Fúria Vermelha

Fúria Vermelha Pierce Brown

Resenhas - Fúria Vermelha

Bruno 29/06/2023

FÚRIA VERMELHA
É um livro muito bom, a estória é boa e lembra muito jogo vorazes e as crônicas de gelo e fogo. A escrita do autor é muito fluida, demorei um pouco a engrenar nas primeiras 40 páginas, mas depois não quis desgrudar do livro. Ele é narrado em primeira pesssoa por Darrow, um personagem muito interessante, acabei gostando e tudo que falaram do livro é verdade, gostei bastante louco para ler os outros 2.

Jey Canavezes 25/08/2022

Cinco estrelas e favoritado
Eu não pensei que fosse gostar desse livro tanto quanto eu gostei. A narrativa e construção de mundo e personagem deixam muito evidente que esse livro tem um público definido, mas o autor tem bom jogo de cintura para atrair outros olhares.

Apesar de adivinhar facilmente algumas situações da história, o livro tem reviravoltas que surpreendem e o autor também foge de alguns clichês básicos desse tipo de narrativa fazendo um trabalho mais braçal de lapidar o protagonista diante dos nossos olhos.

Jojo 09/11/2023

Achei uma grande decepção (na verdade, três é uma nota além do que o livro merecia). O início é completamente arrastado, leva umas 150 páginas pra história começar a engatar.
Achei um grande nada a história se passar em Marte, pq não faz diferença, o planeta é mencionado no começo, servindo de justificativa para as mentiras contadas ao vermelhos. Mas, não mudaria absolutamente nada se o enredo se passasse no planeta Terra tentando ser restaurado.
A escrita é meio meh em algumas partes, na maioria das vezes quando estava acontecendo uma batalha. Era sempre algo como "fulano acertou beltrano com uma íonEspada. Clicano uivou durante a batalha".
Acredito que o livro tenha uma tradução bem duvidosa, algumas palavras não encaixam no meio das frases. Muitas vezes tive que ficar pensando quais foram as palavras e expressões que o autor usou no original pra conseguir criar uma coerência.
A maioria dos plot twists são muito previsíveis e, a partir de um certo ponto, essa previsibilidade se torna tão grande que já dá pra ter uma noção imensa do fim do livro.
Quase todas as explicações são jogadas de qualquer jeito no meio do livro, tornando mais difícil criar uma conexão com a história.
Falei, falei e falei mal, porém o livro tem um tiquinho de coisas boas, por exemplo, a história era muito promissora, só faltou uma execução melhor. As ideias são interessantes, a maioria das decisões feitas pelos personagens são justificáveis (mas deixo claro que não são todas) e algumas partes, principalmente o meio/final, desperta uma curiosidade no leitor. Precisava apenas que o autor explorasse melhor os recursos que ele tinha durante a escrita do livro
Ana 06/04/2024minha estante
Recorri as resenhas pra entender o que afastaria (ou não) os leitores do livro. Sua resenha me deixou em dúvida se invisto nesse tempo e no resto da saga

Jojo 06/04/2024minha estante
Ana, esse livro não funcionou para mim, mas talvez funcione para vc. Se realmente quiser, dê uma chance à leitura. Caso não se conecte com a história, abandone sem ressentimento

Li Petersen 21/06/2022

Ficção científica distópica
Gostei muito da maneira como a história de desenvolve, já quero ir para o próximo.
Meu personagem preferido é o Sevro, mas acho que ele não vai aparecer muito no restante da saga.

Envolvente, divertida e que te deixa em total imersão no universo que se passa no subsolo de Marte. A escrita do autor é muito boa.

João 08/04/2024

Red Rising: Fúria Vermelha
Darrow é um Vermelho, um membro da casta mais baixa na sociedade do futuro codificada por cores. Como seus companheiros vermelhos, ele trabalha o dia todo, acreditando que ele e seu povo estão tornando a superfície de Marte habitável para as gerações futuras. Mas as coisas não são bem como ele pensa, e com uma chocante reviravolta, essa aclamada série se inicia.

"Fúria Vermelha" é reconhecidamente o livro mais fraco da série, toda base da história é fundamentada aqui, mas existem algumas semelhanças, principalmente com "Jogos Vorazes" que podem desagradar alguns leitores, e ao término da leitura fica a sensação de ter lido uma grande introdução.

