O menino da lista de Schindler

O menino da lista de Schindler Leon Leyson...

Resenhas - O Menino da Lista de Schindler

San 14/07/2021

Emocionante
A leitura fluiu bem. A história é emocionante.

Apesar de todo horror do Holocausto, saber que houve alguém que desafiou o nazismo e ajudou a salvar vidas, dá um pouco de conforto ao coração.

Se gosta de ler sobre, indico esse livro.

Gabriel2801 31/08/2020

Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro.
Essa frase jamais poderia passar despercebida aos que leram O Menino da Lista de Schindler, tampouco como aos que viram a obra de Steven Spielberg "A Lista de Schindler".

O livro retrata, com uma riqueza imensa de detalhes, as experiências de um jovem garoto e sua família durante a Segunda Guerra Mundial, e as dificuldades enfrentadas por um período tão obscuro da história humana.

No decorrer da leitura, muitas vezes fiquei abismado com as condições em que Leon e sua família tiveram que viver, muitas vezes sendo separados pela guerra e pela situação precária em que tinham que viver. Assim, como fiquei impressionado com a resiliência e coragem que o ainda muito jovem Leon teve ao resistir e encarar de frente as opressões que lhe eram impostas pelo regime nazista. Suas furtivas escapadas e seu carisma com os muitos desafios que lidou, contando sempre com um pouco da sorte, foram fundamentais para que ele tenha sobrevivido e conseguido nos contar sua tão triste história, que no fim acaba nos dando esperanças.

Oskar Schindler, filiado ao partido nazista, foi também um dos destaques que permitiu a existência dessa história. Seu carisma, sagacidade e, claro, sua fortuna, possibilitaram salvar centenas de vidas e histórias que teriam sido perdidas nesse trágico capítulo que foi a Segunda Guerra Mundial. Apesar de rico e influente, sempre humilde e preocupado com seus funcionários, ao ponto de arriscar toda sua fortuna e até mesmo sua vida para assegurar a segurança dos "Judeus de Schindler", em um momento de grande perseguição e antisemitismo.

Essa é uma história triste, que retrata o sofrimento e a opressão imposta pelo regime nazista. Mas também é uma história de superação, resistência e muita determinação, onde o simples ato de ignorar um toque de recolher, mostrava a vontade de seguir vivo de forma digna.

Leon e sua família não foram os únicos que passaram por tamanhas dificuldades, muitas outras histórias ocorreram nesse período, e muitas outras histórias poderão ser contadas pelas vidas que foram salvas, pois como o título diz: "quem salva uma vida, salva o mundo inteiro".

Pris.Magalhaes 11/05/2020

Leitura emocionante
Escrito em primeira pessoa, o livro relata a história verídica de um menino e sua família que passaram pelo nazismo.
Li já vários livros sobre esse assunto, e nunca deixo de sentir repulsa e me emocionar, bem como me revoltar com os relatos de sobreviventes a essa vergonha da história humana.
O menino da lista de Schindler é não apenas comovente, mas revoltante, triste, sufocante. Mais um registro da baixeza e atitude deplorável do homem. Da alienação, da falta de empatia covardia.
Pensamos e questionamos muitas vezes que há duas espécies de seres humanos no mundo, e não me refiro unicamente aqui aos nazistas que foram capazes de crimes hediondos, mas às pessoas que a tudo assistiam e levavam suas vidas de forma tranquila e na normalidade. Cúmplices, ainda que passivos.
Oscar Schindler salvou, ainda que nazista, milhares de judeus. Ele não podia fazer muito além, arriscava-se todos os dias, mas foi um homem de coragem e humanidade verdadeira.
Chorei em muitos trechos, como em livros com essa temática.
"Por mais impossível que parecesse, tínhamos sobrevivido. Por milagre, Oskar Schindler, aquele homem complexo, repleto de contradições – nazista e oportunista, conspirador, corajoso, revolucionário, salvador, herói –, tinha salvado quase mil e duzentos judeus da morte certa."

Biibii13 21/08/2023

Emocionante!
Me destruiu. Senti muitas emoções enquanto lia esse livro, ver cada situação que Leon passava mexeu comigo de um jeito inexplicável. Me marcou muito a relação que Schindler tinha com ele e o seu jeito de tratar os trabalhadores. Ótima leitura, recomendo!

MALU @amor_porleitura 16/09/2020

Amei a leitura, me mostrou que mesmo em lugares de guerra, existem pessoas que se importam com vidas .!

13/09/2020

O livro descreve a história do holocausto descrito por um menino polonês. Muito bom.
Edson 19/09/2020minha estante
Você já leu: O Menino do Pijama Listrado? Eu vi o filme e até hoje aquilo me assusta! A crueldade humana definitivamente não tem limites. Porém, às vezes, o destino nos mostra que somos apenas seres frágeis e condenados às mesmas atrocidades que infligimos ao outro. SENSACIONAL.

19/09/2020minha estante
Não li o livro, só vi o filme. A crueldade humana impressiona. Gosto muito desses livros.

Edson 20/09/2020minha estante
Valeu. Também penso da mesma forma!

Taize @viagemliteral 06/03/2020

"Na verdade, não havia nenhum jeito seguro de sobreviver num mundo que tinha se tornado completamente insano."

