Fúria Vermelha Pierce Brown

Resenhas - Fúria Vermelha

Lu @gentequeamalivros 03/06/2023

Tão bom quanto da primeira vez em que li ?.
Aqui nesse universo os planetas solares já foram colonizados e são habitados, precisamente estamos em Marte e vamos acompanhar a saga do Darrow um garoto nascido em uma casta de mineradores e essas castas são divididas por cores e o nosso mocinho é um vermelho.

Darrow vive uma vida difícil, porém ele não tem grandes ambições, para ele tudo está perfeito da forma em que vive. Até que um belo dia sua vida é virada de cabeça para baixo e ele começa a repensar sobre suas escolhas.

É a partir daí que a história começa a desenrolar, pois Darrow nunca quis uma vida diferente mas agora ele se vê numa posição que pode custar a sua vida e seus sonhos.

Apesar de ser uma fantasia com uma pegada bem pesada pois temos cenas explícita se violência, morte e tortura essa é uma história que vai trazer muitas reflexões sobre  política, sobre a sociedade e seus poderes e suas manobras para conseguir o que seja melhor para quem detém o poder mas também é uma história de amizade, de lutas, sobre família e acima de tudo de resiliência.

Darrow em vários momentos se vê em becos sem saídas tendo que confiar em pessoas que ele deveria odiar e percebendo que nem tudo é preto no branco e principalmente que as pessoas não deveriam ser  definidos pela sua cor, raça ou crenças e sua busca passa a ser a destruição daquele império dominador mas também um mundo justo onde todos possam viver em igualdade.

Sabemos que isso é uma missão quase impossível mas nosso querido ceifeiro vai tentar buscar essa mudança ou morrer tentando.

Será que eu recomendo???? SEM SOMBRA DE DÚVIDAS ?.

Leitora Viciada 20/02/2015

Resenha para o blog Leitora Viciada
Distopias voltadas ao público jovem transcenderam de moda para estilo literário preferido de muitos leitores. Embora nem todos apreciem as distopias clássicas, as contemporâneas continuam em alta e cada vez mais editoras brasileiras trazem ao país livros do gênero, assim como escritores nacionais têm produzido mais histórias dessa linha.
Prefiro as clássicas, por causa de estruturas de enredo e personagens mais variadas, mas também sou fanática por distopias atuais. O problema é quando alguns aspectos começam a se tornam repetitivos demais; ou quando uma trama, por melhor que seja, passa a focar em outros elementos que não têm ligação com a distopia e conflito principal. No meio de tantas, algumas se destacam por originalidade ou, simplesmente, por focar no tema distópico e crítica social com intensidade.
A Globo Livros trouxe ao Brasil no final de 2014 o primeiro volume da série Red Rising, do autor Pierce Brown: Fúria Vermelha (Red Rising, 2013). Na capa a indicação: "Uma história de vingança e conquista de poder, comparada a Jogos Vorazes (The Hunger Games, 2008, Suzanne Collins) e a Guerra dos Tronos (Crônicas de Gelo e Fogo, A Song of Ice and Fire, 1996, George R. R. Martin)." Não gosto de indicações assim, porém dessa vez confesso: Sim, Fúria Vermelha possui itens de Jogos Vorazes e de Guerra dos Tronos. Também em 2014, a Globo Livros trouxe outra distopia alucinante aos brasileiros: Battle Royale (1999, Koushun Takami), livro que certamente inspirou Jogos Vorazes. Portanto deixo aqui um grande agradecimento para a editora por trazer duas das melhores distopias que já li. Se você gosta de distopia pelas verdadeiras razões que faz o gênero viciar os leitores, estes são dois livros essenciais para você.

Fúria Vermelha é uma obra marcante, impecável, violenta e fascinante. Mais que uma distopia, é um épico! Me perco em elogios e posso soar exagerada, mas é realmente excelente. Apresenta características suficientes para ser classificada como distopia e não traz cenas românticas e triângulos amorosos clichês que começam a me entediar. Ms traz a força do amor! Possui muita ação, muitas cenas de lutas, intrigas e impressionantes reviravoltas. É quase um thriller, porque os acontecimentos não param e me fascinei por um primeiro volume trazer tanta movimentação e brutalidade, além de conspirações. É brilhante, inteligente, arrebatador e mal dá para respirar com tantos acontecimentos.
A edição da Globo Livros está linda, gostei da diagramação, revisão, tamanho da fonte e páginas amareladas. A capa tem fundo fosco e toque suave com uma asa vermelha e brilhante na frente. O título é em relevo, prateado e com leve sombreamento vermelho. Possui orelhas e um mapa para que o leitor acompanhe melhor as estratégias e batalhas. Além disso, o mapa mostra as marcações territoriais de cada Casa, essencial para a leitura.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2015/02/red-rising-volume-1-furia-vermelha-de.html

Rafael 26/04/2022

Valeu a pena não desistir
Eu achei o começo um porre total, a história me interessou mas fiquei totalmente perdido com a escrita do autor, acho que algumas coisas realmente eram desnecessárias, principalmente o linguajar heterotop. Pensei em desistir mas que bom q não desisti. Perto do meio o livro toma um rumo bem diferente e a leitura fica mais fluída. Depois eu realmente amei muito, é o tipo que de história que eu amo. Só espero que o segundo seje melhor do início ao fim.

