826 Notas de Amor Para Emma

826 Notas de Amor Para Emma Garth Callaghan

Resenhas - 826 Notas de Amor Para Emma

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Raquel Comunale 10/01/2017

Garth Callaghan decidiu que o lanche da escola de Emma, sua filha adolescente, não era saudável. Com o hábito de acordar cedo ele começou a preparar o lanche de Emma diariamente e, junto com a comida, decidiu colocar um guardanapo com um recado. O pai considerava uma ótima forma de se conectar com a menina já que os dois passavam o dia longe, um no trabalho e o outro na escola. Quando percebeu que Emma gostava dos recados soube que tinha feito a coisa certa.

A rotina familiar é drasticamente alterada quando Garth descobre que tem câncer no rim. O diagnóstico não é dos melhores e quando escuta que tem apenas alguns anos de vida ele decide entrar na luta contra a doença e conta com a ajuda da esposa, de Emma e seus familiares.

Quando Garth decide compartilhar no facebook os bilhetinhos que fazia pra filha não imaginava a proporção que aquilo alcançaria. Ela decide a escrever 826 bilhetes para que Emma recebesse um guardanapo por dia até terminar o ensino médio. Com frases marcantes, declarações de incentivo, dicas para a vida e palavras carinhosas pai e filha criam um canal afetivo. Quando os bilhetes vitalizam na internet a família é convidada para diversos programa e entrevistas e, mesmo batalhando contra um segundo câncer, Garth decide levar seus bilhetes para todos os pais que não sabem como se aproximar dos seus filhos.

Eu achei a história muito emocionante. Garth, acima de tudo, é um pai e um marido disposto a proteger sua família. Em diversos trechos ele deixa claro que embora o câncer estivesse no corpo dele a família inteira precisava lidar com a doença. Os diversos tratamentos e efeitos colaterais. As mudanças na rotina e a dependência. Uma narrativa cativante de um guerreiro que não desistiu diante de uma doença tão dolorosa quanto o câncer. A página do facebook do autor é a Napkin Notes.

Foi meu primeiro livro do ano e me trouxe uma mensagem linda: antes de reclamar de pequenas coisas lembre que existem problemas de verdade.

site: http://desencontre.blogspot.com.br/

janainaflores 14/08/2016

O livro é conta uma história real, triste porém muito emocionante e inspiradora. Garth nos lembra o que é importante de verdade, nos mostra o amor de um pai por uma filha, o carinho, a dedicação. De uma coisa eu sei eu quero ler esse livro de novo, um dia, quando eu tiver um filho, porque se hoje eu já me senti tocada, imagine quando for mãe. Um amor é lindo demais.

"Eu sabia que os tempos difíceis da vida eram aqueles nos quais você mais aprende ou eram necessários para te colocar de volta no caminho de algo bom. Se você puder manter isso sempre em mente, pode passar por qualquer coisa."

Garth tinha uma vida normal, tranquila e de repente descobre estar com câncer, ele começa a lutar para superar isso, vai aparecendo mais problemas e ele continua lutando, lutando por Emma, porque ele quer ver a filha dele crescer, não pode deixá-la sem um pai, é tudo por Emma.

"Querida Emma, às vezes, quando preciso de um milagre, eu olho em seus olhos e percebo que já tive um. Com amor, papai."

A previsão que os médicos deram a ele era de 8% de chances de sobreviver 5 anos, então como ele já escrevia bilhetes de guardanapo para Emma sempre colocando no seu lanche para a escola e sabia que isso havia se tornado importante para ela, ele fez as contas e concluiu que seriam 826 bilhetes de guardanapo até a formatura do ensino médio da Emma, começou a escrever, colocando nos bilhetes ensinamentos para a vida dela, algo que pudesse ajudá-la, inspirá-la e fazê-la saber que ele a amava e sempre estaria com ela.

"Querida Emma, não importa aonde você vá na vida, mas sim as pessoas que estão ao seu lado e como você fará a diferença. Com amor, papai."

