O menino da lista de Schindler

O menino da lista de Schindler Leon Leyson...

Resenhas - O Menino da Lista de Schindler

Lariane.Coutinho 15/09/2020

"Quem salva uma vida salva o mundo inteiro"
Eu gosto bastante de ler livros com a temática segunda guerra mundial. E sempre é um soco na cara necessário. Com esse livro não foi diferente, eu chorei, e me inspirei muito com a história de sobrevivência dessa família. Já passou da hora do ser humano começar a aprender com os erros do passado.

lucine. 10/05/2020

Uma história inspiradora
Este livro me fez admirar Oscar Schindler e tudo que o mesmo fez pelos diversos judeus que conseguiu salvar. É duro acompanhar a jornada de León, especialmente para alguém que já leu muitos livros sobre o assunto e sabe como eles funcionam.
Recomendo muito a leitura, e acho que temos tantas inspirações neste livro, que podem até ser incontáveis.
Não devemos deixar que acontecimentos nos definam, devemos definir os acontecimentos, assim como León.

Tailane.Carine 28/10/2020

Leitura emocionante. Um livro para nos lembrar as atrocidades cometidas, e que em meio ao mal, existem pessoas iluminadas o suficiente para salvar alguém da morte.

Jana.Cappio 29/11/2020

Aflitivo
Narrado em primeira pessoa por um sobrevivente do Holocausto, conforme a leitura vai evoluindo, dá pra sentir a angustia dos momentos. Leitura fluida e muito bem elaborada! Vale a pena demais!

Vogel 23/04/2022

Eu chorei lendo esse livro, porque ele era apenas uma criança e teve que passar por tudo o que passou, pensei nos meus filhos quando li esse livro, e sofri me colocando no lugar dessa mãe. Que nunca mais se repita essa atrocidade!

Sgt_Pm_Jamis 27/10/2020

O livro
Uma história marcante. Ao final uma leve e irresistível vontade de chorar. Daria ao mesmo livro o título de "Superação". Muito bem escrito. Sem dúvida, um livro que prende o leitor do início ao fim. Feliz por ter lido esse livro em 2020.

Leandro 04/06/2023

Relato forte e emocionante de um jovem judeu que vivia na Polônia com sua família e viveu os horrores do holocausto. Se vc curte o tema segunda guerra vai gostar do livro.

Vivian Silverio 04/03/2020

Muito emocionante e real

jusena0708 31/01/2022

O livro que mudou a minha vida
Não basta ler um livro apenas para somar mais um número número sua estante, ou para dizer que é um leitor aciduo, livros possuem relatos, histórias e palavras que podem mudar você como pessoa, esse poder transformador eu senti quando li o menino da lista de Schindler. Uma história triste e comovente como outras histórias que aconteceram durante a segunda Guerra mundial, porém quando você ler com a percepção de que o preconceito destrói vidas e que segrega pessoas esses relatos podem te mostrar que somos iguais, que não existem diferenças quando olhamos um para o outro com igualdade e amor, e que nada justifica tamanha crueldade que essas pessoas sofreram ao longo desses anos de guerra. Essa leitura de fato mudou a minha vida, é um livro que indico milhões de vezes e que quero ler mais uma vez, esse resenha é um relato de vida e do que a leitura me proporciona como ensinamentos.

Isabela 30/06/2021

?Quem salva uma vida salva o mundo inteiro.?
Esse não é um livro que eu consiga ter uma opinião sobre, é um relato forte... Durante à leitura tive um misto de sensações, elas variavam de nojo à felicidade. 5 estrelas não são suficientes e algumas palavras não descrevem tudo.

Paula.Alves 17/09/2022

Época triste
Aqui temos o relato do olhar de uma criança e tudo que ela viveu e observou durante o holocausto.
Suas perdas, sua esperteza e como sobreviveu e escapou dos campos de concentração.

Rbraga 03/05/2020

??????????????????????????????

Guilherme Dehon 18/09/2023

O Menino da Lista de Schindler...
Quando por acaso, em minhas buscas por livros com essa temática (Holocausto, Segunda Guerra), via o anúncio dessa obra, sinceramente achava que era só mais um querendo pegar carona em histórias consagradas...

Tenho um colega de trabalho que fazemos trocas de livros que já lemos e ele tinha O Menino da Lista de Schindler disponível e então negociamos...

Uma grata surpresa...

Quando se trata de Segunda Guerra Mundial, mais precisamente o Holocausto, é sempre um tema muito pesado, angustiante, desgastante e que impacta profundamente, e com O Menino da Lista de Schindler não foi diferente.

Uma obra que mistura biografia e romance, e trata de forma simples, porém envolvente, a história de Leon Leyson e sua família e todas as situações vividas por eles desde a infância em Narewka na Polônia, os anos de sofrimento perpetrados pelo nazismo e o envolvimento com Oscar Schindler...

Uma leitura fluída, que prende e emociona.

Todos deveriam ler.

Duda 21/03/2020

Um livro que relata uma época em que parecia não haver compaixão por grande parte da humanidade, o heroísmo de alguém que nunca se esperaria tamanha comoção.
Emocionante, nos faz repensar tudo o que sentimos e como lidamos com nossas provações

Taize @viagemliteral 06/03/2020

"Na verdade, não havia nenhum jeito seguro de sobreviver num mundo que tinha se tornado completamente insano."

Em "O menino da lista de Schindler", Leon, sobrevivente do Holocausto, narra sua história e de sua família, desde os momentos de felicidade na pequena vila de Narewka, até os dias em que o "inferno" finalmente teve fim na Cracóvia, devolvendo-os a esperança de poder enfim, pensar no dia seguinte!

Aos 10 anos de idade, começava uma vida de incertezas diante da guerra que eclodiu em 1939, trazendo consigo a miséria, injustiça, fome, campos de concentração e extermínio de inocentes pelo simples fato de serem judeus.

Para a sorte de alguns judeus, existia um anjo disfarçado de demônio em meio a todo o caos que estavam passando: Oskar Schindler! Na tentativa de salvar vidas, resolveu recruta-los para trabalhar em sua fábrica, livrando-os das atrocidades do exército alemão. Mesmo indo de encontro as regras e arriscando sua vida, Schindler acolheu aquelas pessoas como se fossem filhos, chamando-os pelo nome e dando proteção para quem sabe, futuramente fossem livres.

Falar sobre o Holocausto é relatar sofrimento, dor, perda, saudade, preconceito, fome e miséria; é lembrar segundo após segundo, das atrocidades que o ser humano é capaz de fazer por motivos fúteis, ou até mesmo sem propósito algum.
Leon Leyson, fora o mais jovem sobrevivente da lista de Schindler, e viveu para contar o sofrimento que passou naquela época, e sobretudo, para falar o quão valioso fora Oskar Schindler, o homem que fora um pai e herói para mais de 1200 judeus, que sob sua proteção tiveram a liberdade anos depois para poder, enfim, seguirem suas vidas e realizarem seus sonhos.

Não há dúvidas de que Oskar e Leon deixaram legados de coragem e humanidade!

"Quem salva uma vida, salva o mundo."