Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado

Resenhas - Gabriela Cravo e Canela

Jef 05/11/2022

Muito Bom
Li esse livro após ter dado boas gargalhadas com a Minissérie que passou na Globo, isso tornou a leitura mais fácil e divertida por já ter as voz dos personagens na cabeça.
Esse livro assim como outros do autor deveriam ser leituras obrigatórias, simplesmente maravilhoso.

Luciane.Gunji 25/10/2022

Segunda leitura de Jorge Amado, um pouco mais lenta do que Capitães da Areia, mas tão intensa quanto eu podia imaginar de Gabriela.

Eu, que nunca coloquei os pés na Bahia, sinto que mergulhar na literatura de Amado é descobrir-se um pouco baiano.

O regionalismo que se vê a cada página é apaixonante. Quero assistir à novela só para sentir que ainda não acabou.

Duda 09/10/2022

Uma flor e uma estrela - ou Gabriela, Cravo e Canela
Sempre tive uma queda pela figura literária de Gabriela, o seu espírito livre, seu riso frouxo, sua inocente sensualidade. Nada mais justo que dizer ela é uma das personagens mais importantes da literatura brasileira.

Jorge Amado, nesse livro, retrata maravilhosamente bem o progresso não só de Ilhéus, da Bahia, mas de todo um modo de pensar, característico do século XX, e de suas mudanças estruturais na sociedade. Que escritor!

Fui completamente apaixonada durante todo o livro. Pela história cativante, por Gabriela, por todo o cenário de Ilhéus e aquela comunidade. É o primeiro livro de Jorge que leio, mas aposto que é o meu favorito! ??

Levi_Motta 03/10/2022

Ele não faz livro ruim!
Eu quando peguei o livro, acreditava fortemente que só focafia na Gabriela. Me enganei completamente. A maneira como ele desenvolve os conflitos e os personagens nele presentes é extremamente diferenciada, só o Jorge Amado é capaz de contar histórias desse jeito na minha opinião. Gabriela é uma personagem interessante, é totalmente diferente da Tereza Batista(minha favorita dele), que ele escreveria depois, mas mesmo assim ainda captou minha atenção. Bem, é mais um livro excelente de um dos meus escritores favoritos.

Renato 19/09/2022

Crônica de uma cidade do interior
Polarização política. Desmatamento. Bancada da Bala. Conservadorismo X progressismo. Mulheres sendo cerceadas pelo machismo. Moralismo hipócrita. Uma sociedade corrupta. Jorge Amado, em 1958, não quis se referir ao Brasil de 2022, mas acertou em cheio!

Gabriela cravo e canela, apesar do título, é um livro que não se limita a contar a história a personagem que intitula o Romance. Mais que isso, ele traz a profundidade da história da cidade de Ilhéus, na Bahia e os eventos narrados se passam no fim da década de 1920. Tanto que é injusto dizer que o lugar onde a(s) história(s) é apenas um pano de fundo, tanto é que o próprio subtítulo do livro é "Crônica de uma cidade do interior". A cidade praticamente tem um papel de personagem principal na trama.

Mas ainda cabe dizer que um dos eixos principais da história gira em torno de Nacib: um comerciante turco que encontra Gabriela e a partir daí sofre uma série de reviravoltas. A história desse casal se entrelaçam com as histórias de outros personagens de uma forma gostosa, fluída engraçada e tensa ao mesmo tempo. O livro supera em qualidade os livros Tieta do agreste e Capitães da areia.

Sté 15/09/2022

Um grande contador de histórias
Ler Gabriela foi uma jornada longa de muitas reflexões e aventuras pelo passado de Ilhéus. Fui introduzida na cultura do cacau na região da Bahia, a sociedade e seus hábitos, e a política envolvida, tudo desencadeando os eventos principais desta grande obra. Apesar da grande quantidade de personagens, cada um contribuiu muito bem para o trama de Jorge Amado. E para mim, Gabriela não foi protagonista, todos foram. Me apaixonei por Mundinho Falcão, resisti ao lado de Malvina, e passei muito pano pra Nacib.