O ponto forte de "Red Rising" é a ação sem parar em praticamente cada capítulo, e a carga emocional que o personagem principal carrega.

"Red Rising" hoje, é uma das principais séries de Sci-Fi da atualidade lá fora, com a fama de ficar a cada livro mais pesado, brutal e obscuro...

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 15/04/2024

Fúria Vermelha é o primeiro volume da trilogia Red Rising, distopia comparada a Jogos Vorazes por misturar ação e critica social

O livro se passa em um futuro não tão distante, no qual o homem domina a tecnologia das viagens interplanetárias e começa a colonizar outros planetas. Marte é uma das primeiras colônias instaladas, e possui uma sociedade estratificada, em que o papel de cada indivíduo é definido pela hereditariedade e a ascensão social é impossível. Um regime arcaico, de castas, contrasta com a tecnologia do período.

Darrow é um dos jovens nascidos em Marte e sua vida está bem longe da felicidade. Ele é um Vermelho, faz parte da base da pirâmide social, composta por operários. Passa seus dias escavando túneis subterrâneos a mando das autoridades, pois essa seria a única forma de, um dia, as próximas gerações habitarem a superfície do planeta. Dia após dia, ele cava, pensando em um futuro melhor e sem jamais ver a luz do sol.

Até que Darrow percebe que o mundo em que vive é uma mentira, e decide desvendar o que há por trás daquele sistema opressor. Com a ajuda de um misterioso grupo de rebeldes, ele descobre a verdade: que a superfície de Marte já havia sido habitada, porém o privilégio de viver ao sol é permitido apenas aos Ouros, a classe dominante. Os Vermelhos, na verdade, são usados como escravos.

Tomado pela vingança e com a ajuda de outros rebeldes, Darrow vai para a superfície e se infiltra entre os Ouros. Lá, ele tem que ser forte o suficiente para não se deixar levar pelos prazeres fáceis de uma vida confortável, enquanto tenta proteger sua identidade, além de se envolver em intrigas que darão início a uma guerra muito maior do que ele poderia esperar.

Larissa 20/07/2023

Primeiro favorito de 2023!!!
Tinha que fazer uma resenha sobre esse livro pois foi um surto eu lendo nos últimos dois dias e dormindo pouquíssimo. e é muito louco pra mim porque quando eu comecei a ler estava achando tão chato, as primeiras 40 páginas ali, não me importava nem um pouco com o Darrow, e então tudo começa a acontecer e começa a acontecer rápido.

vi uma pessoa dizendo que é jogos vorazes, porém como se fosse somente com os jovens da capital e realmente é assim. mas o livro é muito mais do que isso. pra começar, é muito interessante ver como o darrow evolui ao longo da história, não somente as mudanças físicas, mas a personalidade dele, como o personagem amadurece. dá pra perceber que aquele adolescente do começo que não entendia sobre a revolução, vivia somente para fazer a mesma coisa, que depois se torna alguém em busca de vingança e por último se torna alguém em busca de justiça. a evolução dele como um líder e qual o papel dele dentro dessa nova sociedade é realmente muito interessante de se ler. gostava muito dos planos que ele criava e como ele se comportava diante das reviravoltas. é muito legal quando você não sabe os planos do protagonista e se surpreende.

além disso, eu senti que os personagens foram construídos de uma maneira muito única. você não tem pessoas incrivelmente boas ou extremamente ruins, elas ficam ali no meio termo. eu consegui me apegar aos personagens mesmo entendendo os defeitos deles e os erros deles ao longo da história. mustang, sevro, pax, cassius, roque, todos esses tinham um desenvolvimento muito único pra mim. obviamente o maior desenvolvimento e foco ficava no darrow, mas sinto que todos esses também tiverem seu momento de fazer o leitor se apegar a eles.

também gosto que o escritor deixou muitas áreas da história ainda sem grandes desenvolvimentos, como a parte política, como essa sociedade se desenvolve, porque para mim quando tudo tenta ser explicado de uma vez a leitura se torna maçante e artificial. esse é um protagonista em que ele mesmo não entende direito como o lugar que ele está funciona, com um livro em primeira pessoa, então a gente vai descobrindo as coisas junto com ele. acredito eu que no próximo livro exista um aprofundamento maior nessas partes, até porque esse primeiro foi mais sobre o darrow e qual era o papel dele dentro dessa revolução.