Em "O menino da lista de Schindler", Leon, sobrevivente do Holocausto, narra sua história e de sua família, desde os momentos de felicidade na pequena vila de Narewka, até os dias em que o "inferno" finalmente teve fim na Cracóvia, devolvendo-os a esperança de poder enfim, pensar no dia seguinte!

Aos 10 anos de idade, começava uma vida de incertezas diante da guerra que eclodiu em 1939, trazendo consigo a miséria, injustiça, fome, campos de concentração e extermínio de inocentes pelo simples fato de serem judeus.

Para a sorte de alguns judeus, existia um anjo disfarçado de demônio em meio a todo o caos que estavam passando: Oskar Schindler! Na tentativa de salvar vidas, resolveu recruta-los para trabalhar em sua fábrica, livrando-os das atrocidades do exército alemão. Mesmo indo de encontro as regras e arriscando sua vida, Schindler acolheu aquelas pessoas como se fossem filhos, chamando-os pelo nome e dando proteção para quem sabe, futuramente fossem livres.

Falar sobre o Holocausto é relatar sofrimento, dor, perda, saudade, preconceito, fome e miséria; é lembrar segundo após segundo, das atrocidades que o ser humano é capaz de fazer por motivos fúteis, ou até mesmo sem propósito algum.
Leon Leyson, fora o mais jovem sobrevivente da lista de Schindler, e viveu para contar o sofrimento que passou naquela época, e sobretudo, para falar o quão valioso fora Oskar Schindler, o homem que fora um pai e herói para mais de 1200 judeus, que sob sua proteção tiveram a liberdade anos depois para poder, enfim, seguirem suas vidas e realizarem seus sonhos.

Não há dúvidas de que Oskar e Leon deixaram legados de coragem e humanidade!

"Quem salva uma vida, salva o mundo."

Prof. Edivaldo 28/11/2021

Resiliência
Foi assim que percebi uma das tantas características apresentadas pelo protagonista. O livro é um relato contundente e comovente sobre a vida dos que passaram pelas mãos dos alemães durante a Segunda Guerra. A figura de Schindler, como descrito pelo narrador, foi crucial para sua sobrevivência. Vale muito a pena ler.

Josy Rodrigues 18/06/2020

"Quem salva uma vida salva o mundo inteiro"
Impossível não se emocionar. Finalmente li esse livro. Todo mundo deveria ler. Mais favorito para linha lista.
Thaís Almeida 21/06/2020minha estante
Anotado!

Luan Medeiros 03/07/2020

História pesada e real
Relato bastante pesado, ainda mais por ser real, contado por uma pessoa que quando criança sofreu nas mãos de nazistas em campos de concentração, passando por horrores.

Juliane.Teixeixa 04/12/2020

Que livro emocionante! É uma leitura simples, mas que te toca profundamente.

Gabryelle.Viana 25/04/2020

Impactante
Luis Leon (Leon Leyson), O menino da lista de Schindler, morador do pequeno vilarejo de Narewka, Polônia, ficou muito feliz ao saber que iriam para Cracóvia, onde seu pai já estava trabalhando há algum tempo. Porém, depois de um período morando lá tudo mudara. O exército alemão ocupou o território polonês e dias que deveriam ser de novidades e alegria para o pequeno Leib, haviam tornado-se dias de lutas por sua sobrevivência e de sua família.

Neste livro conhecemos o testemunho de Leon, que por muito tempo não foi divulgado. Através do seu relato, nos deparamos com minúcias das vidas carregadas de torturas dos judeus durante a Segunda Guerra. Leyson revela detalhes de cada um dos seus dias, desde o seu temor no início da Guerra, mas ainda em sua casa com sua família, até o período após sua libertação. Nesta obra temos explícitas particularidades deste terrível período que jamais conseguiríamos imaginar. Diante de tantas informações sufocantes é surpreendente saber que alguns judeus sobreviveram.

Mais impactante ainda e que também nos dá esperança nas pessoas é conhecer um pouco do que Schindler fez por essas vítimas nessa época em que todos, influenciados pelos nazistas, os abominavam.

A leitura é intensa por todas informações contidas, como também, cheia de sentimentos. Apesar de conter algumas palavras/ termos alemães, polonês e também do dialeto dos moradores de Narewka, é de fácil compreensão, pois todos são traduzidos. A escrita é bem direta, deixando claro cada momento e detalhe do testemunho.

LeiturandoSC 25/06/2020

Simplesmente MARAVILHOSO!
Um livro tocante , só queria que essa história fosse uma ficção , porém é uma pura realidade. Vai mostrar a vida das pessoas nos campos de concentração.É mais que um livro , é um relato de vida . Recomendo de mais ! Não foi outra coisa se não 5 estrelas ! Amei ,vou levar essa história pra minha vida .

Dicas.Celly 13/07/2020

Emocionante...
Este livro ganhou um lugar no meu coração! Nele, acompanhamos os eventos da Segunda Guerra Mundial pelo olhar de um menino e a forma leve e inocente com que os fatos vão sendo narrados nos emociona. É um testemunho que nos faz ter esperança! Vale muito a pena ler essa história!