Jorge Amado tem uma habilidade genial de contar um determinado acontecimento de diferentes formas, o que pode ser um pouco tediante em alguns momentos durante a leitura pra quem gosta de bastante ação. Mas foi delicioso ler estes relatos repetitivos, foi como ouvir um senhor de idade contando um grande acontecimento histórico de sua vida, e que você sempre quer ouvir de novo e saber mais.

ranester 07/09/2022

Bacana bacana
Umas reviravoltas inesperadas. Outras previsíveis. Um ambiente agradável kk
Um lugar lindo e personagens cativantes.

CLARA3449 03/09/2022

? GABRIELA CRAVO E CANELA ?
O ENREDO DE ??GABRIELA, CRAVO E CANELA?? DESENROLA-SE EM ILHÉUS, CONSIDERADO CAPITAL DO CACAU, NA BAHIA, ENTRE OS ANOS DE 1925 E 1926, ÉPOCA EM QUE A EXPLORAÇÃO DO CACAU IMPULSSIONOU TRANFORMAÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS DE EXTREMA IMPORTÂNCIA.
A OBRA ??GABRIELA CRAVO E CANELA?? É MUITO MAIS DO QUE SOMENTE UM ROMANCE, ESTE CLÁSSICO DA LITERATURA BRASILEIRA ABORDA MUITO MAIS DO QUE O SABORES E DISSABORES DA JOVEM GABRIELA (QUE COM A CITAÇÃO DE SEU NOME NO TÍTULO DA OBRA FAZ-SE PARECER QUE ELA É A PROTAGONISTA, O QUE NÃO É VERDADE, POIS O ENREDO SE PASSA MUITO ALÉM DISSO).
O VERDADEIRO PROTAGONISTA DA HISTÓRIA É DE FATO A CIDADE DE ILHÉUS, TRATA-SE SOBRETUDO DE UMA CIDADE EM CONSTANTE PROGRESSO (??A CIDADE IA PERDENDO, A CADA DIA, AQUELE AR DE ACAMPAMENTO GUERREIRO QUE A CARACTERIZAVA NO TEMPO DA CONQUISTA DA TERRA??). TRATA DOS CONFLITOS POLITÍCOS, CULTURAIS E SOCIAIS DELA.
A PRIMEIRA APARIÇÃO DE FATO DE GABRIELA SE DÁ APÓS 100 PÁGINAS DO LIVRO, FUGIDA DA SECA DO SERTÃO, ELA PARTE PARA ILHÉUS EM BUSCA DE UMA NOVA VIDA. GABRIELA É ICÔNICA, COMO JÁ DIZIA JOÃO FULGÊNCIO ??...GABRIELA É BOA, GENEROSA, IMPULSIVA, PURA. DELA PODEM-SE ENUMERAR QUALIDADES E DEFEITOS, EXPLICÁ-LA JAMAIS. FAZ O QUE AMA, RECUSA-SE AO QUE NÃO LHE AGRADA. NÃO QUERO EXPLICÁ-LA. PARA MIM BASTA VÊ-LA, SABER QUE EXISTE??. FOI INCRIVEL PODER CONHECER DE ALGUMA FORMA GABRIELA E TODA ESSA POTÊNCIA QUE ELA É.

Carolina 01/09/2022

Maravilhoso
Agora, depois de meses, que vi que não fiz resenha para esse livro então vou falar pouco. Mas amei muito, eu adoro o Jorge Amado e meu sonho é conhecer Ilhéus na Bahia por causa dele. Amei os personagens, a Gabriela e sua personalidade. Muito a frente da época que foi escrita, recomendo.

Maria.Batagin 11/08/2022

Que livro
Amei essa experiência, uma escrita gostosa de se ler!
Livro que tinha receio de ler pelo linguajar é a escrita por esse motivo que levei tanto tempo para ler e agora depois de perder com muito gosto horas com esse livro, super recomendo a todos.