No livro nós podemos acompanhar os ensinamentos que ele deixa para Emma e seus bilhetes de guardanapo com mensagens lindas, ao mesmo tempo que acompanhamos a vida dele e de sua família lutando contra o câncer.

"Sabe todas aquelas coisas que você queria fazer? Vá e faça-as. Com amor, papai."

É um livro cheio de amor, cheio de vida, cheio de ensinamentos incríveis. Livros assim fazem toda a diferença. Tire um tempinho para aproveitar essa leitura incrível.

site: http://www.abobrinhacomchocolate.com.br/2016/07/resenha-826-notas-de-amor-para-emma.html

Larissa 08/09/2015

O livro é uma biografia, o personagem narra sua história com o câncer, mas dá enfase na mudança que os bilhetes tiveram em sua vida. Achei interessante o modo como os personagens se interagem, como fixam um elo através dos simples bilhetes de guardanapo. Para quem precisa reforçar laços e visualizar as transformações de pequenos gestos em nossa vida.

Nina.Sousa 04/08/2015

legal
achei esse livro bem legal tipo livrinho de auto-ajuda infanto-juvenil mesmo mas nada que não vala a pena divulgar uma boa mensagem de amor rsrrr....

paulamgl 25/05/2015

Fofo e Reflexivo
Um livro bem fofinho, conta a história do próprio autor que têm câncer e seu medo de não conseguir passar tempo suficiente com a filha, não acompanhar sua adolescência, crescimento, etc. Então ele decide fazer bilhetinhos para ela ler a cada dia e lembrar do pai. É aquele livro que faz você pensar se dá a devida importância para as pessoas que ama, e se demonstra isso.

Domenica Mendes 23/03/2015

Enquanto Emma crescia, Garth viu sua vida ser transformada. E transformada para melhor. Aos poucos, Emma começou a se tornar mais independente e os próprios horários do casal começaram a ficar mais corridos. Foi aí que Garth começou a fazer algo que mudou a sua relação de pai com a filha: todos os dias ele se levantava, preparava a refeição de Emma e junto ao almoço colocava um bilhete de guardanapo.
O fator destino ou acaso e como lidamos com ele
A grande reviravolta em sua vida começa quando descobre que está com câncer. E sabe quais as principais preocupações dele? Nessa ordem: 1) Que Emma cresça sem um pai para lhe colocar para dormir, segurar em suas mãos, lhe buscar nos bailes e indicar os caminhos. 2) Como quebrar o coração de sua criança ao contar sobre a seriedade de sua doença.
E ele precisou quebrar o coração de sua filha não uma, nem duas ou três vezes. Mas sim, quatro. Quatro vezes Garth precisou se sentar com Emma e olhar no fundo de seus olhos e explicar a ela que o câncer estava em seu corpo e que ele deveria enfrentar mais uma batalha e um tratamento para liquidá-lo.
Como não ser tocado pela intensidade desse amor?
826 notas de amor para Emma-bilhete-1Muito se engana você se acredita que Garth se entregou à tristeza.
Ele se agarrou a seu amor e estabeleceu uma meta: escrever um bilhete para cada dia até que Emma se forme no Ensino Médio. Ao todo são 826 notas de amor.
São pequenos lembretes, conselhos de pai, frases de artistas e pensadores famosos ou simplesmente ensinamento e ordens como “Nunca use drogas. Sério.”
A cada bilhete de guardanapo um novo mundo se abre, uma ponte entre duas vidas se estabelece e a vida começa a valer mais a pena!
Quando você vai escrever sua primeira nota, querido leitor?

site: http://leitorcabuloso.com.br/2015/01/resenha-826-notas-de-amor-para-emma-garth-callaghan-editora-leya/

Bruna 17/02/2015

Emocionante
A resenha de hoje é de um livro que conta uma história real, que apesar de triste, é bem emocionante e inspiradora: 826 Notas de amor para Emma.

Em 2011, Garth Callaghan foi diagnosticado com câncer de rins, e de lá para cá, teve mais diagnósticos nada animadores, e a previsão de que tinha 8% de chances de sobreviver 5 anos.

