O menino da lista de Schindler

O menino da lista de Schindler Leon Leyson...

Resenhas - O Menino da Lista de Schindler

Nicole Longhi 31/05/2021

Emocionante!
O menino da lista de Schindler é um livro autobiográfico e acompanha a história de vida de Leon Leyson, um dos últimos sobreviventes e mais jovem integrante da famosa lista do empresário alemão Oskar Schindler durante a segunda guerra mundial, que foi a salvação para alguns judeus. Um livro emocionante que nos permite acompanhar a luta de Leon e sua família para tentarem sobreviver ao holocausto.
A trama é intensa igualmente como o diário de Anne Frank, e eu acho muito importante ler livro autobiográficos que relatam a sobrevivência nessa difícil época. E quando alguém que sobrevive algo assim resolve nos contar a sua história é mais que um dever nosso ouvir, pois relatar a parte mais complicada da sua vida e evocar lembranças do que passaram deve ser dolorido demais. E é por isso que procuro ler autobiografias, especialmente quando são relatos de quem já passou por muita coisa dura na vida.

Resenha Completa em She is a Bookaholic

site: https://www.sheisabookaholic.com/2021/05/resenha-o-menino-da-lista-de-schindler.html

sombodylostt 11/02/2023

Simplesmente Incrível
Um dos melhores livros que já li, emocionante do começo ao fim. É tão rico em detalhes que você por um momento se sente no lugar do protagonista e das milhares de vítimas do holocausto.

Priscilla 03/10/2022

Difícil e necessário
Acredito que todos os livros que li sobre o holocausto foram difíceis de ler. São histórias que precisam ser conhecidas, por mais duras que sejam, porque isso não pode se repetir... pelo menos, essa crueldade e extermínio não deveriam acontecer nunca mais.
Esse livro não é exceção. Até um final "feliz" é triste quando aprendemos sovre esse período. É difícil demais olhar para o que está acontecendo hoje no mundo e perceber os sinais de que tudo poderia acontecer de novo...
De qualquer forma, vale a pena a leitura!
letssissio 03/10/2022minha estante
uma leitura incrível mesmo!!

Lorayne.Stinguel 18/01/2022

Que livro maravilhoso! Tentei ler A lista de Schindler mas achei a leitura arrastada demais, e infelizmente fiquei na curiosidade. Esse livro foi tão bem escrito que, não fosse o cansaço, eu o teria lido em um único dia. Recomendo totalmente!

Gabriel 21/08/2022

Um final feliz
Que história. Esse é o primeiro livro sobre o Nazismo em que eu fico feliz com o final.
Schindler em meio ao caos, ódio, repressão e violência, foi responsável por manter a humanidade dentro de si, humanidade está que foi suficiente para salvar mais de mil judeus do holocausto. Agindo contra a própria pátria e se tornando um traidor, virou um dos heróis da história e de milhares de famílias.
Recomendo muito a leitura!!!!

Tatá 17/11/2020

Muito emocionante. Nos faz pensar no por que daquilo tudo.

"A vida parecia uma viagem sem fim e livre de preocupações.
Por isso, nem mesmo o mais assustador dos contos de fadas poderia ter me preparado para as
monstruosidades com as quais me depararia poucos anos mais tarde, para todas as vezes em que eu
escaparia da morte por um triz ou para o herói disfarçado de monstro que salvaria a minha vida. Meus
primeiros anos não me prepararam para o que estaria por vir"

cat 03/12/2021

Não importa quantos livros eu leia sobre o holocausto, ler o relato de alguém que viveu ele, principalmente se tratando do relato de alguém tão jovem é sempre chocante. E já tendo lido A lista de Schindler acho muito interessante ver o ponto de vista de alguém que teve sua vida salva por ele.

oclumencia 26/10/2020

chorei q nem uma desgraçada
nao tenho nem palavras p explicar

Douglas 07/06/2020

De tirar da zona de conforto
Ontem finalizei essa leitura e queria compartilhar um pouco sobre o misto de sentimentos que ela me causou.
Sabe quando você imagina o que é viver com o mínimo, não ter certeza de como será o futuro e estar sempre pensando em como passar uma ?fase ruim?? Imagina uma vida inteira assim. Essa é a história de Leon Leyson, o menino mais jovem a ser salvo por Oskar Schindler.
Leon tinha apenas dez anos quando a Alemanha começou a ocupar a Polônia em 1939, quando viu sua família ser forçada a ir morar no gueto da Cracóvia junto (e amontoado) a outros milhares de judeus. Leon passou parte de sua infância e adolescência pensando que toda vez que se despedia da mãe seria a última. Leon viu seu irmão ser capturado, sem motivo algum. Leon foi torturado e forçado a trabalhar sem motivo algum. E ele só tinha dez anos.
Essa leitura me tirou da zona de conforto, me fez pensar profundamente se somos gratos pelo que temos. Uma das frases mais marcantes do livro é ?Se isso for o pior que pode acontecer?? que era usada pela família a cada nova tragédia que acontecia. Uma família que passou pelas torturas e ameaças nazistas conseguia ser otimista e pensar que o amanhã seria um novo dia, cheio de esperança e renovação.
Agora pare e pense comigo: Será que temos noção do que é a nossa vida por completo? De tudo que nos pertence? Das pessoas que nos rodeiam? E a pergunta mais importante, será que nós valorizamos tudo isso como deveríamos?

Amanda 05/04/2021

Memórias profundas
Inevitavelmente não tem como não deixar as lágrimas escaparem ao ler os relatos tao brutais de Leon Leyson. Apesar de estudarmos sobre a guerra não temos como saber os horrores com tentos detalhes quanto esse livro nos trás. Fico extremamente triste por tantos judeus terem passado por isso mas ao mesmo tempo feliz por aqueles que conseguiram viver e terem encontrado Schindler no caminho assim como Leon e sua família.

