Fúria Vermelha

Fúria Vermelha Pierce Brown

Resenhas - Fúria Vermelha

Lay 13/07/2017

"Sou a fagulha que vai incendiar os mundos, sou o martelo que vai arrebentar as correntes."
Fúria Vermelha é primeiro livro da trilogia distópica Red Rising. que se passa em um futuro pós-apocalíptico. Nesse período Marte já é habitável, e sua organização social é dividida por castas. Diferente do que estamos acostumados a ler, essa distinção é feita a partir da cor de cada indivíduo. Segue abaixo um exemplo explicando melhor, do Ouro - topo da cadeia, até os vermelhos - base.

LISTA DE CLASSES
Ouros: Membros mais nobres da sociedade. (Governantes, pessoas do alto escalão).
Pratas: Contabilizam e manipulam a moeda e a logística. (Comerciantes)
Brancos: Controlam a justiça e a filosofia da sociedade. (Filósofos). Cobres: Administram a burocracia.
Azuis: São os viajantes e exploradores do universo.
Amarelos: Estudam os medicamentos e as ciências.
Verdes: Desenvolvem a tecnologia.
Violetas: Os criativos. Considerados artistas da sociedade.
Laranjas: Os engenheiros mecânicos. São os mais prestigiados da classe dos trabalhadores.
Cinzas: Garantem a ordem e a hierarquia nas sociedades. (Policiais)
Marrons: Serviçais das tarefas cotidianas.
Obsidianos: Também chamados de Corvos. Elite militar da sociedade, garantem a proteção dos Dourados.
Rosas: São empregados e proporcionadores de prazer da alta sociedade.
Vermelhos: As formigas operárias da sociedade. Camada mais baixa da sociedade.

Darrow, é um vermelho, assim como todos da sua cor, trabalha incansavelmente para construir um planeta mais habitável para as futuras gerações. Entregues a situações de calamidades, por viverem no subsolo, são desprovidos de quaisquer segmentos nutritivos, tanto corporais, como mentais, o que leva a uma alienação nata. O que os vermelhos não sabem, é que Marte já é populoso. E que a verdadeira função de cada um deles é única: ser um escravo.

- ' Corajosos pioneiros, lembrem-se sempre de que a obediência é a mais alta virtude. Acima de tudo, obediência, respeito, sacrifício, hierarquia...."

Após um episódio que acontece no livro (fiquei chocada nessa cena), Darrow é apresentado a esse mundo desconhecido e torna-se membro de uma revolução que está prestes a explodir. Com a ajuda de rebeldes, ele passa por uma arriscada transformação científica e se infiltra no meio daqueles que Darrow jurou se vingar: os ouros.

O livro é dividido em quatro partes, cada qual é associada a um estágio diferente dos acontecimentos. A mais difícil para mim, e acredito que para muitos é a primeira parte. O autor Pierce é muito descritivo e ele faz questão de te explicar todo esse universo de uma única e destrinchada vez. Eu sinto que esse livro tem umas 1000 páginas ocultas, porque quanto mais eu lia, mais eu tinha a sensação de estar estacionada. Conheço muitas pessoas que desistiram do livro por causa disso, mas acho que esse é o diferencial do autor. Ele é maravilhoso, o livro é escrito em perfeita maestria. Quando você pega o ritmo da leitura, dá vontade de se casar com esse homem.

Em certos momentos eu não parava de pensar nas semelhanças com Jogos Vorazes, mas julgo a dizer que Fúria Vermelha é mil vezes melhor, o livro pode ter suas inspirações, no entanto tem suas peculiaridades que o torna único. Ele é muito mais denso, sangrento e frio. As cenas de ação, mortes e afins são tão bem escritas que você não se sente apenas um leitor, mas sim um expectador presente na história. A escrita do Pierce é bem agridoce, de um lado ele usa termos técnicos, palavras que não sei de onde raios ele tira, e do outro utiliza xingamentos muito, MUITO explícitos, com uma linguagem bem jovial. Achei uma mistura perfeita. O livro possui de tudo um pouco e na medida certa. Sempre nos levando por um caminho para no fim redirecionar a outro. Não posso falar porque eu amei esse livro, porque seriam muitos spoilers, só afirmo que foi o conjunto da obra. Eu favoritei com muito amor. E já estou levando comigo todos os ensinamentos que adquirir com essa leitura. Com certeza foi a melhor de 2017 até agora. Já considero a melhor trilo da vida sz. Recomendo muito! Leiam! E se não der certo de primeira, por favor deem outra chance! Só conhece o valor de uma bela história quem está prestes a escutar.