entendo porque talvez não funcione pra algumas pessoas, é um livro muito mais focado no protagonista, mas pra mim foi uma leitura incrível e eu mal posso esperar pra ler todos os outros livros. e por algum motivo, tenho grande confiança no Pierce Brown, espero não me decepcionar.
cami 01/08/2023minha estante
Só continuei a ler por conta da Eo, ela me cativou tanto que não me deixou desistir do livro, amém!

Ste 30/07/2020

O MELHOR ACHADO DE 2020!
Panfletando Fúria Vermelha pois o HINO vive!!!

Definitivamente esse é um livro que vou panfletar para todo o sempre!

Fúria é um livro de 2014, e se ele teve hype, definitivamente eu não pertencia ao mundo do bookstagram pra viver esse momento.
Mas nunca é tarde para conhecermos boas histórias, e Fúria, definitivamente É O MEU LIVRO ACHADO DE 2020!

Parece até que é um livro esquecido no churrasco pela editora. Quando na verdade, ele merecia ser a picanha do rolê!

Eu nunca na vida destaquei tantos trechos em um livro, ou aprendi tantas palavras novas, ou me surpreendi tanto com os plot twist.

As críticas sociais são absurdas, as cenas de ação são de tirar o fôlego! As estratégias de guerra são inteligentíssimas, a narrativa do Pierce Brown é visceral e cirúrgica. E a trama política é eita atrás de vixe!

É um livro para +18, contém muita violência, e o autor vai desde palavras que necessitam da ajuda do dicionário, a palavras esdrúxulas como os palavrões.

Pode ser uma leitura talvez lenta para algumas pessoas, pois é um mundo muito novo e futurístico e são muitas informações de início para absorver, logo, ter feito essa leitura com mais pessoas, contribuiu e muito para nos ambientarmos melhor na história e surtar muito juntos.

Um livro sci-fi com toques de distopia sensacional e pra não botar defeito!

É FAVORITO DE 2020 SIM!

Obs: NÃO SEI COMO A EDITORA DESISTIU DOS DIREITOS DO AUTOR!
TORCENDO MUITO PRA OUTRA EDITORA ENXERGAR O PIERCE E QUE MUITOS LEITORES QUEIRAM MAIS DO AUTOR NO BR.

Os direitos estão em posse do estúdio Universal.

LEIAM LEIAM LEIAM LEIAM

Mariana113 17/12/2023

Pqp...
Vai ter spoiler heim

No começo a gente ver e acha que apenas os vermelhos se fodem no meio dessa merda toda, mas até mesmo os ouros são tratados como nada e praticamente "feitos" para se tornarem pessoas ruins, frias e sem sentimento algum além do desejo de vitória, glória, dinheiro e poder.

Sim, como na capa do livro mesmo diz, Fúria vermelha lembra muito Jogos vorazes, mas é um jogos vorazes mil vezes mais agressivo, nojento e cruel.

O mais importante nesse livro é você saber que ninguém, realmente ninguém, é mocinho ou mocinha. Não é como nos outros livros onde os protagonista são mocinhos que fazem uma ou duas coisas que os tornam ruins por breves segundos. Os personagens daqui são agressivos, fortes e que carregam muitas cicatrizes, dor, raiva, ódio e que não vão pensar sequer um segundo em fazer o que tem que ser feito para conquistarem o que querem.

São personagens que tem entre 16 e 18 anos, mas que a muito tempo não são mais crianças. ( um dos pontos que mais me chocou quando comecei a ler e o nosso protagonista já era casado com a ? #$%!& de 16 anos pq já era considerado mais que um homem ) e entender isso é muito bom, pois não irá se frustar igual eu que senti raiva do Derrow em algumas partes. O que me deixou frustada, mas mais triste do que tudo, foi ver o quanto o Darrow mudou e que ele nunca vai voltar a ser como q era antes ( literalmente )

Ele praticamente mudou o DNA e não era isso o que eu esperava. Eu esperava vingança, mas não que ele realmente virasse um ouro e apenas um vermelho de coração como ele mesmo disse. As mudanças foram extremamente necessárias, mas foi como uma facada no peito enquanto eu ia lendo e percebendo que o Darrow do começo morreu e nunca mais voltará a ser o mesmo tanto em aparecia quanto em atitudes, jeitos e outras coisas.