Devido a correria do dia a dia, e a vida agitada e tumultuada com o trabalho, Garth criou o hábito fazer o almoço da filha todos os dias pela manhã, como uma forma de estar presente na vida dela, e sempre deixava um recados no guardanapo. E essa prática foi muito importante para unir pai e filha quando ela era pequena, e se tornou ainda mais especial depois do primeiro diagnóstico da doença do pai, quando Emma tinha 12 anos.

Não sei quanto tempo eu ainda tenho. Mas descobri uma forma de fazê-la saber todos os dias o quão amada é, o quanto eu a apoio e o quanto eu me importo com a pessoa que ela se tornou. Eu escrevo bilhetes de guardanapo pra ela, e coloco dentro da sua lancheira todas as manhãs.

Com o péssimo prognóstico, e sabendo o quando aquelas mensagens eram importantes para Emma, Garth prometeu a si mesmo que a filha teria um guardanapo com mensagem em seu almoço até se formar no ensino médio. E seus cálculos é de que ele precisaria deixar 826 mensagens para cumprir essa meta. Além dessas mensagens, ele também começa a escrever algumas lições de vida para a filha, como uma forma de aconselha-la quando não estiver mais aqui.

A história de Garth, a importância e significado dessas mensagens como uma forma de expressar seu amor, acabou ganhando notoriedade. Garth e Emma apareceram em programas de TV, deram entrevistas e contaram sua história. Hoje ele possui um site, uma página no facebook e um perfil no twitter, nos quais procura incentivar as pessoas a fazerem o mesmo, ou seja, tirar um pedacinho do seu dia para demonstrar as pessoas que ama, o quanto elas são importantes para você, seja com uma nota no guardanapo, um recadinho em um post it, ou outros meios.

Com uma narrativa gostosa e emocionante, Garth nos conta sua história, intercalando a narração do presente, desde seu diagnóstico, com histórias do seu passado e sua família. Fala sobre sua infância, seus pais e irmã, como conheceu e se casou com a esposa, Lisa, o medo e desafio de se tornar pai, e o amor incondicional por sua filha. Os capítulos sempre iniciam com uma das mensagens que ele deixou em um guardanapo da filha, e termina com uma pequena lição de vida.

Eu realmente me emocionei com esse livro e sua mensagem. Eu não gosto de biografias, geralmente não leio, mas a história de Garth me conquistou. E devo admitir que se soubesse que o livro era uma história real, talvez não tivesse lido, porque antes de começar, pensei que seria um romance fictício, e a Emma a amada do autor. Então fica a dica, pessoal: saiam de sua zona de conforto de vez em quando, você pode se surpreender.

Recomendo muito esse livro, é uma linda mensagem, que merece ser lida.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2014/12/resenha-826-notas-de-amor-para-emma.html

Sarah Fernanda 26/01/2015

Amor paterno
Linda história de amor de um pai pela filha, leitura fácil, livro lindo! Uma reflexão sobre a dedicação que devemos ter a que amamos.

Clã 29/11/2014

Clã dos Livros - 826 Notas de Amor para Emma
826 Notas de Amor para Emma, é uma história de amor contada em notas, citações e lições, de um pai para sua filha.
Garth Callaghan descobriu que estava pronto para ser pai quando pegou sua filha Emma nos braços. Foi amor a primeira vista, ou ao primeiro colo. Apesar de trabalhar muito, ele reserva em todos os dias, um momento especial para sua filha. Acorda cedo e prepara o almoço de Emma, colocando dentro da embalagem um recado escrito em um guardanapo. Após a primeira vez, isso tornou-se um hábito.
As mensagens variavam: pequenos comentários, metáforas, citações, lições de vida. Sempre aproveitando a oportunidade para manter-se conectado com a filha, mesmo que não passassem muito tempo juntos.

