O Garoto-Cabra

O Garoto-Cabra Leonel Caldela

Resenhas - A Lenda de Ruff Ghanor

Srta Labiapari 15/01/2023

A lenda de um herói extremamente humano
Recebi o livro como indicação de um amigo após queixas constantes de estar lendo fantasias rasas que não me conectaram realmente com seus universos e heróis, e, sinceramente não poderia ter história melhor para me trazer aquele quentinho no coração novamente!
Ruff é extremamente humano, com milhares de erros e tropeços aprendidos pelo percurso, a história em si é leve e consegue te prender profundamente, a criação do universo é de fácil entendimento e a escrita do autor torna isso ainda mais suave.
Mesmo que a história seja marcada por um mundo terrível, forjado a sangue e lágrimas, ainda conseguimos sentir por trás de cada parágrafo a esperança e a resiliência do seu povo, nos fazendo acreditar que todo sacrifício para um mundo melhor não será em vão.
Recomendo muito a leitura, principalmente para quem está começando a entrar no gênero agora e ainda está se adaptando aos universos mágicos criados por cabeças fantasiosas.

Kaio Stenio 15/01/2023

Surpresa agradável
Conheci o Caldela graças ao Nerdcast de RPG de Cthulhu e logo de cara se tornou uma referência tanto como narrador de RPG como criador de histórias em geral.

Uma curiosidade pairava sobre seu trabalho escrito, ainda mais sobre este que teve origem num mundo clássico de RPG de fantasia medieval criado mais pela zoeira na mesa. Ou seja era um mundo raso em história, foi mal Jovem Nerd.

Agora sobre a leitura o resultado foi um surpresa agradável. Adorei os conflitos morais propostos e a revelação final fechou o ciclo lindamente.

Minha ressalva principal são as poucas personagens femininas relevantes no enredo. Apesar de não ter um elenco vasto e também não possuir muitas páginas, senti isso mesmo assim.

Percebo que estou na mesma situação de antes, a curiosidade me trouxe até aqui e agora só me resta ela para a continuação da história. Pelo menos o final é tão satisfatório a ponto de não me fazer cair em uma angústia impaciente enquanto espero juntar a grana para comprar o resto da trilogia.

Obrigado São Arnaldo!

Gabriel 14/01/2023

Simplimente um dos melhores livros, que te prende até o final e fecha de uma forma que te deixa 10 min olhando para frente refletindo sobre o sentido da vida.

Luquinhaaassss 12/01/2023

Conheci o universo de ghanor através dos nerdcast de rpg e após ter terminado os quatro episódios tive a necessidade de conhecer mais sobre esse universo, foi assim que fiquei sabendo que o leonel já tinha escrito e completado a trilogia de ruff ghanor. Foi uma surpresa muito boa, devorei o primeiro livro em um final de semana e te garanto que o garoto-cabra vai te encantar assim como me encantou com seus personagens secundários tão profundos quanto o próprio ruff.

Hugo.Romano 07/01/2023

Nostálgico
Voltar e reler esse universo me dá um prazer enorme. Aventura muito legal, escrita fluida e cativante, mal posso esperar para reler os próximos da saga.

Kaueabb 23/12/2022

Perfeição
Que livro incrível!

Se você gosta de aventura, de ação, de questões filosóficas, romance, amizade e reviravolta então este é O livro.

Simplesmente incrível! Eu indicaria pra qualquer pessoas, qualquer idade, gênero. Todo mundo vai adorar ler esse livro.

Fazia tempo que eu não devorava um livro. E o único problema que eu tive foi desejar ter mais para ler.

Felizmente tem sequência!

RenaTo.Lima 23/12/2022

Como expandir um nome
Conhecendo as aventuras de RPG do jovem nerd não esperava que um nome e alguns detalhes do mundo da aventura medieval renderia uma história tão gostosa de acompanhar, possuindo muitos clichês muito bem executados, foi uma experiência leve e divertida, com personagens complexos, mas ao mesmo tempo fáceis de entender. Não vejo a hora de ler o resto da trilogia e indico a todos que gostam de uma boa aventura medieval fantástica