Mas como dito no começo, a gente acha que apenas os vermelhos sofrem todas as merdas, mas o buraco é muito, muitooo mais fundo. No começo achei que os ouros se achavam quase deuses ( e não que não se achem mesmo ) mas achei que eles protegiam os seus com unhas e dentes, mas adivinhem ? A coisa é bem mais embaixo quando se trata até mesmo dos ouros.

Eles matam seus próprios sangue por acharem que nasceram "fracos" demais. E como o Darrow mesmo disse ( pág. 181 ) que nem mesmo a família Bellona, a segunda casa mais importante entre os ouros, não foi capaz de proteger seu filho menos capaz. Achei que os ouros se tratavam como deuses e que ninguém poderia ferir eles ( nem mesmo eles entre si mesmos ) e só percebi mesmo isso quando o titus e aquele bando dele estruparam as meninas e todos, Todos ( inspetores, governadores e, acima de tudo, pais ) viram aquilo e não interferiram em nada pq se aconteceu foi pq elas mereceram. Ouros se transformaram em canibais, foram estrupados, torturados, literalmente esmagados, escravizados, mortos de formas cruéis e todos apenas assistiam.

No final é literalmente todo mundo que se fode pq não tem uma cor que sofre mais ou sofre menos, não tem vilão e muito menos mocinho. Se alguém ali não era fudido da cabeça pode ter certeza que ficou no final disso tudo

Só não dou 5 estrelas pra esse livro pq achei extremamente desnecessário terem matado o Pax por merda nenhuma e ainda terem deixado o Adrius vivo. Só queria a minha criança viva e feliz cra fiquei com um ódio tão grande que eu queria rasgar o livro no meio e gritar de raiva

E vamos admitir que o Darrow estaria na merda se não fosse o Sevro pq pqp q homem maravilhoso

Leiam esse livros pois é incrível, mas guardem dinheiro para psicólogo depois pq vão precisar

Taynah.Cunha 18/03/2020

O melhor livro do ano
Simplesmente é o melhor livro que já li esse ano.
Uma história envolvente, cheia de reviravoltas, cheia de emoção do início ao fim.
Amei os personagens que foram sendo construídos ao decorrer do livro.
Leitura fluída e rápida, devorei o livro.

Natty 13/05/2021

É um livro bom, só que o começo achei arrastado. Mas do meio para o final é muito bom, as lutas , as descrições, as estratégias , as mudanças de paisagens e o crescimento de pouco em pouco do personagem principal, muito bom.

dudi =) 27/08/2023

Reid Resing
Sem querer, tenho uma mania feia de pré-julgar livros mais antigos como 'ruins' pra mim, porque eu sou acostumada apenas a ler livros mais recentes e, como a vibe anos atrás era outra, me surge essa questão.

Li esse livro aqui totalmente sem querer, pensando que se tratava de outro assunto, e amei.

O primeiro ponto positivo dessa experiência foi a narração do livro ser feita por um homem. Eu leio, sei lá, 95% dos livros sendo narrada por uma mulher e tenho muito orgulho disso MAS eu não tinha me dado conta do fato de quanto fazia tempo desde a última vez, sabe? Leituras que alteram a narração não contam, tô falando de uma saga exclusiva narrada por protagonista homem. Ter essa experiência aqui nesse livro específico foi algo muito novo e muito positivo.

Depois, adorei a característica do personagem de ser frio e totalmente focado. E quando algo subia a cabeça de ser imbatível por uma sucessão de vitórias, ele caia igual um desgraçado para se tocar que ele não é tão importante quanto acha que é.

Adorei o universo e achei muito bem desenvolvido e me parece que os livros mais recentes tem um pouco de tudo que tem aqui dentro, como uma forma de inspiração. Gostei de conhecer as origens.

