O menino da lista de Schindler

O menino da lista de Schindler Leon Leyson...

Resenhas - O Menino da Lista de Schindler

Amnddha 03/04/2020

Livro lindíssimo
O livro me prendeu do início ao fim, muito cativante e emocionante, me emocionei muito e com certeza é uma das minhas leituras favoritas.

Fabi 16/04/2020

Livro de fácil e rápida leitura que nos permite enxergar um pouco mais do que foram os anos da guerra para os judeus.

Nic 14/02/2024

Leon/Leib, o gentil sobrevivente
Uma história real e extremamente triste. Sempre que vejo fatos sobre o holocausto me pergunto como isso foi possível, como é possível um ser humano odiar o outro dessa forma, odiar por 'motivos' tão banais. Não parece real, parece muito distante, mas aí eu percebo que esse ódio é sim muito real, e está sempre mais próximo da nossa vivência do que realmente achamos. Dói muito saber que tudo isso aconteceu, que ninguém impediu, que todos sabiam e não fizeram nada, dói saber que casos semelhantes ainda acontecem.

Douglas 07/06/2020

De tirar da zona de conforto
Ontem finalizei essa leitura e queria compartilhar um pouco sobre o misto de sentimentos que ela me causou.
Sabe quando você imagina o que é viver com o mínimo, não ter certeza de como será o futuro e estar sempre pensando em como passar uma ?fase ruim?? Imagina uma vida inteira assim. Essa é a história de Leon Leyson, o menino mais jovem a ser salvo por Oskar Schindler.
Leon tinha apenas dez anos quando a Alemanha começou a ocupar a Polônia em 1939, quando viu sua família ser forçada a ir morar no gueto da Cracóvia junto (e amontoado) a outros milhares de judeus. Leon passou parte de sua infância e adolescência pensando que toda vez que se despedia da mãe seria a última. Leon viu seu irmão ser capturado, sem motivo algum. Leon foi torturado e forçado a trabalhar sem motivo algum. E ele só tinha dez anos.
Essa leitura me tirou da zona de conforto, me fez pensar profundamente se somos gratos pelo que temos. Uma das frases mais marcantes do livro é ?Se isso for o pior que pode acontecer?? que era usada pela família a cada nova tragédia que acontecia. Uma família que passou pelas torturas e ameaças nazistas conseguia ser otimista e pensar que o amanhã seria um novo dia, cheio de esperança e renovação.
Agora pare e pense comigo: Será que temos noção do que é a nossa vida por completo? De tudo que nos pertence? Das pessoas que nos rodeiam? E a pergunta mais importante, será que nós valorizamos tudo isso como deveríamos?

Marina 07/05/2020

Ótimo
Assim como O Diário de Anne Frank, pode-se acompanhar a vivência de uma criança nos acontecimentos do holocausto. Diferentemente daquele, neste são narrados fatos de uma vivência exterior e, por sabermos desde o início que ele foi salvo por Schindler, dá uma sensação de final feliz. Mas nem por isso deixa de ser triste e de nos indagarmos "como pode tamanho absurdo ter acontecido?". Tem um vocabulário bem simples e deve agradar um público mais jovem por ser de fácil leitura.

Hannah Andressa Delgado 16/05/2020

Uma leitura muito forte. Precisei parar de ler várias vezes pra chorar rs

Samira 11/02/2015

Chocada! É fantástico!
Primeiramente, jah sabia que iria gostar do livro pois qualquer assunto sobre 2 Guerra Mundial jah me interessa. Fico inconformada que uma historia como essa tenha existido!! Mas existiu.
Ao ler o livro fiquei com uma vontade interminável de abraçar Oskar Shindler e dizer a ele, obrigada! Obrigada por fazer a sua parte de um bom ser humano e reservar seu lugar no céu.
E agradecida por Leon compartilhar a sua incrível história. Ler o livro foi como ler o seu diário, sentir na pele a eterna realidade que se passou.
Em algumas partes do livro, tive que parar pra respirar e refletir sobre tudo. O livro não quer que você chore, mas entre naquela brisa eterna e reflita sobre as coisas, sinta na pele a história, e viva o que muitos viveram.

O livro é fantástico e vale muito a pena ler!!
É um vicio sem fim até chegar na ultima pagina.

Marques60 30/01/2022

Sou suspeita para falar desse livro, pois adoro todos dessa mesma temática. Gostei da forma como a história foi relatada com uma escrita simples o que torna a leitura fluida.

Rafaella Avelar 30/12/2021

Como eu todo livro que se passa na segunda Guerra... Perfeito! Fica ainda mais interessante ao saber que o que está ali realmente aconteceu.

Mari 20/08/2021

Emocionante
Não tem como não se emocionar já que é o relato de Leib Lejson(Leon Leyson), sobrevivente do holocausto. de como sua vida mudou drasticamente. ?

Rafa 11/08/2021

"vocês estão livres - disse ele"
Quem me conhece deve saber que eu sou viciada em aprender sobre a Segunda Guerra, e esse livro acabou comigo de tantas formas que eu nem consigo descrever, você sentia que estava passando por tudo junto com o Leib, você sente seu medo, sua dor, sua angústia, sua saudade, você sente a luz dele se apagando e ele acreditando que não sobreviveria até o fim da Guerra. O menino que sobreviveu, o menino poliglota, o menino que arriscou sua vida de diversas maneiras só para encontrar sua família, sua história deve ser ouvida, sua dor não pode ter sido em vão.Ai, esse livro foi tão bem escrito, que te tira o fôlego ao ler, eu não consigo imaginar a dor que o Leon sentiu ao contar sua história para o mundo.
Os sobreviventes da grande guerra estão morrendo e o que nos resta são apenas as lembranças que eles contaram, suas histórias serão passadas de geração em geração, os sobreviventes não podem ser esquecidos, o holocausto foi real, o nazismo realmente existiu e pessoas como o Leib, conseguiram estar aqui para nos contar as atrocidades que acontecera com ele e seu povo. Eu nunca vou esquece-lo!
Obrigada por contar sua história, Leon, descanse em paz.
Não deixe que as histórias morram com eles.
Leiam esse livro!

bookstagram: @maecademeulivro

Maria 09/07/2021

Amei!
É incrível como esse livro nos choca! Nunca tinha lido uma história sobre a segunda guerra que narrava os horrores de um campo de concentração.
Nesse livro é lindo de ver que Schindler ajudou milhares de judeus, nos dando uma esperança na humanidade!

Camila Westphal 12/05/2021

Uma das histórias mais comoventes que já li, os acontecimentos e o desenrolar da história do personagem é incrível, vale muito a pena a leitura.

Giuliana 04/01/2022

"Por mais impossível que parecesse tínhamos sobrevivido."
Quanto mais leio sobre as vítimas dos nazistas, sobre o que passaram nos campos de concentração, sei que não conseguirei imaginar como foi tudo aquilo.
Quantas pessoas morreram pela pura maldade dos nazistas.
Oskar Schindler foi realmente um herói para tantos judeus que ele conseguiu salvar e libertar.