Claudinei 09/12/2022

Demorei muito pra me envolver com a leitura
Eis que sou apresentado a mais um universo de fantasia fantástica nacional, concebido da mente do autor Leonel Caldela. Com ambientação medieval com direito a diversidade de raças, onde humanos coexistem com Hobglobins , Dragão, anões e elfos (esses últimos apenas citados) além de alguns humanos que desenvolvem a arte da magia. Em um povoado simples fica localizado o Mosteiro de São Arnaldo, santo que presa pelos miseráveis, assim seus clérigos cuidam e auxiliam dos menos abastados, e determinado dia dois desses clérigos enquanto procuravam uma cabra perdida, juntamente de Korin, um garoto da aldeia, acabam encontrando um misterioso menino em uma caverna, tal menino de difícil comunicação salva a vida dos três de um ataque de lagartos mutantes liberando um misterioso poder. Abismados os clérigos levam o garoto ao mosteiro que acaba recebendo o título de garoto cabra dada as circunstâncias que o fizeram chegar até ali.
No mosteiro o "garoto cabra" chama a atenção do Prior, que reconhece marcas no menino que o caracterizam como alguém de uma profecia, que teria poder suficiente para vencer o Tirano do reino, o grande dragão Zamir. Descobre-se que o nome do Garoto é Ruff e posteriormente descobre-se seu sobrenome Ghanor, assim o garoto desenvolve uma amizade com Korin e depois com Axia, uma garota do povoado bastante perseguida por conta de sua família , e o desenvolver da história gira em torno desses três personagens que crescem juntos, compartilham de dores e alegrias juntos até o momento de enfrentar o destino profetizado sobre o garoto cabra.
Leonel Caldela tem uma ótima escrita, porém apesar de um livro curto me pareceu extenso demais pois o autor se atia a tantos detalhes que em alguns momentos a história parecia que não ia pra frente. O ponto positivo foi a personalidade do protagonista que foi bem trabalhada até chegar o momento em que ele resolve assumir o controle de sua vida, renegando qualquer sina imposta a ele por alguma divindade. O interessante é que a princípio parece que há a religião cristã aqui, mas só por um breve momento mesmo, pois Ruff Ghanor tem apoio do seu santo protetor mesmo se inclinando para alguns "prazeres mundanos".

Enny Silva 19/11/2022

De tirar o fôlego.
Aconteceu tanta, mais tanta coisa que eu fico impressionada que isso é um livro só (e que nem tem tantas páginas assim). O mais legal é que mesmo vendo quase a vida inteira de um personagem passando, não se consegue parar de ler e se quer saber mais e mais o que aconteceu e o que ainda está para acontecer. Eu realmente não esperava tanto desse livro. A escrita do Leonel Caldela é bem mais fluida e divertida que muitos livros de fantasia por aí, e isso me deixou chocada porque mesmo assim ele consegue colocar muitos detalhes e se consegue entender tudo que esta se passando com os personagens e ao redor deles.

Por ter ouvido o podcast a anos atrás, sempre tive vontade de ler o livro, mas ficava com um pé atrás. Agora sei que deveria ter feito muito antes. E foi bom encontrar as referências e nomes conhecidos.

Korin sempre esteve certo.

andre96g 18/10/2022

Excelente!
Lendo o livro fiquei constantemente preso e apreensivo com o que iria ocorrer a seguir.
E mal posso esperar pra começar o próximo!

Fagundes 14/10/2022

História fantástica
Uma ótima história. Muito envolvente e com um belo final de capítulo.
Uma obra que mostra o potencial brasileiro para a imaginação

Josias.Galdino 12/10/2022

Narrativa exótica
Livro tem um começo um pouco lento, mas adorei a dinâmica depois da maturação do personagem Ruff. A dinâmica de parecer que estamos vendo uma histórica que está sendo jogado em forma de RPG é bem interessante, me faz lembrar a narrativa de Stranger Things 4. Esse livro até me inspirou a criar uma história dentro do tempo de Noé! Ou seja, se conseguiu me inspirar quer dizer que ele foi maravilhoso!

comidaazulexiste 09/10/2022

O santo dos pés descalços
A lenda de Ruff Ghanor foi indicação de um dos meus professores que falou da premissa e de alguns trechos que me deixaram curiosíssima! Então, decidi ler.

Foi uma leitura muito boa e super interessante, diferente do que estou acostumada a ler, mas diferente bom.

Acho muito interessante que além da história do Ruff, conseguimos saber também a história de outros personagens coadjuvantes, o que adiciona muito à história.

Tiveram algumas partes arrastadas, que foi o que me incomodou um pouco, mas isso acontece. O plot twist me deixou muito chocada!!!! e foi na última frase, eu fiquei simplesmente pasma.

Mirielen Arantes 18/08/2022

Maravilhoso!
Mano, esse livro me fez relembrar o porquê eu amo fantasia! Ainda mais que estava re-ouvindo os Nerdcasts de RPG junto com o livro.
Leonel Caldela e o JN fizeram um ótimo trabalho aprofundando o reino de Ghanor ?.
Não posso esperar para continuar essa saga!

Manezera 07/08/2022

Dois clérigos buscam uma cabra desaparecida.
Ao subir ima montanha, só resta um lugar onde procurar, um local proibido.
Porem ao ouvir gritos de uma criança eles quebram as regras e ao chegarem se deparam com a criança enfrentando lagartos monstruosos.
Após a batalha o garoto chamado Ruff é adotado e criado por eles. Este é Ruff, que nao sabe que pertence a uma família nobre chamada Ghanor e que seu destino o aguarda.