrível fingir ser alegre. No fundo é triste ver essas semelhanças mórbidas, mas é o que é. Mas no fundo lendo esse livro como um adeus ao mundo humano de Dazai, eu me senti humana, não igual aos outros, mas não tão diferente. Eu tenho mais apego pela minha curiosidade pelo futuro do que desânimo do meu presente, ao contrário do que todos pensavam, sou um tipo estranho de otimista. Então obrigada Dazai por, onde estiver, ter me dado essa chance de ver me como humana.

Gosto de livros que colocam meus macaquinhos para funcionar. Livros que fazem a ALEGRIA, TRISTEZA, MEDO, RAIVA, NOJO... todos eles... entraram em ação na leitura, cada um com uma pequena ou grande fala... foi alegria, tristeza, medo, raiva, nojo.

Eu definitivamente quero ler mais obras do Dazai, por amor ao personagem e pela escrita apaixonante e impecável do autor. Meus parâmetros estão altos agora.

É um ótimo livro. Talvez angustiante, mas não mórbido, as cores amareladas e pretas que esse livro projetou na minha mente me distanciaram do que era para eu sentir: uma dor crônica e latejante no peito (cof cof depressão)

Há gatilhos. Mas Dazai não faz a gente ser engolida na sua melancolia suicida, nem mesmo uma falsa alegria, na verdade é uma neutralidade e apego.

Apego por ele não se sentir tão humano. Apego por nós humanos se vermos nele: um humano, não humano.

Bem é uma autobiografia, diferente, mas se alguém ler essa resenha, bem é uma autobiografia do bobo da corte que fazia todos rirem, mas no final do dia ia a uma taverna, bebia várias doses de algo barato. Saia com damas e como Romeu e Julieta depressivos e menos apaixonados tentavam um suicídio duplo

majutopia 14/09/2022

no longer human.
esse livro é extremamente difícil de digerir, lotado de gatilhos e reflexões existencialistas. algumas ações do yoko são inconcebíveis, mas você se mantém junto dele do começo ao fim. ver sua queda e inadequação ao mundo é desconcertante.

?Será que eu era feliz? Desde pequeno eu era chamado frequentemente de pessoa afortunada, ainda que me sentisse sempre no meio do inferno.?

marina 05/12/2022

Leitura rápida e profunda ao mesmo tempo
Indescritível a melancolia que senti enquanto lia esse livro. Decidi ler por ter assistido bungo stray dogs e saber que existiam referências no anime, além do fato desse livro ser bem curtinho e estar no kindle unlimited. Acabou sendo uma surpresa bem agradável (na medida do possível né kkkkk)
leonardo1221 05/12/2022minha estante
li ele por causa de bsd tambem e gostei demais

eva 17/06/2022

Acho difícil colocar em palavras tudo que eu senti lendo. Foi mais fácil de digerir do que eu esperava, talvez pelo estilo da narrativa, mas ainda assim é um livro muito triste e pesado. Cada sentença é tão carregada de melancolia que foi quase impossível pra mim não me sentir drenada, mas também me impressionou como o autor conseguiu passar tudo isso de maneira tão crua e real.
Além da depressão, consegui identificar traços de fobia social no protagonista e se você já experienciou algo assim, com certeza vai se ver fechando o livro de parágrafo em parágrafo pra respirar e refletir sobre o que acabou de ler.

pirocadeperuca 06/12/2022

meu deus
nunca li algo tão angustiante, tão repulsivo, tão pungente quanto. como sísifo, entre avanços e recaídas, o protagonista carrega sua rocha colossal, o fardo de sua existência desprezível, ao topo duma montanha que sequer deus sabe onde fica, para depois assisti-la cair numa velocidade assustadora, com uma indiferença tortuosa, sabendo que a cada vez que a rocha cai, mais ele "deixa de ser humano".
tanto tormento me lembra de Justine. mas não há comparação.
pensar que é um relato semi autobiográfico é pesaroso.

Julia 23/03/2022

Melancólico, surpreendente e reflexivo.
Eternamente grata ao anime Bungo Stray Dogs por me apresentar essa obra.

Aliás uma ótima meta linguagem pois no anime ha um Osamu Dazai que tem como livro favorito "Declínio de um homem" e acho que a personalidade do personagem deve ter sido inspirada nesse livro.

uaipq 15/12/2022

Eu compreendo esse livro como uma pessoa que se reconhece no Dazai, mas além de eu não poder julgar essa história tanto quanto outras por ser uma história real, eu tenho consciência de que Dazai não era um cara legal. Ainda sim é um livro que me fez pensar e que eu leria de novo.

mille_milley 12/07/2023

NÃOOOOO
Um livro maravilhoso que me fez pensar o que cacete eu estou fazendo da minha vida. O livro tem muitos gatilhos, o que me fez demorar um pouco para terminar de ler. O fato de ser uma autobiografia me deixou muito triste, a vida de Dazai é um completo desastre e a dor que ele passou você consegue sentir através da leitura.
Faria de tudo para ler esse livro de novo como se fosse a primeira vez.

"O receio de que a minha noção de felicidade estivesse totalmente em desacordo com a noção de felicidade do resto das pessoas fazia com que, noite após noite, eu me revirasse de um lado para o outro na cama, gemendo, quase a ponto de enlouquecer."