Somente esta lição, de dedicar um pouco do seu tempo para quem você ama, mesmo que seja com gestos simples, já valeria um livro. Mas, quando tudo parecia estar bem, Garth descobre que está com câncer e seu maior desespero é pensar como sua filha vai sofrer com a notícia.
Garth é um guerreiro e desde o começo enfrenta o tratamento de maneira corajosa. Ele continua com seus recados em guardanapos para a filha, que passa a guardá-los em um caderno.
Apesar de sua força e luta, o câncer volta algumas vezes e Garth teme não sobreviver para ver sua Emma se formar no ensino médio. Ele não queria que ela ficasse sem os bilhetes, por isso, faz as contas e resolve deixar os bilhetes prontos para todos os dias de aula, até a formatura. 826 notas.

O livro é lindo e emocionante, como eu esperava, mas além disso, ele traz uma mensagem verdadeira e real. Não de um homem perfeito, mas de um ser humano, com suas dúvidas, seus medos, suas angústias e principalmente o amor que sente por sua família.

826 Notas de Amor para Emma é o tipo de livro que deveria morar na cabeceira da gente. Daquele que podemos folhear e reler um capítulo, sempre que der vontade.
Quando acabei a leitura chorei, porém meu choro não foi desesperador ou triste, e sim um choro confortador e repleto de amor.

Inesquecível! Recomendo à todos.

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2014/11/resenha-826-notas-de-amor-para-emma-de.html

Dressa Oficial 26/11/2014

Resenha - 826 Notas de Amor Para Emma
Olá, tudo bem com você?

Logo que vi o lançamento desse livro fiquei morrendo de vontade de ler, e quando chegou fiquei super ansiosa pela leitura tanto que li em apenas um dia, de tão gostoso que é a leitura, me emocionei, me surpreendi e o mais importante aprendi muito lendo esse livro.

Garth Callaghan é o pai de Emma e quem narra essa linda história de amor e superação, logo quando Emma nasceu Garth diz sobre todo o seu amor que nasceu junto com sua filha e esse amor é tão forte que chega a ser palpável para quem está lendo.

Garth Callaghan é o tipo de pai que dá orgulho em ter por perto, ele se importa muito com Emma, além de ser um marido super companheiro e ajudar na criação de Emma.

"Se cair sete vezes, levante-se oito"

A parte triste da história é que Garth descobre um câncer no rim e tenta de qualquer forma lutar para que essa doença não tome conta de sua vida e se torne o maior problema que tem, pois o maior sonho da vida dele é ver Emma se formar.

O câncer me colocou nessa estrada. O câncer me levou a prestar atenção no que é importante. E, se sou capaz de ajudar os outros a fazer isso também. quem sou eu para dizer que não deveria lidar com isso?

Desde quando Emma frequenta a escola Garth faz questão de preparar o almoço de sua filha e sempre que prepara o almoço coloca na sua lancheira guardanapos com mensagens positivas e amorosas para sua filha.

O tempo é muito corrido ele trabalhava muito então ele fazia questão de preparar o almoço de sua filha tão querida e deixar bilhetes motivadores para se sentir mais perto de sua filha, o livro é cheio de mensagens positivas e encorajadoras, eu anotei tantas mensagens que seria impossível repassar todas aqui nesse post, por isso recomendo que simplismente você leia esse livro e aprenda muito com essa linda história de superação.

Garth foi super guerreiro e enfrentou o câncer três vezes, duas vezes ele pegou câncer de rim uma de prostata, e nessas horas em que ele descobria sua doença mais uma vez se mostrava forte e valente.

A diferença principal de quem tem um diagnóstico como esse é talvez saber quando se vai morrer e tentar preparar sua vida depois da sua morte e foi exatamente isso que Garth fez para Emma, calculou quanto dias faltava para sua filha se formar no ensino médio e escreveu 826 notas de amor para sua filha.

Apesar de toda a emoção que o livro traz a narrativa é feita de maneira leve, no começo dos capítulos tem as notas que ele escrevia para sua filha e muitas dessas notas servem para quem está lendo, a maior supresa de tudo isso é que Emma sempre guardou os guardanapos que recebia de seu pai.

Esse livro nada mais é que um alerta para dizer para as pessoas que amamos e o quanto elas são importantes em nossa vida, o quanto é bom fazer um agrado para quem amamos seja escrever uma nota no guardanapo do seu filho ou mandar uma mensagem para quem se ama, o mais importante sempre é dizer que ama e acreditar na pessoa que vive com você.

