Declínio de um homem

Declínio de um homem Osamu Dazai

Resenhas - Declínio de Um Homem

vini 11/06/2024

Gostei bastante! Achei bem bonito mas no sentido de me colocar no lugar do rapaz e tipo tentar entender ele. Tambem achei interessante como eu fui perdendo empatia por ele aos poucos, nao pela questão da depressao, mas, sim, pelas coisas que esse maluco fazia com os outros. Nao, vei, e aquele ????amigo???? dele putaquepariu esse sim merece tudo de ruim

Gustavo195 11/06/2024

Triste!
Declínio TOTAL de um homem, ele decaí cada vez mais nos próprios pensamentos, nas mulheres e principalmente na bebida. Yozo é um personagem fraco em todos os aspectos, o contrário de um personagem heroico, totalmente covarde e amedrontado por demônios interiores e passados, o quais fazem corroer ainda mais seu modo de vida, já degenerado. Indico, leitura rápida, dinâmica e fácil. Ótima experienci

luas19 10/06/2024

Quando um ser humano chega nesse estado, não tem mais jeito.
A frase do título, como quase sempre, é um trecho do livro. Eu sinceramente não quero fazer resenha nenhuma porque o livro todo me parece algo tão íntimo que é como se eu estivesse comentando sobre o diário de alguém, então vou deixar um trecho que não dê spoilers e reler qualquer dia porque mesmo o livro sendo pequeno eu ainda sinto que li rápido demais pra compreender tudo.

?Eu temia inclusive a Deus. Não podia crer em amor divino, apenas em punição divina.?

thaifina 08/06/2024

Bom, vamos lá. é um livro complexo com um cara muito complexo e perdido. a leitura é pesada e deprimente. isso tudo torna a obra ser algo difícil de avaliar, ainda mais considerando de que se trata de uma autobiografia.
não é um livro que eu recomendaria como "você TEM que ler, ele é muito bom e vai trazer alguma relevância na sua vida". é apenas um livro interessante e ao mesmo tempo revoltante, com ideias inusitadas de um cara que não conhecia a si próprio e não fazia ideia do que é a vida ou do por que ter a vida.
porém, acho que é uma boa leitura pra quem gosta de perspectivas diferentes (embora futeis). e é impressionante ver como Yozo consegue transmitir sua confusão e angústia na arte da literatura

Athos.Giant 08/06/2024

O prefeito da coitadolandia
Eu não sabia o que esperar do livro, só que era triste e pequeno, então depois do meu amigo me emprestar, devorei a obra em 2 dias.
Apesar de verdadeiramente tentar entender Yo-chan, não consigo achar nada justificável para que ele fosse assim, óbvio, ele passou por coisas terríveis que ninguém deveria passar, mas sua melancolia eterna não faz sentido nenhum pra mim. O mundo é cheio de pessoas horríveis e sinceramente as vezes também penso em acabar com tudo, mas as vezes a beleza se mostra em pequenos momentos e coisas, que fazem com que viver mais um pouco vale a pena.
Pra mim esse livro serve muito mais para ver um reflexo da sociedade japonesa, tão individualista e misoginia, do que parar qualquer outra coisa. No final, é uma leitura fluída e interessante.

deysialfher 05/06/2024

Você não saberá se rir ou se chora
É um livro bastante delicado, eu sinceramente não gostei de muitas falas dele, principalmente quando ele se referia a si mesmo julgando as fotos dele quando criança, e quando ele se referia as mulheres. Um detalhe curioso sobre esse livro é que você não sabe se rir ou se chora.

Esther410 03/06/2024

A carga psicológica desse livro?
Leitura muito pesada e desconfortável (devido as vivências e sentimentos do personagem)!
Não recomendo esse livro se você não estiver bem psicologicamente para lê-lo.
Não há um pingo de felicidade aqui. O personagem possui um pessimismo quase perturbador, uma fobia social intensa, uma depressão profunda - muito bem relatada no livro? Muitas características que podem ser de um teor sensível a algumas pessoas.