"Tática vence batalhas. Estratégia vence guerras."
Amycolaco 13/07/2017minha estante
Hmm fiquei curiosa, vou adicionar a minha meta, parece realmente bom! :)

Wagner 13/07/2017minha estante
\o/bravo; uma resenha enebriante. carrissima amiga Lay parabéns.

Suelen 13/07/2017minha estante
Melhor trilogia ever!

Suelen 13/07/2017minha estante
Uma das melhores trilhogias ever!

Lay 15/07/2017minha estante
Amy, você não irá se arrepender! É maravilhoso!! (;

Lay 15/07/2017minha estante
Obrigada, meu amigo Wagner! Abraço.

Carla 15/07/2017minha estante
Já peguei no kindle unlimited, agora só falta ler!! Quero mt! *-*

Lay 16/07/2017minha estante
Também li pelo Kindle, peguei alelatoriamente e me surpreendi! Maravilhoso demaisss!!!! (;

Carol 22/07/2017minha estante
Depois de tanto comentário bom,já baixei ele pra ler. hahahaha

Lay 23/07/2017minha estante
Não irá se arrepender. Qualquer coisa pode mandar mensagem! Estou aqui pra ajudar a ler e entender essa trilo maravilhosa sz

Carol 23/07/2017minha estante
Ah,obrigada! S2

Leo Oliveira 26/06/2017

Confesso que escrever sobre esse livro é um pouco difícil, uma vez que ele dividiu muito a minha opinião. Em resumo o início de "Fúria Vermelha" foi completamente diferente do que eu imaginava, a história não me cativava e eu pensei várias vezes em desistir - mas felizmente insisti. Diria que o início do livro é bem confuso e até mesmo mal organizado, são muitas informações para serem absorvidas e eu não conseguia entender o propósito de cada uma delas. A partir da parte dois Pierce Brown mostrou ao que veio e me deixou completamente apaixonado por seu universo. Tudo começou a fazer sentido e foi aí que parei e pensei: qual o motivo da parte I destoar tanto do restante da história? Será que este era mesmo o intuito?

A crítica social, a organização dos personagens e a construção deles me deixaram completamente imerso no livro. Darrow é um ótimo protagonista mas quem roubou a cena foi Svero e Virginia, que personagens maravilhosos! Mal posso esperar para ler "Filho Dourado" e "Estrela da Manhã", minhas expectativas estão grandes.
Mafê 26/06/2017minha estante
AHHHHH me senti EXATAMENTE ASSIM! O início é realmente confuso, mas valeu muito a pena continuar. Ainda não li os outros dois mas prevejo lacre

Leticia.Castro 27/06/2017minha estante
Hahaha eu gostei bastante! Mas com certeza depois da parte dois foi ficando cada vez mais difícil parar de ler! :)

Danni 27/06/2017minha estante
Gostei da parte 2 e 4. Realmente Svero e Virgínia foram os melhores. Adorei saber logo no livro 1 quem é Ares

Fernando 01/07/2017minha estante
Danni, perdi esse lance... quem é Ares especificamente?

Fernando 01/07/2017minha estante
Leo, faço minhas as suas palavras!!!

Danni 01/07/2017minha estante
Oi Fernando, é o Lorn au Arcos. Bem no final, quando o ArquiGovernador pressiona Darrow "Qual é sua resposta? Sim ou não? Eu não vou perguntar novamente"
Darrow olha e vê o Lorn, e pensa "... O homem que me enviou meu Pégaso e o anel de Dancer ..." E nós sabemos q quem enviou foi Ares, sendo assim ...

Danii 05/07/2017minha estante
Desculpa me intrometer, mas Danni não coloque tanta importância em um único trecho do livro. Eu já li os três livros e posso dizer que tem certas dicas em Fúria Vermelha de quem é Ares sim, mas eu só percebi essas dicas quando reli o livro. E o trecho que vc acha que revelou quem Ares é não é uma delas. Só se descobre quem é Ares com 100% de certeza em Filho Dourado.

Danni 05/07/2017minha estante
Então lascou kkkk pq não sei se vou ler

Danni 05/07/2017minha estante
Obg Danii

Fernando 06/07/2017minha estante
Kkkk valeu vcs dois!!!!

Heliton 28/01/2021

Eu poderia ter vivido em paz. Mas eles me trouxeram a guerra
E assim, o início do fim da hegemonia dos Deuses começa... Mas antes de chegar ao final desta jornada, entre muitas reviravoltas, traições e mortes que acontecem, é crível que durante tais acontecimentos desta saga Red Rising, o destaque é o crescimento e as mudanças que o protagonista desta história sofre durante o seu progresso.