Achei alguns personagens meio malucos mas todos muito bem desenvolvidos. Ler esse livro com um fone estourando me fez muito feliz. Em alguns momentos tive aqueles gritos de felicidades pensando "Caraca, que livro booomm"

Tive alguns contratempos com esse leitura, porém. não sei se por conta do gênero do livro, mas achei algumas explicações bem infundadas ou, na verdade, sem explicação alguma para o que aconteceu. O que me deixava muito confusa. Além disso, alguns momentos de lutas e cenários não eram tão claros e me deixava perdidinha. Infelizmente, isso foi tão recorrente que tive que tirar uma estrela. Em toda guerra eu não conseguia criar um cenário perfeito porque a explicação nao fazia muito sentido.

Tirando isso, top! Vou continuar a saga e ao faço a mínima ideia do que o Darrow vai fazer com a vida dele agora que entende o outro lado da moeda.

Kyotani 30/07/2021

Muito prazeroso
Eu comecei o livro, mas foi tanta coisa e avalanche de emocões que eu acabei parando um pouco e pegando o livro um tempo depois, daí não consegui mais parar de ler e meus estudos da faculdade estão chorando e atrasados por isso.
Cara, a filosofia dos personagens. As convicções deles ficando acima de qualquer lógica, qualquer coisa. É lindo de ler. Desde o começo com a Eo, ao longo da história com o Darrow ? e cara, o Sevro com certeza é um dos melhores personagens.
A narrativa do Darrow é fantástica. Ele vê tudo em frente de uma forma linear, planeja tão bem, mas mesmo quando tudo muda, ele se adapta perfeitamente. Mas os desejos dele, o lugar onde a cabeça dele vai nos piores momentos...
"Quero ser pai, marido, dançarino. Deixe-me cavar a terra."
Muito bom. Recomendo demais. Agora é ler os outros livros, porque nesse aconteceu bastante coisa, mas obviamente, em termos de objetivo principal, ainda tá longe e promete muito.

Lari 04/02/2022

Gostei muito do começo, me prendeu bastante toda a trama do Darrow e dos personagens secundários, os questionamentos, as descrições detalhadas, ele descobrindo que era tudo enganação, o ar de inicio de revolução,toda a transformação e aquele submundo meio ilegal, achei muito interessante até ai, depois ficou muito cansativo todas as provas e os combates não me prendeu e o plot do final achei meio nada, esperava muito mais desse final. Mas pretendo dar uma chance pro segundo pra ver no q vai dar.

MariCarolina 19/08/2020

Eu amo um autor que não me trata como uma imbecil
Deixemos claras algumas coisas previamente, o livro começa de uma maneira enfadonha, vários conceitos/palavras/profissões nos são apresentadas sem uma definição certa, elas só vão ficar claras a medida que o enredo avança, de modo que as coisas são confusas nos primeiros 10% do livro, existe um sentimentalismo lá, como se o autor quisesse nos prender na narrativa sem nos apresentar direito a personalidade dos personagens, acontecem coisas ruins com alguns mas, o livro é tão apressado nesse momento que não há como criar a devida empatia, após isso há um melodrama feito para impactar, isso pode funcionar com alguns, mas para mim foi um pouco complicado.
Passado esse momento inicial, a história de verdade começa a se desenrolar, a política desse mundo fictício toma forma e, aí sim, as coisas ficam boas, com uma trama política-revolucionária interessante, personagens com camadas e impacto, dor e força misturados de uma maneira encantadora.
Darrow é o nosso narrador e personagem principal, por uma série de circunstancias aquém de seu controle, ele é transformado em uma ferramenta, de peão torna-se uma torre de um jogo de xadrez do qual não possuía interesse e, movido por um senso de frustamento, vingança e fúria, ele é lançado nesse grande estratagema político que, nem para os leitores fica claro a dimensão, imagina para ele.
Vou para por aqui para não dar spoiler.
O livro possui uma linguagem fácil, o protagonista é perspicaz, ágil e foge do esteriótipo do "o escolhido" que estamos tão acostumados a ler em sci-fi, ele não conta só com a sorte e aprende com os erros de forma notória, tendo uma crescente em camadas e maturidade.
Enfim, embora o começo possa ser difícil para alguns o livro é uma delicinha e já comecei o próximo da trilogia.