Espero de coração que você possa ler esse livro e se emocionar assim como eu me emocionei e acabei dizendo a várias pessoas o quanto elas são importantes em minha vida, afinal ao contrário de Garth eu não sei quando irei morrer.

O Bilhetes de Guardanapo é bem claro: não sou um homem notável, apenas arrumei uma plataforma para nos lembrar como tudo isso é simples. É sobre amor. É sobre comunicação. É sobre fazer
pequenos esforços que tenham grande significado.
Você se juntará a mim? Você se tornará um pai ou uma mãe de Bilhetes de Guardanapo, ou uma esposa ou um marido de Bilhetes de Guardanapo? Isso é o que importa. Nada mais.
A lista da vida para Emma
1. Aprenda a receber críticas com cortesia
7. Ame alguém mesmo que você saiba que não dará certo
8. Doe dinheiro
9. Seu parceiro não deve ser o propósito da sua vida
10. Receba presentes com cortesia

E por incrivél que pareça esse livro não é triste o final é feliz e por isso merece nota máxima !

Beijos

Até mais...

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2014/11/resenha-826-notas-de-amor-para-minha.html

Camilla191 21/11/2014

Resenha do Blog | Descafeinadas (Livro Cortesia)
É incrível como o livro é emocionante, ainda nas primeiras páginas era possível se emocionar com tudo que estava escrito. Sim, se emocionar de verdade. Afinal não é de nenhum casal que estamos falando é sobre o amor de um pai para sua filha. Fiquei muito emocionada, as palavras eram direcionadas com amor e determinação que emocionava até os que não estavam envolvidos com a história.

Não é só uma história sobre um pai com câncer que não vai ver a filha de doze anos crescer, é sobre um homem que sempre procura o lado positivo. Transformando os piores momentos da sua vida em momentos bons. Ele luta pelas coisas que acredita e por ideias de vida que já foram esquecidos por nós.

A determinação passada de maneira tão simples através de mensagens, provérbios, trechos, citações é o que move o livro. Garth narra de maneira tão simplória os melhores e piores momentos da sua vida, sejam eles após ou antes o nascimento de Emma.

As histórias por ele contadas no passado tem total ligação com o presente, retrata de maneira carinhosa os primeiros momentos com a filha. Ele aprendeu a transformar refeições em motivos para encontrar com Emma.

No decorrer do livro ele vai dando dicas de pai, algumas das coisas que eu li foram como ouvir meu pai repetindo. Com base nas dicas sempre tem uma citação que coincide com a realidade. Não a realidade dos livros, coincide com a realidade da vida.

Quando Garth recebe o segundo diagnóstico de câncer ele tinha absolutamente tudo para deixar a vida de lado. A família ainda era sua base para qualquer situação que tivesse passando, e além de buscar força em si mesmo a encontra em Lissa (sua esposa) e em Emma.

Muitas vezes ele diz estar "projetando um futuro para Emma sem um pai" foram os momentos que mais me tocaram durante a leitura, talvez eu ou você passemos pouco tempo com nossos pais fingindo que tudo é melhor que isso. Ele nos toca de uma maneira simples mas vai fundo na sinceridade.

A partir desse pensamento de deixar ela sem pai, Garth decide escrever mensagens para Emma até que ela se forme. Os 826 bilhetes, mensagens encorajadoras que fazem com que ele sempre esteja em um pedaço de Emma.

Sem dúvida é um livro delicado com um tema delicado, a história dele inspirou pessoas, Garth deu várias entrevistas contando sobre como achava que seria um mundo para Emma sem ele. É bonito como ele descreve logo no inicio a sensação de ser pai. Até mesmo Emma escreve em guardanapos e entrega ao pai.

Mesmo não sendo pai é fácil se identificar com as palavras da Garth no livro, principalmente quando ele vê que sua filha é uma adolescente e ele ainda lembra da sensação de colocá-la para dormir, o meu pai sempre fala isso para mim em todo aniversário. De modo ou de outro Garth fez eu reviver momentos ótimos com meu pai.