Narrado em primeira pessoa, pela perspectiva do Darrow, "Fúria Vermelha" se passa em uma realidade onde o homem já colonizou Marte. Pertencente à classe mais baixa que constitui o sistema de casta da sociedade em que vive, Darrow possui um pensamento bastante conformista com a sua realidade e o seu mundo. Entretanto, isso muda quando um certo acontecimento, que será usado como o motivador de suas ações, causa uma mudança não apenas em si, mas para um sistema inteiro.

Além do fato da narrativa conter vários plot twists, que para mim, é um dos pontos fortes da obra, Pierce Brown também agrega a ela diversas referências de mitologia, de filosofia política e científica, algumas das quais se referem hipoteticamente a processos da engenharia planetária que realmente existem e estão sendo estudadas para a evolução e existência da nossa sociedade na colonização da raça humana em Marte, um tema já frequente no meio da ficção científica.

Devido as várias informações que são jogadas inicialmente, se não prestar uma devida atenção nelas você se perde; para mim, que fui lendo atento aos detalhes, tornou-se em certas partes confuso, então imagine para quem não leu desta forma. Porém, com o tempo natural de leitura fui me habituando, com uma certa paciência, fui compreendendo sobre o universo criado e a realidade em que o personagem principal se encontrava. Outros personagens, alguns dos quais também serão os principais ao longo da trilogia, vão sendo apresentados durante a leitura, com as intrigas e laços que são construídos e desenvolvidos entre eles, a princípio, para mais tarde dar uma carga emocional ainda maior à trama; dentre eles, gostei bastante de Sevro, um personagem inesquecível, principalmente pela forma simpática que ele fala, um "gentleman" completo.

O enredo, por si só, traz uma série de acontecimentos dramáticos onde, assim que um termina, surge outro logo em seguida, dando aquela sensação de que não haverá "calmaria" em momento algum. Com a presença de vários saltos temporais que ocorrem, partindo de dias, meses e até anos, são adicionados acontecimentos em que você não sabe o que aconteceu durante o período este que foi pulado; em outros casos, são algo facilmente interpretativos, compreendidas conforme se avança na leitura.

Outro ponto a ser abordado é que ?"Fúria Vermelha" também não foge de comparações com outros livros, como, por exemplo, "Jogos Vorazes", que foi lançado seis anos antes da primeira publicação desta obra do Pierce Brown (2014), muito embora eu pense que tal comparação é mais pelo que acontece neste primeiro livro, apenas. Mas pessoalmente falando, creio que o maior paralelo que se possa fazer, de uma forma geral, e que ficou ainda mais claro depois de saber pelas próprias palavras do autor, é que em relação a essência de Red Rising, ela é mais parecida com as obras dos autores Frank Herbert (Duna) e Alexandre Dumas (O Conde de Monte Cristo), que foram a sua fonte de inspiração para escrever a sua história.

E como não deixar de citar, tenho que elogiar bastante a construção do protagonista; sendo mais incisivo no desenvolvimento dele, ??construção?? não seria bem a palavra certa, e sim, reconstrução. Lembrou, e muito (como já foi mencionado pelo próprio autor sobre as origens da sua inspiração), o Edmond da obra "O Conde de Monte Cristo". O personagem sai da pior condição possível para chegar a uma posição superior e "confortável" o bastante para atingir os seus objetivos, se tornando parte daquela típica boa história de vingança. Apesar disso, digamos que o Darrow apanha bastante para pensar em chegar aonde quer que ele queira chegar, muito mais que o Edmond.

Esta trilogia Red Rising, do autor americano Pierce Brown, sem dúvida, em sua grande maioria, merece todas as opiniões e impressões positivas que são lidas por aí; creio que para muitas dessas pessoas, assim como foi para mim, tornou-se difícil não ter criado certo hype, procedido, em consequência desta expectativa, do receio de comprometer a experiência da leitura.

Sendo assim, depois de ter concluído os três livros, eu recomendaria esta obra para quem curte o gênero de ficção e distopia ao estilo Jovem-Adulto (YA). Entretanto, vale o alerta: a violência aqui, junto aos gatilhos, é bastante presente, diria que o primeiro livro é o mais brutal entre os três. Se é algo que não te incomoda muito, leia.
Sandra Mika 30/01/2021minha estante
Darrow é....!!!!

Heliton 30/01/2021minha estante
!!!!!!