Henrique 05/09/2022

Fúria Vermelha
Primeiro livro que leio desse autor não conhecia o Pierce Brown mais agora vou ficar atento a qualquer lançamento desse homem que livro épico, sensacional, maravilhoso, impactante, tudo que ele podia entregar ele entregou o que está escrito na capa comparado a jogos vorazes e guerra dos reinos é puta verdade o que esse cara fez aqui é sacanagem conforme os capítulos vão passando a gente vai vendo até onde o protagonista Darrow está disposto aí em busca de vingança pelo que foi tirado dele eu fiquei chocado com todo o desenvolvimento que o autor deu pra ele e estou muito curioso pra saber como o Darrow vai alcançar o objetivo dele vou ler os outros com toda a certeza.

Kaio.Rodrigues 14/09/2020

É incrível, mas só depois de umas 200 páginas.
O livro é divido em quatro partes. Logo, a primeira serve meio que uma introdução sobre aquela realidade distópica, além de mostrar alguns acontecimentos que servirão de motivação para que o protagonista tome certas atitudes. Por conseguinte, a segunda parte é a mais chata, a história fica arrastada e entediante. Muitas vezes da vontade de abandonar o livro. Entrando, no finalzinho da parte dois o enredo fica um pouco mais interessante. Por fim, as partes três e quatros são as melhores, a narrativa flui de modo fantástico e lemos um capítulo atrás do outro sem nem ter noção do tempo. É uma grande evolução e foi isso que fez melhorar minha avaliação do livro. Só para ressaltar alguns pontos importantes: há um certo dialeto usado nessa dispotia, mas nada que dificulte muito a compreensão do leitor; a partir da terceira parte a história fica pesada, com violência, tortura e estupros; e, por último, ressalto que o autor gosta de dá spoilers pelo título dos capítulos.

Cathy 28/04/2020

Fúria Vermelha
Fúria Vermelha me foi muito indicado e acabei sedendo, porém não estava muito esperançosa com o livro. Por algum motivo, esperava uma trama adolescente e que a distopia acabasse sendo deixada como segundo plano por um romance como costuma acontecer na maioria das vezes. Mas, felizmente, eu não podia estar mais enganada.

Fúria Vermelha aborda uma história intensa, cheia de adrenalina e verdades duras. No início, demorei a me adaptar com a narrativa em primeira pessoa feita pelo Darrow, parecia pesada e técnica, no entanto a leitura fluiu leve e rápida depois que me acostumei.

As descrições do cenário e situações são críveis e detalhadas. Aliás, Pierce Brown fez um ótimo trabalho com os personagens, incluindo os "figurantes". O autor conseguiu me emocionar até com mortes de personagens desconhecidos até três páginas antes de seu fatídico destino, simplesmente impressionante.

vanessa.pivotto 11/11/2023

Favoritado
Personagens instigantes. Mundo bem construído e muita ação.
Depois de muito ouvir falar sobre essa trilogia, iniciei a leitura com altas expectativas e não me decepcionei. Lembra sim jogos vorazes, porém a construção dos personagens, secundários inclusive, é ainda melhor.
Uma pitada de romance pra dar uma quebrada nas (altas) doses de violência. Muita estratégia política e um "herói" que evolui muito durante a narrativa.

sophia princesa 16/01/2021

violência não é a resposta é uma pergunta e a resposta é sim
brutal. já tinha começado ele em agosto de 2020 e fui até 20 poucos % mas abandonei pq comecei outros livros. voltei a ler esse ano e eu não podia ter tido uma decisão melhor. me prendeu do início ao fim e eu me apeguei de uma forma surreal aos personagens (mesmo eles morrendo a cada página). um universo muito bem estruturado e escrito. não ganhou 5 estrelas pq eu detestei o último capitulokkkk.