Larissa3225 25/06/2022

Esse foi um livro muito difícil de avaliar. Eu entendo o que o torna importante e tocante para as outras pessoas, mas não posso dizer que foi uma experiência igual para mim.
Talvez a expectativa que eu tinha de que seria um livro muito pesado tenha atrapalhado a experiência. Não que não seja um livro pesado. É. E muito. Mas acredito que a forma como o autor escreve, de alguma forma, dilui esse peso ao longo da narrativa, de forma que lê-lo não foi tão difícil para mim. (Mas pode ser para outras pessoas, visto a quantidade de gatilhos presentes.)

O personagem principal é muito interessante de acompanhar: tem medo e ao mesmo tempo despreza as outras pessoas; além de não se considerar, ele próprio, humano. Acho que nunca li um personagem tão... Complexo, por falta de outra palavra.
Outra coisa que me chamou atenção ao longo da narrativa foi a crueza com que os eventos nos são contados. Não existem meias palavras, nem preparativos. O autor simplesmente diz "e isso aconteceu", o que causa um grande choque.
Além disso, o prólogo desse livro é um dos prólogos mais incríveis e interessantes e desconcertantes que eu já li. Sem dúvidas, foi a melhor parte do livro.

Mesmo não tendo sido uma leitura perfeita, valeu a pena fazê-la. É muito triste acompanhar o declínio do personagem. E, sabendo do caráter autobiográfico da obra, é triste ver que a realidade retratada no livro não se limita às páginas.

Caiovisck 23/02/2022

Uma derrocada
Assim como no prefacio do livro, Dazai escreve de maneira catártica. Ele consegue expressar o que estava reprimido.
Acompanhamos o que seria uma leitura autobiográfica indireta, apesar do personagem não ter o mesmo nome que o autor, podemos ver claramente que os sentimentos e pensamentos ali exprimidos, vinham diretamente refletidos das profundezas do autor, vinham do seu íntimo.

Julia 04/08/2022

"Você realmente acha que há algum valor no ato de viver ?"
Comecei esse livro por causa do anime, e quebro cem por cento a forma como eu via o Dazai.

O livro é extremamente pesado, importante procurar os gatilhos antes de começar, a forma como é narrado, a forma como é pessoal e genuíno, causa muita angústia, raiva e muitas vezes empatia.

A historia é cheia de reflexões impecáveis, que se não fosse de fato escrita, provavelmente nunca teriamos pensado nelas.

Enfim, é um livro nu e cru, tem que ser bem persistente, pq não é muito fácil ou agradável, mas é uma experiência única.

Mandark 22/01/2022

Deprimente e mordaz.
Eu tenho sentimentos bem controversos sobre esse livro. Ele é incômodo e viciante... Por mais desagradável que seja seu protagonista e por mais indigesta que seja sua narrativa, desde o começo somos impelidos a prosseguir na leitura, pra tentar entender melhor quem é a personagem das fotos e qual os limites da sua narrativa. Seus cadernos trazem reflexões pesadas e por pior que isso possa soar, a minha identificação com o narrador é o mais assustador.
Berenga 22/01/2022minha estante
Fiquei interessado. Vou ler.

Alice Aras 23/02/2023

Desgraça
É um retrato de pequenas decisões, comportamentos e hábitos que vão, aos poucos, destruindo um homem.

Todo a história é muito triste. Porém é interessante ver como não foi de repente que aconteceu, foram inúmeras situações e decisões. Consequentemente, inúmeras chances... Não precisava ser assim.

Mas quando se interpreta o mundo dessa forma vazia, temerosa e desacreditada, não há muita saída.

Steph.Mostav 14/07/2021

Desqualificado como ser humano
[TW: Depressão, suicídio]
Declínio de um homem é a narrativa autobiográfica do autor que, apesar de curta, é recheada de acontecimentos trágicos e reflexões angustiantes. O narrador nunca se adequou ao que chama de ser humano e, se de início tentou disfarçar sua inadequação através de palhaçadas, mais tarde nem elas serviram para que ele fingisse fazer parte da tal "sociedade".

"Sociedade. Sentia que talvez estivesse começando a entender o significado dessa palavra. É a luta entre um indivíduo e outro. Além disso, é a luta aqui e agora, a vitória naquele momento: só isso importa."

Não importa o que ele faça, ele nunca se sente parte dessa sociedade como os outros a seu redor. Apela para excessos com a bebida, relacionamentos fracassados com mulheres e o resultado são apenas tentativas de suicídio.

"Existe a expressão 'pária', que no mundo dos homens é utilizada para se referir a pessoas derrotadas, miseráveis ou perversas. Mas sinto como se eu fosse um pária desde o momento em que nasci. Por isso, sempre sinto afeição por aquelas pessoas consideradas párias pela sociedade, afeição tamanha que me deixa num estado de êxtase."

O texto é bem simples, escrito em tamanho desespero que se torna impossível sair ileso dele, principalmente para quem, como eu, se identifica com as percepções distorcidas que o narrador tem de si mesmo e dos outros.

lay 28/02/2023

Possível spoiler no primeiro parágrafo pra quem tá lendo
"Já não há mais felicidade ou infelicidade para mim. Tudo passa. Apenas isso. Essa é a única coisa próxima a uma verdade que encontrei no mundo dos chamados ?seres humanos?, o inferno onde eu tenho vivido até agora. Tudo passa."

Ironicamente, é o livro mas humano que li. Mostra como tudo que é visto com uma lente deturpada é facilmente estragado.

Eu gostei muito do livro, desde do início, quando falava sobre sua infância, e como ele se esforçava por se achar, de alguma maneira, inferior aos outros seres humanos.

Poderia pontuar muitos momentos que me tocaram, mas acho que só lendo pra entender realmente.
Recomendo, é uma leitura rápida e acho difícil você não se sentir tocado de alguma forma.