Senses 01/02/2021minha estante
Minha trilogia favorita como já devo ter escrito por ae.
Primeiro que realmente, se você não prestar atenção em cada detalhe, se perde rapidamente, o autor criou um mundo novo, uma sociedade nova, futurista, e cada coisinha nova é mais informação que pode ser perdida, admito que apenas na releitura eu entendi tudo o que se passava a volta do protagonista. E falando nele, que protagonista, Darrow parece realmente uma pessoa, alguém real, tem seus medos, suas alegrias, tem erros e acertos, e claro, se desenvolve de maneira incrível ao longo da trilogia toda, sempre mostrando algo novo, mostrando ao leitor como a sociedade realmente funciona naquele mundo.
E também falando nele, que mundo meus amigos, que mundo. A parte mais incrível dessa trilogia foi o mundo criado, a sociedade, as castas das cores, as tecnologias, os acontecimentos. Quantas vezes durante as leituras eu queria mais informações sobre os primeiros ouros, as chuvas de ferro, as conquistas da raça, as guerras. É lindo como que com poucas informações, apenas uma ou duas frases em todas as trilogias, Pierce consegue dar informação que faz o leitor criar mil e um acontecimentos na cabeça e pensar em mais, querer mais. Simplesmente amo esses três livros.

Heliton 01/02/2021minha estante
Darrow foi dos melhores personagens que conheci. Sobre a origem dessa sociedade e tudo o mais, teria sido muito bom ler e saber mais sobre; um spin-off focado nesse período seria algo sensacional também. Ainda lerei na gringa os livros seguintes, pois como um possível tradução para o br é mínima, é o que se pode fazer pra acompanhar o seguimento após o fim desta trilogia.

Senses 01/02/2021minha estante
Eu ainda quero aprender bem mais de inglês antes de partir para a leitura da próxima trilogia ou até mesmo do spin off em quadrinhos. E já fica a dica se não tinha conhecimento, se passa uns anos antes.

Heliton 01/02/2021minha estante
MDS, n sabia!! Vlw msm, vou atrás para ler esse tbm.

Lara 20/03/2021minha estante
Eu AMO. pena que provavelmente não vão trazer a segunda trilogia pro br

Senses 21/03/2021minha estante
não vao mesmo, já desistiram, e eu comecei a aprender ingles a um tempo, mas pra ler no nivel que esse livro precisa vai demorar, mas algum dia vai

SterPKL222 10/03/2023minha estante
Gente como faz para ler?

Ju 06/02/2021

Sentimentos mistos
A historia é MUITO boa, mas às vezes o livro ficava TÃO arrastado que pensei em desistir algumas vezes. Única coisa ruim é isso.
heitor 18/02/2021minha estante
Eu tô querendo largar kkkkkkkk tô no comecinho mas nada tem me deixado com vontade de continuar

Thainá 19/02/2021minha estante
To assim tambem, mas dizem que mehora né, tomara

Ju 25/02/2021minha estante
Eu não sei como mas terminei dois, estou chocada que gastei meu dinheiro comprando e meu tempo lendo esse livro

heitor 26/02/2021minha estante
Acabei de abandonar o livro... fiz de tudo! Falaram que na parte 2 melhora, mas já estou na 3 e até agr um completo marasmo!

Ju 26/02/2021minha estante
Difícil escolher abandonar um livro né? Eu odeio! Mas essa trilogia é chata demais! Só gostei do começo do livro

heitor 26/02/2021minha estante
Eu não gosto de abandonar mesmo não, mas sinceramente, gastar meu precioso tempo com algo que não está agradando é complicado dms

Ju 28/02/2021minha estante
Sim, é muito complicado. Tinha dia que eu nem pegava nesse livro e eu sempre leio todo dia. Me decepcionou muito

LuCas Amaro 27/08/2016minha estante
Uma das melhores sagas que já li , e por sinal muito boa esta resenha .
Sentiremos falta do Ceifeiro de Lykos..
Acabei o Estrela da Manhã hoje e adorei ! entretanto ainda acho o Filho Dourado o melhor dos três livros, rs

Jemilly 27/08/2016minha estante
Obrigada, pelo menos distopia foi a melhor até agora que li, e estou deprimida de saudade :( rsrs pois é, tô indecisa com qual é o melhor, acho que por causa que Estrela da Manhã foi o ultimo livro e afetou mais meu emocional kkkkk

LuCas Amaro 27/08/2016minha estante
Esse último livro conseguiu me afetar também , olha.. Por muitos momentos tive que pausar a leitura pois não suportava ver o Sofrimento de Darrow . Mas não vou falar muito pois posso acabar soltando um spoiler ou outro por aqui e acabar estragando a Leitura de outra pessoa kkkkk.

Até a próxima saga o/ !