Lorena 03/08/2022

Gabriela, explicá-la jamais!
Para que explicar? Nada desejo explicar. Explicar é limitar. É impossível limitar Gabriela, dissecar sua alma?
Foi longa jornada, só lendo mesmo de pouquinho. De pouquinho em pouquinho a gente se encanta pela profundidade de Gabriela. Que nada quer ser, que de tudo prefere o simples. Não fosse o corpo de mulher pensa que é criança. A trama em si perde completamente o foco, de tão interessante que se torna ler sobre Gabriela. Da vontade de só falar sobre ela, porque Gabriela é o que de mais simples existe nas mulheres. É de fascínio. Uma vontade de ser só ela, por si só, presa dentro de si e longe de qualquer vínculo social. Gabriela é só dela. Tinha vontade, na hora fazia. Jorge Amado não poderia ter sido mais perfeito na criação de Gabriela, que é desejo, que é riso, que é Bahia, que é vida. Que é você, que sou eu. Que é o que tem de mais profundo dentro de cada mulher.
Nunca que eu te esqueço Gabriela, porque te esquecer é esquecer de mim.
Pedro 04/08/2022minha estante
Belíssima (e poética) resenha!
????

Sabrina 01/08/2022

Os costumes de Ilhéus dos anos 20, a cena política, a disputa de poder pelos coronéis do tempo de ouro do cacau, as mulheres subjugadas pela sociedade e submetidas a toda ordem de violência de gênero? e Gabriela e sua liberdade. Ler Jorge Amado é sempre uma delícia!

Rodrigo Scarabelli 31/07/2022

Ilheus, terra do cacau e da misoginia
Livro muito bem escrito, tratando de costumes de uma cidade historicamente conquistada por jagunços que se tornaram fazendeiros-coronéis. Passado violento, presente severo no que se refere a códigos morais, principalmente às mulheres.

Transformações estão em curso, com o enriquecimento da cidade pela exportação do cacau, anseios progressistas de desenvolvê-la e mudanças culturais com filhos estudados e avanços civilizatórios no país.

Gabriela é icônica, mas o livro fala da cidade de Ilhéus e seus cidadãos nessa encruzilhada de mudanças, entre os velhos costumes e os novos tempos, gerando vários tensionamentos.

Enredo riquíssimo sobre machismos e misoginia, culturas antigas de "lavar a honra com sangue" deixando crimes de feminicídio encobertos, socialmente justificados e impunes. A Ilhéus na encruzilhada dos tempos vai assistir à ruína do consolidado poderio dos coroneis e à condenação pela justiça do primeiro marido traído que assassinara a esposa e o amante, resultando em prisão.

A leitura, para além de entreter, faz refletir sobre costumes e nossa própria história, e lamentáveis machismos ainda insepultos. Que sejam por nós identificados nas suas ínfimas expressões para assim serem liquidados. "Eu nasci assim vou ser sempre assim" só serve para Gabriela.

Bruna.Toledo 31/07/2022

Achei bem difícil ler Gabriela, Cravo e Canela sem me deixar influenciar pela imagem retratada na minissérie da Globo. Não consegui desassociar a narrativa da televisão, o que inicialmente até me deixou desanimada com o livro, afinal eu já conhecia os plot twists. Felizmente, a ilhéus de Jorge Amado me conquistou aos poucos, até que me vi completamente seduzida pelo cenário e pelos personagens caricatos.

Esse livro não é um clássico à toa. É um retrato de como o Brasil se construiu Brasil: à base da violência, em busca de riquezas e tratando como figurantes quem fez todo o trabalho sujo e pesado (o povo). A elite está no centro de todas as discussões, com poder ilimitado para decidir o presente e o futuro. Qualquer conflito é sempre entre duas elites. As "minorias" que compõem a maioria da pooulação não têm lugar nem voz. Com a exceção de Gabriela, mas ela merece um parágrafo a parte.

Gabriela me irritou desde o início. Não por ser a antítese da mocinha recatada e virginal, mas pela forma rasa com que nos é apresentada. Gabriela parece incapaz de avaliar as situações para além do que é visível ou imediato, tem um comportamento impulsivo e uma linha de raciocínio que anda em círculos. É basicamente uma criança sexualizada. Por fim, me incomodou profundamente a fetichização da mulher pobre e sem recursos. A mulher exótica, de beleza descomunal e que está sempre disponível para dar e receber prazer, mesmo quando está dormindo tranquilamente no seu próprio quarto.
Dandara 31/07/2022minha estante
Leia ?Terras do Sem Fim? que também retrata bem Ilhéus, acho que vai gostar. Visitei a cidade recentemente, e é encantadora? vive e respira Jorge até hoje.