Tudo é rio

Tudo é rio Carla Madeira
Carla Madeira

Resenhas - Tudo é Rio

Mateus 20/05/2024

Terminei de ler exatamente agora
não sei o que falar, apenas sentir

eu não tava conseguindo ler o livro depois dos 20%, MAS AINDA BEM QUE EU NÃO DESISTI

aacarolinda 19/05/2024minha estante
Concordo muito contigo! Demorei para ler por conta das críticas mas depois eu vi que não estava de acordo com muitas delas? ela retrata a realidade, algo que pode acontecer (na verdade, tenho certeza que acontece nesse interiorzão do nosso país conservador). Para mim, o final faz muito sentido, principalmente pelo histórico da família e por achar que o livro se passa uns anos bons anos atrás.

Acho que é um livro para se ler muitas vezes, em diferentes fases da vida.

Leia ?a natureza da mordida? dela tbm, ao meu ver, é o melhor da Carla!

Pâmi 19/05/2024

Leitura envolvente!!!!
Devorei o livro em 6 horas e de fato é tudo isso que falam, a história é cativante e a escrita da Carla faz a gente lê um capítulo atrás do outro sem se dar conta quando terminamos.
Só não dei 5 estrelas pois minha namorada me colocou uma expectativa muuuuuito alta (eu amei o livro, mas não tanto quanto ela), o que fez ela se emocionar acabou não rolando pra mim.
O livro retrata o amor nu e cru, o perdão e a fé de uma forma que você se pergunta se teria a maturidade para agir da mesma forma.

Egberto Vital 19/05/2024

"Tudo é Rio" é uma narrativa de mulheres potentes!

Carla Madeira é uma romancista genial, a tecitura de seus textos prendem o leitor de uma forma incrível.

Voltaria mais tarde para comentar mais detidamente sobre essa obra.

ð¹ðªð¼ð¬ð´ð²ð· 19/05/2024

"O amor, quando nasce forte, tem pressa de ser eterno."
Que leitura estupenda! Carla Madeira merece todo o reconhecimento que vem ganhando e muito mais!
As personagens são tão bem construídas que é inevitável chorar com elas, sorrir com elas e esperar que a vida seja mais branda para elas.
Assim como na vida, ninguém é perfeito. Mas, nas linhas entrelaçadas do destino, Lucy, Venâncio e Dalva construíram uma narrativa impecável, que sai do fictício em várias passagens.
Definitivamente é um livro para quem tem estômago forte, os temas aqui retratados não são para qualquer pessoa. Ainda assim, indico a leitura para leitores experientes e que queiram se aventurar um pouco mais na literatura nacional; garanto que não irão se arrepender!

Quotes:
? "A liberdade é uma conversa fiada, é palavra de efeito, sempre no meio de uma frase para impressionar os desatentos, no fundo estamos presos à incapacidade de ser outra coisa diferente do que somos, do que a história da gente tramou."
?"O que mais existe no mundo são pessoas que nunca vão se conhecer. Nasceram em um lugar distante, e o acaso não fará com que se cruzem. Um desperdício. Muitos desses encontros destinados a não acontecer poderiam ter sido arrebatadores."
?"A maior maldade de todos os tempos, a mais cruel, foi inventar que o sofrimento está para o bem assim como o prazer está para o mal."

anacarolbentes 19/05/2024

"A morte põe um olho no passado e outro no futuro e deixa a gente cego na hora, no encontro do que foi e do que será, na tortura do que poderia ter sido. Impõe o desespero do definitivo, trava os movimentos. Embrulha o estômago indigesta. Faz frios nos ossos. A morte é vida intensa demais para quem fica."

Mari 19/05/2024

Lirismo, dor e sentimentos paradoxais
Intensidade em 200 páginas.
Carla faz mágica com as palavras. Desenvolve tão bem os protagonistas quanto os secundários. Entrelaça tudo com uma poesia que enche os olhos e toca a alma.
Um português ?nu e cru?, em todos os sentidos que essa expressão pode significar. Ao mesmo tempo que embeleza, repulsa. Dá gosto e nojo ao mesmo tempo. E dá vontade de agradecer por ser brasileira e ter português como língua mãe.
Lendo me perguntava se era assim que os contemporâneos aos grandes autores clássicos brasileiros se sentiam: orgulhosos, estupefatos, gratos por poder viver e ler essas preciosidades no tempo em que são lançados.
Termino esse livro querendo ler até a lista de supermercado da Carla. Deve ser incrível também.

AlineDelias 19/05/2024

Nua e crua em tons de cinza
Primeiro livro completamente fora da minha zona de conforto em muito tempo.
Por isso creio que não me pegou tanto quando as pessoas que me presentearam com ele pensaram que fosse. Não digo que seja ruim o livro, porque não é.
Mas não é o meu estilo. É muito triste, denso e pesado.
Ainda assim, ainda assim... a escrita incrível da Carla me prendeu de uma maneira surpreendente. Não consegui parar de ler, queria saber o desfecho de tudo. Confesso que o plot eu suspeitava de algo parecido, mas me surpreendeu um pouco.
É a realidade da vida humana, nua e crua em tons de cinza, sem preto nem branco.

Luhbia 19/05/2024

Conheci a escrita de Carla através de "véspera" me encantei e fui ler tudo e rio. De longe sua escrita e rasgada e difícil, trazendo temas "adormecido" a vida, e que as vezes simplesmente deixamos passar.
E um livro que vale a pena ler, a pesar de algumas vezes eu achar coisa ou outra indiferente de ter sido escrita ou não, porém não interfere na leitura. Dentre os dois livros de Carla, véspera ainda é meu preferido e pretendo ler "mordida" dela, visto que a mesma se consagrou uma das escritoras que mais venho gostado na minha biblioteca ??

Laura2953 19/05/2024

A leitura corre como o curso de um rio, serena, firme, constante e embalando com sua força. não posso dizer que o livro é ruim, a escrita é linda, inegavelmente linda, mas nas últimas páginas o curso do rio toma, pra mim, um caminho que destrói a sua força e isso é uma pena. é bom, mas pra mim é incompleto.

mandkami 19/05/2024

"O passado é eterno"
Não existe dizer outras palavras, para resumir, a experiência de leitura desse livro do que aprendizado.
A forma como Carla Madeira analisa incógnitas que cercam a vida como o que é o amor, Deus, religião e família. Ela aborda os assuntos de forma forte e pessoal que permeia uma reflexão profunda em cada leitor, como é dito no prefácio por Cris Guerra "[...] na fervura de quem sente e sofre".