O livro é fantástico do começo ao fim, é muito mais do que uma simples leitura. É feito para pensarmos, pararmos e refletirmos. Então se quer aprender a amar a vida, leia esse livro !

site: http://descafeinadass.blogspot.com.br/

ValGouveia 10/11/2014

Emocionante, inspirador
Já conhecia história de Garth meio "por alto". Meu marido já havia comentado comigo sobre a história do homem, que ao se descobrir com câncer, resolveu deixar uma quantidade de recados em guardanapos de papel para a filha, até que ela se formasse no ensino médio.

Quando peguei o livro pra ler, esperava algo diferente. Sim, esperava que a história fosse escrito em formato de cartas, ou melhor, contendo os recados de Garth para a filha Emma. Fiquei meio decepcionada quando terminei, mas depois, percebi que não faria sentido. Como é que um livro poderia conter todos os recados deixados por Garth, sendo que eles são destinados à Emma e apenas à ela?

No finalzinho do livro, ela até faz um TOP 10 dos bilhetes nos guardanapos. Os que mais a emocionaram ou que a fizeram pensar sobre a vida, sobre a doença do pai, seu relacionamento com ele. Mas colocar todos os recados, realmente seria sem sentido.

A história é triste, porque é real e envolve muito sofrimento. Não tem como ser uma história feliz, tendo uma doença tão terrível como o câncer envolvida. Mas é uma história que fala de amor. Que mesmo sabendo que o final não será feliz para os envolvidos, fala sobre superação. Fala sobre manter viva a chama da esperança, sobre ter fé em Deus.

Fala sobre eternizar momentos. Sobre se fazer inesquecível. É um livro que nos faz pensar na vida. Nos momentos que passamos com nossos entes queridos. E também os momentos que não passamos com eles.

O livro é intenso. Me emocionei em vários momentos, vendo o amor incondicional de Garth por Emma. Como deve ser terrível saber que não fará parte do futuro de um filho! Saber que os momentos junto de quem se ama estão se esgotando, têm tempo definido....
A atitude de Garth mobilizou a internet, as redes sociais e toda a mídia. As pessoas passaram a deixar bilhetes para família, amigos, conhecidos, até mesmo para desconhecidos.
Garth fala que Bilhetes de Guardanapo se tornou viral. Sim, Garth....se tornou um viral. Um viral de amor.

Em um momento do livro, Garth fala sobre não ter nenhum recado deixado pelo pai e se emociona muito quando a mãe, ao revirar a casa, encontra uma carta do pai para ele e para a irmã.
Nesse momento, me emocionei DEMAIS. Lembrando das cartinhas que minha mãe sempre escreveu pra gente e para as netas. Ela escrevia cartinhas, recadinhos em datas especiais, como aniversários, natal, dias das crianças, ou em datas não comemorativas também. Fiquei tão feliz por ter isso comigo, sobre a importância de ter algo guardado, palavras de amor de quem já se foi. E pretendo fazer o mesmo. Deixar recados para meus filhos, marido, amigos. Porque afinal, não sabemos o que acontecerá amanhã ou depois...

"Faça aquele telefonema. Escreva aquele bilhete. Porque eu conheço muito bem a fragilidade da vida e sei o quanto é importante reservarmos um tempo para nos aproximar daqueles que amamos, enquanto ainda estamos aqui, enquanto ainda podemos."

Tem livros que lemos e esquecemos. Tem livros que lemos e sempre nos lembramos. E tem livros que lemos, sempre nos lembramos e nos dão uma grande lição de vida, que o tempo passa muito rápido e que precisamos de alguma forma, mostrar às pessoas o quanto elas são importantes. 826 notas de amor para Emma é um desses livros.

site: http://valgouveia.com.br/

MiCandeloro 06/11/2014

Indescritível! Arrasou com meu coração ao mesmo tempo em que me encheu de esperança!
Garth era um homem comum, como outro qualquer. Certo dia, numa convenção de trabalho, conheceu Lissa, por quem se apaixonou. Depois de muitas idas e vindas num relacionamento inicialmente começado à distância, decidiram se casar. A cerimônia não foi nada usual, realizada na funerária do pai de Garth, mas nada disso importava aos noivos apaixonados. Finalmente chegou a hora de Garth começar a sua própria família.