Bec4 07/09/2022

"Afiado pelo ódio. Fortalecido pelo amor."
Esse é o meu primeiro contato com o autor, ainda não tinha lido nada dele. Então, eu não sabia muito o que esperar.
Mas PURAQUEPARIUUU que livro bom, foi uma surpresa muito bem-vinda.
Em fúria vermelha a gente acompanha a trajetória de Darrow, um vermelho, a classe mais baixa de Marte.
O sistema apresentado nesse livro é uma coisa que eu facilmente visualizo acontecendo no nosso mundo. Então não é difícil se identificar com o personagem, com sua sede de vingança e até mesmo os questionamentos que ele tem durante toda a história.
Até onde ele é capaz de ir pra cumprir o objetivo da vida dele. E ao fim dessa caminhada qual o preço que ele vai ter que pagar?

"Eu poderia ter vivido em paz. Mas meus inimigos me trouxeram a guerra."

Larissa Guedes de Souza 15/10/2021

Fúria Vermelha é o primeiro livro de uma série de mesmo nome que iniciou sendo uma trilogia, mas na qual agora foi adicionada uma segunda trilogia.

“Os melhores devem ascender. Ou será que são os que têm os melhores contatos?” - Capítulo 38

É uma distopia de ficção científica em um futuro do sistema solar, que o povo da Terra precisa sair e conquistar novos mundos e em que a sociedade é dividia em castas representadas por cores. O protagonista é Darrow, ele faz parte dos Vermelhos, o nível mais baixo da sociedade. Ele é um minerador de hélio-3 em Marte, que segundo o governo Ouro, é o combustível que vai purificar a atmosfera marciana para que eles possam fazer a “terratransformação” de Marte que, assim, os primeiros colonizadores venham para o planeta vermelho. Só que vamos descobrir que não é bem assim. Os baixo-Vermelhos são enganados e manipulados há séculos e na verdade já há uma sociedade muito bem estruturada fora da Terra! É um livro que discute problemas da nossa sociedade de forma bem clara nas entrelinhas. Fala sobre governos ditatoriais, desigualdade social, racismo, escravidão e revolução.

“A morte não é vazia como você afirma ser. Vazia é a vida sem liberdade, Darrow. Vazio é viver acorrentado pelo medo, pelo medo das perdas, pelo medo da morte.” - Capítulo 4

A história começa explicando a sociedade e te mostrando a realidade de Darrow, que ele acredita ser a de todos. Alguns acham isso um começo devagar e até entediante, mas acredito que ele é fundamental para que a gente entenda o Darrow profundamente e sinta a sua incredulidade e sua revolta quando ele descobre como a sociedade realmente é e como os Ouros mentem sobre TUDO para eles! O Darrow encontra um grupo revolucionário, os Filhos de Ares, e vai passar por uma transformação e protagonizar um plano arquitetado há algum tempo por eles para tentar se infiltrar nos Ouros e destruir a sociedade e seu sistema opressor por dentro.

“Se a violência é o esporte dos Ouros, a manipulação é a forma artística deles.” - Capítulo 10

Eu AMEI o livro! Ele é denso e cheio de reviravoltas. Você fica em conflito por alguns acontecimentos e em relação a alguns personagens, mas é justamente porque o autor escreve tão bem e constrói os personagens e a história de maneira tão complexa. Eo, por exemplo, é uma personagem que aparece pouquíssimo no início do livro, mas foi o suficiente para conhecermos ela e me deixar super apegada a ela e ao que ela representa. Sevro é outro personagem que me conquistou com sua personalidade peculiar e sua lealdade. Ele é meu lobo de cristal e ninguém ouse quebrá-lo! Hahhahah

“Não há nada que ligue mais as pessoas do que a dor compartilhada.” - Capítulo 37

Gostei muito que o próprio Darrow evolui tanto, que ao final do livro ele definitivamente não é mais aquele jovem Mergulhador-do-Inferno que passava os dias minerando hélio-3 e as noites dançando e se divertindo com sua família e companheiros Vermelhos. Ele passa por mais coisas no período de mais ou menos 1 ano e meio desse livro do que nos 17 anos anteriores da sua vida. São acontecimentos e conhecimentos que mudam completamente sua vida e sua percepção de mundo. Na sua missão, ele é forçado a lidar sozinho com pessoas e situações antes inimagináveis; e obrigado a tomar atitudes que lhe arrasam por dentro, mas não pode se deixar destruir por elas, muito menos transparecer seus sentimentos, pois tem que lembrar de onde vem e o seu propósito com tudo aquilo.

“Não posso me tornar um deles. Eu me lembrarei que cada pecado, cada morte, cada sacrifício é pela liberdade.” - Capítulo 20

O enredo e o seu desenvolvimento são super intrigantes e te prendem início ao fim. Você termina o livro desesperada pela sequência, e não porque termina em um cliffhanger, mas porque é uma história tão envolvente que você quer saber mais sobre aquele universo e como seguirão os planos de Darrow e dos Filhos de Ares.

