O Garoto-Cabra

O Garoto-Cabra Leonel Caldela

Resenhas - A Lenda de Ruff Ghanor

Aline 09/05/2023

Expandindo o universo Ghanor
Um bom livro para expandir o universo criado nos podcasts. A história começa num ritmo mais lento, mas depois ganha ganha corpo e fica bem interessante. Porém, achei que o final poderia ter um clímax melhor, considerando o que foi descrito no podcast.

Sr. Quadros 05/04/2023

Apesar da escrita de Caldela ser extremamente competente, os personagens não conseguem causar empatia. Em minha experiência não foi possível me conectar com nenhum dos personagens, a ponto de simplesmente não me importar com nenhum deles. Raramente um livro me fez ter esse sentimento. Uma pena, mas para mim, simplesmente não funcionou

Marina 29/03/2023

A lenda de Ruff Ghanor
O livro nos apresenta uma sociedade medieval fantástica muito bem construída e pensada, ótima opção para quem procura uma boa fantasia nacional.

Fiquei bastante cativada pela história no início mas senti que o livro se arrastou do meio para o final, muitos capítulos sem que nada de relevante acontecesse no enredo, mas acredito de que tenha sido uma escolha do autor para desenvolver os personagens e criar uma conexão com o leitor, apesar disto a leitura valeu a pena pelo plot muito bem feito, me senti realmente impactada como o próprio Ghanor.

Algo que gostei bastante foram as reflexões que o livro traz a tona e principalmente a forma em que a religião é abordada, trazendo deuses imperfeitos e até malignos com sua própria criação.
amandafffdo 29/03/2023minha estante
Adoreeeei a resenha ?

Ju 24/03/2023

Um bom gostinho de RPG
RPG Ghanor foi a minha introdução ao mundo de RPG, mundo o qual não saí até hoje. No final de 2022 o nerdcast voltou e esse ano estou com essa oportunidade de ler sobre o Santo dos Pés Descalços.

É a primeira obra que eu leio do Caldela e fiquei positivamente surpresa com a fluidez da narrativa. Porém, devo confessar que alguns momentos utilizei da leitura dinâmica XD

Por fim, me senti lendo um background de personagem muito bem escrito e tive um ótimo gostinho de RPG.

Everton 22/03/2023

Eu enrolei alguns anos para ler esse livro é deveria ter lido antes, uma história muito bem escrita e envolvente, daquelas que você fica querendo ler mais um capítulo pra ver o que vai acontecer. Tem algumas reviravoltas e momentos que geram uma boa surpresa. Gostei muito da leitura.

Alegrio 28/02/2023

Nostalgia e leitura fácil
Eu ouvi os Nerdcast de RPG em 2014 e só agora, 9 anos depois tive a iniciativa de ler/ouvir este livro. Me fez lembrar de alguns amigos da época da escola que jogavam as aventuras de RPG comigo.

A história começa na infância do herói conhecido nos podcasts como uma lenda e se desenrola até o início de sua vida adulta. Se você é um fã de histórias como senhor dos anéis e RPG medieval, esse livro definitivamente é para você.

Rodrigo 28/02/2023

Empolgante é pouco
Eu realmente estou apaixonado por esse livro e pela história que o Leonel Caldela construiu em torno de Ghanor.

Nunca ouvi o RPG em que o personagem foi apresentado e o livro funcionou perfeitamente bem para mim, o que me deixou muito feliz.

Se você é amante de RPG, vai conseguir ver fácil aqui as sessões corriqueiras das mesas, e olha... Que sessões! Cada capítulo mais empolgante que o outro, e alguns, tiram tanto o fôlego que vão te deixar inquieto enquanto lê, que experiência incrível que é a leitura desse livro.

Todos os personagens são muito reais e é difícil não se apegar, se emocionar, torcer e entender o que cada um deles pensa e até defender suas decisões.

Eu amei tanto, que vou esperar um pouco para ler os próximos volumes. Não quero acabar essa lenda agora, quero continuar me empolgando sozinho nos próximos dias enquanto relembro alguns momentos marcantes dessa história.

Por favor, leiam. Vale muito a pena, muito mesmo!

Vetorea 26/02/2023

Uma surpresa!
Eu estava vagando pelo storytel e esbarrei na trilogia de Ruff e foi um grande achado!

Não achei que fosse gostar tanto, não consigo descrever o prazer que foi ler e me conectar com este universo maravilhoso, Lionel fez um excelente trabalho e os meninos do RPG também.

É tão engraçado e divertido quando se sabe como a história surgiu, me vi pesquisando o máximo de informações que podia para saciar a minha vontade de saber mais dessa história grandiosa.

Eu sei exatamente a localização das casas do mosteiro, da floresta, do bar e todo o resto, as descrições são tão vivas que deixaram minha imaginação a mil.

Foi um excelente livro, maravilhoso em cada detalhe!

Gabriela 25/02/2023

Livro 02 de 2023
Confesso que comecei a ler esse livro apenas por conta do RPG do Jovem Nerd, eu não entendia a necessidade de um pequena saga contando a história de Ruff por fora da aventura que eles jogam.
Porem, eu gostei do livro. Gostei de voltar as terras de Ghanor. Apesar de ter passado muito ódio com o Prior em 99,9% do livro. Toda a questão de como funcionava os arredores do mosteiro, as pessoas extremamente babacas, os clérigos. Foi muito bacana ver essa construção dentro do livro.
Eu matei o plot entre o Ruff e o interesse amoroso dele, porque a situação me parecia bem obvia. Mas ter essa situação obvia não deixou o livro ruim, apenas me deixou curiosa para ver como seria toda a situação mesmo sem a surpresa.

Juliana2254 02/02/2023

Me encontro sem palavras...
A Lenda De Ruff Ghanor me surpreendeu do começo ao fim, principalmente no fim. No começo eu não dei nada por esse livro, porém com o passar das páginas eu já tava rindo, passando raiva, xingando todo mundo.

Ele vai te prender do início ao fim. A escrita, as descrições, o modo como os personagens vão evoluindo com o passar do tempo, praticamente tudo nesse livro é perfeito!

Esse livro não merece menos que 5 estrelas!

Leiam!!!

Isa 18/01/2023

Segunda vez que leio/ouço. Os personagens são extremamente cativantes, sou apaixonada pela relação deles entre si. Tem cenas bem dramáticas, bem Leonel kkkk
Gustavo451 10/02/2023minha estante
Acabei de ler o 1 livro, vou comprar o 2! Agora com a continuação desse nerdcast que saiu, tem muita referência aos livros. Perdi tudoo