Por Lissa ser cinco anos mais velha que ele, Garth foi obrigado a amadurecer rápido. Apesar de terem gostos diferentes, um sempre foi o porto seguro do outro. Quando Lissa decidiu que havia chegado a hora de terem um filho, Garth topou embarcar nessa aventura, só não imaginou que tudo fosse acontecer tão rápido. Quando Claire nasceu, Garth se desesperou. Ele não estava pronto para ser pai, não se sentia responsável ou maduro o suficiente, e o pior, não conseguia se sintonizar com aquela bebezinha que era a sua filhinha.

Bastou Garth compreender que o nome da filha estava errado, que simplesmente não combinava com ela, que tudo mudou. Então Garth e Lissa alteraram o registro de nascimento da filha, trocando seu nome para Emma. Quando Garth olhou para Emma pela primeira vez, seu mundo ganhou um colorido todo especial. Agora sim, Emma era a luz dos seus olhos e Garth faria de tudo para ver aquela pessoinha feliz.

Na medida em que Emma ia crescendo, Garth tentava driblar sua rotina corrida para encaixar um tempo para a filha. Mas era tudo tão difícil, seus horários eram tão desencontrados que se somasse todos os minutos em que via Emma por dia, totalizava no máximo uma hora. Garth não aceitava isso, queria estar mais próximo da filha, queria estar conectado a ela, queria fazer Emma entender que sempre que ela precisasse, Garth estaria lá, e foi assim que ele teve uma ideia.

Garth decidiu acordar todos os dias mais cedo e preparar o almoço da filha, com alimentos balanceados e saudáveis, como uma forma de cuidar dela e de demonstrar que se importava. Junto com o embrulho, acrescentava um guardanapo, mas não um guardanapo comum, um bilhete de guardanapo. Todos os dias Garth escrevia alguma mensagem para Emma num guardanapo em branco. Podia ser um simples "eu te amo", uma mensagem de encorajamento, uma lição, um ditado popular, qualquer coisa que fizesse Emma pensar nele e deixar seu dia mais feliz. O lema de Garth passou a ser Embrulhe. Escreva. Conecte-se.

"Senti que entendi o que estava tentando fazer. Embrulhar um almoço. Escrever um bilhete. Conectar-me com minha filha. Mantive de forma simples, para mostrar às pessoas como era fácil fazer algo pequeno que tivesse um grande significado."

Nunca Garth imaginou o significado que esses bilhetes de guardanapo fossem adquirir, não só na sua vida, como na vida das pessoas ao seu redor, e daqueles que ele nem conhecia. Depois de descobrir que tinha câncer e de praticamente ser sentenciado à morte, já que possuía apenas 8% de chance de ficar vivo nos próximos cinco anos, Garth fez uma promessa a si mesmo: Emma não ficaria um só dia do seus próximos anos escolares sem receber um bilhete de guardanapo. E foi assim que Garth se propôs a escrever 826 notas de amor para Emma.

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Genteee, para tudo! Nem em um milhão de anos tinha ideia de que esse livro não era de ficção. Eu não li a sinopse!!! Só vi a capa linda e achei que se tratava de alguma história jovem adulta bem romântica e dramática. Eis que, começo a ler e a ficha cai: é a história real de um pai que está morrendo de câncer e começa a deixar bilhetes para a filha. A realidade me assolou como uma porrada no estômago e eu não consegui mais voltar atrás.

Não pude mais fechar o livro, já tinha sido seduzida pela escrita de Garth e, sinceramente, queria muito saber o que ele tinha a dizer. Então segui em frente, mas não sem antes pesquisar a respeito dos Callaghan, porque precisava saber o que tinha acontecido, precisava saber o final da história antes de continuar a leitura para me preparar emocionalmente. E foi assim que abri meu coração para um dos mais belos, emocionantes e significativos livros que já li.