Leia mais resenhas no blog Bibliomaníacas

site: https://bit.ly/Bibliomaniacas
vee 27/10/2021minha estante
nossa amg eu comecei a ler fúria vermelha hj e eu tô TÃO mal com a morte da eo. Acabou de acontecer no livro? fala pfv que dps alguma coisa acontece pra confortar o coração hahahahs

Larissa Guedes de Souza 27/10/2021minha estante
Sinto informar que é tiro atrás de tiro! Kkkkkkk
Quando acontece algo pra aquecer o coração, daqui a pouco acontece outra coisa pra te destruir mais! Mas é ótimo! Estou no 3 livro já! Kkkkkkk

vee 27/10/2021minha estante
Ai gente KAKAKAKA medo mas ok, e percebi que tem tanta gente que odeia ela? não entendi isso

Como faz 15/03/2021

Que livro
Que livro, senhoras e senhores!
Chegou num determinado ponto que eu simplesmente não conseguia parar de ler. Só isso. Fui dormir 5 horas da manhã essa noite e terminei hoje. Prontíssima pro próximo.

Wendel_AC16 03/10/2021

Maravilhoso
O livro é cheio de reviravoltas, traição, união e guerra. Ele se passa todo praticamente em um jogo de guerra medieval em equipe em um mundo futurista. Com certeza entrou para o meu top 5 de livros favoritos.
ANNA 03/10/2021minha estante
Aí essa série é muito perfeita, e para mim só melhora!

sugurugeto 27/09/2022

o booktok finalmente acertou
Tive me dar uns dias pra analizar esse livro, ele me deixou muito satisfeita, uma alta fantasia realmente boa e de qualidade, o hype que colocaram valeu muito a pena. Tudo é muito bem explicado, não senti que houve pontas soltas no que diz respeito a desenvolvimento de mundo e explicações referente a determinadas coisas que acontecem ao longo da trama. Os personagens são bem desenvolvidos e apresentados, Darrow se tornou um dos meus personagens favoritos, eu tô muito ansiosa pra saber o que vai acontecer com ele nos próximos livros.
A trama politica aqui é de tirar o fôlego, muito bem explicada, muito bem trabalhada, a sequência de acontecimendo também tem uma progressão ótima, apesar de que no momento das tribos eu ter sentido que ficou apenas um tanto cansativo e algumas vezes repetitivo, pro desenvolvimento do personagem e dos coadvantes, se fez necessário.
Eu tô muito ansiosa pra saber os proximos passos que o autor vai trabalhar nos próximos livros e como a possível revolução dos vermelhos vai ocorrer.

Folktolkien0 17/09/2023

Vazia é a vida sem liberdade
Comecei a ler "fúria vermelha" sem saber muito bem o que esperar. De início foi uma leitura muito densa e arrastada pra mim, mas era o que eu esperava quando se inicia uma história que se passa em outro universo. A partir do momento que você entende como o mundo em que o Darrow vive é cruel e injusto você passa a ter a mesma sede de justiça e vingança que te prende ao livro e ter faz querer mais.

Ingrid.Sombra 31/03/2021

Brutal e mind-blowing
Estou avaliando somente pela leitura do primeiro livro, mas para mim esse volume individualmente já merece 5 estrelas. Juro que procurei algum defeito, alguma brecha para ponderar, mas não encontrei. Então vamos aos pontos que eu gostei:

A forma que o autor desenvolve a trama é para mim um dos melhores pontos. Ele não "desperdiça" nenhum capítulo e a história está sempre avançando, sempre com um foco claro. Lembro de chegar aos 30% da leitura e dizer "mas como assim já aconteceu tudo isso em apenas 1/9 da trilogia?"

Começamos conhecendo Darrow, que é o narrador-personagem, e sua vida como helldiver em Marte, como um indivíduo da casta mais baixa existente: um vermelho. A ambientação inicial é super importante, não se prolonga demais, mas situa cada informação importante sobre aquela sociedade.

A partir daí vem o plot twist que guiará toda a saga do nosso herói. Qualquer descrição ou comparação a outras obras já pode ser um spoiler do que acontece, então prefiro enumerar algumas temáticas que transpassarão a história de Darrow: identidade, sistemas autoritários, relações de poder, psicologia de grupos, relação indivíduo x sociedade...

E o que falar dos personagens... Dignos de Dostoiévski! São todos muito profundos e complexos. É praticamente impossível prever os padrões comportamentais de cada um deles, e isso enriquece muito uma reflexão recorrente que é: O que define o ser humano? É realmente algo inato ser dourado ou vermelho, ou são as nossas oportunidades que nos diferenciam? Uma dica: não é tão simples assim.