Verônica 02/02/2022

Sou suspeita para falar desse livro, vez que amo livros que se passam na guerra. Mas adorei a história de Leyson. Schindler ajudou-lhe, assim como a muitos judeus. Mas para mim, foi o próprio Leyson que se salvou. Ele nunca desistiu de viver. Se ele não tivesse sido tão corajoso e dado seus jeitos, talvez ele não tivesse nem chegado a Plaszów. Sua história de superação é comovente.

site: https://nabibliotecadaveronica.blogspot.com/2022/02/o-menino-da-lista-de-schindler-leon.html

Ellie 25/08/2022

Sobrevivente
Apesar de todo o sofrimento vivido, Leon consegue reverter o cenário, ser bem sucedido e pode contar, sem restrições, tudo o que ele e os seus sofreram. A leitura foi rápida mas não me senti impactada.

Andressa 30/01/2021

Quem salva uma vida salva o mundo inteiro
"Nem mesmo mais assustador dos contos de fadas poderia ter preparado Leon para os monstros que enfrentaria aos dez anos de idade... Nem para lidar com o herói, disfarçado de monstro, que salvaria sua vida."
"O menino da lista de Schindler" é um livro denso, que nos prende já nas primeiras páginas e nos causa uma ansiedade agoniante para descobrir o futuro de Leon e seus familiares. Comecei a folhear o livro despretensiosamente e o terminei num único dia. O livro traz os relatos de Leon, que ainda criança começou a sofrer com o horror do Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial. Os relatos das atrocidades são como um soco no estômago. Em muitos momentos me questionei como permitiram que toda aquela crueldade acontecesse. Mas também me fez refletir quantas vezes somos omissos a tantas crueldades simplesmente porque estão distantes demais de nós, ou porque não nos afetam.
Mas Leon, como poucos dos que sofreram o Holocausto, teve a sorte de encontrar em seu caminho Oskar Schindler, que não foi omisso a todo sofrimento que o cercava. Como se encontra no livro, " um herói é um ser humano comum que faz a melhor coisa no pior momento". Assim, Schindler utilizando os recursos que tinha, salvou a vida de Leon, de seus familiares e de tantos outros, várias vezes, arriscando a sua própria vida. Ele não podia contra toda Guerra, mas fez o que pode, dando valor a cada vida.
Por fim, é uma leitura incrível que nos faz lembrar as atrocidades que já ocorreram e a estarmos atentos aos sinais para que não se repitam.

Evy 30/07/2019

Necessário...
...como todos os livros escritos sobre essa temática. Foi indicação de uma professora e levei pra ler nas férias em casa. Terminei em um final de semana por dois motivos. A leitura é simples e fluida, e quando digo simples não quero dizer que não é uma história bem trabalhada, apenas que não é o tipo de leitura rebuscada e que seja necessário uma digestão maior. Segundo porque o tema por si só chama atenção, pelo menos a mim, que gosto de ler livros sobre o Holocausto (não porque eu seja masoquista ou porque goste do que aconteceu, mas porque me interesso pelo assunto e acredito de verdade que é necessário revisitá-lo sempre para que NÃO ACONTEÇA NUNCA MAIS!!!).

Enfim, o livro conta a história de Leon Leyson, o menino mais jovem que foi salvo por Oskar Schindler. Ele cita em alguns momentos, inclusive, o filme A Lista de Schindler, que eu, vergonhosamente, não tinha visto até então e tive que assistir assim que terminei o livro... Que filme, meus senhores! Fica aqui minha recomendação! Leon era o mais novo de uma família de quatro irmãos e moravam em vilarejo chamado Narewka e tinha apenas 10 anos quando o exército Alemão ocupou a Polônia. Vamos acompanhando com ele os horrores que foram sendo impostos aos judeus nessa época, que na minha opinião, foi uma das piores da humanidade. Através de suas palavras vamos sentindo as perdas dos direitos, da dignidade, da humanidade de um povo. A narrativa é até amena perto de outros livros que tratam dessa mesma temática, mas não deixa de ser impactante e impressionante, já que sabemos como as coisas aconteceram.

O que fica pra mim desse livro é a coragem desse povo que não perdeu as esperanças até o ultimo minuto desse trágico capítulo de nossa história e a pessoa de Oskar Schindler, alemão, ariano, que tinha tudo para ser um monstro como tantos outros, mas que escolheu usar toda sua fortuna para salvar vidas. O Menino da Lista de Schindler é um diário e um lembrete de tudo que foi feito e que jamais deve ser repetido. A leitura é necessária, além de recomendada fortemente!
Gleidson 30/07/2019minha estante
Muito bom! Pela sua resenha fiquei interessado pelo livro. Sobre o filme A Lista de Schindler, também gostei muito! Que filme bem feito! Vc já leu Os Meninos Que Enganavam Nazistas? Eu li mês passado e gostei muito.

Altina.Magda 30/01/2021

Generoso
Essa é a palavra que os filhos de Leon Leyson definiram o pai, GENEROSO. E como é impressionante como uma pessoa que sofreu tanto na guerra, com tantas humilhações e ele era apenas uma criança, não se deixou e nem plantou dentro dele o ódio, mas ele conseguiu fazer o futuro dele, ele não gostava de falar das dores dele, pq ele não queria menosprezar o outro, ele sabia q tinha sofrido, e sabia q a dor d outro tbm era dolorida. Como ele mesmo disse, ele não quis viver a sombra do holocausto. E sua eterna admiração e gratidão por Oskar Shindler, posso até dizer que é uma continuação do livro A Lista de shindler, se vc leu este livro, tbm indico vc ler O Menino Da Lista De Shindler.