Jemilly 28/08/2016minha estante
kkk entendo, aconteceu a mesma coisa comigo, li mais devagar o ultimo que os dois primeiros, as vezes eu parava pq era bom demais o livro e precisava parar para acreditar nisso, que foi perfeita toda a trilogia kk

Samuel - IG @ModernoLiteral 10/09/2016minha estante
Olha ela arrasando nas resenhas

Jemilly 10/09/2016minha estante
kkkkk :)

Joyce 05/03/2021

É bom mas é ruim
Cara então.. por onde eu começo. Eu gostei sabe, adorei a construção desse universo distópico e cara como eu amei a profundidade do protagonista, a maneira como sua personalidade passa meio que por uma montanha russa e em diversas situações ele se vê diante de decisões que atinge o âmago de quem ele é. E achei essa trama muito complexa e bacana de ser explorada.

MAS PQP Q GALERA CHATA! Os personagens ouro sao muito chatos. Tirando você Virgínia, você é perfeita. De resto, eu tinha dificuldade de acompanhar os diálogos entre eles pq eu ficava tao entediada q parava de ler. Eu preferia ler mil monólogos do Darrow do que ler uma cena em que os amigos lá estavam reunidos. Sem falar que são extremamente sexistas. Ok, I get it, a sociedade é machista e bla bla bla mas existem tantas formas de explorar isso e no livro é
- yeah dude manda sua mãe [insira aqui uma atividade de cunho sexual e pejorativo]
Ou então: traz a sua a mãe aqui pra eu mostrar pra ela oq é ser homem. E teve o meu favorito:
?Aqueles estranguladores de bebês fariam de vocês os escravinhos de prazer deles se vissem alguma fraqueza.?

?????????

Cara que saco, parece aqueles caras que só sabem o termo ?vadia? pra xingar uma mulher. Além da continuidade de coisas relacionadas a violência sexual que vc fica ??? ainda por cima tem toda aquela baboseira de apertar forte a mão e a coisa de bom homem que é extremamente repetitiva. Sério, contei 4 cenas quase seguidas em que isso rola. Sla mais plot político e menos apertos de mãos please.

Enfim, o livro é bom, as batalhas são boas e o personagem é muito profundo e interessante, bem construído. Apesar de ser um metido a fodao do caralho.
JuBarros_ 13/03/2021minha estante
Meu Deus SIIM!! Eu terminei esse livro com overdose de testosterona pqp kkkkkk

Joyce 23/03/2021minha estante
Eu realmente fiquei com preguiça de continuar kkkk cê chegou a terminar a trilogia???

JuBarros_ 23/03/2021minha estante
Então, eu vou dar uma chance pro segundo, pq falam que melhora. Mas estou enrolando pra começar ele kkkkk

Joyce 24/03/2021minha estante
Faz resenha depois!!!! Quero saber mas sem chance de conseguir ler kkkkk

JuBarros_ 24/03/2021minha estante
Vou fazer sim :)

Samuel Simões 30/01/2017

Fúria vermelha/amarela/azul/rosa de raiva de ter lido esse livro!
Eu achei o livro fraquíssimo demais e não sou capaz de comentar um livro que eu simplesmente achei mais do mesmo e repetitivo. Protagonista chato, personagens chatos, mundo criado pelo autor é chato também, enfim.. tudo é muito chato e enfadonho. Detestei! ( já estava de ressaca literária, agora então.. só piorou kkk )
Fernando Lafaiete 30/01/2017minha estante
O quê??? Que pena que você não gostou. É minha trilogia favorita da vida!

Samuel Simões 30/01/2017minha estante
Sério cara? Respeito muito que você tenha curtido, e sinceramente.. gostaria de ter gostado também, porque muita gnt gosta pra caramba dessa série, mas comigo não rolou.. uma pena! acho que agora vou encarar ou PLANETA DOS MACACOS ou fahrenheit 451..já leu algum desses amigo?

Fernando Lafaiete 30/01/2017minha estante
Então Samuel, ainda não li. Mas só escuto elogios sobre esses livros. Os lerei em breve. O fato de você não ter gostado de Fúria Vermelha é uma exceção, você e o Esdras costumam ter opiniões bem parecidas com as minhas. Tô no aguardo da sua opinião sobre esses dois livros que você pretende ler! :)

Samuel Simões 30/01/2017minha estante
haha com ctz amigo!! E a gnt tem opiniões muito iguais mesmo! exceto um livro ai.. hauhuahauh mas vou ler e venho aqui dizer se curti ou não! hahaha grande abraço!!!

Jon 22/08/2020

Boa estória.. cativante
Vale a pena dedicar um tempo para esta leitura. O início é sensacional.. frenético.. os demais capítulos são no estilo jogos vorazes.. o desenvolvimento da trama fica por conta das sequências.. recomendo a leitura, porém, para uma melhor experiência, tem que se comprometer a finalizar a trilogia.
Paula1735 11/01/2021minha estante
Quero muito começar essa trilogia,mas não acho o último físico em quanto nenhum, aí estou com receio de ir em frente na obra

Jon 11/01/2021minha estante
Não curte e-book? Pode ser uma opção. Os meus exemplares da trilogia são digitais. Prefiro os físicos, mas... há circunstâncias que os e-books são uma mão na roda.