Foi muito difícil para eu ler 826 Notas de Amor Para Emma. Perdi meu pai quando ainda era muito pequena, na mesma idade em que Emma descobriu pela primeira vez que Garth estava com câncer. Além disso, pelo que vejo por aí, são poucos os homens que sabem realmente assumir o papel de pai e têm a noção da real importância da sua participação na criação de um filho. Garth era um desses, assim como Gerson, o meu pai. Então, enquanto lia a obra, parecia que via meu pai falando sobre os seus anseios e seus desejos para a minha criação.

Meu pai, assim como Garth, preparava a minha lancheira para eu levar para o colégio, e no maior capricho. Do mesmo modo que Garth, meu pai se preocupava em se conectar comigo e não media esforços em arrumar tempo para mim, para brincarmos e para me ensinar coisas novas. Justamente por isso, por ver o medo terrível que assolava Garth por saber que ia morrer, por saber que ia deixar sua filha desamparada, é que fiquei imaginando o que o meu pai teria sentido se não tivesse morrido de uma maneira fulminante, e isso cortou meu coração e me fez chorar muito.

Só queria ter podido guardar uma mensagem do meu pai, assim como Emma pôde fazer com os bilhetes de guardanapo de Garth. Numa era em que priorizamos demais o que é tecnológico, e nos limitamos a nos comunicar apenas por meio da internet, esquecemos o quanto é bom recebermos bilhetinhos de amor com a letra e o jeitinho daquela pessoa especial.

"O foco do Bilhetes de Guardanapo não era a minha pessoa ou até mesmo o fato de eu estar morrendo. Era o fato de que qualquer um poderia ser um pai de Bilhetes de Guardanapo. Todo mundo poderia reservar cinco minutos do seu dia e fazer algo especial para as pessoas que amam. Preparar o almoço deles. Escrever uma mensagem. Conectar-se. Isso era importante. Não eu."

Garth não tinha ideia de escrever este livro. Somente depois de sua história ter vindo a público, em janeiro deste ano, é que ele decidiu compartilhar sua vida conosco, expondo as intimidades de sua família. 826 Notas de Amor Para Emma é um livro triste, obviamente, mas a intenção de Garth não é ficar se melindrando sobre suas doenças e sofrimentos. Não. Na obra, que não deixa de ser um livro de memórias, Garth nos conta sobre sua trajetória de vida e sobre o seu desejo se inspirar cada um a fazer a diferença. É difícil, mas é possível encontrarmos forças nas dificuldades, enxergarmos o lado bom da vida e continuarmos lutando quando almejamos algum objetivo.

"Eu tenho a dádiva de perceber que o fim está se aproximando. Posso reservar um tempo para fazer um balanço e dizer para as pessoas que amo o quanto elas significam para mim. É a única coisa que importa. Sua casa, sua conta bancária, suas habilidades, sua profissão nada disso importa. Tudo se resume aos relacionamentos duradouros que construímos. É isso. É tudo isso. Este livro é um chamado. Para acordar. Conectar-se. Compartilhar seus sentimentos. Faça aquele telefonema. Escreva aquele bilhete. Porque eu conheço muito bem a fragilidade da vida e sei o quanto é importante reservarmos um tempo para nos aproximar daqueles que amamos, enquanto ainda estamos aqui, enquanto ainda podemos."

E vocês, que tal fazerem um bilhete de guardanapo hoje? Não precisa necessariamente ser de guardanapo, e não precisa ser escrito. Pode ser um desenho, um recorte, um post-it. Aliás, Garth dá ideias geniais de como fazer um bilhete memorável para quem se ama. O importante é lembrarmos de demonstrar nosso carinho para os demais. Tenham certeza de que gestos como esses nunca serão esquecidos, e a premissa é verdadeira, "gentileza gera gentileza". Então bora começar a fazer a nossa parte! Eu já comecei a minha :)

Lembrem-se: "Seja lá o que você fizer, seja bom nisso. Abraham Lincol."

Resenha originalmente publicada em: http://www.recantodami.com/2014/11/resenha-826-notas-de-amor-para-emma.html

site: www.recantodami.com

1 | 2 | 3 | 4 | 5