Rafaella542 02/06/2024

?!
"Ele era um bom menino, um anjo"
Esse livro foi como uma mao tocando na minha cabeça e a acariciando, mas ao mesmo tempo foi como um tapa na cara.
É oq dizem, a arte conforta o pertubado e pertuba quem está confortável.

Bart 01/06/2024

Declínio de um homem
*Osamu Dazai*
Editora Estação Liberdade
Ano - 2015 /152 páginas

????????

Fininho e pesado ??
Já começo assim!

Obg Karolyne, a sra não erra nas indicações, e a coincidência do mesmo dia de aparecer p/mim no vídeo lá da comic shop do Canadá, onde apresentavam um mangá baseado nesse livro.

Vamos lá ??

Talvez eu não esteja descrevendo da melhor forma, mas p/mim, foi uma narrativa muito íntima, melancólica sobre a vida de Yozo Oba, um homem que se sente à parte da sociedade.

A trama se dá por conta da leitura de anotações do próprio Yozo, e ele vai descrevendo sua luta diária contra a depressão o vício e mais coisas. Leia p/descobrir ?

Algo constante na narrativa é a questão da identidade e a busca desesperada por um sentido de pertencimento (isso vai desembocar em outras personagens).
O escritor tem uma escrita honesta ou crua quando descreve a dor e a vulnerabilidade do protagonista/pessoa. Escreve sobre uma dor real que pode ser vista em qualquer cotidiano à nossa volta.

"Fruta que caiu", uma visão perturbadora e sincera da fragilidade humana.

Como disse antes, fininho e pesado!
Não é uma leitura p/muitos!!

Com esse livro, começo o projeto de zerar, minha lista de espera do app Skoob!
Veremos!
?????

Letícia 31/05/2024

Provavelmente, se eu tivesse lido esse livro em uma outra época da minha curta vida, seria extremamente influenciada pelos fatos e ficaria em um estado de sofrimento por um bom tempo. Hoje em dia, em partes, consegui minimizar essa sensação que o autor sentia e não consegui me conectar com a narrativa como gostaria.

É um livro muito bom, mas muito, muito triste.
A realidade é que a depressão venceu o Yozo e o Osamu. A luta mental que ele lutava com ele mesmo, os traumas que ele viveu e que não consegia lidar com eles, uma felicidade e autoestima inexistente foram fatores muito mais expressivos na vida dele do que outras coisas.
Enfim, é uma narrativa complexa, é vislumbrar o declínio de um homem fisicamente e mentalmente.

-Lanna- 30/05/2024

"Pessoas infelizes são sensíveis às infelicidades alheias"
Que livro desgraçado heim... fiquei extremamente triste e agoniada durante toda a leitura, simplesmente pq não existe um pingo de felicidade nesse livro, nenhum mesmo!
E eu até recomendo, porém é bom dar uma olhada nos avisos de gatilho antes.

Desejo De Moça 30/05/2024

QUE livro
Pra ser sincera, eu gostei muito do livro. A escrita é interessante, não é complexa mas também tem sua própria forma. É um livro profundo, que nos faz pensar sobre muita
coisa. O personagem principal, Yozo, é complexo a sua maneira. Acho interessante como ele é fiel em retratar a realidade (o que acredito eu que se deve ao fato do mesmo ser baseado em uma pessoa real). Tem TANTOS pontos na escrita em que você lê e pode sim se indentificar, curto essa escrita real sobre a vida real em si. Ele é um personagem cheio de "defeitos" e traumas, que também tem os seus problemas, é por isso que ele é tão real. Já é uma das minhas leituras favoritas, não me arrependo de ter comprado.

raviolli21 30/05/2024

Assustador
O quão assustador é se identificar com esse livro? Tornou-se meu romance preferido apenas pelo conforto que encontro na tristeza.