Paula1735 12/01/2021minha estante
Sinceramente ler livros em ebook me deixa com dor de cabeça, leio muito quadrinhos pelo app do Kindle, tenho planos de comprar o aparelho do Kindle para fazer o teste se essa questão da dor de cabeça melhora, pois creio ser questão da iluminação do celular

Jon 12/01/2021minha estante
Então Paula, é bem provável que a iluminação esteja lhe causando desconforto. Com o Kindle a experiência é ótima, super agradável, sem incômodos para visão. Quando puder, invista, recomendo fortemente.

Aline Marques 06/07/2015

WTF!
Deixe-me esclarecer algo, Fúria Vermelha é um livro tão FOrmiDÁvel que terei problemas em me expressar. Só consigo pensar em palavrões para descrevê-lo, o que, provavelmente, só dificultará mais o processo.

Se assim como eu, você gosta de ser surpreendido, não leia a sinopse oficial e evite resenhas detalhadas.

Darrow é o protagonista, nascido em Marte e responsável por manter o sonho de outros em continuidade, ou seja, um escravo disfarçado de operário. Ele é um Vermelho, um adolescente forjado através da miséria e mentiras de uma sociedade sedimentada que, supostamente, precisa de seu sangue e suor para se manter viva.

"Lembre-se das palavras do nosso líder dourado. Paciência e obediência, meu jovem. Paciência é a parte principal do valor. E obediência é a parte principal da humanidade. Escute os mais velhos." (Página 15, epub)

De forma equilibrada e assombrosa, a trama é composta de tragédia, romance, política, ficção científica, estratégia... Se tivesse que escolher uma única palavra para descrever esta distopia, escolheria PUNGENTE.

"O homem não pode ser libertado pela mesma injustiça que o escravizou." (Página 329)

Gostaria de me mudar para o cérebro do Brown porque uma trilogia não será suficiente. Toda minha fé e ansiedade na frase que finalizou o melhor livro do ano: "Você vai gostar pra cacete dos próximos dois livros".

site: www.instagram/ousejalivros
Cleber Oliveira 21/07/2015minha estante
Vou ir comprar agora mesmo, sua resenha me deixou animado. Obrigado :)

Aline Marques 21/09/2015minha estante
Obrigada, Cleber. Espero que tenha amado a leitura, tanto quanto eu.
Por favor, conte-me o que achou! Rs
Preciso falar desse livro com alguém... ;)

Julliana 06/12/2016minha estante
Olá Aline, bom dia.
Fiquei louca pra ler esse livro, você poderia me falar de que se trata essa "LISTA DE CLASSES
Ouros,Pratas,Brancos,Cobres....
Azuis: São os viajantes e exploradores do universo.... e etc..

Fiquei curiosa. Obrigada desde já, e amei seu perfil.

Ferreira.Souza 21/10/2020minha estante
achei fraco
as avaliações aqui são boa
mas não se pode chamar isso de literatura
aqui penso que o autor achou ou somou fórmulas bem batidas , mas pra que as cores?

Kleyton0 25/03/2018

Superestimado.
Fraco e confuso, digno de um escritor iniciante medíocre. Construção de mundo capenga. Organização social simplória. Personagens com nomes tolos dotados de pouquíssimas individualidades e carisma nulo. Idem as descrições das Casas, armamentos e das pífias cenas de batalhas. A ausência crônica de empatia provoca no leitor nenhuma emoção quando os muitos personagens secundários são mortos. Excesso de expressões chulas e palavrões aleatórios. Ideia requentada mal executada pelo autor, contudo acredito que funcionará como filme, a depender dos talentos do roteirista. Jogos Vorazes é melhor em inúmeros aspectos. Vou continuar a serie porque tenho Filho Dourado, espero que melhore drasticamente a qualidade da narrativa.
Adrielly.Barreto 30/03/2018minha estante
Sabe me dizer se tem todos os livros publicados no br?

Kleyton0 31/03/2018minha estante
Sim. A trilogia principal: Fúria Vermelha, Filho Dourado e Estrela da Manhã. Tem um 4º que ainda não saiu tradução e edição BR.

Rebeca 26/03/2020minha estante
Discordo, gostei bastante.

Luan 01/07/2016

Fúria Vermelha despertou a fúria do leitor que vos escreve, apenas!
Distopia é um gênero que parece estar saturando de certa forma rápido. A explosão delas nos últimos seis anos desencadearam uma nova leva de leitores mundo afora, que não estavam acostumados com leitura, e, principalmente, este tipo de leitura. Jogos Vorazes, sem dúvida alguma, foi uma importante peça para difundir o gênero nestes últimos anos. Uma pena que ele também serviu para inspirar outras histórias, que vieram a seguir e pouco de novo trouxeram dentro desta modalidade da literatura. Um destes casos é Fúria Vermelha, que parecia ter tudo para mudar um pouco o conceito popularesco de distopia, mas trouxe apenas mais do mesmo.

Ao levar em consideração apenas a sinopse, a impressão que dá é justamente essa: de algo diferente. Mas não é o que acontece na prática. A história, além de distopia, junta a ficção científica, embora seja apenas um terço de todo o livro. A história vai nos contar que Marte, o planeta vermelho, já foi colonizado e está prestes a se tornar amplamente habitável. Em um futuro não tão distante, o homem vive no planeta em uma sociedade definida por castas. Darrow é um dos jovens que vivem na base dessa pirâmide social, escavando túneis subterrâneos a mando do governo, sem ver a luz do sol. Até o dia que percebe que o mundo em que vive é uma mentira, e decide desvendar o que há por trás daquele sistema opressor. Tomado pela vingança e com a ajuda de rebeldes, Darrow vai para a superfície e se infiltra para descobrir a verdade.

No entanto, acabamos presenciando, na realidade, uma revolta muito semelhante àquele vista em Jogos Vorazes, com vários ingredientes dos três livros em um só. Primeiro, vou falar do que eu achava, para depois comentar o que foi. Inicialmente, achei que se trataria, acima de tudo, de uma história política, onde o protagonista estaria infiltrado dentro da sociedade opressora que o mantinha preso nas profundezas de Marte. Essa foi a ideia. Porém, depois de um início chato mas promissor, vimos Darrow apenas protagonizando cenas de ação, com direito a muita luta e morte, tudo isso numa floresta, com outros vários jovens. Isso te lembra algo? Pois é!

Eu não sabia que haveria essa "disputa" entre jovens, com direito a morte e tudo mais, como foi em Jogos Vorazes, por exemplo. Me surpreendi ao me pegar lendo páginas que narravam isso. Me surpreendi especialmente porque anteriormente a intenção dos personagens era criar até uma espécie de rebelião depois desta infiltração que citei acima. Acreditava que haveria uma série de descobertas, revelações, a luta da periferia contra a sociedade em comando. Nada disso. O problema, ainda, foi que não ficou muito clara a intenção dos rebeldes em colocar Darrow para participar da competição, que para eles era a entrada dele a um Instituto, onde ele se prepararia para se tornar um líder naquela sociedade. Ficou confuso sim.

Estranho também ninguém saber que o Instituto era, na verdade, um matadouro. Não consigo entender como conseguem esconder isso, sendo que um ano depois de saírem dessa floresta, quase todos jovens que entraram vão sair mortos. Mas nem tudo são espinhos nesta rosa. Como disse, o início foi promissor. Apesar um pouco demorado e confuso, uma vez que o autor não é daqueles que usa as primeiras páginas para explicar como é aquele novo universo - e isso me agrada bastante. Conhecemos, inicialmente, os Vermelhos, os escravos daquela sociedade, que realizam perfurações no subsolo em busca de hélio3, para tornar o planeta habitável - o que já ocorria, mas eles não sabia. Ao final, é claro, também, que deu pra perceber nitidamente a ideia de crítica à atual sociedade feita pelo autor.

LISTA DE CLASSES
Ouros: Membros mais nobres da sociedade. Os mais fortes e belos, orgulhosos e vaidosos. Controlam toda a sociedade.
Pratas: Contabilizam e manipulam a moeda e a logística.
Brancos: Controlam a justiça e a filosofia da sociedade. São os pensadores.
Cobres: Também chamados de Centavos, administram a burocracia e o Comitê de Qualidade.
Azuis: São os viajantes e exploradores do universo.
Amarelos: Estudam os medicamentos e as ciências.
Verdes: Desenvolvem a tecnologia.
Violetas: Os criativos. Considerados artistas da sociedade.
Cinzas: Também chamados de Latões, garantem a ordem e a hierarquia nas sociedades.
Marrons: Serviçais das tarefas cotidianas.
Rosas: São empregados e proporcionadores de prazer da alta sociedade.
Vermelhos: As formigas operárias da sociedade. A capacidade física e mental dos integrantes dessa cor é imensurável.

Há mais fatos relevantes e interessantes, com revelações, surpresas e apreensão, nas primeiras 180 páginas do que em todo o resto. Se o livro seguisse com a ideia inicial, certamente teríamos uma grande obra distópica em mãos. Mas ainda devo destacar a qualidade da descrição do autor, em que ele consegue desenhar muito bem em palavras as cenas de ação - é tudo palpável, dá pra sentir enquanto você lê. Além disso, ele consegue criar bons personagens, embora a maioria deles com traços distorcidos muito parecidos. Gostei da forma com que ele terminou a história, embora bastante clichê. Ela abre um enorme leque e uma grande possibilidade de encontrar aquilo que eu esperava neste primeiro volume no segundo, chamado de Filho Dourado.

A edição da GloboLivros está bem cuidada. A capa é muito bonita e aveludada. As páginas internas são bem diagramadas e não lembro de algum erro bizarro na revisão. Por ter me frustrado tanto com a leitura, sendo que eu nem estava com grande expectativa com esta história, fico com três estrelas, mas com sensação de que vem algo melhor e maior no próximo volume da trilogia, que terá seu último volume publicado em julho de 2016. 'Fúria Vermelha' será adaptado para o cinema por Marc Forster, diretor de Guerra mundial Z.
Mexeus 09/03/2017minha estante
Que crítica ótima, concisa, detalhada e bem-estruturada a sua. Gostei muito!

Luan 05/05/2017minha estante
Ei, só vi agora seu comentário. Desculpa. Que bom que gostou... uma pena o livro não ser grande coisa rs

Rafa - @espaco_dos_livros 09/05/2019minha estante
Nossa... Traduziu tudo o que pensei... Li metade do livro e estou prestes a largar... É só mais do mesmo, não há muita inovação.

Dani 02/02/2017

DESTRUIDOR!
Minha última leitura de Janeiro de 2017 foi o primeiro volume da trilogia Red Rising.

O título é Fúria Vermelha, e com o andamento da leitura vamos entendendo a intenção do autor com isso. Foram necessárias poucas páginas para que eu mergulhasse no universo criado por Pierce Brown.

Estamos em Marte, o Planeta Vermelho, e o ser humano aparentemente já descobriu como viajar no espaço e colonizar outros planetas. Temos também uma sociedade totalmente dividida em castas, que aqui são nomeadas por cores. Os Vermelhos, como é de se imaginar, estão na base dessa pirâmide, sendo o nível mais baixo da sociedade. Cada cor tem sua função específica, os Ouros são os governantes, enquanto os Violetas são os artistas, e os Vermelhos são os mineradores, e por aí vai.

Como é de se imaginar, os Vermelhos são submetidos a um tipo de trabalho praticamente escravo através de um bonito discurso dos Ouros sobre a importância dessas formigas operárias para toda a sociedade: é através da mineração de hélio que será possível tornar a superfície de Marte habitável a toda a raça humana. Entretanto, não é bem assim que as coisas funcionam, e foi necessário o plantio de uma sementinha de revolução por alguém muito querido de Darrow.

O que acontece a seguir me pegou totalmente de surpresa, eu jamais esperaria que iria acontecer algo do tipo, e os eventos só serviram para aumentar ainda mais minha curiosidade e me fazer ler como se não houvesse amanhã.

Embarquei nessa aventura perigosíssima com Darrow, e página após página me surpreendi com a capacidade do autor de criar um universo tão complexo e explicá-lo de forma tão simples, respondendo à todas as minhas perguntas sem subestimar minha capacidade como leitora e convidada nesse universo.

Essa jornada por Marte, essa guerra por vingança e por poder... É tudo descrito de uma maneira muito crua, o que dá ao livro um teor mais adulto, assim como as muitas cenas de violência explícita e aos muitos palavrões usados por Darrow e pelos seus conterrâneos Vermelhos.

Fúria Vermelha é diferente de tudo o que já li, e foi um livro que fez eu me apaixonar por todos os detalhes de seu universo.

site: https://dacarneiro.wordpress.com/
Luan.Lima 09/02/2017minha estante
Meu deus. Preciso ler esse livro URGENTE. Não resisti e acabei de comprar depois de ler sua resenha. Rs

Dani 10/02/2017minha estante
Espero que sua leitura de Fúria Vermelha seja tão incrível quanto a minha então, Luan! :D

Luan.Lima 10/02/2017minha estante
Tomara. Estou ansioso! Rsrs. Obrigado :)

Drica Feitosa 27/06/2020

Caracas
Um livro forte, difícil se comparado com a Sociedade atual... nao vejo a hora de ler os outros dois!!!
Ingrid @aquelequote 27/06/2020minha estante
4,5?????????????